Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, setembro 29, 2005

Oposição! (venham!)

Meus caros:
È com enorme satisfação que vos informo que haverá, pelo menos, uma lista concorrente, nas próximas eleições sindicais, à actual “formação” em funções.
E digo com satisfação, porque como se sabe, nas eleições anteriores, a actual direcção (democraticamente eleita) teve uma vitória esmagadora (quinje a jero!) – ninguém precisa de saber que não havia mais nenhuma lista.
Espero que mais listas se aventurem, que é sinal que estamos vivos e que ainda podemos escolher, e onde há quantidade, haverá de certeza (em alguns) qualidade!
Um grande Abraço para os homens que querem avançar, os novos e os antigos (linha dura, linha ligth, linha do costume, linha rosa, etc.) e os sinceros votos de que todos levem as suas candidaturas até ao fim, e que tragam novas ideias, novas formas de melhorar as nossas condições sócio-económicas (e atenção que o “sócio – social” vem primeiro!), sem esquecerem que há direitos que não se vendem, e outros que temos urgentemente que conquistar, se queremos efectivamente ser lideres ibéricos do transporte ferroviário em 2010.

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

este blog está a ser internacionalizado...já agora, qual lista é que este gajo apoia mesmo?

29/9/05 01:02

 
Anonymous Anónimo said...

É verdade. Parece que ésta é de vez.
Já algum tempo que se houve falar do aprecimento desta tál lista que vai aparecer. e ao que se sabe ela anda a ser preparada em sigilo absoluto aparecendo apenas como figuras de cartaz o Gusmão apenas assumidamente, os outros nomes (e parece que há bastantes)...não confirmam nem desmentem.
Era bom que se assumissem e de peito aberto.
O Gusmão parece-me um bom nome, quanto aos outros...não sei, só depois de serem homenzinhos e se assumirem como tál, porque ideias concretas, projectos de futuro só ouvi falar dos dele.

Avança Gusmão, existe desde há bastante tempo certezas quanto ao que tu representas, e representas a esperança de muitos maquinistas.
Quanto aos outros não sei, mas desconfia de quem se aproximar a ti até ás eleições.

29/9/05 13:55

 
Anonymous Anónimo said...

É tempo de se começar a preparar uma alternativa para concorrer ao acto eleitoral do smaq.
Tem de ser um projecto virado para o futuro, baseado em propostas credíveis "bebidas" do seio dos trabalhadores e protagonizado por homens acima de qualquer suspeita.

Urge iniciar, sem mais perdas de tempo, o trabalho mais difícil que é lançar na carreira de tracção uma onda gigante capaz de fazer sentir quão imperiosa é a mudança. Não será uma tarefa fácil.
Porém, baseado em situações análogas, não se me afigura uma missão impossível.
Em todo o caso desde já um alerta: quem estiver interessado em avançar jamais se deixe envolver pelos actuais "donos" do smaq porque a acontecer serão "comidos" quando menos esperam.É que nestas situações há muitas traições e quando esperam amizade recebem punhaladas nas coistas.
Falo assim porque fui vítima, mais do que uma vez, dos instintos "matadores" dos "patrões" do Smaq.
Farão tudo para eliminar qualquer concorrência e/ou tentativa de intromissão na sua "quinta".

Estou disponível para ajudar a construir uma alternativa.
DAMAL

29/9/05 17:13

 
Anonymous Anónimo said...

Espero que apareçam novas listas...pois a pluralidade é sempre bem vinda. Aguardo serenamente que as lista que se apresentarem, apresentem as medidas que querem executar se forem eleitos. Desejo que a actual direção facilite ás listas o acesso á contabilidade do smaq para que no futuro não dizerem que não podem fazer o que propuseram por que receberam o smaq num caos que não esperavam!
Bem vindas as novas listas...

30/9/05 00:13

 
Anonymous Anónimo said...

"FACTUS FACTUM IN VENITE"
ISTO É LATIM.
E PARA AQULES QUE NÃO SABEM O QUE ISTO SIGNIFICA, POSSO E DEVO ESCLARECER:
" UM ASNO ENCONTRA SEMPRE UM ASNO MAIS ASNO DO QUE ELE"
QUOSQUE TADEM

30/9/05 07:56

 
Anonymous Anónimo said...

É verdade damal. bastou falar-se disto olha logo quem apareceu um... asno anonimo.
Vou citar-te Damal:
Farão tudo para eliminar qualquer concorrência e/ou tentativa de intromissão na sua "quinta".
Afinal já começou!!
Assim não me espantaria que o chorrilho de insinuações, calunias, mentiras e mais asneiras comecem a aparecer e a ser divulgadas sob a habitual frase do ouvi dizer que....por isso, se queremos verdadeiramente mudar temos que nos habituar a conviver com calunia sobre quem der o primeiro passo...as táticas do costume.
Abram os olhos!!

30/9/05 14:18

 
Anonymous Anónimo said...

Pois é, mais uma lista alternativa há alternativa vai aparecer a "bem dos maquinistas", tipo via ascendente para não dividir, encabeçada pelo inevitavel Augusto Cruz para salvar o futuro da carreira...bla, bla, bla.
Demarcando-se dos outros elementos que não fazem nada e etc. a estratégia e o esquema do costume, mas quer me parecer que desta vez lhe vai correr mal a estratégia.
Quanto ao medeiros, deve andar mais preocupado em negociar a sua pré-reforma!!???
Sangue novo é o que se quÊr, e sobretudo pessoas acima de qualquer suspeita, GUS ...tou contigo..mas escolhe bem as pessoas.

30/9/05 17:13

 
Blogger virilão said...

há um sindicalista famoso que andou num seminário, não há? e no seminário aprende-se muito latim...
E o latim vem de Italia...
e a Italia tem ilhas...
e uma tem o nome de uma colega nossa..ou quase...
e nessa ilha nasceu um grupo muito unido com códigos próprios...
Desculpem..é que andei a ler um livro famoso o "CÓDIGO DA VINCI"...e agora estava no espirito da coisa...desculpem mesmo.

30/9/05 22:23

 
Anonymous Anónimo said...

há pouco tempo apareceu um homem "providencial",de seu nome:Mário Soares!agora alguns maquinistas querem que apareça outro, de seu nome:Gusmão!sim senhor,aí está...Portugal no seu melhor...

30/9/05 23:39

 
Blogger virilão said...

...Mas há algum problema em que apareçam novas listas?
Se a actual direcção sabe que fez bem e que não era possivél fazer melhor, qual é o problema que apareçam mais listas?
Qual é o problema que há, em termos mais gente interessada e com ideias diferentes? (melhores ou piores - diferentes!) Imaginem até que ganham os mesmos e que decidem aplicar algumas das novas ideias...qual é o problema? é para o bem de todos ou para sustentar algum tacho? Os actuais dirigentes serão por ventura intocáveis e demasiado perfeitos? Nunca terão errado? Eu que sou quase prefeito, erro tantas beses (ups) vezes!
Já agora, fico chateado (claro, que fico chateado)porque há pessoas que pensam diferente de nós e são logo ofendidas!!!mas porquê? Temos que pensar todos igual? porque uns se contentam com migalhinhas e portinhas entre-abertas (agente unico), não poderam outros desejar uma carcaça?
Seja quem for que seja eleito, nunca agradará a muitos...mas é a democracia...eu nunca "acertei" nos partidos do governo...mas tenho que me aguentar á bomboca!

1/10/05 17:32

 
Anonymous Anónimo said...

A maioria de nós certamente não tem nenhum dicionario de latim, nem mesmo um cardapio de frases feitas na antiga lingua romana, vamos todos comprar um imediatamete para sermos tão cultos como alguns dos que aqui intervêm. Mas tudo isto me faz lembrar a frase tipo montepio geral em que participam varios personagens mas todos juntos não dizem nada, ou seja eles falam falam falam, e não é que eu não os vejo a fazerem mesmo nada. E quando fazem já é ao minuto 121 do prologamento. Quanto aos romanos se não são os originais (da duque de loule) mas vale serem gauleses pois esses só temiam que o ceu lhes caisse em cima....vão lá passear o Ideiafix esta noite que amanhã é domigo e segunda só entram as 11h.

1/10/05 23:45

 
Anonymous Anónimo said...

È obvio que em março, abril, maio ou talvez junho o nosso panorama sindical irá mudar.
SEnte-se isso desde faro até contumil, só não se conhece é o elenco na totalidade. o império romano tambem caiu, ao fim de muitos seculos, mas caiu.
Tenham mas é atenção aos Brutos de "beja", (tambem tu brutus) e saibam sair com dignidade.

2/10/05 01:05

 
Anonymous Anónimo said...

Boa noite,bom dia ou boa tarde caros colegas.

Decidi intervir agora, porque me está sinceramente a desagradar o rumo que a "conversa" está tomar, e porque senti a necessidade de prestar alguns esclarecimentos:
até ao momento não existe formalmente nenhum compromisso quanto á elaboração de uma lista concorrente ás proximas eleições para os corpos dirigentes do nosso sindicato;
é do dominio publico, entre maquinistas, que tem existido conversas nesse sentido.
Não nego que é um assunto que me motiva e no qual gostaria de ter uma participação mais activa.
Não desminto que tenho sofrido, no bom sentido do termo, algumas pressões para avançar na constituição de uma lista concorrente;
Mas, tambem é verdade que para mim HÁ VIDA ALEM do SMAQ.

É verdade que defendo um modelo organico de estrutura diferente do que temos, um modo de actuação substancialmente diferente do que tem acontecido nos ultimos anos e uma relação de proximidade e de acompanhamento no terreno bastante mais proximos.
sintetizando mesmo muito (porque se calhar já ninguem tinha paciencia para ler este post):
Devolver a auto-estima aos maquinistas de norte a sul do pais e agilizar a actuação, a estrutura, modernizar os nossos estutos e reforçar muito a nossa capacidade reivindicativa e de representação dos MAQUINISTAS.

UM FORTE ABRAÇO

NUNO GUSMÃO

P.S.: mario soares não, ok!!!

2/10/05 01:38

 
Anonymous Anónimo said...

já que "Mário Soares não,ok",devias dizer quem tu gostarias de dizer "fulano sim,ok",era uma maneira de a malta te ir conhecendo melhor,quais as tuas ideias e para onde queres ir e com quem!

2/10/05 15:11

 
Anonymous Anónimo said...

Não deveria responder a uma questão colocada de forma anonima, mas vou faze-lo para que não se pense que fujo a algum tipo de questões.

Por principio considero-me apolitico, pois muito honestamento não me revejo em nenhum espectro partidario nacional.
Aprecio o modelo social Nordico, sobretudo o sueco devido ao seu rigor e justeza em consonancia com o equilibrio societario que acarreta;
O modelo economico com qual mais simpatizo é um misto de intervenção estatal norueguês, versus agressividade empresarial espanhola e o rigor germanico, o sistema fiscal sem duvida que o irlandês.

quanto ao "mario soares não obrigado", referia-me a:
penso que tudo tem um ciclo, e para mim o dele enquanto politico já terminou, pena que ele já não tenha capacidade para ver isso, parece-me ridiculo um cidadão de 84 anos se candidatar a coisa alguma, muito menos a Presidente da Republica. De qualquer das formas nunca nutri grande simpatia pelo sua personagem politica, mas tudo isto me parece a ter muito pouca relevancia, no entanto fica o meu esclarecimento sucinto.

NUNO GUSMÃO

3/10/05 00:16

 
Anonymous Anónimo said...

então!!?? ficaram esclarecidos e desapareceram?

4/10/05 13:46

 
Anonymous Anónimo said...

Então GUSMÃO tu és apolítico? Não concordo. Talvez sejas é apartidário.
Em todo o caso e neste contexto de dar ideias para a oposição aqui vão algumas:
1º - De modo a não haver desculpas para não se fazerem greves por causa das requisições civis (como parece ser a atitude da actual direcção)entendo ser necessário quantificar os serviços mínimos a inscrever no AE para cumprir na situação de greve. Isto deve ser negociado em tempo de paz social (como há muito temos vivido) para se procurar que sejam mesmo serviços mínimos. A não ser assim, penso, nunca mais vamos fazer greve, porque haverá sempre o espectro doda requisição civil.
2º É de todo imprescindível que o Conselho Fiscal do Smaq seja eleito fora das listas para a Direcção de forma a que funcione de facto como vedadeiro fiscalizador dos dinheiros.
3º Devem ser criados mecanismos para impedir que os dirigentes sejam eleitos para mais de três mandatos consecutivos para se evitar o que, eventualmente, vai acontecer que é estarem no poder até à reforma deixando o sindicato em péssima situação de alternância.

Para já são estas as minhas primeiras indicações. Dentro de momentos outras se seguirão.
Vamos analisar tudo com inteligência e sem desperdiçar nada.
Um abraço.

4/10/05 15:38

 
Anonymous Anónimo said...

greves com serviços minimos,derivado ás requisições civis,é um problema que já devia estar estudado,discutido e resolvido á muito tempo,ainda não percebi as razões de se ter protelado estas situações dubias(será que há interesse em arrastar este problema)??eleição do conselho fiscal eleita noutros moldes dos actuais não pode ser,é anti-estatutario,temos que cumprir as regras...dirigentes não poderem estar mais de 3 mandatos no sindicato,não é de algum modo estar a cercear a liberdade de escolha das pessoas!?a alternância faz-se com a apresentação de várias listas concorrentes ás eleições,se as pessoas estiverem no smaq por devoção,com profissionalismo,se gostarem do que estão a fazer,se fizerem um bom trabalho nas funções de que estão incubidos,que me interessa que lá estejam muitos anos a trabalhar...não faz sentido estar a criar mecanismos formais de contenção de mandatos,porque temos sempre a opção de criar e de votar em listas de alternância a essas funções!

5/10/05 17:53

 
Anonymous Anónimo said...

Gusmão tens toda a razão.
Os assuntos que referi não devem, obviamente, estar "escondidos" no anonimato, mas, por falha minha, talvez por dominar mal estas novas tecnologias, o meu nome não apareceu.
Sou o David Almeida.
Mantenho tudo o que disse. Contudo, como é obvio, quaisquer alterações têm de passar por modificações estatutárias (que tardam).
Um abraço.

6/10/05 08:32

 
Anonymous Anónimo said...

só para não haver confusões nem constragimentos futuros,o post "anónimo das 5.53" não é de david almeida,como ele parece dar a entender na sua intervenção identificada,(talvez por não dominar ainda bem estas novas tecnologias).nas minhas próximas intervenções talvez me identifique também,mas gostaria de ver outras pessoas a intervir e a expôr as suas ideias ,por ex.delegado l.r,viril,etc,etc.de qualquer maneira tiro o meu chapeu a gusmão e david a.,por se exporem sem problemas,aos seus colegas...

6/10/05 22:04

 
Anonymous Anónimo said...

Parece que vem ai uma greve(já nã me lembro como é que se faz),por causa do Poceirão ou cp carga ou lá o que for! o que é que a oposição tem a dizer sobre isto?
Será que já entramos em periodo de eleicções!!??

10/10/05 16:21

 
Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar, queria dar uma palavra de apreço ao colega e companheiro, pelo viril blog!
Em segundo fazer duas ou três considerações breves:
A primeira tem a ver com a pluralidade de ideias e nisso temos que respeitar todas sem qualquer excepção contudo quando defendemos ideais e os defendemos apenas por convicção e porque a nossa consciência nos diz que estamos certos, devemos dar o benefício da dúvida e discutir ideias ,e volto a dizer IDEIAS com todos aqueles que possam por qualquer motivo não estar de acordo conosco e mesmo com aqueles que estando, têm prespectivas diferentes para a mesma questao; aquilo que não se deve discutir são assuntos colaterais que nada tenham a ver com ideias e ideais pois isso a nada nos leva trazendo apenas conflitos fraticidas e em nada ajuda ao futuro da nossa carreira!
A segunda no que toca ao aparecimento de uma lista para concorrer ao próximo acto eleitoral do nosso sindicato, isso pode ser dado como adquirido fala-se no colega Gusmão e é verdade, ele tal como outras pessoas, tem um projecto e assume-o como começa a ser do conhecimento geral , contudo não está sozinho e não vale a pena tapar o sol com a peneira sejamos honestos, é sabido neste momento que em vários centros de trabalho (rossio,lsa,entroncamento,coimbra,porto)entre outros, existem colegas que partilham do projecto do colega Gusmão, têm colaborado muito directamente com ele por forma a materializar uma alternativa credível com pessoas cujo único interesse é a união da carreira, um novo rumo ou nova via como queiram chamar, no fundo um projecto de futuro para a actividade sindical e responder às legítimas aspirações dos maquinistas.
Já agora também é bom aclarar uma coisa, todas as pessoas que abraçaram desde o primeiro minuto esta forte vontade de mudança, que fizeram e fazem as críticas nos locais apropriados tendo inclusivé apresentado algumas linhas de estratégia em assembleias gerais do SMAQ(por escrito); contudo não se entenda crítica como o criticar pela negativa, entenda-se antes como discutir diferentes modos de resolver uma questão discutindo as vias possíveis ; mas dizia, todas essas pessoas cujos nomes são por demais conhecidos e que assumem estar disponíveis para poder dar a sua contribuição por forma a responder às aspirações dos maquinistas neste novo século. Nos vários centros de trabalho as pessoas assumem sem qualquer reserva no contacto diário com os colegas , que estão disponíveis para colaborar, aliás diga-se de passagem, que muitos deles têm dado o seu contributo em muitas horas de trabalho para que a lista que todos anseiam conhecer venha a ser uma realidade a muito curto prazo, um projecto consistente com propostas credíveis e com uma visão de futuro que responda aos actuais anseios e aspirações dos maquinistas.
O texto já vai longo contudo acho que algumas das dúvidas que surgem no blog começam a ficar esclarecidas, há apenas mais uma coisa que queria dizer, todos, mas mesmo todos os maquinistas, têm a obrigação de dar o seu contributo para a união da nossa classe e para uma longevidade saudável do nosso sindicato, em que volte a imperar a vontade dos associados por forma a motivalos a intervir activamente na actividade sindical . Toda e qualquer contribuição quer ao nível de ideias, quer ao nível da disponibilidade para meter “mãos à obra”, será bem vinda.
Um abraço a todos

15/10/05 00:17

 
Anonymous Anónimo said...

Fala-se muito e só do Gusmão e o que tem a dizer o David Almeida? Acho que seria bom que entrasse devido á sua experiencia e ponderaçao com que fala dos assuntos ligados ao sindicalismo. É uma pessoa que inspira confiança e tem conhecimentos.
Avancem todos os que estiverem interessados e que não tenham "rabos de palha".

15/10/05 00:53

 
Anonymous Anónimo said...

"RABOS DE PALHA"????? Não!São mais "RABOS ENTALADOS"!
Malta, preparem-se para os golpes baixos e mesquinhos desse ex-revisor da linha de Sintra que, mal chegou a maquinista mas já quase nos vendeu a todos (senão corremos com ele de vez...vende o resto).
O cinismo dele não tem limites e ainda por cima coadjuvado por um seminarista(que, apesar de tudo até nem é "mau diabo" mas que se deixa influenciar muito facilmente).
VÁ LÁ, apresentem essa lista...já sabemos que os colegas: Gusmão do Cais Sodré, Ferreira de LSA, Eduardo Gomes de LSA, José Ferreira do Porto e o Flores de Coimbra fazem parte mas e os outros, quando é que saiem da "sombra"? Assumam-se, candidatem-se e lutem plos nossos direitos que a actual Direcção já pôs até "caruncho" nas cadeiras do SMAQ.
EU APOIO 100% ESTA LISTA!
VIREMOS A PÁGINA!
ENTREMOS NO NOVO SÉCULO COM O PÉ DIREITO!

15/10/05 02:00

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!