Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Jornal SOL - revista TABU esta semana


A revista Tabu do jornal Sol de 5 de Fevereiro de 2010 trás 3 páginas (da 6 à 9) dedicadas à profissão de maquinista. ver revista TABU aqui (depois baixar até página 6)

24 Comments:

Anonymous Antonio Gomes said...

Gostei muito. Apesar de ser contada no feminino, reflecte bem as nossas vidas. Foi a primeira vez que via algo tao completo sobre a nossa profissão. Quem será o próximo(a)?

10/2/10 16:42

 
Anonymous zé das coibes said...

se fosse eu que mandasse proibia a hello kitty no livro horário, apenas permitia a foto da águia vitória ou, em alternativa, a do pantera negra.
Mainada.

10/2/10 17:10

 
Anonymous Neide said...

virilzinho meu gostosão passa aí nesse seu blogue mixuruca a entrevista que õcê mi fez na cabina do trenzinho da linha 4 em sintra das 1.30 ás 4.50 da madruga.conta aí meu filho conta aí pra seus coleguinhas as préguntas qui õcê fez cá pra Neide poderosa e qui eu respondi a tu com minha boca e lingua maravilhosa.conta vai lindo da Neide.

10/2/10 18:49

 
Anonymous O das Caldas said...

Se não fossem elas, acho que nunca teríamos uma reportagem assim sobre a nossa profissão.

Estivemos bem representados.
Um beijinho para ela... e já agora também para as outras colegas visto serem todas umas queridas.

10/2/10 19:46

 
Blogger Pena Escarlate said...

Custa a desfolhear esta gaita. Não faltam páginas?

10/2/10 23:20

 
Anonymous Cardoso dos Reis said...

Só há quatro senhoras no Depósito de Lxr/Aza? O Manuel Soares falou-me em tantas!...

11/2/10 00:23

 
Anonymous Neide a brasuca said...

môlher dirigindo trem, nâo sei nâo. dança com os pés prá dominá um homem morto? e dái? eu mexo minha bunda ná avenida prá parar homem bem vivinho.

11/2/10 19:22

 
Anonymous Anónimo said...

Malcriadona...

11/2/10 20:21

 
Blogger Pena Escarlate said...

AS ESCUTAS PARTE-1

Confirma-se que as famosas escutas não foram só telefónicas...
Todo este fórróbódó para impedir que se saiba publicamente o conteudo das mesmas, nada tem a ver com conversas mantidas com o Sócrates ou o Armando Vara, mas com um simples e normal diálogo de um anónimo e paciente marido com a sua jovem e fogosa esposa. Segundo parece quem ficou com a responsabilidade de colocar o equipamento de escuta no domicilio de uma conhecida figura pública, enganou-se na morada...

11/2/10 21:03

 
Anonymous lagarto said...

Ó pá...o jornal SOL está em grande ,ele é entrevistas á nossa colega de trabalho,ele é a enterrar o sócras trafulha e sus boys até ás orelhas...
das duas uma ou foi a ultima entrevista de uma maquinista a esse jornal (fecham as portas não tarda nada),ou o sócras está a levar um ganda pontapé no cu e vai chatear outros que nós povo português deste bicho já temos a nossa conta...e que conta!!!

11/2/10 23:09

 
Blogger Pena Escarlate said...

AS ESCUTAS PARTE-2 O POLVO

-Não admirava nada que o Tony da farmacia ande a baratinar-te a mioleira na minha ausência. Tem ronha para isso e muito mais...

-Ó Silvério, perdes-te o juízo? Todos os dias que sais para o trabalho, deixas-me aferrolhada com o cinto...

-É verdade que te deixo selada com a porcaria do cinto, mas isso é uma grandessíssima treta. Casos há, em que essa gaita do cinto até vos puxa para a malandrice...

-Com franqueza Silvério...

-Pouco barulho que me doi a cabeça!

-Quem sabe uma cambalhozinha agora a meio da noite não ajudava a aliviar a dor de cabeça...Não achas?!...

-Lá conversa não te falta...Queres é acordar o vizinho de baixo, minha grande galdéria que tu chias quando toca ao galope...Até parece que estás com um ataque de bronquite asmática.

-És muito macho, o que posso fazer?... Por mim, bem queria mostrar-me discreta e moderada como compete à minha modesta condição, mas o teu ardor e ímpeto impedem-me...

-Grande lata!! Só quem não te conhece a ronha. Não pensas noutra coisa e não sabes fazer mais nada...

-Estás enganado! Quando fazia disto com o Alcino, o meu ex-namorado até adormecia no meio; com o sacristão também, com o Zé da carvoaria outro tanto...Eu seja céguinha se não é verdade!

-Chega de conversa e trata-me de chegar os chinelos!...

-Silvério, já te vais levantar? Não queres que te alivie da enxaqueca?

-Vou à casa de banho, gaita! Vê lá se te calas e te deixas desse béu-béu...Chega-me o estupor dos chinelos e deixa-me ir mijar em paz...

11/2/10 23:11

 
Anonymous O das Caldas said...

Lagarto, uma notícia publicada ontem ou anteontem num teletexto diz que se houvéssem eleições hoje, os resultdos seriam muito parecidos, isto é, o PS ganhava novamente sem maioria absoluta. Conclusão: estamos num país de 'nharros', ou seja, estamos condenados à miséria.

12/2/10 14:37

 
Anonymous alibába said...

Só um "político competente"(...)teria, sem corar, previsto para 2009 um défice de 2,2% e, depois, perante os factos, corrigir o tiro para 5% para, no final do ano, o corrigir de novo para 8,7% e, uns dias depois, no momento(...)do OE, o recorrigir ainda mais uma vez para 9,3%.

Agora, Teixeira dos Santos diz-se "disposto a abdicar de parte do seu salário, se for necessário". Entretanto, e para já, vai "abdicando" dos salários alheios. Ninguém pode acusá-lo de que não aprende depressa.

(Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 29.01.10)

12/2/10 18:31

 
Anonymous alibába said...

(Empresas)Pequenas ilhas de tirania e de submissão em nome da eficiência, da produtividade, do crescimento, da competividade global. É uma falsa equação.(...)o stress mata a inovação(...)o medo estrangula a criatividade(...)a submissão não produz maior empenho(...)o desânimo não estimula a cooperação.

(José Vitor Malheiros, Público, 02.02.10)

12/2/10 18:42

 
Anonymous alibába said...

Depois da doença das vacas loucas e da grípe das aves, a gripe A também cumpriu o seu destino: como pandemia foi fraca, mas como negócio foi um achado.

(Ricardo Araújo Pereira, Visão, 28.01.10)

12/2/10 18:47

 
Anonymous alibába said...

Vivemos acima das nossas possibilidades? Mas quem?, pergunta-se. Os dois milhões abaixo do limiar da pobreza? Os 12% que têm emprego mas que estão também em risco de cair na pobreza? Os 700 mil desempregados?

(António Vilarigues, Público, 22.01.10)

12/2/10 22:29

 
Anonymous alibába said...

Esperemos que nos entretantos alguém tenha tempo para nos dizer se é mesmo verdade que, numa altura em que a dívida externa de Portugal passa dos 100% do PIB, o governo se comprometeu com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a emprestar a Angola até 200 milhões de dólares, já em 2010.

12/2/10 22:38

 
Anonymous Neide a brasuca said...

alibaba meu filho, você anda tenso, só fala di homem e politico. cara, você não gosta de xoxota? vai relaxa, mi liga que faço massagem prá você. vai adorá.

13/2/10 20:28

 
Anonymous Anónimo said...

A propósito da entrevista da maquinista Cecília Barros ao jornal SOL, a CP Lisboa vem desta forma enaltecer esta e todas as maquinistas da CP, pois num universo claramente masculino, entre 800 maquinistas em comboios de passageiros a nível nacional, apenas oito são mulheres. Por serem mulheres ao comando dos comboios recebem muitos gestos e reacções antagónicos dos Clientes, tais como darem-lhes os Parabéns ou simplesmente saírem do comboio quando se apercebem que é uma mulher a conduzir.

No caso de Cecília Barros, regista algumas curiosidades no seu percurso profissional, “é maquinista há mais de oito anos e foi a primeira mulher aos comandos de uma cabina na Linha de Sintra…Foi a primeira maquinista a atravessar o túnel do Rossio, quando este reabriu, em Fevereiro de 2008.”

Conforme ela refere “Este tipo de profissão acaba por dar uma certa luta – porque é uma profissão de homens. Recorda como foi bem recebida pelos colegas e sublinha que faz exactamente o mesmo horário, não há discriminação positiva por ser mulher”.

13/2/10 22:03

 
Anonymous lagarto said...

Neide quer jantar comigo?me faz um cafoné e uma massagem tailandesa e depois te levo a jantar á laurinda um prato de arroz com feijão e umas entremeadas...é do best!!
aceita vai, lindona...

14/2/10 17:28

 
Anonymous Neide a brasuca said...

jantar? é verdade? jura?
primeiro vamos a esse tal restaurante de laurinda para granfino, já ouvi falá, massagem fica prá noitinha. valeu?
só bebo champagne. uma gotinha prá você, uma gotinha prá mim.
meu prato predilecto é arroz, feijão, couve à mineira, farofa e linguiça frita. minha pedra preciosa preferida é o Rubi. não esquece, não.

14/2/10 21:08

 
Blogger lagartão said...

Este comentário foi removido pelo autor.

15/2/10 23:32

 
Anonymous zé das coibes said...

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=791C12FC-050A-4CF7-8C74-323C93F36EA3&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&h=3

para reflectir

16/2/10 14:36

 
Anonymous zé das coibes said...

http://www.publico.pt/Mundo/falta-de-condicoes-na-rede-ferroviaria-belga-apontada-entre-as-origens-da-colisao_1422968

16/2/10 14:43

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!