Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

segunda-feira, setembro 05, 2005

Trabalho por turnos (TT)

Farto de conversas da treta (mea culpa), banalidades, e ofensas neste nosso espaço, decidi utilizar esta fabulosa ferramenta, a internet, para pesquisa de um assunto que nos diz respeito a todos os que trabalhamos por turnos. A alteração dos nossos ritmos biológicos.
Então temos que em relação a conduzir com poucas horas de sono ou mal dormidas ( a minha casa é num fabuloso condominio de 3 apartamentos por piso, com 7 andares, onde de dia há barulhos normais que se tornam enormes para quem pretende dormir - não é opção, é limitação monetária em face aos meus vencimentos liquidos), descobri este item : fadiga (Clicar)
E em relação aos turnos (Clicar) descobri outro item que nos leva a outras tantas páginas virtuais de conhecimento e estudos, inclusivamente realizados por Doutores portugueses (há-os bons...não trabalham é nesta grande casa).
Recomendo a leitura destas páginas em horas que não tenham sono ese estejam a "fazer á pista" para um bom e recuperador descanso.
De atentar, que nestes estudo não se soma a necessidade de acompanhar a nossa familia em algumas situações normais da vida familiar.
Uma nota: Quando entrei para cá sabia o que iria encontrar, a questão base aqui, é que devo ser pago pelo que faço, mas também pelo que me privo, pelo que sofro, pelos danos futuros á minha saúde. (que tal se começar a pensar em doenças profissionais? *clicar) é só ler os ESTUDOS aqui "linkados" (endereçados) para ver que faz sentido e que inclusivé é sugerido pela autora de um desses estudos - Maria Helena Pinto de Azevedo (dissertação de doutoramento pela Faculdade de Medicina de Coimbra.)

POST dedicado ao *pipoca*

22 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Comungo da tua mea culpa!
Considero este tema fulcral para a vida do maquinista e todos aqueles que estão presos ao relógio. Mas este é um problema que acompanhará sempre o maquinista até á reforma, espero que a chefia seja mais sensível a este problema e humanize a escala, o trabalho por turnos não pode ser visto apenas como trabalho bruto, sair á meia-noite para ir trabalhar (saio de casa já cansado) como vou fazer virada e meia de madrugada!...esta certo que faço o que esta no AE! Mas o AE esta de acordo com a condição humana?

6/9/05 00:34

 
Anonymous Anónimo said...

Quér me parecer que estão a pôr a fasquia demasiado alta em relação ao Del.Sindical. O cargo tem as suas limitações de actuação. quanto aos Membros da Direcção....a coisa muda de figura!!
sejam eles efectivos ou suplentes..ou seja o que é que o paulo mendes anda a fazer, já para não falar da patricia. Ai se vos apanho em belem!?!?!?

6/9/05 16:03

 
Anonymous Anónimo said...

Espero bem que o smaq seja sensivel a esta questão maq petinga, mas o smaq somos nós!...E é aqui que eu tenho duvidas, serão os maquinistas conscientes das consequências que o regime de trabalho por turnos acarréta?...Oiço muitos colegas com trinta anitos a queixarem-se das costa, pescoço, insónias, cansaço sem que o esforço físico assim o justifique. Temos de ter consciência que somos humanos e temos limitações. Leiam o artigo aqui exposto pelo viril e revejam-se nele!

6/9/05 21:15

 
Anonymous Anónimo said...

ora ai está um post bem esgalhado,bem-hajas virilão,e já agora alerto aqui desta tribuna aos dirigentes do smaq,(pb-online,de acordo contigo quanto,ao smaq sermos nós todos,mas há coisas institucionais que têm que ser feitas pela direcção,afinal são pagos para isso),para reunirem material,estudos,pareceres médicos,pareceres cientificos,elaborarem um bom dossier com estas matérias e pressionarem os poderes publicos,politicos,a empresa cp,a medicina do trabalho,a tutela do sector,e tentar resolver,de vez o problema da nossa profissão,e sermos considerados profissionais com uma actividade de DESGASTE RÀPIDO,e assumirem de vez as respectivas responsabilidades em relação á nossa profissão!era a melhor prenda que os maquinistas podiam receber neste inicio de seculo,da parte desta actual,direcção,que nos ultimos tempos na minha modesta opinião tem andado adormecida,e até me parece um pouco desmoralizada,e descrente das capacidades reivindicativas dos maquinistas...abraços para todos.

6/9/05 23:12

 
Anonymous Anónimo said...

Enquanto a empresa continuar a pensar nos euros e no dinheiro, bem podes ter certeza que vais continuar a entrar a meia noite e a fazer virada e meia de manha.

8/9/05 00:03

 
Anonymous Anónimo said...

Não é apenas a empresa a contar o dinheiro...não contam tb os maquinistas? Quantos não andam por ai a querer fazer apenas noites para ganhar mais uns trocados ao final do mês! Enquanto houver pessoal com visões curtas é dificil conseguir seja o que for, a empresa nem precissa fazer muita pressão o pessoal colabora em troca de uns euritos mas a que preço!
Delegadolxr onde andas? Não apareces por aqui? Espero novidades tuas...va-lá faz a vontade ao pessoal e da 1 sorriso desse teu bigode...

8/9/05 00:28

 
Anonymous Anónimo said...

Acho que o psicologo quando escolheu o pessoal para tratorista deve ter escolhido aqueles que acordam cansados, dormem cansados, comem cansados não digo F**** cansados pois isso acho que não devem fazer........pelo menos cansados....pode fazer mal ao cansaço.
No meio deste cansaço todo nunca se esqueçam de uma coisa......de respirar senão morrem......

8/9/05 20:14

 
Anonymous Anónimo said...

virilão,já não tinhas dito que:bichonas,frustados,ignorantes,parvos,ótários e tótós,não podiam escrever no teu blog??!quem abriu a porta a este adolf hitler abichanado??vai-te daqui embora e deixa o pessoal especializado,falar de coisas sérias,meu palerma apaneleirado...

8/9/05 21:53

 
Blogger virilão said...

adolf já não te lembras, mas quando eras mais novinho tb querias ser uma coisa que não eras, um ariano puro. por isso compreendo que ainda hoje andes á roda no tumulo(?) porque não conseguiste nunca o que querias. Bebe um cházinho, com chavena e Pires que talvez te passe.

8/9/05 21:54

 
Blogger virilão said...

Adolf:
Faz as contas ás vezes que já bateste com o teu carro e depois vê se percebes porque é que hoje tens essa profissão.
outra coisa: chamaste-nos "tratoristas" e tens razão, conduzimos tractor mas é um Rolls Royce e amarelo! Aparece que eu deixo-te dar uma voltinha, para te puderes gabar lá no teu bairro enquanto mostras o teu telemovel de 3.ª geração sem saldo e comprado em 10 suaves prestações.
...E já agora, para ti, sou DÓTORE (escrito mesmo assim que é como deves dizer). Responde á altura, mas sem usares palavras feias...com classe, ao meu nivel...consegues?

9/9/05 00:59

 
Anonymous Anónimo said...

...vozes de burro não chegam ao céu! Mas a malta ainda não aprendeu a ignorar estes pseudo-qualquer-coisas que aparecem por aí a mandar uma "larachazitas" mal encavadas? Acho que não vale a pena dar atenção a quem não sabe do que está a falar. Ou então se sabe já foi à tanto tempo que se esqueceu...

9/9/05 09:30

 
Anonymous Anónimo said...

Meu querido Adolfo

O psicologo é nosso Fã.
Mas não é só o psicologo: é também quem nós faz os testes de aptidão,quem nos faz os testes para ver as cores (que se calhar tú não conseguiste), é quem faz os testes médicos, os testes reflexivos( aqueles em que se trocam as mãos) etc e etc e mais etc. E depois é mais um curso, que tu certamente não tiveste condições para o tirar, em que tens Frequencias de regulamentação e material, mas não tarifas e etc, para o qual tú não tinhas bagagem (desculpa viril mas não resisti)nem status para lá estares.
Mas aqui vai uma palavra amiga para ti adolfo: Lê o Mein Kampf (a minha luta), e concorre para maquinista no Sri Lanka, talvez lá consigas entrar. Força eu acredito em ti!
P.S.: Passa pela casa de elvas que eu mostro-te o que é ser homem.

9/9/05 16:22

 
Anonymous Anónimo said...

Obrigado meu fdp por me teres roubado o nick....se fosse comer onde as galinha comem era o k tu fazias de melhor.......

9/9/05 21:19

 
Anonymous Anónimo said...

O skin88 eu sei kem tu és........olha vai tu!
Ah...o Pires manda-te um beijo!

10/9/05 00:06

 
Anonymous Anónimo said...

O hitler parece mais um daqueles cromos frustrados que chumbou nos psicotecnicos para maquinista.
Desaparece lá deste blog e continua a jogar paciencia no computador (finge que estas a trabalhar ao menos).

10/9/05 00:55

 
Anonymous Anónimo said...

Os "picas" vêm para o blogue lavar a roupa. Vamos lá ter calma...Adolf lamento ter 1 colega revisor como tu, grande falta de nivel. Nunca esperei que fosses um da circulação, até pensei que era conversa de pessoal de escritório. Afinal eles andam por ai infiltrados!
SLB amanhã ñ me deixes mal, ñ tenho pachorra para aturar lagartos...

10/9/05 02:03

 
Blogger virilão said...

Deu para ver que o Adolf é da classe irmã mas não não é o da brandoa (um abraço Dani)

10/9/05 10:30

 
Anonymous Anónimo said...

Tenho pena que temas com bastante interesse sejam tratados da maneira que alguns os tratam. Será amigo virilão que não dá para apagar estes tipos logo à nascença?
Quanto a isto ter a ver com a sensibilidade das chefias(patronato), não deves de ser deste mundo(pais), o TT implica com muito mais coisas,principalmente com a nossa vida social.

10/9/05 18:00

 
Blogger virilão said...

A vida é cheia de Adolfos, não os podemos apagar...é inconstitucional!
...E além do mais, é quando vejo gente assim que o meu ego se eleva e vejo que afinal estou num patamar razoavél quando se fala de educação e respeito.
O mais grave nisso é que este post é sobre turnos e ao que me parece esse Adolf, também trabalha por turnos, mas a sua frustração "fala" mais alto que os seus objectivos e a sua vontade de mudar o que está mal, é pena, mas há tanta gente assim neste cantinho á beira mar plantada.
Não podemos é meter todos no mesmo saco, nem generalizar.
Um abraço a todos os que trabalham por turnos seja qual for a sua profissão.

12/9/05 19:11

 
Anonymous Anónimo said...

Atençao que podem nao ser picas a expressar as suas frustações. Este blog ta muito concorrido por varios sectores da empresa, nomeadamente alguns que fingem que trabalham...

13/9/05 16:57

 
Anonymous Anónimo said...

o nick Hitler foi "roubado" por alguem que ouviu um pica dizer que ia usa-lo no blog. Algum pica ta com ideia de subir depressa na empresa com atitudes dessas.

13/9/05 17:09

 
Anonymous Anónimo said...

tb ha picas que fingem que trabalham...mas sinceramente este adolfo será pica? se calhar se ninguém responder este tipo de gajos cansa-se...

14/9/05 19:55

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!