Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quarta-feira, setembro 07, 2005

Dias de férias - quantos?

…E agora que se estão a acabar os dias de licença, deste ano, vamos a um pequeno teste de cultura geral:
Tens direito a quantos dias de férias?
22, 23, 24, 25, 26, 27 ?
Vamos lá a ver devagarinho…

22 era o que tinhas antes de 2003 (mais coisa menos coisa)

24 é o que tens agora (e pagam-te 22 ou 24?) - certo 22, andas a estudar?

25 é o que o novo código do trabalho (2003) te dá...ou não...ou não.

26 e 27 é o que outros, mais maduros e sabidos, têm, e ainda bem, não sou invejoso.

"Vivemos num mundo em que, a regra, é o incumprimento. Por isso para a generalidade dos prazos previstos nos códigos e nas leis fora dos códigos se arranjaram várias alcunhas. São prazos orientadores, indicativos, nalguns casos são mesmo recordes nacionais, mas, todos têm uma coisa em comum. Em regra não são para cumprir." aqui

Dúvidas? Esclarece-as aqui
ou pelo telefone 21 840 10 12 Ministério do trabalho e segurança social

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe do delegadolxr? Será que lhe aconteceu algo? Depois que ele assumiu o seu lugar oficialmente no smaq anda com uns inqueritos que parece que o homem trabalha para o sis!...O assunto aqui relatado pelo viril, tens algo a acrecentar delegadolxr?, Será que o lugar que agora ocupas te impede de comunicar certos assuntos com a tua classe? Pois é nas cabines falavas muito, olha que gostava muito de te ouvir. Percebo agora que ai chegaste tiveste que engolir muitos sapos, mas se não estas de acordo com o que por ai vés (smaq) porque não o declaras aos que esperam algo de ti...se estas a ir contra a tua concência sai do smaq!

9/9/05 12:41

 
Anonymous Anónimo said...

Virilão dá o endereço do blog do delegadolxr ao pb-online, pode ser que lá tenha mais respostas.

10/9/05 00:57

 
Anonymous Anónimo said...

pj és o adjunto do delegadolxr?
Mas eu quero é ele aqui mesmo, tenho esse direito votei nele para delegado. Também não compreendo a razão de criar mais 1 blogue, afinal o viril criou este, não chega apenas um para o maquinistas! será que é uma forma de dividir os maquinistas? Afinal tem sido essa a politica seguida pelo conselho de gerência da cp com a conveniência do smaq.
pj traz ideias e deixa a conversa vazia sem utilidade para debate, deixa de ser moço de racados...até te tenho como um bom moço Tiago...

10/9/05 16:57

 
Anonymous Anónimo said...

pb-online,desculpa meter-me na conversa,mas,essa de escreveres nomes,é farçola e é um pouco de baixo nível,isso não se faz camarada,aqui neste blog não se queima ninguém dizendo nomes de colegas,se pensares um bocado tens que reconheçer que borraste a pintura,vamos lá a ter juizo...

10/9/05 20:21

 
Anonymous Anónimo said...

E já agora,que vem a propósito,companheiro delegado lxr,podes expôr aqui as tuas ideias,acerca dos assuntos vindos há baila neste blog,que é um local aceitável e digno,para a rapaziada que te conheçe mal(ou pouco),ir estudando e reflectindo a tua maneira de ser e estar na vida, e na profissão!isto é só uma ideia,se não a quiseres adoptar,é contigo,mas os esclarecimentos e a discussão,são sempre bem vindos,(só espero que não adoptes aquela máxima da direcção actual,que não manda informação cá para a maralha,porque podem haver espiões,e personas não gratas,a beber informações "classificadas"!aquele abraço.

10/9/05 20:33

 
Anonymous Anónimo said...

Pb-online eu não sei quem tu és, mas tu já sabes quem eu sou.
Eu não me importo que reveles quem eu sou. Se eu nao quisesse que soubessem quem eu era, fazia comentarios anonimamemte.
Em relação ao comentario que fiz, nao foi por maldade, mas para ver te fazer ver que la se calhar o delegadolxr te da as tais "respostas" que tu queres.
O blog do deleg.lxr não é secreto, e é tao divulgado quanto este.
Quanto ao "bom moço" não o deixo de ser por intervir neste blog. Desculpa a impertinencia.
1 abraço para ti PB-ONLINE.

11/9/05 13:46

 
Anonymous Anónimo said...

Perante ti me penitêncio pj! Foi 1 erro de palmatória ter declarado tua identidade...quanto ao moço de recados não te quero a ver a falar por outras pessoas...A minha penitência será uma semana sem escrever neste blogue (por muito que me custe), voltarei a 18 (com muito ácido)...abraço pj...vamos nos vendo na linha...

11/9/05 16:26

 
Anonymous Anónimo said...

Tivestes bem Pb-online. Não te penitencies tanto, fazes ca falta.

11/9/05 18:37

 
Anonymous Anónimo said...

Meu caro pj por razões que tu deves perceber sou obrigado a suspender a minha penitência,pois só desta forma poderei responder á acidez do maq petinga. Meu caro maq petinga tu desves ter algum problema no sub-conciente e quanto a isso nada posso fazer (vai a 1 psicologo), quanto as minhas intenções de não se fazerem pb's eram e são reais, não estou de férias, estou a trabalhar esta semana, quanto a identificação que disses ter feito acredito que saibas bem quem são os mamões que não põem de parte de modo algum os pb's e talvez te revejas neles. A intenção era recusar
fazer pb's por uma semana...apenas isso...não foi aceite por vós tudo bem, ficou sem efeito...tens razão vou mamar na 5f...mas se tu quiseres podes escolher uma data para a luta..podes crer que eu vou participar...
Mas gostei da tua atitude maq petinga ficaste na calada da noite escondido á espera que metesses a "pata"...falhaste irmão, procuras os defeitos em vez de evidenciares as virtudes...
Olha que o mais importante é a união...já agora com essa tua declaração obrigaste-me a não cumprir a minha penitência...

13/9/05 13:55

 
Anonymous Anónimo said...

Eu sou da opinião que a "falar" é que as pessoas se entendem, por isso PB-ONLINE manda vir.

13/9/05 16:56

 
Blogger virilão said...

Amigo Pb-online, estás-me a falhar!
então pediste para não se fazer pb's esta semana e vens na quinta em PB (palavras tuas).
Olha eu folguei sabado, domingo e ontem (segunda) e não fiz pb nenhum, coerencia e podes confirmá-lo onde quiseres.
Podias ao menos ter cumprido com as tuas próprias palavras...
Ao menos o Delegado que tu tanto criticas tem cumprido com a dele...é um começo...

13/9/05 18:24

 
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez não me entendem!...a minha iniciativa resume-se a uma onda geral de recusa aos pb's...uma forma silênciosa de protesto...Não estou nem nunca estive contra ou a favor dos pb's, em certas situações justificam-se...afinal é necessário ir de férias, baixas, etc...mas a minha ideia não foi bem aceite, por isso mesmo não vingou...Eu faço pb's quando posso e se for solicitado para os fazer...tudo resto que aqui se diz não passa de romance. Por mim irei para a luta, mas não sozinho, casos isolados é entregar o ouro ao bandido...5ªf sim vou trabalhar, tenho disponibilidade....se tu não aceitas acho bem...mas não confundam a minha ideia de 1 semana sem pb's com uma recusa definitiva dos mesmos...Sei bem quem muita colega não consegue passar sem eles!
Quando tu disses que não fizeste pb's no fim de semana fizeste-o de acordo com a tua conciência de que não fazes pb's, não se deveu à ideia por mim lançada de recusar pb's...a luta só tem resultado com a união de todos...

13/9/05 21:04

 
Anonymous Anónimo said...

Não sei se vale a pena perder o meu latim ctg maq petinga...se deste tanta atenção as minhas prosas (obrigado) lamento que não as tenhas entendido! Quanto ao aitarak vejo que afinal eles tinha razão havia por parte dos turcos (como eu) alguma antipatia (que ainda se pronucia na tua pessoa)...Mas não serás daqueles que lá vais mamar á azambuja...quanto ao não fazeres pb's podes dizer o que quiseres, apenas sei que a gestão fecha a escala e todas lá vão beber...fim de semana não fazes pb's, mas fazes durante a semana...mas deves gostar de tirar dias ao fim de semana (o conhecido termo coça para dentro)...afinal como tu disses és colobarador eu sou apenas maquinista e não almoço com o chefe...já agora tb escolhes as rotações para fazer? Aitarak's participem e não liguem ao preconceito do maq petinga...

14/9/05 12:18

 
Anonymous Anónimo said...

maq petinga devias ler o escreveste "no poupar é que esta o ganho" e vé quem tem falta de coerência!

14/9/05 12:43

 
Anonymous Anónimo said...

maq petinga tu és a imagem degradante de alguns maquinisttas...infelismente existem pessoas como tu...não consigo fazer desenhos no blog, portanto não sei como te fazer entender, ou talvez seja isso mesmo que tu queres, não perceber...
Fico agradecido se ignorares os meus comentários, não demostras capacidade para os degerir...
Mete o aitarak na ....., porque são pombos como tu que dão mau nome aos maquinistas lxr!

15/9/05 13:36

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!