Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Documento de um "Vigilante" Único

"Sem ter factos devidamente comprovados e sem querer fugir à verdade, é do conhecimento que na década de 80 o SMAQ dirigido pelo senhor V. C. L. negociou com a empresa, a colocação de maquinistas, que por variadas razões dentro delas as de saúde, viessem a ser retirados da condução temporariamente ou definitivamente, como tal foram criados os postos de tracção e igualmente a categoria de Vigilante de Tracção para os definitivamente retirados, frequentando um curso especificamente criado para o efeito e que auferia dos mesmos direitos e regalias da categoria de maquinista técnico, acontece que mais tarde e desvirtuando o ideal atrás mencionado, houve indivíduos que sem quaisquer restrições frequentaram esses cursos na mira de mais tarde chegarem a inspectores de tracção sem passar pelos critérios de selecção a que os maquinistas estão sujeitos, pese embora que duvido do rigor e isenção desses critérios, e esta é a história que conheço em relação à criação da categoria na qual eu me incluo mesmo no rigor da sua essência ou seja por restrições médicas.
Depois desta introdução cabe-me dar-te a conhecer um pouco mais de mim nesta empresa, onde me iniciei como Maquinista no Depósito do Cais do Sodré, posteriormente sou acometido por essa malvada doença que me levou ao internamento, entretanto sou transferido para o Depósito do Barreiro, onde tirei o curso do material motor existente do respectivo depósito, e após ter sido intervencionado cirurgicamente sou retirado da condução e convidado a vir destacado para o Depósito do Rossio a exercer a função de Vigilante de Tracção, categoria essa que mais tarde viria a ser classificado juntamente com o nosso saudoso José Rodrigues, sem no entanto passar pelo respectivo curso de Vigilante de Tracção a partir daqui já tu sabes, agora que tu e a maioria da carreira talvez desconheça, é que aquele princípio dos mesmos direitos e regalias da categoria de Maquinista Técnico se perderam, porque ao longo deste tempo tem sido negociado algumas matérias que favoreceram os maquinistas nalguns pontos o Vigilante de Tracção estagnou e actualmente devido à extinção do sua categoria (daí o louvor para a direcção do SMAQ que conseguiu que doravante todos os maquinistas que venham a ser retirados e continuem a exercer outras funções mantendo a sua categoria profissional e os seus respectivos direitos) assiste-se a funcionários a exercer tarefas iguais com regalias diferentes e como consequência salários diferentes, sim porque o Vigilante de Tracção, não aufere o subsídio de agente único, em vez de subsídio de escala tem um protocolo CP/SMAQ que são menos 28 € e tem o repouso de doze horas o que faz uma certa diferença nas dobras o que é apanágio da minha escala.Como reparaste mencionei minha escala, pois é, quando anteriormente era uma espécie em vias de extinção desde Junho que sou espécimen único pelo menos de Coimbra até Faro, e que me deixa igualmente na dúvida quanto ás minhas qualidades e capacidades, porque estando numa categoria para a qual não fui instruído, colocado num depósito cujo material motor me é desconhecido, (não me foi dado qualquer tipo de instrução das de Inox, Vermelhas ou das Verdes) e não conhecendo o perfil da Linha de Sintra nem da Linha da Azambuja leva-me pensar que estarei para aqui esquecido ou que grandes soluções/missões me estarão para ser atribuídas."

4 Comments:

Blogger virilão said...

Espero que voltes á condução.
Tou danado para ver as "babes" todas sentadinhas atrás de ti. Isto começava logo a dar lucro...até pagavam bilhete.
Aquele abraço deste teu fã

17/11/05 12:11

 
Anonymous Anónimo said...

estou com o virilão,gostava de te ver a conduzir por essa linha de sintra,aperta com quem de direito para te resolverem a situação.já sabes que contas comigo e com todos os colegas de trabalho,para o que for preciso,e o que tu achares melhor para a tua situação.um abraço.

17/11/05 13:44

 
Blogger ulisses said...

um abraço solidário

18/11/05 11:48

 
Anonymous Anónimo said...

Bem, com este Rapaz na condução, elas até esperavam única e exclusivamente pela chegada do comboio dele, para fazerem a viagem!
Agora mais a sério, a malta está contigo. Se bem, que na prática, isso às vezes não sirva de muito.
Um grande abraço

19/11/05 10:19

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!