Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

sábado, maio 31, 2008

é desta?

23 Comments:

Blogger Pena Escarlate said...

Porra!...Estava a ver que continuavas prá aí calado, que não reagias, que nós aqui somos solidários, não saimos de ao pé de ti...anima-te!!

Desta vez é que vai! O que isto está a pedir é cachaporra. Até já acendi uma vélinha, não vá às vezes a coisa querer dar para o torto como das outras vezes...

Estava até a pensar que esta gaita merecia uma festarola, daqueles especiais...tás a topar? Telefonava à brasileira, ela é menina para arranjar mais uma ou duas porreiraças, mais umas garrafinhas do J.Maria da Fonseca para animar a festa... quando chegares a casa nem pareces o mesmo...Até cantas!...Vais ver que é giro. Deixa isso comigo!...

31/5/08 09:40

 
Anonymous Anónimo said...

Porquê agora?
Será que esta é a melhor ocasião para se fazerem grevezinhas?
Porque motivo não se fizeram «ontem» quando os problemas de hoje, também, não foram resolvidos?
Há agora razões assim tão fortes para, neste momento em que do mundo sopram ventos muito desfavoráveis e com intensas nuvens negras no horizonte, se marcarem as acções de luta que não fizeram em anos anteriores?
Acho que é o pior momento para as grevezinhas. Pelo contrário os do «quanto pior melhor» agradecem e vão comemorar com champanhe.

31/5/08 22:23

 
Anonymous Anónimo said...

Acreditam no PAI NATAL!!!
Que estrégia é esta de reivindicar ou tentar negar o que foi acordado em 2003..???
Porque apenas agora,a redução do horário em trabalho nocturno??
Porque agora a exigencia de "TR" ao fim de 5horas de trabalho..??Quando nas actuais escalas..isto é o prato do dia..?
Acordaram agora????
A direcção do SMAQ só se apercebeu do erro ENORME...que foi a assinatura do acordo 2003????
Ou estão com receio da PROXIMIDADE das ELEIÇÕES????.....OU os protestos têm aumentado???
Abram os olhos meus amigos..isto é apenas uma estratégia...uma cosmética ,mais uma vez encenada pelos nossos dirigentes SINDICAIS.
............Porque será que os pontos da greve não foram discutidos e analisados no último Plenário de Dirigentes e Delegados sindicais..????
Será segredo..??onde entra a opinião ou sugestões dos associados..???
Devemos pensar sériamente quem nos está a TRAMAR..?????

1/6/08 00:48

 
Anonymous Anónimo said...

eeestees gre..gre..viiistas o que que..que.querem éééé des..des..des.ta..ta.bi..bi.liiizar a Se..Se.lecçããão Na..Na..Na.ciiiional.
Haaaja ma..ma..ma.iiis patriotismo!

1/6/08 11:06

 
Anonymous Anónimo said...

MAs tu nã-nã-não vês que o sin-sin-sindicato con-con-convocou a greve por-por-porque sabia que o Vi-vi-virilão não ia resistir e ia re-re-rescrever no blog?
Querem é brin-brin-brincadeira!

1/6/08 17:31

 
Anonymous Anónimo said...

que pelo menos sirva para alguma coisa... porque o dinheirito para o pão tá escasso, as fraldas para o miudo são de pano, enfim... hà muito que passámos de classe média para classe desenrascada. Que se riam os palermas mas esta é a realidade(talvez se safem os frutuosos que recebem por fora sabe-se lá de quem...), talvez mais uns quantos da côr(aliás das cores rosa e laranja).Mas a realidade da nossa classe é triste, e tenho as minhas dúvidas em relação a esta guerra enquanto esta direcção continuar, no entanto mais vale tarde que nunca... a ver vamos. Força e não desmoreçam camaradas de guerra.

1/6/08 18:41

 
Anonymous Anónimo said...

óóóó co..co..co.lega gá..gá..gá.go, o Vi..Vi..Vi.ri..ri.lããão é queee a le..leeeva di..di..di.reita!!
faaaz gre..gre..gre.ve qu..qu..qu.ando queeeer, aaaapa..pa..pa.rece qu..qu..qu.ando queeeer e aaainda tem ami..ami..ami.galhotes que o con..con..co.vi..vi..vi.dam pa..pa.ra feeeestas pi..pi..pi.cantes coooom gá..gá..gá.jas boooas.
a geeeente ééé que se li..li..li.xa, se qui..qui.sermos te..te..te.mos que fe..fe..fe.char os ooolhos e pen..pen.sar na Jó..Jó.liiie ou na Ma..Ma..Ma.ta..tadinho...

1/6/08 22:53

 
Anonymous Anónimo said...

Sócrates protege UGT de ataques do Bloco

JOÃO PEDRO HENRIQUES e EVA CABRAL
José Sócrates tenta tudo por tudo para dar crebilidade a um eventual acordo na concertação social, que envolva a UGT, para a revisão do Código Laboral. Ontem, após uma sessão com militantes em Lisboa para falar sobre a proposta governamental, voltou a fazer de Francisco Louçã o seu alvo principal, por este ter dito quinta-feira no Parlamento que o líder da central, João Proença, participara em sessões do PS sobre a reforma.

"O líder do Bloco de Esquerda com a vontade que tem de desacreditar a UGT andou a dizer que o líder da UGT andava a fazer sessões comigo promovendo as nossas propostas do Código do Trabalho. Mas ele nunca fez isso, sempre soube que o seu principal dever é com os trabalhadores", afirmou Sócrates, repetindo o que já tinha garantido no Parlamento.

Sócrates considerou que "os ataques pessoais" ao líder da UGT, João Proença, têm apenas como objectivo tentar "inferiorizar" a central sindical. E recusou que haja "sindicatos sérios e menos sérios". "Já lutámos o suficiente no passado para que não houvesse apenas uma central sindical e para que não houvesse apenas líderes sindicalistas que obedecessem apenas aos comandos partidários."

Segundo acrescentou, o Governo está a "fazer tudo para obter o acordo entre sindicatos e empregadores" na concertação social, considerando que "a aplicação das reformas será mais bem feita e eficiente" se houver "um novo consenso social". "O que é absolutamente lamentável é ver os partidos à nossa esquerda, o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista, com um único objectivo, derrotar esse acordo e condicionar os sindicatos (...) como se fosse um pecado negociar."

O líder do PS explicou que as propostas para a reforma laboral se "inspiram no modelo social europeu". Destacou as propostas para alterar o regime dos recibos verdes, considerando que constituem um "grande incentivo" a que os empregares não abusem daquele regime.

Louçã responde

O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, já respondeu às acusações do secretário-geral do PS, considerando ser de uma "total falta de solidariedade e de sensatez social estar a fazer alterações da legislação laboral que dão aos patrões liberdade para despedimentos por inaptidão a seu belo prazer".

O líder do BE lembrou que nos últimos fins-de-semana José Sócrates tem insistido nas "críticas ao Bloco", mas disse querer "evitar respostas que contri- buam para o pântano político".

Deixou, no entanto, claro ser "totalmente inaceitável que numa situação de elevado desemprego o Governo vá no sentido da liberalização dos despedimentos". Sobre o papel da UGT, o líder bloquista recordou "que a central sindical também assinou com o Governo das direitas o Código Laboral", não estranhando que também agora central sindical esteja em sintonia com o Executivo.| com Lusa

2/6/08 10:44

 
Anonymous Anónimo said...

Atenção o PS está no governo!

2/6/08 10:46

 
Anonymous Anónimo said...

Só politiquices, tou com o gago!! Da-lhe com a alma. Pra proxima faz uma lista pro sindicato e vamos partir pra essa luta.

Nao me importo nada de lutar... uma loira de um lado e uma morena do outro!! Isto é que é guerra :)

Quanto ás greves com o novo codigo do trabalho nao pa... e inconstitucional. Agora o que esta na moda e trabalhar ate MORRER!!!

Benha e selecçõue e as birras. Quero é golos nas morenas!!!
haha

4/6/08 21:16

 
Anonymous Anónimo said...

Parece que as negociações entre o smaq e a empresa estão a correr bem, tal como nos anos anteriores em que as greves foram desconvocadas sem nada de visível (apenas boas intenções), pelo que está à vista que a greve já era.

Há hábitos que não se perdem.

5/6/08 12:36

 
Anonymous Anónimo said...

Mas os dirigentes que à traição assinaram o AE/2003 ainda lá estão? E desde essa fatídica data que muitos abriram os olhos? Então porque estão lá ainda esses canalhas?

5/6/08 12:52

 
Anonymous Anónimo said...

OS CANALHAS DO COSTUME

Foi com espanto, primeiro, e nojo, depois, que li o comunicado local de 21/04, supostamente da autoria da direcção do SMAQ, mas cuja verborreia e incontinência mental nada fica a dever aos pasquins mais alarves até agora editados. Verdadeira antologia de desonestidade intelectual, fuga para a frente e cobardia pessoal dos autores, visa atacar da forma mais hedionda todos aqueles que neste Portugal democrático ousam pensar “per si” de maneira diferente desta iluminada direcção e que ousam falar abertamente, cientes da sua razão e sem sabujismo canino com outros membros da carreira sobre os seus pontos de vista. Essa folha imunda pretende condicionar o espírito da reunião posterior e inquinar as mentes dos maquinistas para se voltarem uns contra os outros e olvidarem os problemas que realmente os afectam e que esta direcção, tolhida por desígnios que todos desconhecem, não tem sabido ou querido resolver. Sem dúvida que veremos, brevemente expostos novos exemplares do “Locopinião” e “Via ascendente” cujo conteúdo esterquilínio oculta o cobarde que de forma soez tem perpetuado, esse sim, a calúnia, a mentira e a falta de escrúpulo para perpetuar os seus intentos.
Não preciso de ser adivinho para entender ser “homenageado” neste comunicado com nacos de fina prosa que visam desacreditar a minha imagem junto dos Depósitos de tracção da CPRG e CP-Porto. Sou mimoseado de calunidor, sabotador, fura-greves, etc, isto porque ouso afrontar o poder enquistado desde 93(!) no SMAQ. Todavia, facilmente se desmascaram os caluniadores e mentirosos como veremos a seguir. Compreendo advir este pânico pela obcessão doentia pela minha pessoa e pela feliz coincidência de os maquinistas da região norte se terem mobilizado em prol da luta dos seus legítimos direitos e interesses durante a minha permanência aqui. Confesso que, nesta conjuntura, ajudei a esclarecer as pessoas interessadas da realidade global da carreira e não a ficção que lhes era imposta. Surpreendi-me por pensarem os maquinistas ser regra absoluta a não aceitação de marchas em regime de agente único na composição quando na CP-Lisboa tal práctica já leva 10 anos com a benção do SMAQ. Depois disto, desculpas esfarrapadas com um suposto acordo exclusivo para a linha de Sintra, que após tantos anos nunca ninguém viu(ou verá). Sou ainda caluniador porque transmiti a todos que o funesto acordo AE/2003 foi feito contra o espírito da assembléia geral de 29/06 e que a direcção usou da boa fé de quem lhe outurgou plenos poderes para com um maquiavélico golpe semântico apunhalar a quem devia lealdade (compreenderemos melhor o propósito da direcção se visualizarmos a acta da reunião de dirigentes-todos e delegados-alguns havida antes da dita assembléia para constatar que tudo estava já delineado com a empresa e com a contrapartida do esquecimento da última das aselhices cometidas). Continuei a ser caluniador quando provei com documentos factuais que quando a direcção diz ter desmarcado greves no próprio dia, estas já estavam desmarcadas muito antes...E quantas mais “calúnias” eu poderia ir buscar, não é, dr Archer Carvalho?
Qunto à sabotagem que me acusam, é verdade e eu já disse e assumi que não fiz uma greve em 99 por atitude de contestação ao clima de cinismo e mentira que a direcção implantou no então depósito do Rossio. Contudo convém lembrar que viveu-se tempos conturbados com a direcção a fazer o frete à empresa empurrando os maquinistas para fura-greves de outras carreiras como os trens e revisão, vendedo-nos por um prato de lentilhas( lembram-se das icet 01e 02/98?), com “greves” preferenciais conforme o local, tendo-se no Rossio chegado a trabalhar mais em dia de greve que fora desta. Reconheço hoje ter sido esta forma de descontentamento pouco sensata, mas paciência, quem não se sente...já agora informo nunca ter levantado dinheiro do sindicato em qualquer circunstância, pois luto por convicção. Contribuí assim para as obras numa sede convenientemente longe de tudo e para o papel higiénico que tanto lá se gasta.
Ainda no campo das alarvidades, é insinuado que eu “faço a cabeça” de alguns colegas tais como o Moura Almeida(e outros que virão), como se todos não soubessem tratar-se de gente com personalidade própria e intelecto de longe superior a qualquer serviçal da Duque de Loulé. Isto sim, é manobra de diversão e calúnia torpe sobre quem tem sido enganado e maltratado por apenas exigir o que é um direito seu, a visualização de actas das reuniões de direcção(sempre ouvi dizer que, quem não deve, não teme).

Concluindo, temos uma direcção que tenta apenas enquistar-se no poder, alheia à evolução da empresa e sociedade, insistindo num sindicalismo rupestre e ultrapassado, reagindo sem agir e divertindo sem esclarecer, fugindo à discussão de assuntos pertinentes e centrada no acessório, confundindo participação com saque(!) e ainda a sua senhoria com a carreira (criticar direcção é estar contra o SMAQ – pensamento primário digno de qualquer ditador de pacotilha). Ganhai vergonha! Deixai-vos de maniqueísmos e trabalhai a bem da carreira, pode ser que um dia o nojo dê lugar ao reconhecimento e aí sereis dirigentes sindicais...

PS- Advirto ainda que nada me demoverá de continuar a ser quem com muito orgulho sou e a defender apaixonadamente aquilo em que acredito. Continuo a entrar em todo o lado de cabeça erguida sem passar cosido com as fachadas como certos dirigentes sindicais. Não, nem ex-seminaristas, MRPP’S reciclados, alimárias ou eunucos...


Eduardo Gomes, sócio 1979

Porto, 22 Abril 2oo8

5/6/08 13:03

 
Blogger Pena Escarlate said...

Parece que alguns indios da nossa "tribo", estão atravessar a pradaria fora da passadeira...tudo por causa da emoção, dos nervos e do ambiente da "guerra" que tanto ansiavam...mas que afinal... lhes tolda a pontaria...

...espera-se que os falhanços, não se atribuam desta vez à táctica da batalha ou a erros estratégicos, mas sim ao nosso tradicional azar, ou mesmo a um grandessíssimo galo que nos acompanha de alguns anos a esta parte, que constítuem autênticas cascas de banana espalhadas prepositadamente à frente dos "pele-vermelhas", na luta contra os "cara-pálidas".

7/6/08 16:38

 
Anonymous Anónimo said...

A greve está a dar um resultadão para os transportes privados.
É que nos suburbanos não se nota a greve e foi aí que residiu sempre o maior sucesso das lutas do smaq. As maiores complicações atingem os regionais e, principalmente, os mercadorias, exactamente os mais apetitosos para o privado.
E quando assim acontece não é líquido que a greve sirva os interesses dos maquinistas.
Mas serve o interesse de alguns que esperam pacientemente.

7/6/08 23:31

 
Anonymous Anónimo said...

não deixa de ser engraçado a hipócrisia de alguns quando convém, relativamente ao avanço dos comilões dos privados, mas são surdos e mudos face à destruição ao sector dos serviços públicos.

8/6/08 00:01

 
Anonymous Anónimo said...

Mas é claro que os serviços públicos devem de ser mantidos, custe o que custar. Mas atenção não podem continuar a gastar tanto e a produzir tão fracos resultados, sob pena de se tornar impossível mantê-los.
É que, e apesar de alguns olharem para o lado, o orçamento do país é limitadíssimo e não dá para acudir a tudo. Veja-se o que seria se o governo tivesse a leviandade de satisfazer todas as reivindicações dos subsidiodependentes que pululam por aí ou seguisse as exigências da oposição esquerdina para baixar o imposto dos produtos petrolíferos e ao mesmo tempo dar subsídios a tudo e todos.

Quanto à greve do smaq, mantenho o que disse.

9/6/08 00:36

 
Anonymous Anónimo said...

mas o orçamento do Estado chega e sobra para subsidiar toda uma casta de exploradores, parasitas e classe política dirigente, uma vez laranja, outra vez rosa, que em nome do país, dos valores ditos patrioticos, explora impunemente quem lhes enche os bolsos.

9/6/08 23:07

 
Anonymous Anónimo said...

Será que nessa tralha toda estão incluídos os deputados comunistas (os que estão no activo e os reformados).
E os presidentes de Câmara CDU?
E os vereadores?
E tantos outros?
Tens razão alibába, há muitos a comer à mesa do orçamento.
Mas no que concerne às regalias dos deputados alguma coisa já alterou desde que o Sócrates é primeiro-ministro. E o alibába sabe disso?
Mas se quiser eu escrevo aqui o que mudou. E também escrevo, caso existam, quais os deputados comunistas que alguma vez recusaram receber os privilégios atribuídos a todos os deputados.
É fácil falar dos outros.

9/6/08 23:44

 
Anonymous Anónimo said...

No campo da religião e misticismo político em que o anterior anónimo combate, podemos comparar a religião verdadeira ( a política que se faz em torno de valores e justiça) com a GRANDE MERETRIZ (Babilónia - a grande), ou seja a promiscuidade com o capital, a corrupção material e moral e a opressão dos mais fracos, ainda por cima perpetrada por cobardes. Há quem goste...há quem aplauda...há quem não tenha entranhas...há quem se agache...

13/6/08 12:43

 
Anonymous Anónimo said...

Para a próxima há que acrescentar mais um ponto no Pré-aviso:

- NÃO ACEITAR ALTERAÇÕES À ESCALA QUE ESTÁ EM VIGOR -

Assim deve tornar a guerra mais emotiva... não sei, digo eu!

Abraço!

14/6/08 23:38

 
Anonymous Anónimo said...

" Não se é de esquerda por se ser socialista, é-se socialista por se ser de esquerda "

Clara Ferreira Alves, Única, 07.06.08

15/6/08 01:58

 
Blogger Pena Escarlate said...

Oh, lá, lá!...Sempre desconfiei desta gajada com cruz ao peito, oh mon Dieu!...

Ninguém diga que está bem! Estou mesmo a ver que isto meteu coboiada e cuses a noite passada... O maior problema é que isto afecta as relações laborais, a unidade familiar, o prestígio tribal e a própria economia nacional. Já viram o prejuízo que aqui vai? Depois nós é que pagamos as favas. É de a gente se amandar para o chão!

16/6/08 00:09

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!