Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

terça-feira, agosto 30, 2005

Educar é preciso!


Educar é preciso!
Porque não se investe na educação da nossa clientela?
Não me refiro aos adultos, que a esses, já se sabe, não há hipóteses, mas aos mais novos?
Podia usar-se uma motora, que em vez de recolher ao parque depois da hora de ponta, podia servir de escola por um dia e dar noções básicas aos mais novos, de como e porquê têm que tirar bilhete, atravessar nos sítios certos, colocar o lixo no sitio, etc.
Explicar-lhes para que serve um sinal de alarme e quando deve ser actuado, explicar-lhes que a função do pika (nome pelo qual eles os conhecem, perdoem-me os amigos ORV’s, que muito respeito), não é andar atrás deles, mas sim informar, zelar pela segurança, higiene, e verificar títulos de transporte nos intervalos destas funções.
Explicar que as portas depois de fechadas não devem ser forçadas sob risco de acidentes graves como amputações, etc.
A volta podia começar por os meninos comprarem um a um o respectivo bilhete com o dinheiro deles que depois seria devolvido pela empresa com um vale para outra viagem com os papás, mas que os obrigaria novamente a passar por uma bilheteira (aberta, aberta!) para se lhes criar o hábito de pagar o que usam. Depois alguém credenciado no comboio explicaria os vários pontos de interesse da “coisa”, etc…acho que perceberam a ideia.
È que muitos dos nossos clientes, nem nunca tinham visto um comboio antes de caírem "Aqui" (com maiuscula que é o nome dum Pais), e pensam que o pika (desculpem-me de novo) é um “cocodrilo qui faiz Mali pra genti” e outros têm a cultura e educação do "quanto pior, melhor!"
Eduquemo-los enquanto são pequeninos…
Já agora ensinem-lhes a fazerem menos barulho no macdonald’s

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sinceramente... continuo a pensar que te estás a perder como maquinista... teria muito prazer, respeito e certamente, SEMPRE, algo a aprender com o que escreves!!!
Achando conveniente, poderei dar uma palestra, gratuita (estamos em Portugal) sobre "ambiente"... Os solteiros, têm, também, algo de útil p/ transmitir aos outros!!!

30/8/05 14:46

 
Anonymous Anónimo said...

O caminho de ferro ao serviço da educação é 1 ideia a considerar...mas a educação tem que começar no berço. Tens tratado desse assunto Virilão?, afinal também és pai!
Mas voltando á tua ideia, a cp podia começar por criar 1 banco de ensaio interno e dependente do sucesso deste então aplicar á população em geral. Começar por educar os funcionários (maquinistas, revisores, pessoal de escritório, doutores e engenheiros) cursos mistos nas categorias, cultivar a humildade e capacidade de trabalhar em grupo, sentido de responsabilidade, etc...
Mas aproveito esta prosa para me dirigir aos colegas da emef! meus caros tenho reparado que ultimamente muito do que se escreve em dtb fica por reparar (algo até normal, em consentânea com o serviço prestado por vós) mas não fica apenas por ai, agora nem respondem á dita anomalia (antes ainda escreviam aguarda reparação). Portanto desejo saber se tal se deve ás férias?, á falta de dinheiro?, ou simplesmente desinteresse partilhado pelos orgãos de gestão cp/emef?

30/8/05 21:39

 
Anonymous Anónimo said...

Camarada Virilão que bonito,mas utópico,fico-me por aqui,foi só para saberes que li o teu comentário depois te direi mais qualquer coisa a respeito,só que agora estou com pressa pois tenho uma necessidade urgente de ir molhar os tin-tins no salgadiço do Atlântico.
Até sempre Camaradas.

31/8/05 09:45

 
Anonymous Anónimo said...

esse proverbio dos pequeninos ensinaram-me de maneira diferente disseram-me ,mata-los antes que crescam que depois e mais dificil, mas aplicava-se aos crocodilos , com estes nao sei se e possivel aplicar , acho que nao deixam.

1/9/05 16:08

 
Anonymous Anónimo said...

Com tanta incompetencia que se ve por aqui, eu ponho-me a pensar ate onde chegarão?...Ah já sei, se calhar vao para administradores da caixa geral de depositos.

1/9/05 22:04

 
Anonymous Anónimo said...

Portugal na merda,educação caótica,cultura pouca,investigação cientifica nula...responsáveis:PS + PSD +CDS-PP,afinal os partidos que nos governam há +ou-,30 aninhos...ups,esqueci-me de um pequeno pormenor,há democracia,há eleições,há votos,há opcções tomadas em consciência,eles foram para lá porque alguém(a maioria)votou neles,e agora a malta queixa-se,rosna,lamuria-se...epá,a malta vai-me desculpar concerteza,mas só me apetece gritar bem alto,VÂO MAS È BADAMERDA MEUS SENHORES,ABRAM A PESTANA SEUS ÒTÀRIOS,POÊM-SE A JEITO,E DEPOIS DIZEM QUE FAZ DOER...

2/9/05 13:43

 
Anonymous Anónimo said...

Há uma tecnica para os educar em pequeninos........faz-se aos pombos, alfinete atrás da orelha quando nascem......

8/9/05 20:07

 
Anonymous Anónimo said...

Estou a ver que o pessoal dos escritórios arranjaram algo para se entreter, vem ao blogue do viril. E mais 1 vez são mal agradecidos para a classe trabalhadora (maquinistas), além de nós maquinistas trabalharmos para o nosso e vosso sustento ainda vós criamos espaços de lazer como este blogue para ocuparem o vosso tempo de trabalho que sabemos é muito dificil de preencher...Tu Adolf Hitler pelo teu nick revelas que és algo de muito decadente (desculpa mas não te posso tratar como pessoa) sei que foste abusado e maltratado em pequeno, tens grandes problemas de relacionamento pessoal, no escritório onde trabalhas (bunker campolide) és incompreendido, reprovaste nos psicotecnicos para maquinista (andavas muito agitado, não conseguiste enganar a psicologa, fazias como eu "punhas 1 ar de cansado). Ficaste ressábiado, gostavas tanto de brincar com o trenn (compra 1 de brincar e brinca com a tua mamãe). Por mim podes vir ao blogue teclar, mas muda de nick. Aparece 1 dia que eu deixo-te viajar na cabine...não conta nada a ninguém bichona!

9/9/05 00:14

 
Anonymous Anónimo said...

A quem se está a passar por Adolf Hitler muito obrigado por me teres roubado o nick.....deixa-me dizer-te que és um grande FDP.....

9/9/05 21:24

 
Anonymous Anónimo said...

Ñão sejas assim.....vê-te ao espelho primeiro.......beijos e abraços do teu amigo do coração.....o Pires....LOL

10/9/05 00:08

 
Anonymous Anónimo said...

é uma pena vcs entrarem em guerrinhas... bom vamos ao k interessa... educar macacos (sem ofensa para os verdadeiros simios que se portam bem melhor na aldeia deles no zôo) é uma tarefa muito complicada... a extradição para o país de origem (mesmo os que nascem cá)seria a solução e se eles voltassem (pq é fácil para eles voltarem)exterminava-se dando exemplo aos outros... atenção qd falo em macacos, simios, pretos falo da corja (alguns são brancos)e não daqueles q trabalham de sol a sol e são uns acanos (nada de confundir)

13/9/05 13:22

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!