Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Foi você que pediu...?

Confesso…para mim a linha de Sintra é como receber e-mail’s estranhos…quando um gajo pensa que já nada o surpreende, pumba uma daquelas que não lembra nem ao saudoso, Gil dos trens.

Hoje de manhã (hora de ponta), enquanto aguardava o serviço concluído numa estação inter modal de forte afluência e influencia “clientelistica”, eis que uma senhora muito assustada me bate na janela lateral e me diz: “ por favor chame a policia que está a haver um rapto na 2.ª carruagem”. E o pior é que estava mesmo!

Claro que era daquelas coisas familiares, de custódias e tal…mas mexe connosco.

E giro, giro, é ver um cliente (cheirou-me a funcionário da casa da zona de Entrecampos-marketing), que imediatamente depois de ser informado pela interfonia que o comboio aguardava a autoridade, me perguntou se demorava muito (se há coisas que eu sei, é o que é que a autoridade anda a fazer).

Por estas e por outras que nunca vou sair daqui, Aventura, emoção, suspense e o melhor (ou pior), é que fazemos sempre parte do filme, ás vezes actores principais, outras, actores secundários mas com direito a nome na ficha técnica e créditos finais (leia-se casqueiros e afins).

E ainda há quem se admire com indios na tracção, cowboys na revisão e anões a cavalo...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

amigo ,es o maior contigo na linha e sempre aventuras.e afinal quem ficou com o puto?
um abraco

6/1/06 19:14

 
Anonymous Anónimo said...

O bochechas disse: 'O povo português é sábio'. Mas há sempre aquelas excepções à regra que fazem questão de dar nas vistas. E não são tão poucas como tudo isso... Viva a linha de Sintra (onde a excepção... é a regra)

6/1/06 23:17

 
Anonymous Anónimo said...

O bochechas disse: 'O povo português é sábio'. Mas há sempre aquelas excepções à regra que fazem questão de dar nas vistas. E não são tão poucas como tudo isso... Viva a linha de Sintra (onde a excepção... é a regra)

6/1/06 23:18

 
Anonymous Anónimo said...

Elitista! Paulinho ainda usas napa na mesa de comando para te protegeres do frio? Mas andas de luvinhas! Quando fores ao CRI leva o equipamento, além de chover e fazer frio a inundice é a mesma dos velhos tempos. Como podes ver a linha da azambuja contínua a ser uma aventura! Paulinho ainda te lembras dsa noites de VFX (à moda antiga)?, atè fervia dentro das ute's, ou gelava e andavamos sempre acompanhados da melhor mitragem da linha do norte que tinha VFX com dormitorio. E Azambuja! O Gaibéu...até ligavamos as motoras todos juntos...para rentabilizar o tempo. Deixo o setil e o tira-picos para ti afinal tens mais tempo de aventura que eu...

7/1/06 12:43

 
Anonymous Anónimo said...

Ena Zé, agora fizéste-me lembrar um tempo muito nostalgico que foi o início desta carreira e parecendo que não, já lá vão 11 anitos. Já nada é como era... Grandes tempos aqueles!
Quantos mitras não saíram das ute's a correr, esgazeados com a dose excessíva de Dum Dum que eu lá aplicava para matar aquela bicharada... Ute´s com os ventiladores desligados por causa do barulho... Alcatifa (e não napa) a forrar a mesa de comando... Toalhetes metidos no altifalante do rádio para não atordoar os ouvidos... Vidros frontais forrados com placas de destino e jornais para proteger do sol... Passar de 'rabo alçado' nalguns apeadeiros sem que ninguém desse por nada... Foi demais!!! Sim, o Setil e o 'tira picos' não deixaram saudades.
O que tu chamas de elitista (se é que é; não considero) é apanas gostar de estar perto de casa e da família a fazer o que sempre desejei fazer desde puto (nunca o omiti).

8/1/06 18:55

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!