Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quarta-feira, outubro 12, 2005

Documento de Nuno Gusmão

Não é plágio, mas li um artigo na revista PRÉMIO com o qual me identifiquei imediatamente.
Salvo as diferenças, decidi adapta-lo há nossa realidade e dar-lhe assim um cunho pessoal.

MANIFESTO DE UM CADA-VEZ-MENOS-RESIGNADO
ESTOU SINCERAMENTE FARTO
Estou farto de fogos e da exploração de desgraça alheia; de políticos hipócritas que tudo prometem e nada fazem, dos políticos serem os culpados de tudo, mas sermos nós que os elegemos;
Dos media orientados para as audiências, em vez de para a informação;
Dos profetas da desgraça e dos apóstolos da ressurreição;
Dos que não sabem quando devem parar e dos que nunca sabem quando devem avançar;
Dos positivistas utópicos, qual avestruzes de cabeça na areia;
DOS QUE PREFEREM ALHEAR-SE DO QUE TER CORAGEM E ENFRENTAR A REALIDADE;
De viver num pais que podia ser a Califórnia da Europa e se converte na chacota da mesma;
Da defesa do metro quadrado em detrimento do país inteiro;
Dos que passam a vida a queixar-se, mas depois não votam;
De não se fazer nada porque há muito por fazer;
Do fatalismo e do negativismo;
Dos que não acreditam, mas estão resignados;
Dos que não tentam mas fazem tudo por travar os que querem tentar;
Estou farto de tanta coisa que já estou farto de estar farto. Acho que está na hora de colocar o despertador, já estou saturado do dormitar, de me limitar a inspirar ar para dentro dos Pulmões.
Eu também quero que nós os Maquinistas sejamos Lideres em 2006…2007…2008…2009….2010…
Porque juntos somos muito mais fortes.
NUNO GUSMÃO

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Enquanto ninguem de direito me proibir, virei sempre a este local exprimir a minha opinião e dizer o que achar por justo e correcto, mas também quando pensar que o devo fazer...
Este é o caso.
- Quando observamos os resultados destas eleições autárquicas e as intenções de voto se mostram favoráveis aos malandros e patifes deste pais, não é facil fazer seja o que fôr em prol da sociedade...
Uma sociedade sádica e masoquista mas em que o nosso povo acredita, envolto no véu da miséria disfarçada, porque quando vamos ao supermercado, o vemos de prateleiras cheias e promoções fabulosas. - Quando as vacas magras surgirem em quem iram votar????
Quando as taxas de juro aumentarem como iremos enfrentar a nova realidade??? -Com sacos azuis rotos mas cheios de promessas, com familiares na Suiça....
Só o medo, o cinismo e a indiferênça, provoca tais atitudes e conflitos na sociedade podre que todos ajudamos a criar...
Poque em trinta anos de trabalho, o que tenho, ás minhas mãos o devo, também eu estou farto e por isso um dia arrisquei avançar por terrenos onde não sei caminhar mas de consciência tranquila, me arrastarei se preciso fôr apenas na esperânça de fazer algo por mim e por todos aqueles que hoje, melhor ou pior tento representar e porque acredito que somos muito melhores do que aquilo que nos querem fazer parecer e juntos sem duvida que somos melhores...
Tal como tu amigo e companheiro Gusmão estou farto das frases feitas e do diz que disse, mas nada faço. Por isso acredito que está na hora de dizer mais e avançar para mais, alguns estão comigo mas muitos já estão contigo e por isso muito gosto de te ouvir aqui. Veremos quantos aqui dirão o quê...
Seja...

13/10/05 00:03

 
Anonymous Anónimo said...

isto quêr dizer o quê?
tá bonito, tá bem escrito, tá motivador (como tu és) mas em termos praticos significa que avanças, que vais concorrer ou não?
A malta está toda á espera que formes uma lista e que avances.
Força

13/10/05 14:12

 
Anonymous Anónimo said...

O que é preciso é essa alternativa por que tanto se espera. É para avançar ou não? Estamos contigo. Bora lá tentar agitar as águas!

14/10/05 00:54

 
Anonymous Anónimo said...

acorda para vida gusmão. contra estes gajos não tens hipotese, e alem disso vão te fazer a vida negra.
Mas ao menos és um gajo que os tens no sitio.

14/10/05 15:52

 
Anonymous Anónimo said...

ah!ah!ah!Ainda não começou NADA a sério:listas ,lugares nacionais,depósitos influentes que se querem ver representados na direcção,negociação a nivel nacional,regiões a quererem ser representadas,e já alguns maquinistas da zona de Lisboa dizem,"vai para a frente com a lista","estamos contigo Gusmão","vamos lá a apresentar essa alternativa",meus amigos, lamento decepecioná-los,mas as coisas não são assim tão fáçeis,será que pensam que Lisboa é o centro do mundo?não há homens válidos em outros depósitos de tracção?não sejam liricos,nem inocentes!até agora as pessoas que de que se fala,têm uma mão cheia de nada,e outra cheia de coisa nenhuma,mas de qualquer maneira estamos todos muito atentos ao que se vai passando!aventuras?não obrigado.alternativas com rupturas radicais?não obrigado.lideres providenciais?não obrigado.de qualquer maneira é sempre salutar aparecer pessoas com vontade e vocação para o sindicalismo nos maquinistas.mas vão com calma,devagar se chega ao longe!só mais um reparo,que unidade é essa que se apregoa,quando se desdenha colegas da cp carga,os seus serviços,as suas escalas desumanas e deturpadas(conheço as escalas dos suburbanos e as outras),só a rapaziada dos suburbanos é que dá no duro?assim não se vai a lado algum,só com unidade ,só com negociação,só com respeito pelas tarefas de todos é que se constroi um sindicato forte e unido.

15/10/05 00:30

 
Anonymous Anónimo said...

Ao ler(fiquei exausto confesso),o teu curto e sucinto texto,vieram-me ao pensamento estas conclusões:a doença !?ou mal estar!? de que padeçes,afectou-te os neurónios,e por conseguinte baralhaste-te todo,trocas os pés pelas mãos,confudes alhos com bugalhos,e escreves só para afastares o reumático dos dedos!não penses que és iluminado,não penses que és mais inteligente que outros,enfim sê mais comedido nas tuas apreciações pessoais e politicas.de qualquer maneira um abraço,e as melhoras para "o cu esfarrapado"(palavras tuas)!só mais uma coisinha(talvez a mais interessante do meu texto):já elucidei os meus colegas de trabalho ,e de depósito ,do que se passou na tal REUNIÂO de que falas...e tu já fizeste o mesmo aos teus??????ou o SEGREDO;o MISTÈRIO das coisas,o SIGILO sindical da actual direcção,já te contagiou também????trabalha amigo,trabalha muito mas sempre em prol dos colegas de trabalho que te elegeram,só a eles deves explicações,solideriedade e amizade!não queiras dar passos mais compridos do que as pernas que tens,muitos já o fizeram e espalharam-se ao comprido,e como penso que és um colega de trabalho 5 estrelas,não gostaria de te ver a fazer o mesmo!abraços para todos os MAQUINISTAS de PORTUGAL.

15/10/05 16:25

 
Anonymous Anónimo said...

Gostei sinceramente da deturpação feita às minhas palavras! Afinal não desdenhei ninguém na CP Carga, nem o pretendo fazer pois o seu trabalho é duríssimo tal como o nosso também o é. Apenas fiz uma constatação, pois tudo o que tenha a ver com suburbanos tem sido relegado para segundo plano. Nunca falei em quebrar nenhuma unidade nem em defender apenas este ou aquele depósito. Se não me expressei claramente aqui ficam as minhas mais sinceras desculpas. Quanto à questão dos depósitos não sei o que queres insinuar com essas questincúlas. Penso que cada um fala sobre as pessoas que conhece e as quais pensa terem valor para assumir um papel representativo das vontades de todos nós. Não posso dizer se este ou aquele que vem do depósito X ou Y tem mais ou menos valor que as opções apresentadas. Apenas me posso reportar às pessoas que conheço e de uma forma ou de outra tentam fazer alguma coisa. Quem tiver outras opções que as apresente. Se achas que está tudo bem, eu não o acho, e esta é uma forma de pelo menos aparecerem alternativas.

Dani

15/10/05 18:34

 
Anonymous Anónimo said...

Já te percebi.
Respondeste à minha perspectiva, mas nada disseste de construtivo.
Vou ser mais breve desta vez, por que para quem diz que é preciso trabalhar muito, cansaste depressa...(Desculpa, mas não poude resistir).
Sem necessitar de te dar explicações, digo-te que tentava fazer-te ver que ninguém está contra ninguém, a tentativa, o objectivo é construir e tu vieste atacar. Não precisas. E se tens de dizer algo a alguém então arruma a "casa" antes de atacar os outros.
Mais uma vez estas a precipitar-te.
Contudo quero agradecer-te a lembrança dos meus afazeres, também isso pode ajudar a construir uma nova mentalidade.
Então é tudo por agora e um bem-haja.
(lamento, mas não consigo perceber a recusa dos colegas em não se identificarem. O que temem...????)
SEJA...

15/10/05 22:43

 
Anonymous Anónimo said...

O maquinista t já elucidou os seus colegas do que se passou na reunião smaq, e tu delegadoxr já o fizeste? Continuo á espera delegadoxr que nos elucides. Deixa a poesia e o veneno, e faz o teu trabalho ao qual te propuseste e pelo qual confiamos e elegemos.

18/10/05 00:21

 
Anonymous Anónimo said...

Elucidar do que zé-povinho?

25/10/05 00:36

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!