Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

domingo, julho 02, 2006

Análise à nova escala

Sendo claro que este blog agita as calmas águas ferroviárias e que é seguido à distancia por equipas de outros campeonatos/divisões, podemos fazer uma analise séria à nova escala.
Procuremos os seus defeitos e encontremos as suas virtudes (há lupas a 1€ na loja dos chineses).
Walk on, walk on
Vamos ajudar o SMAQ, vamos participar mais, ajudar mais, incentivar mais.

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

entradas ás 5.51 e 6.00 da matina com excepção dos colegas da linha de sintra(comboios da cp),não se consegue estar a essas horas em etc,(não há transportes a essas horas;fertagus,metro e carris)!a mercer reflexão a quem de direito para não ser prejudicial a todos nós!

2/7/06 20:43

 
Anonymous Anónimo said...

Escala excelente, há até rotações com dois TR. (se bem que outras há sem nenhum)

3/7/06 14:44

 
Anonymous Anónimo said...

Pois é Lagartão o carro é para ficar em casa?

3/7/06 16:13

 
Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo com todos aqueles que não têm transporte para entrar a horas malucas!!! Não havia nenhuma necessidade! Também ninguém tem obrigação de ter um transporte próprio, certo?
Outra chatice (já antiga) são as rotações nocturnas com as saídas tardias depois das 9 horas da manhã...
Penso que tudo isto são pintelhices só para nos moerem a mona e que os nossos dirigentes sindicais não parecem estar minimamente interessados em resolver, porque de certeza que haveria a uma resolução para a situação.
Pergunto: Que raio de humanização é esta? Que benefício de saúde é que isto nos dá?

3/7/06 16:47

 
Anonymous Anónimo said...

tanta coisa para dizer das escalas,e afinal só eu e o paulo sousa é que trouxemos algo de util á discussão sobre as escalas,o resto, tipos sempre em festa e anónimos é a treta do costume,só dizem coisas sem nexo,enfim ,tudo bem ,siga para bingo,o que eu comer,também os outros comem.passem bem.

3/7/06 23:37

 
Anonymous Anónimo said...

Para mim é incompreensível que esta nova escala venha repleta de noites, ainda para mais, a grande maioria com a carga horária toda durante o período da manhã. Em vez de se trabalhar no sentido de se ter os trabalhadores nas suas melhores condições físicas e psicológicas, parece que tudo se faz para lhes prejudicar ainda mais a saúde e os desmotivar ainda mais. Seja, talvez esteja dentro do acordo. Mas não se tentou e, melhor ou pior, conseguiu, já antes, alterar interpretações lesivas para a saúde de todos, apesar de as mesmas estarem dentro do que se pode fazer? Ou agora por estarem dentro de que é previsto, já não se pode reclamar contra situações que nos prejudicam a todos, a nível físico e psicológico, já para não falar no que tudo isto implica em termos de segurança para material e passageiros?

4/7/06 14:33

 
Anonymous Anónimo said...

Não se pode analizar correctamente a "nova"escala sem termos em nossa posse o livro-horário e respectivas cartas impressas. No entanto dá para ver que a mesma, infelizmente, comtempla as regras acordadas em 2003...entradas e saidas de serviço a horas impróprias,grande carga diária de comboios,TR`S a horas desajustadas das refeições, periodos trabalho s/TR, muitos pnt com mais 8h e cada vez mais c/ mais 9h com incidencia nos periodos nocturnos!!
Podemos e devemos urgentemente tomar uma posição COLECTIVA neste depósito, de forma a que a direcção sindical, junto dos orgãos responsáveis da empresa,repudie os aspectos mais gravosos da escala, que levem á sua alteração.

4/7/06 20:01

 
Anonymous Anónimo said...

é a primeira vez que leio que :entradas de serviço a horas impróprias;grande carga diaria de comboios;tr(s) a horas desajustadas das refeições;grande carga horária em trabalho noturno;pnt com mais de oito horas,enfim tudo isto está comtemplado nas regras acordadas em 2003!!??tenho na mão o AE de 2003 e não vejo isto comtemplado em lado nenhum,como sugere o artista do post anterior!ó companheiro a s eleições já acabaram,pára de atacares os teus colegas que te defendem nos lugares próprios da empresa.porque não atacas o teu chefe de sector e chefe de depósito,que não te defende nem acautela a saude dos maquinistas em lado nenhum?que não exerce pressão nenhuma para que as escalas sejam mais harmoniosas e mais humanizadas,que só olha para a pança gorda e balofa dele ,e não olha para a dos outros?pois é amigo é mais fácil atacares os teus colegas do smaq,do que estares sujeito a perderes algum pbzito,não é?a isso chama-se cobardia colega...

5/7/06 12:59

 
Anonymous Anónimo said...

entao nao é verdade que se pode trabalhar entre 6 e 10 horas. Que os turnos ate seis horas não têm TR. Há, por acaso, alguma cláusula de salvaguarda para a carga de trabalho nocturno. Será que entrar de serviço às 5.51h são horas improprias? para quem? Claro, se fôr s/s para o PMA, tudo bem. Carga de trabalho? o que é isso?
Vamos olhar para os dois lados. Sindicato e empresa. ambos assinam os AEs.

5/7/06 14:37

 
Anonymous Anónimo said...

Precisa-se urgentemente de óculos para aqueles que por miopia não conseguem ler o AE SMAQ/CP 2003; precisa-se urgentemente de aulas de Português para aqueles que por iletracia não compreendem o que lá está escrito; precisa-se urgentemente de vergonha para aueles que não estando nas duas anteriores categorias negam tudo o que bem sabem ser verdade...

5/7/06 15:30

 
Anonymous Anónimo said...

Companheiros de Rossio/Azambuja

Vocês deviam seguir o exemplo do depósito de Cais do Sodré.
É verdade que estamos todos na mesma unidade (já nem quero saber do nome que lhe dão) mas aqui no C.S. também tivemos há 2 anos um problema parecido com uma escala que nos queriam impor.
Essa bela escala previa saídas á 00.55, entradas a horas só possíveis a quem tivesse transporte individual e outra coisa muito linda que era as chamadas dobras (um gajo levantava-se de madrugada, vinha escravizar-se durante a hora de ponta da manhã, ia para casa e depois vinha fazer uma bela noite para não deixar os olhos fechar).
Tudo isto respeitando o acordo assinado no ano anterior.
Assim TODOS os maquinistas deste depósito realizaram um abaixo-assinado no qual manifestaram á empresa que não iriam realizar PB’s se essa escala entrasse em vigor.
Não precisámos de gritar por socorro á Direcção do nosso Sindicato e a verdade é que a empresa recuou e até hoje temos mantido sempre a mesma escala verão após verão e Inverno após Inverno.
Se calhar está na altura dos Companheiros fazerem jus á fama de depósito combativo e reivindicador.
Se precisarem de alguma coisa falem com o nosso delegado sindical que ele esteve á frente de todo esse processo.
Um abraço a todos

5/7/06 23:17

 
Anonymous Anónimo said...

companhiro do cs, se tivessemos homens a menos tambem poderiamos recusar pb\s.Estranho que antes de 2003 tambem tinha estas situações e bem piores. A culpa não é so do ae de 2003.

6/7/06 08:18

 
Anonymous Anónimo said...

Meu caro os Pbs no CSO so existem no verão, porque no inverno, até da para ter duas equipas de suecas, e isto so de reserva brava....

6/7/06 14:01

 
Anonymous Anónimo said...

O problema é quando toca nos € salve-se quem puder, esse é o vosso problema, a unidade não é muita...

6/7/06 14:01

 
Anonymous Anónimo said...

Ó anónimo
Infelizmente não conheces a realidade do CSO porque se a conhecesses não dirias que formávamos equipas de sueca.
Actualmente é verdade que no Inverno existem algumas reservas bravas no entanto nós somos MAQUINISTAS o ano inteiro e a chefia sabe que as atitudes que toma no Inverno se reflectem no verão (por exemplo no inverno os poucos PB’s são distribuídos uniformemente por todos), porque a nossa memoria não é curta.
Parece é que aí vocês andam um pouco desajeitados e já papam tudo o que aparece. Deve de ser por causa dos ares saídos dos tubos de escape dos carros da IC19.
Convido-os a todos a virem apanhar um bocado de ar do mar e verem uma paisagem muito mais limpa e branca.
Talvez assim voltassem a ter espinha dorsal.
Um abraço a todos

6/7/06 15:01

 
Blogger virilão said...

Por causa de picardias como esta (comentários anteriores), é que me dá vontade de abandonar a actividade bloguista.
A ideia deste espaço, vou repetir mais uma vez, é brincar e tocarmos os nossos problemas de uma forma leve, não é a de nos ofendermos uns aos outros.
Criem personagens, levem a coisa na positiva palhaçada, porque para mandar connosco abaixo, já há aí tantos, que não precisamos de ser nós próprios a fazê-lo.
Ultrapassem as listas, isso acabou, sejam democratas e saibam ganhar e perder.
Aqui não há arbitros para culpar no fim.

Nota: disseram-me hoje que apaguei um comentário do nosso C.D./C.S., lamento, mas era um comentário que sabia demais ;-)

6/7/06 18:03

 
Anonymous Anónimo said...

entradas a horas impróprias.áh áh áh
ainda vão mamar mais.a seguir é a disp. trimestral.

8/7/06 00:43

 
Anonymous Anónimo said...

Após ver algumas rotações reparei que o intervalo maior depois de algumas horas de condução era no ttc (Terminal Tecnico de Chelas).
Como tal estou a pensar pedir uma Autorização para montar um quiosque no referido TTC com uns refrescos e umas sandes para podermos matar o BICHO não vá alguem ter problemas de FRAQUEZA.Já agora penso em ir pedir á CAMARA DE LISBOA uns WC do ROCK IN RIO que estão neste momento sem utilização.Assim ja não se corre o risco de ser apanhado com as calças na mão por alguns clientes que viagem em algum comboio que vá a passar.

18/7/06 19:45

 

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