Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Alguma surpresa?

Original Aqui

Túnel Rossio: REFER denuncia incumprimentos do consórcio

A REFER denunciou na terça-feira um «lamentável conjunto de incorrecções e incumprimentos» da obra de reabilitação do Túnel do Rossio, em Lisboa, que atribui ao consórcio responsável, com o qual rescindiu contrato.
Em comunicado, a REFER denuncia uma «deficiente execução dos trabalhos definidos no projecto de reabilitação do túnel e objecto da empreitada».

Segundo a Rede Ferroviária Nacional (REFER), tem existido um «repetido desrespeito das ordens emanadas do dono da obra, determinando, por razões de ordem técnica e de segurança, a frequente suspensão dos trabalhos e o progressivo comprometimento do prazo contratual».
A REFER acusa o consórcio Teixeira Duarte/EPOS, responsável pela empreitada de reabilitação do Túnel do Rossio, da «recorrente tentativa de responsabilizar a REFER por alegada desconformidade do projecto, propósito que, além de incompatível com a confiança requerida entre as partes para a realização da finalidade contratual, é objectivamente abusivo e injustificado».

A empresa lembra que o projecto foi «revisto e aprovado pela Amberg Engeneering e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil que, complementarmente, tem assegurado o permanente acompanhamento da execução da obra».
O Túnel do Rossio - que liga a estação de Campolide ao Rossio - foi encerrado a 22 de Outubro de 2004 por «questões relacionadas com a sua segurança ao nível da exploração ferroviária».
A obra de reabilitação foi consignada em 21 de Julho de 2005 ao Consórcio Teixeira Duarte/EPOS, pelo valor de 31.780 mil euros e em prazo de execução - 13,5 meses - que remetia a conclusão dos trabalhos para a passada segunda-feira.
Segundo o comunicado da REFER, o consórcio solicitou, a 31 de Março deste ano, um primeiro pedido de prorrogação de prazo de 252 dias que foi «indeferido por manifesta falta de fundamentação».

Um segundo pedido de prorrogação de prazo chegou à REFER no passado dia 28 de Julho, o qual situava a conclusão da obra em 10 de Novembro de 2011.
«Este novo pedido é, por todas as razões, inaceitável e coloca grave e drasticamente em causa a capacidade do consórcio para concluir a obra», lê-se no comunicado da REFER.

A empresa garante «manter todas as condições de segurança no Túnel e manifesta-se totalmente empenhada em promover todas as medidas necessárias para retomar os trabalhos tão depressa quanto possível e concluir a reabilitação do túnel em prazo que minimize os impactes e inconvenientes associados ao encerramento desta importante infra- estrutura».
A REFER decidiu encerrar o túnel na sequência das conclusões de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que apontava para uma «deficiência estrutural grave ao quilómetro 2.020 e numa extensão de 40 metros».

O encerramento da Estação do Rossio afectou cerca de 70 mil passageiros que utilizavam diariamente a estação dos comboios e que tiveram de usar como alternativa o Metropolitano e a Carris, segundo a CP.

Diário Digital / Lusa

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostava de saber quem tem razão?

30/8/06 19:42

 
Anonymous Anónimo said...

fo-fo-foram precisos do-do-dois anos para descobrirem que precisavam de ma-ma-mais 5 anos para acabar a o-o-obra.

Numa altura em que a con-con-construção civil e as gran-grandes obras,está/ão em queda, dá ou não dá jei-jei-jeito puder con-continuar a ma-ma-mamar?

E mais, agora pelos vistos, de-de-pois da "pequena" Teixeira Du-duarte, é a vez da "pequena" Mo-mo-mota e Engil, mamar também.

Somos ou nã-nã-não somos demo-demo-democráticos em Por-Por-Portugal?

30/8/06 19:54

 
Anonymous Anónimo said...

E os carolas só chegaram à comclusão que só em 2011 é que acabavam as obras no túnel!!! Foi tipo as birras dos putos não?? Como o primeiro pedido de prorrogação não foi aceite (os rapazes só pediam mais 252 dias a mais!!!), pediram SÓ mais 5 anos, ou seja +/- 1800 dias a mais. (Isto nem no FEIRA NOVA)!!!!

30/8/06 23:02

 
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

nada de novo no país.Como diz o outo conta me historias daquilo que não sei...infelizmente é o que temos..

30/8/06 23:09

 
Blogger Salvador said...

Isto é mesmo só para rir...

ninguem tem mão a isto...

mergulha no meu blog amigo

Até breve

31/8/06 00:05

 
Blogger Pena Escarlate said...

Agora é o Carmona que propõe, devido ao prevísivel atraso da obra, uma ESTAÇÃO no interior do tunel!!! Para servir de interface com a estação do Metropolitano do Rato. Esta estação no interior do tunel, será apetrechada com cordas pendentes do tecto para a subida e descida dos passageiros, em substituição das tradicionais escadas. Para os mais idosos e crianças, serão utilizadas catapultas.
Existe no entanto na Camara Municipal de Lisboa a opinião, de que esta solução é bastante dispendiosa, pelo que se propõe em alternativa, encher de água o tunel do Rossio, realizando-se o percurso entre Campolide e o Rossio e vice-versa em barcos a remos, tendo já para o efeito sido requesitados os barcos e "gaivotas" do lago do Campo do Grande. Tudo leva a crer, se se apostar nesta solução, se irá apostar nessa nova e revolucionária tecnologia dos "tuneis de água", que tão bem funcionou no Metropolitano, no troço ainda em contrução do Terreiro do Paço a Sta. Apolónia.
Segundo fonte bem informada, a formação a ser dada aos maquinistas da CP-Lisboa para poderem desempenhar as suas funções neste troço, será realizada nos "rápidos" da Isla Magica em Sevilha. Em alternativa poderá a formação local funcionar na subida e descida do rio Trancão, se a empresa optar pelo "pacote" económico de formação.
Esta opção pelo "enchimento" de água do tunel do Rossio, segundo um estudo confidencial realizado por conceituados técnicos da ferrovia, poderá uma forte alternativa ao "faz que anda, mas não anda" das actuais obras, até justificável em termos económicos, poupando-se meios e recursos, nomeadamente em balastro, travessas, carris, catenária e respectiva energia. Poupa-se ainda em vidas humanas, já que nenhum suicida se atira para a frente de um barco...
Face á possivel falta de material motor no inicio desta nova "VIDA" do nosso tunel, a minha tribo irá contribuir com a oferta de 50 pirogas, em detrimento dos mantimentos em bufalos e tendas para o Líbano. É uma questão de prioridade...

31/8/06 17:38

 
Anonymous Anónimo said...

queem éé eessse car...car...car..car.mona?

31/8/06 18:11

 
Anonymous Anónimo said...

Então e essa viagem de barco vai ser "de borla ou de graça"??

31/8/06 18:12

 
Blogger virilão said...

Amigo Pena, está genial!!! Tenho muito a aprender contigo!
Sou teu fã! incondicional!

"Poupa-se ainda em vidas humanas, já que nenhum suicida se atira para a frente de um barco..." -Inigualável!

31/8/06 18:30

 
Anonymous Anónimo said...

ó gago, o Carmona é o presidente da camara de lisboa. uma estação dentro do tunel? isto é só rir.

31/8/06 23:22

 
Anonymous Anónimo said...

Não é totalmente inviavel meu amigos... não neguem à partida uma ciência que não conhecem!

Já que vão escavacar aquela porra que façam a tal estação no Rato! (e aproveitam para criar uns estacionamentos em espinha ali ao pé do rossio, que é para a malta ir de carro para o trabalho pelo tunel!)

1/9/06 02:01

 
Blogger Pena Escarlate said...

Essa da ciência deve ser dos lobies.É tudo a mamar á conta do zé povinho. Os cerca de 70 mil passageiros que utilizávam diáriamente a estação do Rossio, querem é os comboios directos para esta estação. Os serviços e comércio na baixa também agradecem. Interfaces "alternativos" suficientes com o Metro já possuem actualmente. Sete-Rios, Entrecampos, Areeiro...dispensam o do Rato.
Esta história do tunel só demonstra inépcia e incompetência. Já em 2000,tinha sido indentificado no mesmo "situações de risco". Foi encerrado a 22 de outubro de 2004, por ter sido detectado uma deficiencia GRAVE ao KM 2.020 e numa extensão de 40 mt.
No dia 15 de dezembro de 2004, o governo aprovou um decreto-lei que autorizava a REFER, por ajuste DIRECTO, a contratar uma empresa para a realização das obras devido "á urgência especial da obra". O governo considerou ainda,"imprescindível e de imperioso interesse publico, assegurar a abertura do tunel do Rossio no mais curto de espaço de tempo possivel". Estas as JUSTIFICAÇÕES da não realização do concurso publico para a obra. Assim, o ajuste directo, teve por base "A CELERARIDADE, QUALIDADE e CUSTO".
A empresa contratada, Teixeira Duarte, garantiu na altura a obra, num prazo de 13,5 meses e num valor 31 milhôes e 780 mil euros, devendo pois ter ter a obra concluida em julho de 2006. E não está! Quer agora a prorrogação do prazo para novembro de 2011.
Como a REFER não descortina "situações novas" que levem á ampliação do prazo, parece que o "problema", deverá estar nos quase 32 milhôes de euros, valor que na altura "garantiu" a atribuição da obra pelo seu "baixo" custo, mas é menos de metade do valor do que deveria ter sido orçamentado...

2/9/06 02:27

 
Blogger Ana Luar said...

huummm só quando eu for bem velhinha é que as obras do túnel estarão prontas. É só olharmos para o tempo que levam a fazer qualquer coisa em Portugal... olhem só para as obras na A1 sentido Lisboas Porto... 3 anos naquela porcaria e a pagar o mesmo... é uma vergonha.

3/9/06 19:15

 
Anonymous Anónimo said...

ò ana, cada vez pago mais caro e o trabalho é o mesmo...

5/9/06 08:52

 
Blogger virilão said...

- mais tempo para a obra?

- Será para compensar isto?

5/9/06 23:52

 

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