Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Marchas em Vazio

..." O SINDICATO informa que não existe, neste momento, qualquer acordo, excepto para a CP- Lisboa, abrangida pelo acordo de 1998, e por isso todos os Maquinistas pertencentes às restantes unidades devem recusar efectuar a condução de marchas sem agente de apoio, quer sejam do Oriente para Lisboa-LSA, quer sejam de Porto Sº. Bento para Contumil ou quaisquer outros itenerários."...
retirado do comunicado N.º 14 de 04 de Agosto de 2006
É preciso dizer mais alguma coisa?
Está a regressar o SMAQ que tanto queriamos, bem hajam
Abraço manos

31 Comments:

Anonymous Anónimo said...

não sabia que o sindicato mandava na empresa.
virgem maria, sindicalistas patrões ou sindicalistas calões!

11/8/06 08:51

 
Anonymous Anónimo said...

pensador tira-me uma pequena dúvida.
se és maquinista e se não estás de acordo com a aplicação da polivalêcia de funções através do regime de agente unico?
se és maquinista e pretendes ou desejas a rápida aplicação do que foi acordado nesta matéria?

11/8/06 09:41

 
Anonymous Anónimo said...

arnaldo,
é justo que os maquinistas ganhem mais uns tostões, também é justo que os outros ganhem mais tostões.
todos contribuem para as condições de circulação sem o 2º agente.
estou certo que os maquinistas compreendem a necessidade de reduzir custos para manter-mos os nossos e outros postos de trabalho.
a cp paga ordenados infalivelmente no útimo dia útil de cada mês. repara na vida do teu vizinho ou de alguem conhecido e observa as difilculdades económicas em que vive.
a barriga cheia faz mal e os patrões do sindicato só querem protagonismo.
quando menos esperamos as directivas da europa são aplicadas no sector ferroviário e nós maquinistas passamos a contarto individual a prazo. os patrões já nos esclareceram, claro que não. muito provavelmente já não estão no smaq, estão reformados com reforma superior à tua que trabalhas dia e noite sem horário para acompanhar a família.
gosto de lutas sem sofismas, lutas sérias que unam a classe trabalhadora.
até mais.

11/8/06 10:01

 
Blogger virilão said...

pensador: preocupas-te tanto com os trabalhadores, que bonito...
Mas perguntaste-lhes se queriam trocar a clausula? fizeste o que te mandaram, não foi?

Deixa aqueles que acreditam em melhor, conquistarem esse melhor, tu estás rendido (podes trocar o "r" por um "v").
Os patrões defendem a empresa, os sindicatos defendem (excepto o teu)os trabalhadores!

Mas não te zangues, esta é só a minha humilde opinião, não passo de um reles maquinista (e das carrinhas do leite, mas com a cabeça erguida)

E é curioso que só te preocupas com o desemprego dos condutores se forem só os maquinistas a ganhar com isso(que vão ser os que verdadeiramente os vão "substituir",
mas já não te preocupa se "ganharem" ( como? se tu queres mais uma vez dar) todos os outros com isso.

Continua a aparecer por aqui, que lá nos teus "sitios" não deixam a malta opinar

11/8/06 13:05

 
Anonymous Anónimo said...

Os acordos de empresa, existindo, são para se cumprir pensador. Quer gostes quer não Se querem alterar alguma coisa, negoceiem!

Sabes o que te digo a ti e aos teus:

ORGANIZEM-SE

11/8/06 13:12

 
Anonymous Anónimo said...

na próxima 4º feira dou resposta ao que foi dito hoje.
sou preveligiado; faço ponte, tenho IHT mas sempre e sempre defendo os direitos dos trabalhadores.

11/8/06 15:10

 
Anonymous Anónimo said...

Esta do agente único sempre me levantou muitas dúvidas (a mim que não sou maquinista). Então serve para a CP Lisboa e não para os outros lados? Não há comboios Alfa ou Pendulares com agente único? E mercadorias?
Será que o Smaq não vê o tiro disparar pela culatra e quer agora fazer crer que a empresa está a ir muito longe na sua aplicação?
Meus amigos maquinistas, receberam os tostôes agora chegou a altura de entregar os milhôes.
Essa do sindicato forte passou à história. Vivam da realidade. Já agora, à quanto tempo não fazem uma lutazinha? São assim tão unidos.

11/8/06 22:21

 
Blogger hala_kazam said...

queixo-me do que?

:)

vim aqui espreitar

*beijos*

11/8/06 22:50

 
Anonymous Anónimo said...

pensador
começamo-nos a entender...um pouco.
tal como tu, também me procupo com as classes mais desfavorecidas em termos economicos e sociais nas quais também me incluo. basta ser trabalhador neste país para pertencer aos mais desprotegidos. e sabes de quem é a culpa? concerteza não pensas que são os máquinistas!nem os restantes ferroviários!somos importantes mas não tanto,para sermos responsáveis pelo aumento da taxa de desemprego.pela destruição dos postos de trabalho.por existir trabalhadores a ganhar ainda menos do que nós.não nos ponham mais essa Cruz ás costas.sabes de quem é a culpa? é da politica de direita dos ultimos 30 anos no nosso país,protagonizado pelos partidos que bem conheces.e dos que os ajudaram atingir o poder.
sabes de quem é a culpa.é de algumas organizações ditas sindicais e mesmo alguns trabalhadores que em vez de lutarem para melhorar os seus salários e defenderem os seus direitos,abdicam desta componente em troca(quando não é de borla) dos tais tostões de que falas,chamados de custos quando entregues aos maquinistas e de tostões justos quando entregues a outros trabalhadores!
haja coerência!
conheces aquelas máquinas verdes que estão nas estações de venda de bilhetes? É nisso que nos estão a transformar. trabalham 24 h por dia,365 dias por ano,por vezes ao sol, á chuva e ao vento,não têm direito a férias e á clausula nem a subsidio de férias e de Natal e os custos são de manutenção,quando têm.
e por falar nas máquinas dos bilhetes,não me consta que na altura da sua colocação nas estações,outras categorias profissionais fossem responsabilizados pela extinção de postos de trabalho.nem me recordo de os maquinistas exigirem contra-partidas financeiras pela diminuição dos custo de exploração...TEMOS É QUE LUTAR,DE PREFERÊNCIA TODOS,POR AQUILO QUE É JUSTO!

11/8/06 23:08

 
Anonymous Anónimo said...

e verdade, receberam os tostões entreguem agora os milhoes. aquele acordo foi uma treta, um embuste, que o smaq esquecer e manter viva a chama da unidade, da força, que não existe mais entre os maquinistas. os pendulares não passam peva aos outros, os mercadorias estão à espera da privatização, os metro do porto nao se sentem maquinistas, os fertagus foram abandonados, os da CP lisboa e porto olham apenas para o seu "eu" e o resto é paisagem. O smaq espera docemente o ultimo empurrao para o abismo. Alguem o ajuda!...

11/8/06 23:09

 
Anonymous Anónimo said...

oh pensador, da Fertagus aqui não falas tu porque não pescas um boi do que lá se passa! E se mesmo assim se achas que sabes, cala-te porque não sabes!

já agora, passo a citar:


pensador said...
na próxima 4º feira dou resposta ao que foi dito hoje.
sou preveligiado; faço ponte, tenho IHT mas sempre e sempre defendo os direitos dos trabalhadores.

11/8/06 15:10


dassss FDS curtinho hem...

11/8/06 23:21

 
Anonymous Anónimo said...

um pensadoe é para pensar, não para trabalhar. neste reino quem tem um olho é rei. os maquinas têm dois mas não passam de coitados. continuem a mandar bocarras que eu por cá vou indo e rindo. obrigado

12/8/06 00:49

 
Anonymous Anónimo said...

Não há 1 máquina para substituir o pensador?

12/8/06 10:13

 
Anonymous Anónimo said...

pensador!!pelas tuas opiniões vê-se logo que pertences á escumalha,que polifera neste pobre e injusto Portugal...só pensas no teu umbigo,em lixares os outros,em ficares bem na tua pobre vidinha mesmo que seja á custa do prejuizo dos outros,não tens principios,não tens amigos,e és um pobre enjeitado que não produz nada,não sabes produzir nada,e quem te produziu mais valia jogar cinco minutos o jogo dos "cinco contra um"...quando morreres ficas a saber,que vais pró inferno,ter com o teu amigo oliveira salazar...

12/8/06 12:05

 
Anonymous Anónimo said...

Chega-se a uma conclusão: o depósito que serve de guarda avançada a Cruz/Medeiros é o lixado da história, pois faz o que os outros não fazem e não ganha mais por isso(só se for em processos disciplinares). Também pergunto onde estavam estes associados vesgos em 98 quando saiu cá para fora a ICET 2/98 e os aditamentos à IG 7? Quantos combóios não estavam abrangidos pelo acordo e são agora feitos sem contrapartidas? Venderam-vos (e mal...) a alma ao Diabo e brevemente verei maquinistas sozinhos em comboios de passageiros. Paciência, menos hormonas e mais cérebro e fareis progressos.

12/8/06 16:25

 
Anonymous Anónimo said...

Atendendo a que alguns intervenientes não sabem a tradução da palavra "agente unico" no vocabulario ferroviario, sugiro que se mantenha a mais conhecida.

"Agente unico" Circulação ferroviaria com um unico funcionario/maquinista em serviço, pelo que logicamente terá que conduzir a composição.

Errada interpretação de "agente unico" Circulação ferroviaria tripulada/conduzida por um unico maquinista, o outro ou outros funcionario em serviço vão desempenhando outras tarefas.

12/8/06 18:48

 
Anonymous Anónimo said...

um menino que não quer estudar, que não pensa em se instruir para chegar a ser alguém, só tem um futuro: fazer fretes!

14/8/06 10:39

 
Anonymous Anónimo said...

amai-vos uns aos outros, como o Senhor vos Ama. tenho rezado muito por vós.

14/8/06 11:20

 
Anonymous Anónimo said...

Santos, grande Santos!
É impressão minha ou tens rezado pouco? Parece-me que só com rezas isto não vai lá...

14/8/06 12:49

 
Anonymous Anónimo said...

É pena que quem nada sabe desta vida continue a fazer o que só sabe fazer, que é meter-se no que não deve, ohhhh amigos vamos lá voltar ao trabalho a CP não vos paga para se sentarem à secretaria e irem aos bloggs opinar.

16/8/06 16:02

 
Anonymous Anónimo said...

ó engenheiro, vai mas é pagar os impostos.

16/8/06 23:55

 
Anonymous Anónimo said...

sr. engenhero, deve ser, contudo e como tal, não deve fazer nada mesmo e então dispõe do seu tempo de forma arbitrária enquanto os outros trabalham e só podem opinar nas horas livres, que são aquelas em que deviam estar a dormir para as suas beneces, poderem ser pagas...portanto mais valia estar calado, que é como quem diz: cale-se!
Folgo em saber, que desde pensadores a arnaldos (cunha), querias...é só estupidez a granel, porque assim sempre se consegue roubar um pouco aqui, um pouco ali...né
É por continuarem neste palavreado oco e vazio, que a carreira de maquinista está ao nivel que se encontra, parabéns. Conseguiram.
Que mais desejam. Humilhação de uma classe de homens, que não sendo mais do que os outros homens, desempenham uma função que vos irrita, porque são diferentes, são sim senhores...e é isso que vos custa tanto. Se a união de que alguns ainda se recordam com nostalgia, fosse um facto andariam todos atrás, copiando exemplos e alternativas, mas como actualmente estão na mó de baixo precipitando-se no abismo de um moderno obscurantismo, outros há que rejubilam, escondendo-se por detrás dos pactos sujos que lhes granjeiam vitórias, derramando lágrimas de crocodilos no sepulcro que já foi o seu próprio berço...
Lamentavelmente, este blog, onde hoje se divertem com as vitimas do próprio sangue, continua a saga triste de Tritão e Isolda...
Levantai-vos, do fundo abismo e lutai por outras ideias, já que estas estão ultrapassadas...
Arvorai estandartes e caminhai, através do obscurantismo vil em que nos afundam...cobardes.

Portugal

17/8/06 00:14

 
Anonymous Anónimo said...

Engenheiro da treta, perdeste uma boa oportunidade de ficares calado.
Ao contrário do que dizes, os maquinistas sabem mais desta vida do que tu alguma vez virás a saber, porque deves ser mais um (entre vários) incompetente que infelizmente a empresa tem.
A empresa também não te paga para vires a este blog durante as horas de serviço.

17/8/06 06:51

 
Anonymous Anónimo said...

em 11/08 prometi voltar a falar na dispensa do 2º agente "agente único no comboio" dispensa de 2º agente na cabina de condução". aconteceu o que eu temia. todos falam por falar, expremido não deita sumo, nem uma gota. chatice, talvez mais tarde bote opinião.
recomendo aos maquinistas que falem de coisas de comboios e não de carroças.

17/8/06 11:42

 
Anonymous Anónimo said...

Tótós estava a só a comentar que quem não pertence à classe de maquinista pouco poderia opinar sobre ela, que não sabe o que é trabalhar ao feriado, à noite, ao fim de semana, quem não sabe que não é só o maquinista que tem uma escala mas a sua familia também, era a esse tipo de gente que me dirigia. Mas claro!!!!!! foi atras de um nick que formam (ainda bem que não escrevi chefe de deposito) lolololololol.

17/8/06 14:00

 
Anonymous Anónimo said...

óh caramelo vai brincar e chamar tótó a quem te fez a cabeça. e não sejas ignorante, pois não somos só nós na ferrovia e no país que trabalhamos por escalas.

17/8/06 14:30

 
Anonymous Anónimo said...

Amigo Rufino então se es maquinista deves estar muito contente com o que tens se ja disse que pertenço à classe, so falta vires dizer que venho a pedido da empresa.

17/8/06 22:53

 
Anonymous Anónimo said...

Ó caramelo ,não te chateis mais. Pronto. és o maquinista caramelo e eu o maquinista rufino.

18/8/06 00:10

 
Anonymous Anónimo said...

Então fica combinado Caramelo acho um bom nome e na pascoa sempre posso pedir o folar lololol.

18/8/06 13:32

 
Anonymous Anónimo said...

De que falais?
Não me digam que agoram que acabaram os pb's os maquinistas ficaram mais lúcidos! Será que isto é 1 forma de fazer pressão para a cp/Lx alterar a escala de forma os meninos andarem a mamar? Tenho a certeza que deixam de estar tão azedos...

18/8/06 20:55

 
Anonymous Anónimo said...

Mais vale azedo que vira casacas, eu continuo a fazer pb´s todas as semanas, não sei do que se queixam

19/8/06 15:24

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!