Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Olhinho à "Belenenses"

(FICÇÃO)
O Sr. Ministro do Trabalho
Antes da Manif. .....................e......................depois dos 100.000
Imagem manipulada informáticamente

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estive presente na manif.
Fui em trabalho e, também, curiosidade.
Não vou relatar os diálogos travados com os velhos profissionais sindicais presentes em grande número. Não vou referir o que escutei de muitos manifestantes, a esmagadora funcionários públicos.

Escolhi, por me parecer um bom exemplo, descrever em traços largos passagens de uma conversa mantida com uma fascinante idosa.

A meu lado ficou uma distinta senhora, cabelos muito brancos, bonita nos seus oitenta anos. Empunhava uma bandeira vermelha que lhe caiu nas mãos no interior do autocarro que, conforme disse, a trouxe em passeio gratuito do Alentejo até Lisboa. Não sabe quem pagou. Nem isso interessa. Travei diálogo. Fiquei a saber que estava ali a gritar o ensaiado durante o percurso. Competia-lhe dizer bem alto " melhores reformas para todos". Ela estava de acordo com esse chavão. Eu, no seu lugar também, pudera. Lá admitiu não saber se tinha descontado para a Segurança Social (era dona de casa) e que recebia uma pensão de 250€, quanto a ela uma miséria. Percebi. Concordei. Mas disse para comigo: é, também, por estas razões que temos pensões tão baixas. E outras há que devido a salários de antanho muito baixos conduziram a reformas também baixas. Devem ser aumentadas. Obviamente. Mas sem pôr em causa o pagamento das actuais e futuras reformas, reafirmo com veemência.
Mas sem demagogias pensei, ainda bem que temos esta segurança social solidária que apoia mesmo aqueles que outrora nada descontaram ou que descontaram muito pouco. E disse para comigo, quero que continue assim. Uma segurança social com futuro, solidária, que por erros cometidos hoje, seja por visões eleitoralistas de fazer crescer reformas sem sustentação ou por pressões das bandeiras no ar, nunca seja posta em causa.
ESTE É UM DAQUELES CASOS QUE NÃO PODE DOBRAR PERANTE A DEMAGOGIA.

Até breve.

13/10/06 00:32

 
Anonymous Anónimo said...

ele não presisava de um olho negro quem precisava e quem votou neles.

13/10/06 13:45

 
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

bem feita!

13/10/06 21:27

 
Blogger Salvador said...

É pena ser uma montagem...

1 abraço amigo e bom fim de semana

13/10/06 22:54

 
Blogger Pena Escarlate said...

ugh !

15/10/06 00:47

 
Blogger Pena Escarlate said...

AS VIZINHAS

Celestina estás bronzeada! Estives-te no algarve?
-No algarve? Era o que faltava! Não querias mais nada? Estive em Lisboa, na manisfestação, Genoveva. Apanhei cá um escaldão. Mas valeu a pena.
-Não me digas? Na manifestação?
-É como te digo.
-E eu que cheguei a pensar em lá ir. Mas tenho o Oduvaldo entrevado...
-Pois eu fui! Mais a Daina, a Zuleide, a Romilda e a Jaqueline e outras que nem conheçia. Mas todas pelo mesmo motivo...
-Claro! Isto está do piorio. Se não protestarmos...
-É como sabes. Mas foi bom. Muita gente. Tudo gente simpática. Um pouco aborrecidos com o governo...
-Não é para menos...Celestina.
-Só uma coisa correu mal, vê lá tu!
-Conta. Conta, Genoveva.
-Um fulano que não conhecia de lado nenhum, abeirou-se de mim a fazer perguntas!!
-Safado! E não foste apresentar queixa do marmanjo?
-Não. Mas é um azar do camandro. É a minha sina...donde é que eu vinha... O que eu fazia... Se paguei o autocarro...Onde tinha ensaiado as palavras de ordem...Quem me tinha dado a bandeira...Há quantos anos descontava...Uma chatice, vê lá tu!
-Há gajos para tudo...Nem F.B.I. fez tantas perguntas no 11 de setembro...Deste-lhe ao desprezo, está claro?!
-Claro! Comigo não pega...O que ele queria sei eu. Já não se respeita os cabelos brancos! Com um caneco...
-É verdade, sempre foste uma mulher séria. Mesmo depois do Ernesto ter partido...que o Senhor guarde a sua alma em descanso.
-Vê lá tu, a minha malvada sorte...
-Não me digas que lhe aparaste o jogo?
-Estás parva? Apenas lhe disse, que autocarro de borla para passear, foi nas vésperas das autárquicas...O Kiko.
-O presidente?
-Claro! Conheces outro? O do mesmo partido do...
-Sim, também fui. Levaram a maralha toda a passear ao jardim zoológico, ao Aquário...
-Por amor de Deus, tu cala-te! Depois das eleições, estamos a pagar as viagens com um palmo de lingua de fora...As pensões, os medicamentos, as reformas...
-Pois, as pensões, a carestia de vida...
-Também não sejas só má lingua. Na saude está melhor.
-Achas?
-Fecharam-nos o Centro de Saude, mas quando adoecermos, ou formos internados, podemos ir para a Pensão Zulmira!
-Não me digas?
-É verdade! Pága-se uma táxazita de utilização diária como nos hoteis. É como estar de férias.
-Se ainda fosse junto á praia...
-Mas não acabas-te a conversa do marmanjo. Sempre deste cúnfia ao gajo?
-Sabes como é que é. Queria tirar nabos da púcara. Conversa para ali, conversa para acolá, no fim já me estava a convidar para um fim de semana em Benidorm...
-Tu não me digas!! Que pouca vergonha. E tu aceitás-te?
-Estás parva? Nem fato de banho eu tenho!
-Se quiseres, eu empresto-te um bikini...
-Bikini com 80 anos? O salafrário queria era saber coisas...O fim de semana era só conversa...Não falava com ele outra vez, nem que viesse de joelhos...
-Pelo menos não aturavas um desses velhinhos que cheiram mal da boca e dos pés!
-Estás parva, mulher. Estes são piores...é só paleio.
-És capaz de ter razão. Cada um no seu lugar.
-Haja decência...perdeu-se completamente a vergonha!
-Eles pensam que somos como essas garotas de agora...que só querm casar depois de fazer a experiênçia...
-Deve ser para tirar primeiro as medidas...
-Uma pouca vergonha. É o que é!
-São os tempos! São os tempos!
-Ó vizinha, gostaria de estar aqui mais tempo á fala, mas tenho de ir tratar do almoço.
-Vai, vai, não te empates mais e da próxima, vamos juntas á manifestação, que isto deve ser para durar...

15/10/06 02:44

 
Anonymous Anónimo said...

Ó Pena...
Realmente tens geito para a conversa da treta, será que entras no filme? Até estou com vontade de o ver. Este deve ser dos bons á velha maneira portuguesa, de mijar a rir...
Pena... que seja só no paleio, que tens tanto geito, falas, falas, e como tens tanto tempo para escrever estas prosas...fantastico.
A curiosidade que provocas é esta; do Pena, eu percebo de onde venha... Agora o Escarlate????!
...
Hã... do.. pronto, ok, percebi...

16/10/06 22:04

 
Anonymous Anónimo said...

Partam os dentes a esses gajos!! Ou melhor ainda: fuzilá-los a todos seria o ideal!

18/10/06 17:18

 
Anonymous Anónimo said...

FICÇÃO
A VIAGEM

No regresso a casa e já o autocarro circulava a meio do percurso quando a minha parceira da esquerda me lançou uma questão:
- Diz-me lá ó camarada, achas que o nosso país tem condições para atender as reivindicações que vozeamos na manifestação?
- Mas é claro, e sem quaisquer dificuldades – respondeu com voz irada a camarada Demagogia.
Não achas, Realista, que os serviços de saúde deviam ser totalmente gratuitos, tal como o ensino e os transportes públicos. A idade da reforma ser aos 55 anos e de valor igual ao último ordenado. Que as reformas deviam ser aumentadas e acabar com as pensões de miséria?
- Sim…. Sim, estou de acordo – disse a apreensiva Realista.
- Mas mais ainda… olha camarada se as empresas fossem geridas pelos trabalhadores nunca encerravam, pagavam-se os impostos, criavam-se empregos para todos e os ordenados subiriam em flecha. Fora com os patrões. As empresas aos trabalhadores.
- Isso é mesmo possível, camarada Demagogia?
- Porra Realista, parece que não acreditas? Era possível fazer isto e muito mais. Ouve lá!... porque alteraram a lei da Segurança Social? Sabes os motivos? Tem lá alguma coisa a ver o aumento da esperança de vida e a diminuição da natalidade com a sustentabilidade futura da segurança social!... Isso são tretas, camarada.
- Pois!... – Realista não tinha palavras para a cassete Demagogia.
- E o ataque às autarquias?... porque motivo não se podem endividar até ao limite do céu!... e porque razão o Estado não aumenta as transferências para lhes dar mais poder? Olha, começo até a pensar que os berros do jardim são justos. E a ofensiva contra os funcionários públicos? Interessa lá quanto custam, a sua produtividade e a qualidade dos serviços que prestam… o que importa mesmo é manter os privilégios, conquistar outros e alargá-los aos restantes trabalhadores. Temos de lutar para manter os serviços públicos tal como estão. Não às avaliações!... Não me restam dúvidas, Realista, não são necessárias as reformas fascistas que este governo reaccionário está a tentar fazer. Devia tudo continuar como até aqui. O déficit é uma maquinação para justificar as medidas que estão a tomar. Abaixo este governo de direita. Viva o PCP.
- Mas não achas, Demagogia, que alguma coisa tinha de ser feito?
- O quê? Estás doida Realista. Achas bem que os professores sejam avaliados para progredirem na carreira?... Não era mais justo atingirem todos o topo de forma rápida e sem qualquer avaliação? Então se era melhor assim porque se vai alterar? Diz-me?... não era justo que um professor em final de carreira tivesse horário zero, isto é, não desse aulas mas recebia a totalidade do ordenado!... Acho muito bem que lutem para manter tudo como estava!...
- Bem, Demagogia, estamos a chegar ao nosso destino – ainda bem, disse para consigo Realista – e para concluir a nossa conversa gostava que me respondesses a uma pergunta: indica-me lá um pais do mundo que objectivamente pratique as políticas que tu defendes? Eu gostava que o meu País fosse como a Suécia, a Finlândia, o Luxemburgo, Inglaterra, etc.
- Achas que isso interessa para alguma coisa!... mas se queres um, aqui vai…hum…. hum…. estive a pensar, isso não interessa mesmo!... Olha dá-me já as bandeiras e as placas com as palavras de ordem porque vão ser precisas para a próxima manifestação. De certeza que haverá sempre alguém para fazer um passeio gratuito a Lisboa.

Claro que a Demagogia não podia referir país algum porque de facto as teorias que defende nunca foram praticadas com sucesso, são simples teorias vermelhas. Em todo o caso, ainda pensei que a Demagogia me dissesse que gostava que o nosso País fosse como aquela democracia da Coreia do Norte ou como Cuba, mas teve o bom senso de apenas gaguejar.

Até breve.

19/10/06 16:12

 
Anonymous Anónimo said...

As conclusões são tuas, e como outras são disparates.
Apresentei uma ficção para chamar a atenção de que tem de haver realismo e, longe de mim, alguma vez pensar o que estupidamente referes. Não confundas: gratuito não há nada, seja os cuidados de saúde, a educação, as reformas, etc, tudo é pago pelos nossos impostos. O que está em causa, principalmente nos países como o nosso, que sempre viveu acima do que produz, é de onde vem o caroço para pagar isso tudo. Eu entendo que quem tem mais possibilidades deve pagar mais e que, obviamente, quem tem baixos rendimentos deve contribuir com menos e/ou nada. É a solidariedade.
Não podemos é ser demagogos e pensar que é possível manter tudo como estava, continuar a meter as dívidas para debaixo do tapete, manter os privilégios dos funcionários públicos (desculpa-me se a tua cara-metade é funcionária do estado), atender as reivindicações dos vermelhos, etc. Olha vou acabar fazendo-te umas perguntas: achas que a economia do nosso País podia continuar com um déficit acima de 6%?. Por acaso sabes quais as consequências para nós se não se tomassem medidas para baixar esse déficit?
Não deves saber, porque o que interessa mesmo é ser simpático e dizer bem alto: mais regalias sociais, saúde gratuita para todos (ricos e pobres), educação gratuita para todos (ricos e pobres), reformas mais altas para todos e mais funcionários públicos (até acabar o desemprego).
Quem paga isto.
Não sei, nem me interessa saber, quero é ser simpático mesmo que demagogo.

19/10/06 23:33

 
Anonymous Anónimo said...

"as reivindicações dos vermelhos"...tu meu amigo "atento",(vou ter o decoro e a integridade moral de não te chamar ROSA),tu não és demagogo,não és realista,nem és coisa nenhuma...és simplesmente um "anti-comunista"primário,daqueles que já nem se usa neste país democrático!?cada um faz as suas opções de vida,uns lutam por mais igualdade,mais justiça,mais fraternidade entre os seres humanos,mais repartição de riqueza,mais solidariedade entre as pessoas,outros como tu,sonham com belmiros de azevedo,com a bolsa de valores,com riqeza,com poder,com os lucros fabulosos da banca,com os lucros fabulosos e gulosos das multinacionais,enfim cada faz a sua opcção de vida.de resto tenho uma certeza nesta vida ,eu não passarei com toda a certeza(e honra e orgulho) de um membro da classe operária...e tu "atento",nunca chegarás a capitalista!

19/10/06 23:55

 
Anonymous Anónimo said...

Esse blá..blá deu frutos foi, em tempos, no leste (peço-te imensa desculpa, leste vermelho).
Deram o que deram.
Mas também te quero dizer, camarada, apesar de não te conhecer tenho quase a certeza que até agora:
- já lutei mais do que tu
- fui mais solidário do que tu
- pratiquei mais a igualdade do que tu
- sou mais ou tão honesto do que tu.
Essa de dizeres que sou anti-comunista primário, só porque disse "reivindicações vermelhas" é fruto do tua imaturidade intelectual ou, talvez, incapacidade para encaixar ideias diferentes. Era assim no teu leste. É assim na democracia da Coreia do Norte, o mais velho país comunista onde se pratica a igualdade, a justiça, a fraternidade, a repartição da riqueza e a solidariedade.
Sabes, não sou nem nunca fui anti-comunista, mas não quero no meu país um comunismo igul ao coreano. E, olha, também não ficarei abespicanhado se disseres que as minhas são "reivindicações rosa", "reivindicações laranja" ou "reivindicações de outra côr". Sou superior a esses fait divers. Tenho poder de encaixe e sou democrata, aceito ideias diferentes.
Claro, não sou é comunista.

20/10/06 00:52

 
Anonymous Anónimo said...

Uma correcção.
Onde se lê "abespicanhado" deve ler-se abespinhado.

20/10/06 01:09

 
Anonymous Anónimo said...

"atento",tens algum fétiche com coreanos?já viste aqui alguém defender regimes como esse?no tempo da outra senhora,dos salazares,marcelos caetanos,cerejeiras,tomás e outros, de quem deves sentir muitas saudades,havia uma coisa repugnante que eram as chamadas "putas"do regime,passados trinta e tal anos continua a haver dessa gente por aqui,agora chamadas as "prostitutas" da nação,aquela gente que vende o corpo e a alma,para safar a vidinha...e tu "atento"costumas vender-te de graça ou á borliu??

20/10/06 13:00

 
Anonymous Anónimo said...

umas perguntas:depois da queda do bloco soviético e seus aliados da chamada cortina de ferro achas que o mundo está mais seguro?e mais fraterno?e mais justo?e mais democrático?e mais igualitário?e há menos fome?e menos pobreza?o império capitalista americano está a conduzir bem os destinos deste mundo actual?responde com sinceridade... se conseguires "atento"...

20/10/06 13:07

 
Anonymous Anónimo said...

Já percebi que este "camarada" é um democrata de meia tigela, não enxerga a realidade, vive fechado no interior do muro que apesar de derrubado ainda palpita no âmago de muitos saudosistas.
Olha sempre me disseram que não merece a pena falar para as pedras. É o que vou fazer, em relação a ti.

20/10/06 13:58

 
Anonymous Anónimo said...

se estamos des(atentos),olhem o que nos saía na rifa para o sindicato.era a correia de transmissão do partido,do governo,da concertação social, dos gt´s e afins.era a voz do dono.

20/10/06 14:42

 
Anonymous Anónimo said...

estou de acordo com o lider da claque:
não deve faltar muito para que os velhotes se sentarem no banco do jardim e os nossos filhos brinquem no parque infantil,paguem taxa.dá prejuizo.
défice de 6%? crise económica? isto está mau? mas quem tem governado este país nos ultimos 30 anos? os coreanos? os chineses? os cubanos?

20/10/06 15:37

 
Anonymous Anónimo said...

Cheguei, depois de uns tempos ausente e, à primeira vista, não gostei do que li.
Muitos bloguistas fizeram a agulha para um lado o que, além de ser injusto, é perigoso porque lançam a confusão nas mentes mais fracas, chegando ao cúmulo de se referirem a assuntos estritamente profissionais que quanto a mim deviam ser de imediato condenados. Não o foram, o que lamento, porque segundo me parece tocaram fundo no espírito da claque arrancando aplausos unânimes. E quando a sim é, batatas.
Eu sempre gostei de debater ideias, mas não me revejo nestes métodos de lançar anátemas sobre pessoas que estão a léguas de distância.

20/10/06 16:31

 
Anonymous Anónimo said...

pois é "atento",tanto chorrilho de asneiras e não conseguiste responder a uma,sómente uma das perguntas pertinentes que te coloquei democráticamente!de qualquer maneira estou de acordo com o tréclas,o que se esperava da "voz do dono"...quanto ás pedras com que não falas,tudo bem "atento",deves falar melhor com as "mocas de rio maior",aquelas a quem o teu partido deu o aval no verão quente de 75,para derrotar a "escumalha vermelha",aquela que tu detestas tanto,vá lá saber-se porquê??

21/10/06 00:02

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!