Acidente de comboios na Bélgica
Falta de condições na rede ferroviária belga apontada entre as origens da colisão.(Original aqui)
"O responsável pela empresa que administra a rede, Luc Lallemand, sublinhou ontem à noite que a composição em princípio tida como responsável não estava equipada com um sistema automático capaz de bloquear a sua progressão mesmo que o maquinista se tivesse distraído e ignorado o aviso do semáforo. Só em 2013 todos os comboios da rede deveriam ter este equipamento - o atraso na sua instalação dever-se-á a dificuldades orçamentais."in Público"Nós temos!!! E BOM!!!...faltam alguns pontos...
Agradecimentos zé das coibes
17 Comments:
Muito bom o sistema convel...agora sá nos falta gestores,dirigentes,chefias intermédias,chefias superiores para acompanhar a alta tecnologia de segurança,em prol das populações,em prol dos trabalhadores, e não como se actua hoje na CP em que a alta tecnologia do convel serve essencialmente para castigar com dias de suspensão os seus melhores activos (os maquinistas)...
16/2/10 17:24
Ora essa!... o Convel serve essencialmente para evitar acidentes e, também, para "dizer" a verdade em caso de incumprimento regulamentar. E em muitos casos evita que se castiguem inocentes.
17/2/10 01:14
parece que uma das causas (directas) que originou o acidente foi a passagem de um sinal com paragem absoluta.
Na próxima reciclagem dos maquinistas belgas, vai-lhes ser apresentado um documento (que têm de assinar) a alerta-los que não devem passar sinais principais fechados.
E prontoS, assunto resolvido. Não há mais acidentes.
17/2/10 14:30
Acreditem, e sei do que falo, em Portugal, Deus é ferroviário. O sistema convel não pode ser a panacéia que supre a falta de manutenção à altura de material motor e rebocado, o défice de formação contínua dos profissionais do sector ligados à área da segurança (maquinistas incluídos), o desinvestimento na conservação das infra-estruturas. O trabalho de estudo está feito por quem de direito e aguarda luz verde da tutela para ver desenvolvido o seu fim no terreno; o problema é que por inerência orçamental ficaram projectos prioritários adiados para as calendas. Que o dito Deus não se canse da estupidez dos homens...
17/2/10 21:33
Ó Edu
agora acreditas e falas em Deus?
Por acaso não é o Karl Marx?
Ao que isto chegou minha alimária
17/2/10 23:42
agora sem ironia, deixo algumas notas soltas que tirei de jornais belgas. Consultem os links abaixo, quem não percebe francês, utilize um tradutor online.
#o maquinista que alegadamente, (ele afirma que estava verde) passou o vermelho tinha +ou- 1 ano de serviço.
#estava a fazer uma rotação noturna, praticamente não conhecia a linha (tinha passado lá 4 vezes, e a 2ª vez de noite). (Lá, como cá, há tendência para pressionar o maquinista para se dar como pronto.)
#há queixas de desumanização das escalas e ritmos de trabalho elevadíssimos (isto soa-me familiar)
#à revelia dos sindicatos, o tempo de formação dos maquinistas foi reduzido em 25% (agora sentem-se por favor: passou de 15 para 12 meses!!! - o dobro do nosso.)
#à excepção dos TGVs, a totalidade do material circulante belga não tem convel
#em 2001 houve outro acidente idêntico, e concluiu-se (até pq a empresa foi condenada em tribunal) que era necessário investir num sistema automático de controlo de velocidade. Por falta de decisão dos responsáveis, não foi instalado.
# os vários operadores não se decidiram qual o sistema a instalar. A ministra considera que a instalação de sistemas de travagem automática nos comboios foi retardada mais por complicações de ordem técnica que por problemas orçamentais.
#a maior parte do investimento ferroviário é canalizado para o TGV
#há um jogo de empurra entre os gestores ferroviários e a classe política, a descartar culpas.
#a família do maquinista (alegadamente) culpado é acossada pela comunicação social (tb me soa a familiar)
#todos sabemos como é que a história acaba e quem vai ser o pai da criança.
http://www.dhnet.be/infos/faits-divers/article/300793/hal-un-des-conducteurs-etait-inexperimente.html
http://www.dhnet.be/infos/faits-divers/article/300748/catastrophe-de-hal-le-sact-pointe-la-responsabilite-de-la-sncb.html
http://www.dhnet.be/index.php
http://www.dhnet.be/infos/faits-divers/article/300888/hal-robin-dit-je-suis-passe-au-vert.html
http://www.dhnet.be/infos/faits-divers/article/300832/hal-on-a-eu-tort-d-attendre-pour-les-systemes-de-securite.html#video
http://www.lesoir.be/forum/editos/2010-02-18/des-faits-d-abord-des-responsables-ensuite-754246.shtml
http://www.lesoir.be/actualite/belgique/2010-02-16/belot-la-plupart-des-investissements-sont-alles-au-tgv-754045.shtml
http://www.lalibre.be/actu/belgique/article/563591/hal-la-formation-des-conducteurs-negligee.html
http://www.lalibre.be/actu/belgique/article/563621/hal-de-la-demission-dans-l-air.html
http://www.lalibre.be/actu/belgique/article/563591/hal-la-formation-des-conducteurs-negligee.html
18/2/10 10:56
Hum...Os gajos da Belgica também tem o seu gestor de serviço como o depósito do rossio, numa semana consegue colocar os maquinistas a fazer 3 turnos. Razão tinha a CP quando a alguns anos atrás queria os srs. inspectores de tracção na linha. Os problemas dos maquinistas da CPLx do Rossio começam nos seus chefes directos. Alguém tem dúvidas?
18/2/10 22:23
Parabéns Zé das coibes, belo trabalho esse que aqui apresentaste. E o último comentário também tem toda a razão. Realmente, à parte de termos convel (o que faz uma grande diferença para melhor), tudo o resto nos soa familiar... para pior aqui. Realmente como diz o Eduardo Deus é ferroviário, senão não sei o que seria de nós com a falta de manutenção do material circulante e com as chefias que temos a inventarem turnos manhosos.
19/2/10 11:19
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=06eb7a9cea&view=att&th=126e5f4b55a4ae4e&attid=0.1&disp=inline&realattid=0.1&zw
19/2/10 11:21
voces devem pensar que são so os inspectores de tracção do rossio é que são maus, mas ha mais isnspectores na CP e tiraram o curso todos no mesmo sitio, deixem-se de fazer passar por coitados, pois a outros maq. a passar o mesmo ou pior do que voces, mas pronto commo isto é um blog do tunel do rossio, se calhar so se devia de falar das escalas da cp lx
20/2/10 14:05
Há bons e maus inspectores, tal como há bons e maus maquinistas, que eu saiba ainda pertencemos todos à mesma carreira. O que eu acho caricato é nunca se questionar quem assinou e em nome de quem, AE's que permitem todo o tipo de abusos por parte da entidade patronal, via inspectores ou quem quer que seja. Da minha parte, trato-los como superiores hierárquicos credores do meu respeito enquanto ambos soubermos conviver segundo as regras comuns. É fácil descarregar nas costas de outros os nossos fantasmas...
20/2/10 21:42
Eduardo deixa lá os AE's que o SMAQ assina e preocupa-te com os AE's que o teu sindicato assinou, e vai perguntar a classes representadas por esse sindicato, se está contente com os AE's assinados.
21/2/10 09:46
Caros colegas
O que se passou na Bélgica é lamentavel, mas o mais grave aidna é as condições de segurança a que circulam. Afinal onde para as regras UIC num pais que é a sede da UE?? Como diz o Eduardo Deus é ferroviario, senão veja-se o que se passa na CPPorto com as UME3400. Quando houver um acidente deste tipo, o responsavel vai ser quem??? Advinharam, o maquinista que por sorte nao morrerá, mas caso morra quem mais vai sofrer vai ser a familia que alem da perda ainda vai ter de indmenizar a CPPorto por estragos causados. Ali fez-se uma greve de um dia devido ao acidente, ca na CPPorto houve comboios a passar cruzamentos sem conseguirem parar, comboios a passar a 83Km/h em agulhas de 30, comboios a passar apeadeiros onde ia um dirigente sindical, que ainda se começou a rir com o maquinista e dizer para se despachar senao perdia o Alfa, e o que se faz??? Gasta-se dinheiro a defender os colegas pelos processos disciplinares que nunca deveriam sair da gaveta.
É este o estado da nação. Desculpem o anonimato mas neste país pode haver represalias. Ao caro colega Viril, que me avise se puder ser localizado atraves de IP, assim apago o coment. Obrigado
21/2/10 16:58
Já falei muito a propósito dos riscos que os profissionais ferroviários do Norte correm, CP-Porto em especial, para além do espectro que paira sobre toda a circulação nessa zona. Lamentavelmente esperamos pela tragédia para alegremente se ir sacudindo a água de todos os capotes e ainda culpar o maquinista. Todavia não se pense que apenas a CP descura a segurança, a REFER tem em seu poder documentos e estudos assinados pelo LNEC que deveriam levar à interdição imediata de certos troços de via, túneis e pontes pelos quais insuspeitamente passamos. São descuradas irregularidades de bitola, desgaste de carris, ataques pesados de via. Tudo isto num país onde se discute o TGV!
PS - Amigo face oculta, deves ser daqueles que agem a mando do dono ou simples instinto canino. Os teus fantasmas são por demais evidentes!
22/2/10 14:47
ò Edu o f<ce oculta é uma alimária não ligues. Mas quanto a maquinistas aceitarem dobras faltas de repouso e entradas de cabeça á meia noite a seguir á folga meus amigos não há hipotese de lutar por que quer que seja. Vendem-se em troca de miseros centimos colocando a segurança em causa . E depois querem que o SMAQ. os defenda quando as coisas correm mal não é ou será que estou errado=??? Todos encolhemos os ombros e deixa andar!!!Até um dia as coisas correrem mal e......então a empresa vai buscar os AE os regulamentos etc. etc. para não pagar nada aos familiares pois o maquinas não cumpriu blá blá blá .....Pensem nisso!!!
23/2/10 22:01
CITO O QUE FOI ESCRITO: ""comboios a passar apeadeiros onde ia um dirigente sindical, que ainda se começou a rir com o maquinista e dizer para se despachar senao perdia o Alfa"".
Acho que mostra a verdadeira actuação sindical do SMAQ. Preocupa-se com o Alfa mas não se preocupou em saber o que motivou a passagem do apeadeiro, se foram causas do maq. ou causas do material que segundo consta as ditas UME3400 quando cai água, param em todos os sitios menos onde os maqs. querem.
Isto acontece há já alguns anos mas o SMAQ continua é preocupado com as perdas do Alfa para mais uns passeios do que realmente impor perante a empresa uma atitude capaz e realista sobre o perigo que as ditas 3400 representam quer para quem vai aos comandos quer para quem viaja nelas.
Pelo que sei há colegas da CP Porto que quando começa a chover já vão com receio para o material porque ninguém sabe o que pode acontecer.
Aos maquinistas só vos digo informem-se sobre o que se passa com os vossos colegas do Porto e depois questionem quem de direito.
25/2/10 19:30
Tempestade - Alerta Vermelho !
As previsões de MétéoGérard dão conta da presença de uma forte depressão de 950 hPa a 1000 km a oeste da Península Ibérica .
Antes de continuar queria dizer que o Blogue MétéoGérard pertence a um meteorologista francês que até à data acertou em todas as suas previsões meteorológicas ....
O centro irá crescer a partir de sábado 27 Fevereiro, ao meio-dia.
A tempestade vai afectar Portugal e Espanha, com ventos de 162 a 175 km por hora acompanhados de fortes precipitações.
A tempestade continuará sua rota para o interior de Espanha, com ventos de 126 a 144 km/h.
Danos muito importantes para Portugal e Espanha.
A depressão atravessará o Golfo de Biscaia, no domingo por volta das 2da manhã, com força.
Em 24 horas, esta depressão estará na Inglaterra, semeando ventos de 162 a 180 km/h.
Ver em:
http://meteogerard.unblog.fr/tag/violente-tempete/
25/2/10 20:04
Enviar um comentário
<< Home