Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

segunda-feira, novembro 07, 2005

Documento de Nuno Gusmão

"Caros colegas

Penso que já é tempo de pararmos com calúnias, com insultos e com falsidades.
Tem sido com alguma tristeza que tenho assistido ao desfilar de todo o tipo de estratégias condicionadoras e de juízos de valor acerca de um colega que muito estimo.
A vergonha que tem sido para nós enquanto Maquinistas, com o constante desafio pelas mais elementares regras da boa educação e com as acusações gravíssimas em relação ao Eduardo Gomes.
Antes de continuar, gostaria de esclarecer que não tenho “procuração” para o defender mas, não consigo encontrar argumentos que expliquem o constante ataque e contra ataque e o constante assalto a questões de ignorância pouco documentadas, que mais não reflectem que um desvirtuar do que existe de mais fundamental.
Não seria melhor discutirmos ideias, falarmos de projectos, propor alterações que nos beneficiem, abordarmos questões como por exemplo a profissão de desgaste rápido ou até mesmo o enquadramento regulamentar da formação do Maquinista, tal como existe em alguns países europeus?
Ou o tipo e o modo estatutário como nós estamos organizados sindicalmente? Não estará completamente desenquadrado das alterações que o caminho-de-ferro sofreu e que irá sofrer nos próximos anos?
Qual é a posição sindical e que resposta poderemos nós dar face á liberalização do serviço de transporte de mercadorias já em 2006? Estamos preparados e sabemos em que contexto irá ficar?
Temos opinião acerca do projecto de alta velocidade e já sabemos como vamos actuar perante está contingência?
Devido ao imperativo comunitário de em 2010 haver lugar a uma liberalização do serviço de passageiros a outros operadores, estamos preparados para tal?
Seria de bom-tom abordarmos a questão da amplitude e do enquadramento de um regime mais alargado de agente único?
Haveria aqui tantos assuntos que poderíamos discutir e debater. Mas com consternação vejo que se prefere debater questões de mera culinária caluniosa, em que se vai escolhendo cirurgicamente os alvos. Primeiro foi o David Almeida depois o Sequeira agora chegou a vez do Eduardo Gomes, Quando é que chega a minha vez?
Aqui estou eu de peito aberto e de caminho completamento limpo sem nada que me possam apontar no meu percurso enquanto sócio do Smaq, mas venham de lá essas calúnias, cá estarei para responder (mas assinem).
Deixemo-nos de telenovelas, de questiúnculas e unidos trabalhe-mos para um futuro melhor.

PORQUE TODOS JUNTOS SOMOS MUITO MAIS FORTES
NUNO GUSMÃO"

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sr.Gusmão,Sr.Sequeira,Sr.Eduardo Gomes,Sr.David Almeida,Sr.Ferreira,os maquinistas que frequentam este blog,começam a ficar fartos dos vossos manifestos,das vossas politicas,dos vossos textos,e vocês não percebem,ou não querem perceber devido á vossa ãnsia de protagonismos bacocos e provincianos...deixem a malta curtir o blog do viril em paz e em sossego,com posts divertidos e sem essa carga politica que vocês lhes estão a dar por interesses pessoais!quanto ao resto(politica pura e dura),quando for a hora apareçam e a malta vota,ou não, em vocês...é tão simples,porque é que estão a complicar as coisas!quanto ao Sr.maquinista Eduardo Gomes,amigo Gusmão a defesa que fazes do teu companheiro é indefensável por esta simples razão:o Sr.Eduardo participou de um colega que estava a fazer uma greve decretada pelo SMAQ,e estava a defender a dignidade dos maquinistas no terreno,na luta pura e dura,pelos seus direitos,e além disso os problemas entre colegas são resolvidos no seio da classe,e não participando os incidentes aos esbirros da CP,lá metidos na altura pela tutela...FIZ-ME ENTENDER Sr.Gusmão??E mais não digo senão ainda sou acusado de te estar a caluniar,como tu sugeres na tua peça,(parece que quem não concorda com vocês,é caluniador,mesmo quando apresenta factos que se passaram á frente de toda a gente),e para acabar aquela frase linda:diz-me com quem andas)ou defendes),e dirte-ei quem és,e o que procuras...

7/11/05 21:27

 
Anonymous Anónimo said...

Já começo estar farto de certas pessoas que utilizam um nick name como subterfúgio, e não tenham COLHÕES para assumirem aquilo que dizem.
E são estes que querem levar uma instituição para um longo caminho que ai vem? Aonde tudo vai mudar, e deixaremos de ser uns meros funcionários da C.P.
Penso que o lema de algumas pessoas é: O PODER A TODO O CUSTO,
DIVIDIR PARA REINAR.
Assim sendo isto não vai longe.
O SMAQ já vendeu a alma ao diabo em 1998, aonde todos os sindicatos que trabalham com transportes fizeram greves e levaram aquilo que queriam, como os pilotos da TAP, a CARRIS, o METRO, e maria nós termos metade das regalias do pessoal do metro, já era muito bom. Porque desde essa altura apenas temos levado migalhas e nada mais que migalhas. Ainda estou para perceber, que tipo de acordo de cavalheiros houve nessa altura. Será que foi pelo bilhete de entrada que tivemos direito para entrar na EXPO 98? Temos uma Direcção que infelizmente apenas o que fazem é regidir os mesmos comunicados mudando apenas as datas, é blá,blá,blá.
Este ultimo mandato não se tem visto nada, e ainda para mais, com mais duas pessoas na direcção, pergunto eu, o que andam estas pessoas a fazer?
Até a próxima.
Lima_CSO

8/11/05 02:29

 
Blogger virilão said...

Todo o conhecimento vem dos ou pelos sentidos; porém não sabemos quantos são os sentidos (quantos sentidos há). Sentidos chamamos nós àqueles dispositivos da mente pelos quais toma conhecimento (recebe uma impressão de que qualquer coisa existe, e de que essa coisa apresenta determinado aspecto). A razão, ou intelecto, nem percebe, nem cria; tão-somente compara, e, por comparação, rectifica e elabora, os dados que os sentidos ministram. A razão é, portanto, incompetente para determinar uma verdade, por isso que não pode determinar um facto, mas só compará-los com outros.

Fernando Pessoa, in 'Textos Filosóficos e Esotéricos'

8/11/05 19:39

 
Anonymous Anónimo said...

...TEMOS MESMO QUE MUDAR...

Há companheiros que acham que ainda é muito cedo para se estar a discutir ideias e projectos, TENHAM VERGONHA, até porque logo a seguir dizem que durante o ultimo mandato, não se fez nada!

AI!!!!!!!!!!

DECIDAM-SE!

EU, quero ouvir- leia-se "ler"- e discutir, as novas ideias que vêm dos colegas Gusmão, Gomes e Ferreira!

FORÇA COMPANHEIROS!
CONTAMOS CONVOSCO PARA MUDAR ESTA "POUCA VERGONHA"!!!!

Saudações fraternas a todos!

18/11/05 10:36

 
Anonymous Anónimo said...

SÒ por coriosidade

Finalmente, na segunda proposta de directiva, a Comissão prevê um mecanismo que permita definir melhor as competências e as responsabilidades em matéria de formação, de avaliação e de reconhecimento das qualificações dos condutores ferroviários e do pessoal de bordo que assuma funções de segurança. Na verdade, a proposta especifica que um condutor deverá dispor de uma licença que reconheça as suas competências gerais e seja válida em todo o território da Comunidade, completada por um certificado que reconheça sua formação específica em relação à linha que percorre, ao material utilizado e aos procedimentos operacionais e de segurança.

http://europa.eu.int/abc/doc/off/bull/pt/200403/p104064.htm

abraços a todos

19/11/05 18:42

 
Anonymous Anónimo said...

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19/11/05 18:47

 
Anonymous Anónimo said...

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19/11/05 19:04

 
Anonymous Anónimo said...

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19/11/05 19:15

 

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