Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quarta-feira, março 14, 2007

Sala maquinistas do Cais do Sodré

UM MUST

A Qualidade tem o seu preço...
Linha de Cascais na Moda Lisboa.
A tracção tem uma Griffe

-Sai uma laranjada para a mesa dois!

Agradecimentos: Gusmão

Etiquetas:

30 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto sim, é que é kolidade!!!
Agora até vem ai o calor, sabe bem estar ao ar livre...

14/3/07 23:34

 
Anonymous Anónimo said...

Quero aqui agradecer a coragem a todos os que mesmo tendo abdicado da sua folga, tiveram a coragem de tomar esta posição e de dar a cara.
os maquinistas do cais do sodre mostraram que quando é necessario tomar uma posição de força, mesmo sendo esquecidos por alguns, avançam sem receio, mesmo com intimidações estamos lá para o que der e vier.
o meu grande obrigado a todos os que tiveram coragem, o meu obrigado tambem a ti virilão!
um abraço
Nuno Gusmão

14/3/07 23:50

 
Anonymous Anónimo said...

É preciso coragem!!!!!!!
Muito bem!!! Ainda há quem não tenho medo de falar e fazer!!!
Boa resposta prática. Só assim, unidos, coesos, sem divergências, é que vão tendo um rumo.
pena que ainda há por aí alguns que receiam não sei bem o quê.

15/3/07 02:28

 
Anonymous Anónimo said...

uma saudação muito especial para todos aqueles que continuam a lutar pelos seus direitos.
um lamento relativamente aos que, aproveitando -se disso, pretendem objectivamente,um claro protagonismo pessoal.
já se iniciou a pré-campanha eleitoral?

15/3/07 15:59

 
Anonymous Anónimo said...

Ja que alguem não faz nada, pelos seus associados, tem que ser os trabalhadores a fazerem-no, e neste caso tem tomou a iniciativa foi o DELEGADO SINDICAL, deixemo-nos de m***

15/3/07 17:40

 
Anonymous Anónimo said...

Pois é meus caros colegas
Mais uma vez os maquinistas do depósito de Cais do Sodré souberam fazer valer os seus direitos, num momento em que como todos sabemos isso é cada vez mais difícil.
Depois de muitos anos de estarmos a suportar vivermos numa sala sem condições absolutamente nenhumas em que íamos assistindo dia após dia ao detiorar das condições resolvemos em unanimidade dizer BASTA.
Desde 2003 (altura em que começaram as obras) que alertámos todos os órgãos da Empresa e a Direcção do Nosso Sindicato para o problema que ali tínhamos. Foram feitas reuniões, promessas, declaração de intenções mas a verdade é que a situação continuava-se a arrastar.
Quando começaram as obras junto ao edifício faziam-nos dar uma grande volta sempre que queríamos vir á sala, não tínhamos casas de banho e o trajecto era todo debaixo de chuva. Até domingo passado o caminho também era feito totalmente ás escuras.
Enquanto isto acontecia íamos também assistindo á reformulação da sala dos revisores que passou a ter umas condições tão boas que eles deram-se ao luxo de colocar um aquário na sala.
Eu acho muito bem que os revisores tenham todas as condições na sala que lhes é destinada agora não posso é concordar que para uns haja solução e para outros não.
Por isso e no cumprimento daquilo que é o seu mandato (pelo qual foi eleito por esmagadora maioria dos maquinistas deste deposito) o Nosso Delegado Sindical desencadeou uma série de acções de modo a que este problema fosse ultrapassado.
E a verdade é que também não teve sozinho porque 1 Delegado Sindical sozinho não faz nada por muito bom que ele seja. Em todo este processo teve sempre o nosso apoio e quando foi preciso não o deixamos desamparado.
Isto não tem nada a ver com eleições ou protagonismos como disse o partiopantografo mas simplesmente com o cumprimento daquilo que é a sua função. Tomara nós que todos os eleitos fizessem o mesmo.
Um abraço a todos

jose Sequeira

15/3/07 18:27

 
Anonymous Anónimo said...

com protagonismo ou sem protagoninmo, o C.do Sodré tem delegado sindical e o Rossio na prática não tem. faz confusão as pessoas aceitarem cargos e depois não assumirem.

15/3/07 20:16

 
Anonymous Anónimo said...

ééé de bau..bau..bau.nilha ooou de cho..cho..cho.co..co..colate ?

15/3/07 21:58

 
Anonymous Anónimo said...

um grande bem-haja para os colegas maquinistas de cais do sodré!só é pena que em lxrossio não tenhamos delegado sindical,senão o nosso problema das instalações já tinha sido resolvido.os maquinistas de lxr sentem-se ludribiados com o actual delegado sindical,que com as desculpas de má ou nula cooperação da direcção do smaq,se acha no direito de não fazer aquilo para que foi eleito,anda-se sempre a arranjar desculpas para a nossa falta de empenho e vontade de resolver os assuntos,e fica-se melhor na fotografia sorrindo e falando amigávelmente com chefes de depó.,assessores de não sei o quê,e chefes de sectores de coisa nenhuma!!vamos esperar que os mandatos dos delegados de lxr acabem ou que eles se demitam e provocem eleições intercalares para se eleger depois individuos com vontade,com rigor,com vigor,sem medo de chéfinhos nem chefões,e tentem efectivamente resolver os problemas no depósito,TUDO EM PROL DA CARREIRA,e não de interesses individuais e benesses futuras por se ser dócil nas relações laborais.

16/3/07 10:05

 
Anonymous Anónimo said...

arnaldo tens toda a razão.se as pessoas não têm motivação para certas tarefas porque se aceita cargos sindicais.protagonismo bacoco?colocação em bicos de pés?amargura e azia mal curadas devido ás ultimas eleições?haja respeito pelos colegas de trabalho!

16/3/07 12:17

 
Anonymous Anónimo said...

um delegado sindical é tão forte quanto os maquinistas que representa queiram que o seja.
claro que é necessario capacidade de iniciativa, capacidade de liderança, capacidade para unir as pessoas em torno de um objectivo comum. Mas nada se faz sem um estratégia corretamente concertada com quase todos, mas sobretudo com os que vão intervir!
Ganda abraço RUI!
Nuno Gusmão

16/3/07 14:49

 
Anonymous Anónimo said...

Última hora:
Acordo/2007, assinado.
Actualização de todas as matérias pecuniárias em 1,8%.
Foi uma vitória retumbante.

17/3/07 01:30

 
Anonymous Anónimo said...

FANTASTICO
BRILHANTE
NÃO SEI COMO FOI POSSIVEL
VIVA A ASSOCIAÇÃO
VOU JA FAZER CONTAS

17/3/07 17:20

 
Anonymous Anónimo said...

vão dizer que foi uma derrota aos perto de 470 mil desempregados deste país!com as calças do meu pai eu também sou um grande homem!é preciso algum decoro e vergonha! temos que perceber estas negociações no actual contexto do país e na actual crise em que vivemos seus classes mérdias férróbicos...

18/3/07 13:44

 
Anonymous Anónimo said...

Independentemente de tudo, o Rui é um bom colega e uma excelente pessoa e não merece alguns comentários produzidos na praça publica.
Essa da assinatura da tabela salarial é mesmo verdade ?

18/3/07 22:18

 
Blogger Maria Liberdade said...

E qd chove?

Sai mais uma greve!

PS. PS. Os contos e as histórias libertaram-se. Deixei-os ir que não sou de prender ninguem. Bjs.

19/3/07 10:44

 
Anonymous Anónimo said...

VAI TRABALHAR zé sócrático

19/3/07 15:52

 
Blogger Pena Escarlate said...

Este comentário foi removido pelo autor.

19/3/07 20:08

 
Blogger Pena Escarlate said...

Segundo a opinião de pessoas respeitáveis e sabedoras mesmo a nível internacional, a oportunidade mais uma vez oferecida aos ferroviários com a revisão anual do A.E., permite a entrada no guiness, pois vai ser bem mais difícil viver com o salário máximo de um ferroviário do que com o salário mínimo nacional...

19/3/07 20:50

 
Anonymous Anónimo said...

alibábá, claro que todos somos bons colegas,e excelentes pessoas!e por causa disso não se pode criticar as pessoas no exercício(mau ou bom) das funções para que foram eleitas?o que é que uma coisa,tem a ver com a outra?essa maneira de pensar:o amiguismo,a porreirice,o deixa rolar,o desenrascanso,o laxismo,a preguiça,o coorporativismo são tudo ideias de um portugal atrasado que é preciso erradicar de vez...

20/3/07 23:48

 
Anonymous Anónimo said...

os gt`s mais um ano e mais uma vez cumpriram com os objctivos para que foram criados: servirem de bengala do c.g. para aumentos miseráveis. assinam tudo o que lhe pôem à frente do nariz.

21/3/07 19:11

 
Anonymous Anónimo said...

pois é,vamos lá ver quanto consegue o sindicato da classe superior. vai ser preciso um vagão dos grandes para transportar a massa.

22/3/07 00:16

 
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 00.16,cala-te e chupa,meu cabrão.é o que andas a fazer á conta dos maquinistas á uma data de anos,por isso eu repito CALA-TE E CHUPA...

22/3/07 17:52

 
Anonymous Anónimo said...

1.8%? E estão contentes!!!!!
Pois bem, fiquem. Se acham que isso é uma vitória é porque se nivela por baixo ( quero dizer com isto que, possivelmente, comparou-se com quem foi aumentado 1.5% ).
Mas não podemos fazer essa comparação.Quando discutimos massa salarial e, consequentemente, o aumento anual dessa mesma massa salarial, temos que nos medir pelo valor da inflação do ano anterior.
Ou, fazendo contas, basta que não sejamos aumentados o equivalente ao valor de inflação para que se diga que todos nós ESTAMOS A PERDER PODER DE COMPRA. E não quero dar nenhuma lição, embora pareça, não, não subestimo a vossa inteligência, pelo contrário.
A verdade é esta, se todos os maquinistas dessem as mãos, alguns pseudo-sindicalistas não pactuassem com interesses pessoais e/ou comuns dos getores desta empresa, fizessem finca-pé sem ceder um pouco, fossem mais revolucionários, em sentido moderado, temos que uma greve os punha em sentido. Os trabalhadores do Metro de Lisboa fizeram o quÊ? Eles sim, são uns heróis, não têm medo.
Amigos, a única arma que os trabalhadores têm é a greve, é isso que abala a credibilidade dos gestores, a imagem da empresa reflectidas neles, na sua incapacidade de negociar, na sua falta de moderação e que mais.
É disso que a empresa precisa, de uma forte greve para lhes mostrar que, os trabalhores ainda lhes fazem falta e que devem ser respeitados.
Os gestores têm o poder. Certo? Concordo. Mas, têm que o usar para benefício de todos!!! A empresa não são eles!!! A empresa somos todos nós, que cooperamos e lutamos, no que resulta o cumprimento dos horários diários satisfazendo as expectativas dos passageiros.
Os passageiros olham hoje para a CP com alguma suspeita, mas não é por causa do Revisor, do Maquinista ou do Operador de Apoio ou ainda do factor e Chefes Directos!!!! Não....
A imagem da CP está como está como os casos das contratações cruzadas muito noticiadas na TV e Jornais de grande audiência, no caso do SR. Lopes Marques, na decisão do Tribunal de Contas atestar, após fiscalização, de que há sectores e gabinetes em que há mais chefes que subordinados...entre outros casos que melhor do que nós para sabermos só a Comissão de Trabalhadores. E não sou eu que o digo...
O ministro Mário Lino despediu a Direcção da Refer e CP porquê?
Essa é que é a imagem da CP!!!!
Se eles gostassem da empresa que gerem, propunham que os salários-base até 1300€ durante dois anos não seriam aumentados!!! Isso sim, isso é que era um exemplo!!!
Mas não. Se o tipo que ganha 600€/base aumenta, eu ( gestor ) que ganho 2000€/base ( v.g. ) também tenho direito.
Não digo mais nada, porque há sempre alguém que não concorda, e depois hoje, a liberdade de expressão não existe, porque, qualquer coisinha ou coisão, é logo infâmia, injúria, difamação...
O que é pena. Nasci num país que acabara sair das cinzas salazarentas, mas, a caminho delas volta.
Não acredito neste país.Prosperidade nunca mais terá.
A culpa? Pessoas ligadas ao poder, grandes grupos financeiros e económicos, gestores das empresas públicas e privadas, estrategas de projevtos de vulto, e cúpulas demais que nem vale a pena referir.
Não acredito mais nesta gente.
Este país não é livre e nem justo. Como jovem, digo: maldito país em que nasci, quem me dera ser um animalzinho pequenino que mal nascesse me pisassem, só para não ver este dilúvio de fracos e falsos-fortes.
Que mundo cão.

23/3/07 02:00

 
Anonymous Anónimo said...

sheeeeeta cão...

23/3/07 19:05

 
Anonymous Anónimo said...

Os Picas têm um Aquário, parecem Pessoas correctas e sensíveis, parabéns.

Têm a sala na rua, é pena porque assim as cartas voam e ainda perdem alguma jogada, quanto aos 1,8 está em porpoção com a vossa mentalidade, a julgar pela avaliação dos comentários que por aqui passam.Este deve também ser removido??? não defende a suposta elite.

Parabéns aos Picas que no lugar de chafurdar, tratam dos peixinhos, e são tratados como pessoas.

PANK@ADAS

25/3/07 14:45

 
Blogger Unknown said...

arnaldinho, arnaldinho...tsstsss...
Se e só se, tivesses um pingo de vergonha na cara, mudavas de nome porque, o verdadeiro dava a cara pela luta, coisa que tu não fazes e só por isso falas assim, hã, hã... Pois plagiar a coragem é pior que dormir com o inimigo e só por isso pergunto, apenas para te tirar desse pesadelo com que tens vivido: - Quem é que não se assume??!!!
Apenas me podes acusar de gostar de titulos, ao género do nosso Duque de Bragança a quem muito respeito pela carga histórica que representa mas que todos negam. E saberás ,tu, porquê?!...
Deixa-me ajudar, porque senão nunca mais lá chegas e depois também começas a dizer mal do Homem.
- Porque não se assumem!!!
Como os anónimos fedelhos que nunca fizeram uma greve e como criânças que são, choram e fazem disparates quando lhes dizem; não!
Mas aqui quem diz não, é o Delegado Sindical de Lisboa-Rossio que assume a derrota.
Frustrante.
Sim, muito.
A derrota, porque ao exemplo de qualquer batalha que se trava, esta não se ganha ou perde sem o apoio dos que acreditam que é possivel. Possivel haver outras maneiras de lutar. Mas lutar será o quê?
Como homem e como pessoa admiro muito o Companheiro Gusmão, como muitos outros que ao longo do tempo conheci e deram provas, demais até, do que é lutar, e é por isso que hoje alguns de nós, são maquinistas com orgulho e têm uma revolta no peito. E agora creio que é legitimo fazer uma pergunta: Porque não ganhou ele as eleições??! Só vejo uma resposta; porque existem muitos arnaldinhos e demasiados anónimos que não se assumem.
Com todo o respeito, os companheiros do Cais do Sodré já têm uma vantagem; não têm fumo do tabaco na sala.
Coisa que como deves de saber, fui o primeiro a aceitar e tomar algumas medidas para o evitar. O resultado foi; todos reclamam mas consentem. Frustrante.
Cheio de vontade de mudar, criei por minha vontade, uns emblemas na tentativa maior de unir os maquinistas em torno de um simbolo, que como uma estrela nos iluminasse o caminho. Não o simbolo, mas a ideia, o objectivo.
Muitos ficaram com ele, o simbolo, da ideia, nada. Será que tantos também não se assumem!?! Na altura, muitos criticaram a intenção e mais ficaram preocupados com o custo. Perdia-se mais num "ramizinho"...
Frustrante.
Muito tenho para dizer mas já vou longo qb e é importante saber parar, mas antes preciso de dizer aos poucos que me entenderam, um sincero obrigado. De dizer ainda, que não sou eu quem monta fotos bonitas, e esses sim, ficam bem nelas. Dizer que esse discurso, demonstra inveja e nada mais, que me queiram igualar a tais, tem um preço. Se me acusam de tais parcerias, estão perdoados, Judas, também foi perdoado e ainda ganhou um punhado de moedas... que ganhastes tu...e tu... e tu... eu pelas tuas próprias palavras nada ganhei, pois até do misero cargo me pretendem exonerar, o que mais uma vez mostra como sois iluminados.
A estes o meu abraço. Aos outros um grande bem-hajam.

29/3/07 00:12

 
Anonymous Anónimo said...

Companheiro, ajuda-me a perceber?
Para quê o emblema, numa classe com tantos CROMOS, e esta conversa tão longa que ninguém percebe, será por ser já tão tarde ( 00:12 )

Bem fazem os que estão batendo o "ramizinho".
Se continuas assim acabas mesmo por ser exonerado.

3/4/07 22:53

 
Blogger Unknown said...

Se é o lugar que procuras, estas completamente á vontade. As próximas eleições estão perto. Basta colocar lá o nome e as pessoas a quem chamas de "cromos" e que votaram em mim e em outros, poderão votar em ti também, tal como, aliás já fizeram... Por outro lado, chamar de "cromos" aos colegas não te fica bem, mais a mais, que sendo tu um cromo e dos que aparecem ao "pontapé" em qualquer colecção, não é de admirar que não entendas o que está escrito. Para entender é preciso ter alguma inteligência e isso meu caro, não é de certeza o teu forte...
Mas uma coisa tens a teu favor, és bom a destabilizar e a envenenar e como Joker num "ramizinho", apenas serves para criar falsas sequências, falsos trios e quiçá até algum "Quadrio"...
A isso chama-se vulgarmente; -carta de mão!...

4/4/07 00:34

 
Anonymous Anónimo said...

não consigo perceber,com tanta inteligência deste delegado,os resultados da sua intervenção sindical estão à vista.muita parra e pouca uva.continuo afirmar:não temos delegado sindical.

10/4/07 00:49

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!