Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

terça-feira, maio 02, 2006

História

Hoje é dia de aula de história, aqui
Excelente "encadernação".
Se não tiverem muito tempo, leiam pelo menos o ultimo parágrafo que aqui trancrevo:


"A reintegração dos trabalhadores despedidos
por razões meramente políticas foi,
sem dúvida, uma das maiores conquistas
dos sindicatos ferroviários logo após
o 25 de Abril. A partir daqui, e porque se
tratava de uma classe capaz de fazer parar,
com recurso a greves, um sector tão
crucial como o dos transportes, nada voltou
a ser como dantes.
As sucessivas administrações
da CP, e até mesmo alguns
governos, tudo fizeram para patrocinar o
aparecimento de novos sindicatos
no interior
da Companhia. Era preciso “dividir
para reinar”. E o certo é que a “estratégia”
funcionou. Actualmente, existem cerca
de três dezenas de sindicatos do sector
ferroviário. Exceptuando o Sindicato dos
Maquinistas (SMAQ), para o qual ainda
hoje todos os sindicalizados disponibilizam
mensalmente uma percentagem do
salário para um fundo de greve, os restantes
quase não chegam a ter expressão.
As greves saldam-se, por isso, como
ainda recentemente aconteceu, em autênticos
fracassos.

Texto de Paulo Vila.


Edição online de Dario Silva .
Publicado online em Ma io 2006. "

Nota: a parte de cor "rosa" é um brilharete meu...
porque há Xicos que fazem a parte rosa desta história

Depois do rosa choque eis que em meados de 80 aparece o rosa triste.

Aquele abraço

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

POST A PROPÓSITO

Exercício
CP - Comboios de Portugal "alcunha"
Assim vai o sindicalismo
Colaboradores =4600

Sindicatos 22x6 elementos
(mínimo)132 = 4468

Quadros Técnicos 640 = 3828

Colaboradores ñ sidicalizados
10% 460 = 3368

Sindicatos fortes
SMAQ 1400 = 1968

SNTSF 1200 = 768


Resultado 768/20 = 39*

* Uns com mais
* Outros com menos
* Alguns sem nenhuns
Aplausos, eh, eh, eh, eh, eh, eh
Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2/5/06 14:44

 
Anonymous Anónimo said...

Muito falam de um tal Chico. Quem está de fora e só conhece o que se escreve fica com a ideia que o gajo sózinho chega para todos.
Não se vê nenhuma ideia só o Chico que tudo consegue que não tem sindicalizados, estão todos no SMAQ no SNTSF e nos Quadros Técnicos.
Expliquem melhor a vossa aversão ao Chico

2/5/06 14:53

 
Anonymous Anónimo said...

completamente de acordo co o anónimo.

a democracia é...

debate de ideias e escolher entre o melhor.

lm

2/5/06 15:33

 
Blogger virilão said...

ó anónimo, ou não sabes ler ou chamas-te xico.
... e vieste em meados de 80 corrido á calhoada da Lisnave depois da merda que por lá fizeste.
Os teus Rosas, arranjaram-te poiso nesta grande casa (entretanto dividida), e ficaste na empresa dos fretes e recados (como diz o outro).
(Xico)Assinas tudo o que te dão, para ajudares ainda mais a dividir os trabalhadores e depois fazes-te de iluminado e copias textos de jornais portugueses e espanhois e arranhas um bocadinho o francês.
Sabes por acaso a opinião que os trabalhadores que representas têm de ti?
...bom, a opinião, que os trabalhadores de um sindicato INDEPENDENTE, chamado SMAQ, têm de ti (Xico) é neste cantinho, óbvia.

A Historia desse tal Xico, foi ele próprio que a fez, não é ficção da TVI, é bem mais triste.

O que te deixa á toa comigo, é que não tens onde me pegar, não é?

Não sou vermelho, laranja, verde, nem amarelo, sou apenas mais um ingénuo sem traumas, nem passado dúvidoso, que gosta de animar a malta (aquilo a que chamas claque e eu gosto tanto)
Respeita os maquinistas e os ferroviarios, reduz-te á insignificancia das migalhitas que assinas/conquistas(?!!?!??), que nós também te damos o teu espaço...mas ainda vais a tempo de deixar um bocadinho de história positiva, só depende de ti.
A tua historia, és tu que a fazes.

2/5/06 23:16

 
Anonymous Anónimo said...

Comprimenti,
voi soi come solament, il tunel di rossio...
Primeiro meteu água, dopo ruiu e agora que está em (re)construção, nunca mai é pronti.
Que voi non seja o arco-iris eu até cappici, ma onde estao?
Papapapapa e a verdade é que se preocupam mais com su umbigo do que com essa tal unidade.
Não se vê nada, andam tao tristes e a vita é cara.
Alguns fazem contas como sendo tecnicos de qualquer cosa e depois batem palmas, grandissimi nabos.
Nos meus tempos á Veneza, quando as gondolas não andavam, cortavamos as amarras e deixavamos que a corrente as levassem e os gondoleiros eram presos, hihihi...
Bonos tempi.
Agora todos querem revendicacion, nos somos a classe mais importante, senao quem vos acendia as lanternas no caminho, hum...
Em Veneza, se veniziani, cappici.

Maquievele

2/5/06 23:18

 
Blogger virilão said...

isso das gondolas, era lá na lisnave, não era xico?
Pelos vistos saiste da gondola antes dos outros...e pela porta do cavalo, de gatas (dizem...), até aprendeste italiano e a apanhar c'o remo do gondola alentejano
"gondola , vila morena"(dizem...)

" somos a classe mais importante"?????
Tu fazes o quê? hahahahahhahaha

Lamento pelos trabalhadores que representas.
(2 homens da manutenção e sócios do teu sindicato, estavam todos f**** com a tua retirada da greve, sabes disso? interessaste-te por isso? vai a Campolide perguntar-lhes, em vez de ficares aí a ler jornais e a dar graxa ao cágado.

2/5/06 23:45

 
Blogger Unknown said...

O nosso amigo veneziano, tem concerteza um problema de identidade e por conseguinte, deveria procurar ajuda na Av. do Brasil e como la não há samba, talvez uma sessão de capoeira o ajudasse nas suas refexões...só pretendo ajudar.
Por isso amigo Viril, não des demasiada importancia...sabes, os cães ladram e a caravana passa...
O futuro está negro para todos, veremos o que o futuro nos reserva?!
Não faças uma luta pessoal, não merece a pena.
Nós é que temos de levantar as bandeiras e ir em frente, não te parece?
Um abraço para ti e para a nossa carreira.
Seja

3/5/06 00:02

 
Anonymous Anónimo said...

o presente e o futuro obriga-nos a não esquecer o passadp.
todos ficam na história; traidores e guerreiros.
é só escolher o caminho.

"marchar contra traidores"

lm

3/5/06 08:48

 
Anonymous Anónimo said...

Dasssss... para ferroviários vossas excelências não estais nada mal em relação a cultura náutica... já vi que por aqui se cumpre o que o nosso Presidente diz:

«Confesso que gostaria de ver o Tejo, tal como outros rios de Portugal, com mais velas e mais barcos a remo . Fui praticante de remo e tenho uma certa pena de ver o nosso Tejo com tão poucos barcos quando comparado com outros países que têm menos tradição náutica»,

PS - Notar a expressão "Barcos a Remo"... a Gondola é dos poucos barquitos a remo (singular)... a grande maioria é a remos (plural)

3/5/06 14:29

 
Anonymous Anónimo said...

ó fufalonga!... então para além dos fufalos não há toiros?

ó virilão!... pareces mais uma que um.

3/5/06 15:58

 
Anonymous Anónimo said...

maquiavel meu lindinho,a rapaziada da gás limpo,da caldeiraria,dos leões das hélices e em especial o chaparro(chico alentejano) e a malta das barrocas, laranjeiro e cova da piedade mandam-te um grande abraço(daqueles mesmo muito apertados)abraço tipo (nigth do contentor das tintas dado pelo chaparro)já agora minha flor foi depois dessa noite que começas-te a falar françês??e também tocas piano e fazes bróchê(desculpa,cróché)???porta-te bem "margarida"(teu nome de guerra na margueira),senão já sabes...levas mais uns amassos da malta que nunca te esqueceu...

3/5/06 20:35

 
Blogger virilão said...

Pareço mais uma o quê?
-- Gondola com remo?
Falei-te em remo do alentejano ficas-te logo assanhado, és uma maluca!

Gostei tanto da provocação que te vou cantar a canção:


Gondola vila morena

Barca da fraternidade

O alentejano é quem mais ordena

Dentro deste contentore
(...)

Em cada esquina um amigo

Em cada rosto igualdade

Gondola vila morena

Barca da fraternidade

(...)

À sombra duma azinheira

Que já não sabia a idade

Apanháste na Margueira

C'o Gondola à vontade.

4/5/06 01:30

 
Anonymous Anónimo said...

Fi...Fi...Fi...Fi..co pas...pas...pas...pasmaaado com...com...as par...par...parvo..ices que...que a..aqui vão!!!
Vou...Vou...ser rá...rá...rá..pido no...no...co...co...co..men..mentário!
Ou me...melhor.Vou...vou...ten...ten...
ten..tar ser rá...rá...rá..pido.Nos ma...ma...maquiiinistas fá...fá...fááála-se pouco.Pé...Pé..rde-se ma...ma...ma..is tem...tem...tempo com o lu...lu...lu..pem e com as dó...dó...dóniiinhas que le...le...levam no cu...cu...cu..rto es..es..paço de tem...tem..po ma...ma..is notariiieda...dade do que nós.Fo...Fo...Fo..da-se pa..ra isto.Des...Des...Des..culpem o...o...o pa...pa...pala...pala..vrão.Sa...Sa..iu
Vi...Vi...Vi..ri..lão!Põe có...có...co..bro a iiiisto.Se for pre...pre...pre..ciiiso poem o xi...xi...xi..co a ma...ma...ma...ma..rchar!
An..antes que meee es...es...es..queça.Quem é o tó...tó...
tó..ny que fá...fá...fá..las?
É o tó...tó...tó..ny Ca...Ca...Carrei...Carrei..ra?
Põe ma...mas é uuumas fo...fo...fotogra..fiiias de gá...gá...gá..jas boas no bló...bló...
bló..g á ma...ma...ma..neira e deiiiixa
an...an...an..dar o...o...o reeesto.


um a...a...abrá..abráço

4/5/06 15:16

 
Anonymous Anónimo said...

Es...Es...que..ci-me de a...a...assiiinar

O Gago

4/5/06 15:23

 
Blogger virilão said...

Amigo gago, houvesse mais comentadores assim e o fim a que esta brincadeira se destina estava cumprido, pena, haver tão poucos com este espirito.
Grande comentário, sucinto
Um abraço.

PS (livra!):
O Tony de que falo, é o patrão.

5/5/06 00:29

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!