Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

sexta-feira, maio 05, 2006

Torna-te indispensável ( parte I )

Que faz a senhora da PN quando repetidamente saí à pressa da “casinha”, para mostrar a bandeira?
- Torna-se dispensável…

Que faz o manobrador quando se recusa (por julgar ser desnecessário) acompanhar o material motor que manobra em determinados locais?
- Torna-se dispensável…

Que faz o chefe de estação quando, mesmo sem ter mais nada que fazer, prescinde de se mostrar na estação ao pessoal de serviço e demais clientes?
- Torna-se dispensável…

Que faz o motorista, que se recusa a ir dar mais uma volta para ir buscar funcionários?
- Torna-se dispensável…

Que faz o estafeta, quando pede ao maquinista para lhe levar os envelopes?
- Torna-se dispensável…

Que faz o revisor, quando não se mostra e não percorre o comboio?
- Torna-se dispensável…

Que faz o policia/segurança, quando não se mostra e percorre o comboio/gare?
- Torna-se dispensável…

Que faz o gestor/engenheiro/doutor, quando anda a passear de comboio sem produzir nada para que foi contratado?
- Torna-se dispensável…

Que faz o homem da bilheteira, quando não se preocupa em ser gentil e informar correctamente os clientes?
- Torna-se dispensável…

Que faz o sindicalista, quando não defende os direitos dos seus associados?
- Torna-se dispensável…

Que faz um permanente, quando não se preocupa em arranjar soluções e passa a "batata" ao seguinte?
- Torna-se dispensável

Que faz um maquinista, quando não cumpre horas de entrada, não recupera atrasos, não informa os clientes?
-Torna-se dispensável…

Que faz um português que só quer emprego e depois se encosta à sombra da bananeira?
-Torna-se dispensável…

Dos cerca de 1000 empregos que a empresa pretende eliminar, muitos dos empregados, ao longo do tempo, têm tentado, mostrar-se dispensáveis.
Mais que isso, têm tentado, demonstrar que a sua própria função, é dispensável, o que não abre, sequer, a hipótese, a que outro lhe ocupe o lugar quando ele sair.
Lamento muito, por todos nós.

Estas palavras, não me ficam bem, eu sei, mas muitos saberão interpretar o que estou a querer dizer.

Torna-te indispensável ( Parte I)

34 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem fala assim não é gago...

Sempre fui adepto do ganhar menos mas dar para todos e tenho pena que haja pessoas que não entendam isso e que ponham a ganância à frente de tudo... Enfim...

5/5/06 03:41

 
Anonymous Anónimo said...

deveres e direitos, caro amigo.
efectivamente, aqueles que mais ou menos cumprem com as obrigações estão sempre tramados.
é pena...

lm

5/5/06 08:49

 
Anonymous Anónimo said...

Num dia muito quente de Verão, um alentejano despiu o capote para
fazer uma sesta debaixo de um chaparro. Passou por ali um ladrão e
roubou-lhe o capote e abalou para a aldeia. Quando o alentejano
acordou ficou furibundo ao ver que lhe tinham roubado o capote e cheio
de raiva só pensava em apanhar o sacana. Irritado e raivoso entra na
tasca lá da aldeia e qual é o espanto dele quando vê um indivíduo com
o capote dele vestido. Avança direito a ele, de punhos fechados, e
pergunta:
* Olhe lá, oh amigo! Esse capote é seu?
* Ao que o outro responde:
* Por acaso não, roubei-o a um gajo que estava a dormir ali debaixo de
um chaparro e que tinha um sono tão profundo, que nem sentiu eu lhe ir
ao cú! Mas porquê, o capote é seu?
* O alentejano com um grande sorriso respondeu:
* Não, não amigo! Eu nem sequer uso capote...

5/5/06 09:32

 
Anonymous Anónimo said...

pois, dispensavel... www.metacafe.com

5/5/06 10:39

 
Anonymous Anónimo said...

AGENDA...

1. Falar com a Secretária de Estado dos Transportes e convencê-la a encerrar definitivamente as linhas do Tua, do Corgo, do Tâmega, de Cantanhede e de Cáceres sem passar pela substituição rodoviária, que é sempre uma situação transitória.

2. Substituir o serviço ferroviário pelo rodoviário entre Covilhã e a Guarda e vender a Allan que lá circula à Argentina

3. Manter o autocarro entre Casa Branca e Évora, mesmo após o fim das obras, a cargo da Refer. Poupava-se taxa de uso e evitava-se ter de pensar num novo serviço IC para Évora quando a linha estiver em condições.

4. Fazer o IC para Beja a partir do Poceirão (a locomotiva ficava logo ao lado das oficinas e poupava nos custos)

5. Substituir o serviço ferroviário por rodoviário nas linhas do Vouga durante 15 dias. Duas semanas depois acabar com os autocarros. Ninguém vai dar por nada. Vender as automotoras à Argentina.

6. Substituir serviço ferroviário por rodoviário entre Leiria e Figueira da Foz. Numa segunda fase, prosseguir com a mesma medida entre Leiria e Caldas da Rainha. Explicar que as pessoas não ficam prejudicadas porque se assegura o serviço em autocarro. Poupa-se taxa de uso.

7. Substituir serviço ferroviário por rodoviário entre Viana do Castelo e Valença. Fazer um acordo com a Renfe, a Tap e a Portugália para o serviço Internacional ser feito em code share com um autocarro de luxo entre o Porto e Vigo.

8. Prosseguir o serviço em autocarro da Covilhã a Castelo Branco. Comprar a revista "O 6 de Setembro" para os mandar calar. Convencer a Refer e o Governo de que não vale a pena electrificar o resto da Beira Baixa. Os autocarros saem mais baratos. Vender as carruagens à Argentina.

9. Ver quais os dois Alfas Pendulares com maior taxa de ocupação entre Lisboa e Porto e criar uma Unidade de Negócios para a sua exploração que será a mais rentável de todas, com a maior taxa de cobertura e lucros garantidos. Propor à Ana Paula Vitorino a entrada de capital privado para essa Unidade de Negócios.

10. Fazer um Power Point sobre a nova Unidade de Negócios para apresentar como um exemplo de boas práticas de gestão ferroviária.

11. Prosseguir a extensão do serviço rodoviário das Caldas da Rainha a Torres Vedras. Comprar a Gazeta das Caldas .... Vender as UDDs afectas à linha do Oeste à Argentina.

12. Organizar um grande evento em Torres Vedras para anunciar a chegada da CP-Lisboa aquela cidade em 2015. Até lá, não havendo linha electrificada, explicar que o serviço será feito por autocarros pela A8.

13. Reduzir o serviço regional no Douro entre a Régua e o Pocinho a um comboio por dia em cada sentido. Propor nova regulamentação por forma a que os comboios só circulem entre o Tua e o Pocinho nos dias em que houver passageiros. Instalar um telefone em cada estação para os Clientes ligarem para o Tua a pedir o envio da automotora. Poupa-se taxa de uso e acabará por se extinguir o serviço porque os Clientes também se extinguirão.

14. Serviço rodoviário de substituição entre Abrantes e Elvas. Vender material para Angola.

14. Comprar o Jornal de Barcelos ... Preparar terreno para acabar com o serviço regional entre Viana e Nine.

15. Pôr o IC da Beira Alta a sair de Coimbra e o da Beira Baixa a sair do Entroncamento. Poupa-se taxa de uso. Não assegurar transbordo com os comboios da linha do Norte para ver se a procura diminui por forma a justificar o fim definitivo dos ICs.

16. Colocar uma navette entre Tomar e Lamarosa com poucas ligações nesta estação. Perante os protestos dos passageiros e da autarquia, substituir o serviço no ramal por autocarros que irão directos ao Entroncamento. Explicar à Câmara e aos Clientes que ficarão todos a ganhar. Escrever à Refer a dizer que a CP prescinde do ramal de Tomar.

17. Assegurar o serviço regional entre Beja e a Funcheira apenas uma vez por semana por forma a adaptar a oferta à procura.

18. Acabar com o Longo Curso para Braga e Guimarães e concentrar o material na linha do Norte. Assegurar ligações do Minho a Campanhã pela CP-Porto e fazer um Power Point sobre a melhoria dos resultados desta unidade de negócios.

19. Fazer do Oriente a estação términus entre Lisboa e Porto. Poupa-se quatro quilómetros de taxa de uso e reduz-se 9 minutos ao tempo de viagem.
Falar com a agência de comunicação para explicar isso aos Clientes.

20. Criar uma Unidade de Negócios designada CP-Navette para assegurar as ligações entre Santa Apolónia e o Oriente e fazer um Power Point a mostrar que se atingiu o break-even operacional em 24 horas. Propor logo de seguida a sua privatização.

20. Telefonar ao Carmona e comunicar-lhe que a linha de Cascais passa a ter o seu términus em Alcântara. Ver quantas composições se podem poupar e vendê-las para a Argentina.

21. Negociar com a Barraqueiro e a Câmara do Barreiro o fim da linha de Praias Sado.

22. Acabar com todo o serviço Regional no Alentejo, excepto no Verão na altura do Festival da Costa Sudoeste, que a CP patrocinará.

23. Pôr o Sud Expresso a circular às segundas, quintas e sábados no sentido ascendente e terças, sextas e domingos no sentido descendente, excepto quando for feriado à quinta-feira em Portugal ou feriado em Espanha à quarta-feira. Nos dias 31 de Março, 30 de Julho e 20 de Agosto só se efectua o serviço ascendente na véspera, excepto se coincidir com as festas de Valladolid ou dia de tourada em Salamanca.

24. Se, mesmo assim, alguém persistir em viajar no Sud Expresso, passar a efectuá-lo com uma UTE de silício modernizada, com sacos-cama debaixo dos assentos destinados aos Clientes que antes viajavam em carruagem-cama.
Explicar aos clientes que, devido à não electrificação do lado espanhol, terão de mudar de comboio em Vilar Formoso.

25. Fazer um acordo com o Fernando Pinto para que os Clientes do primeiro Alfa da manhã e o último da noite possam optar pelo avião. A prazo, suprimir esses comboios e ver quanto se poupa na taxa de uso e na manutenção.

26. Fazer o outsorsing dos Órgãos Centrais da empresa. Instalar o COC em Cabo Verde, em parceria com a CP e propor à Refer que centralize toda a gestão de tráfego de num único CTC na Índia. Se a proposta não for aceite, pedir para renegociar a taxa de uso.

26. Negociar com o SMAQ a admissão de maquinistas ucranianos e filipinos.
Assegurar que os seus direitos serão mantidos e convidá-los a rescindir o contrato para dar lugar à nova mão-de-obra.

27. Vender os imóveis da Calçada do Duque e instalar a sede da CP na Amadora, nas antigas instalações da Bombardier. Numa segunda fase vender aqueles terrenos e procurar um apartamento em Odivelas para sede da empresa.

28. Organizar uma campanha de comunicação e marcar uma conferência de imprensa a anunciar que a CP equilibrou os seus resultados e já não é um peso para o Estado. Apresentar um Power Point com os objectivos dos dez anos seguintes ¬ chegar a 2020 com 35 passageiros transportados, 1050 PKs, 40 CKs, custos operacionais de 389,8 euros e receitas operacionais de 432,01 euros.

29. Convidar os ... dos ex-presidentes da CP para a apresentação.

5/5/06 14:34

 
Anonymous Anónimo said...

Nem mais. Não há como tocar na ferida.

5/5/06 15:55

 
Anonymous Anónimo said...

O Anonimo,com esses 29 pontos,até parece que já foste às sessõs do LIDER 2010. Ou será que lês o pensamento do toni.

5/5/06 16:25

 
Anonymous Anónimo said...

ja passou muita agua debaixo das pontes...
na cp ja passaram muitos tonys.

anónimo

5/5/06 19:28

 
Anonymous Anónimo said...

Sendo o Assunto

"Torna-te indispensavel"

Para a estrutura militar só se é indispensavel nos serviços de 12 horas, abaixo disso tudo é dispensavel, se não afectar a estabilidade da piramide

5/5/06 22:52

 
Blogger Pena Escarlate said...

Parabens,"anónimo" da agenda.Excelente.Sejas bem vindo.A tua prosa é inconfundível...

5/5/06 23:49

 
Anonymous Anónimo said...

É-é-essa a-a-agenda está a sair no-no site do sin-sin-sindefer, mas-mas maaaaais devagarinho.
Se-se-será que o blog do viri- viri-virilão está má-mais fa-fa-famoso?

Ma-mas aqui, é que-que eu gó-gosto de-de ver.

O-o au-autor podia ter si-sido me-menos mo-modesto e tê-ter da-dado o seu cu-cu-cunho pessoal, ma-mas até co-compreendo, a-a-assim ni-ninguém lhe-lhe malha.
Ma-mas o texto tem mér-mér-mérito.

6/5/06 00:34

 
Blogger virilão said...

Por favor,párem de me enviar e-mail's a perguntar quem é o autor da "agenda".
Só posso confirmar que é da tracção.

6/5/06 20:03

 
Anonymous Anónimo said...

Urge fazer força para implementar as ideias expressas na minha "Agenda".

7/5/06 01:09

 
Anonymous Anónimo said...

e só para lixar os esquema todo e para contribuir para o mito urbano...

esse texto vi o eu num dos foruns dessa "canalha" dos amigos do caminho de ferro há um mes ou dois, tendo o mesmo sido devidamente reencaminhado...

7/5/06 03:19

 
Anonymous Anónimo said...

Eu até sei quem é o autor da Agenda. Mas tenho a certeza que não foi ele que a postou aqui! Alguém se anda a colocar em bicos de pés e a fazer uso dela. Mas tudo bem, quem ganha somos nós, pois vale a pena lê-la. Atrever-me-ia a colocar um 30º ponto na Agenda: Com o dinheiro ganho nos anteriores 29 pontos, fazer uma linha até à Madeira, levar a Allan Vip até lá com os habituais passageiros dela, e fazer explodir a linha assim que a dita cuja chegasse. Acabar com as escalas de navios e aviões na ilha. Dar uma vacina ao Alberto Garden para não ficar infectado com a nova fornada de habitantes. No fundo, até são da laia dele!

7/5/06 15:52

 
Blogger virilão said...

" o meu" tens que reconhecer, que antes do agente único, os que ocupavam o lugar iam para lá tornar-se dispensáveis...a questão é mesmo essa, não concordas?
Ou seja, não iam para lá mostrar serviço, e os carolas viram que havia ali hipotese de dispensar alguns...
Mais uma vez, tornem-se indispensáveis!!!

7/5/06 23:57

 
Anonymous Anónimo said...

os que iam para la dormir foram mal habituadosmas isso nao e do teu tempo.essa mentalidade e que divide os trabalhadores desta empresa. e a admistracao ri-se de nos a grande,vamos unir as pessoas e lutar contra eles ena uns contra os outros.

8/5/06 06:38

 
Anonymous Anónimo said...

"agente único"
a cp ñ é a santa casa da mesiricordia.
se é possivel retirar de alguns comboios o 2º agente, que seja hoje, amanhã pode ser tarde.

8/5/06 08:42

 
Blogger virilão said...

"ingenuo", tu produzes bem menos que o 2.º agente e ninguém te tira do grupo...porque será?
Afinal, há uma ponta de santa casa, cá na casa.

Faz qualquer coisa!!!


por ti abaixo...e depois limpa-te.

8/5/06 09:07

 
Blogger Pena Escarlate said...

Manitô,dai-me paciência...mas tem de ser já!!

8/5/06 10:28

 
Anonymous Anónimo said...

qual é o teu problema!...
tirar o 2º agente não significa pôr essas pessoas de barriga para o ar.
olha que a fonte ainda vai correndo, quando deixar de correr mudas de opinião.

8/5/06 11:41

 
Blogger Pena Escarlate said...

O nosso país é que é um atraso do camandro! Vejam o exemplo dos americanos.Tiraram o 2º agente dos comboios,espetaram-lhes um capacete nos cornos e foram recambiados para o Iraque para trabalho "social".É vê-los em cima dos carros de combate a ordenar o transito,ajudar os velhinhos a atravessar a rua,a dar informações aos turistas,a dar milho aos pombos...

8/5/06 12:38

 
Anonymous Anónimo said...

Óh pena! Também estão lá portugas.Numa das reportagens da SIC,pareceu-me ver um condutor...o "vaginas".

8/5/06 14:01

 
Blogger ulisses said...

tudo isto existe...tudo isto é triste...tudo isto é fado...!

8/5/06 14:02

 
Anonymous Anónimo said...

mudam os tempos mudam-se as vontades...
acompanho com entusiasmo a evolução laboral na CP.
criadas as condições quanto á dispensa do 2º agente, porque não!...
exemplo, para que é preciso num comboio de mercadorias de porta a porta o 2º agente?
fica a pergunta á espera de resposta.

lm

8/5/06 14:48

 
Anonymous Anónimo said...

Há um doutorzeco de meia tigela que anda a perseguir o pessoal, pode ser que um dia tenha azar...

8/5/06 21:30

 
Blogger Pena Escarlate said...

Vamos abordar este assunto com seriedade. Uma coisa é sermos DISPENSÁVEIS ou não, por sermos maus ou bons profissionais, independentemente da categoria ou carreira a que pertencemos. Outra coisa é sermos DISPENSÁVEIS apesar de sermos bons profisionais, porque pertencemos a esta ou aquela categoria ou carreira, devido a pretensas evoluções tecnológicas, restruturação de empresa ou de mercado. Ou seja, os trabalhadores são tratados sem um mínimo de dignidade humana, como lixo, após muitos anos de trabalho, dedicação e profissionalismo. Outros são ainda considerados DISPENSÁVEIS mesmo nas categorias de INDISPENSÁVEIS quando, após anos de trabalho, por idade ou outros motivos, são considerados excedentários e empurrados para fora do mercado de trabalho. Quantos excelentes profissionais por esse país fora, são também dispensados por motivos ideológicos, políticos, de actividade sindical ou simplesmente por quererem exercer os seus direitos?
INDISPENSÁVEIS, parece que só existem os boys, que são colocados nas empresas e no Funcionalismo Público por cunhas e padrinhos políticos com o único objectivo de levar á prática, as políticas que conhecemos que
tornam DISPENSÁVEL quem é INDISPENSÁVEL.

9/5/06 00:37

 
Blogger Mário Paixão said...

o que acontece quando um colega participa de outro por motivos fúteis e não consegue aceitar um pedido sincero de desculpas? torna-se dispesável! para perceberem o que digo visitem www.poetadesesperado.blogspot.com e leiam o post pensamento livre . Amigo Virilão se conseguires que eu não sei como divulga aquele meu pensamento para todos saberem com quem lidamos. Já agora quem lê muito no comboio e não é cliente também se torna dispensável. menos para o circulo de leitores que lhe deve entregar alguns livros por trimestre.

9/5/06 00:45

 
Anonymous Anónimo said...

Infelizmente os verdadeiros dispensaveis estão ao comando da nossa empresa, o resto é conversa

9/5/06 09:15

 
Anonymous Anónimo said...

Agente Unico RuLAaAAaaaAAAa...

Pelo menos não há ORV para levar porrada... o que vale é que ainda vão havendo passageiros

PS - Sem desprimor aos Srs ORV's que com umas condiçoes de segurança de merd@ ainda vão tentando fazer o seu trabalho... um bem haja todos eles (quer-se dizer... só para os simpaticos :-P )

9/5/06 20:47

 
Anonymous Anónimo said...


acompanho com entusiasmo a evolução laboral na CP.
criadas as condições quanto á dispensa do 2º agente, porque não!...
exemplo, para que é preciso num comboio de mercadorias de porta a porta o 2º agente?
fica a pergunta á espera de resposta.


Pois aqui está ela... voçê conduz comboios? sabe a porcaria de sistemas de comunicação que a rede ferroviaria nacional tem? sabe a porcaria de rede de telemovel que tem? sabe o que são contadores de eixo e as suas implicações? sabe o nivel de manutenção dos vagoes? sabe as tramoias que se fazem para manter o convel a funcionar nas mercadorias? se sim.. diga qualquer coisa, caso contrario está apenas a ser mais um daqueles que só olha aos $$$ e se esta positivamente lixando para a segurança das pessoas pretendendo apenas fazer uma boa figura perante os politicos...

9/5/06 21:00

 
Anonymous Anónimo said...

anónimo,repara que eu disse criadas as condições.

desculpa o desabafo “conduzir comboios a sério não é conduzir carrinhas de leite”

VIRILÃO, posta um post sobre o assunto do 2º Agente.

lm

10/5/06 09:12

 
Blogger virilão said...

amigo "lm", acho que o anonimo anterior merece uma resposta com mais conteudo da sua parte...
vá lá faça esse esforço, acredito que consegue.
ficamos todos a aguardar, aqui, no sitio do costume.

e gostaria também de felicitar o comentário do referido anonimo, pena não colocar um nick para ser mais facilmente identificado nas referencias e não ser chamado de "anonimo"

10/5/06 10:55

 
Anonymous Anónimo said...

Alguém falou em 'carrinhas do leite'? Há coisa melhor que conduzir 'carrinhas do leite'? Haverá quem não goste, é certo, mas andar nas 'carrinhas do leite' significa poder trabalhar BEM perto de casa, comer muitas refeições em casa e ver com calma todas essas 'babies' que esperam por nós nas gares... Tragam o lençol...

13/5/06 19:26

 

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