Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, outubro 27, 2005

Serviço público (o verdadeiro)

Facto (ou será ficção?):
Uma brigada de fiscalização, à civil, entra num transporte ferroviário suburbano (vulgo comboio) da linha “mais movimentada da Europa”, em Portugal (quem diz isto nunca esteve na gare de Lyon em Paris, mas siga a dança), e só na primeira carruagem são fiscalizados 111 (cento e onze – one undred eleven) “clientes”(?) dos quais 44(quarenta e quatro – fourty-four), não tinham titulo de transporte válido! Quase 50 %!!! Ok, ok 40%!!! No mesmo dia outro comboio, a mesma hora (de Ponta) 45 fiscalizados, 21 sem titulo de transporte válido.
Perguntas:

  1. É preciso explorar mais os funcionários/ colaboradores, para a empresa dar lucro?
  2. É preciso um desenho?
  3. É preciso um lápis de cor?
  4. É preciso auditorias para ver gravatas aos funcionários?
  5. Quem e o quê, é que está mal?
  6. Quem pede o titulo de transporte aos clientes que participam de situações anómalas, nos GAC (gabinete de apoio ao cliente)? Pode uma pessoa que não paga serviço, reclamar de alguma coisa e a sua palavra ainda valer mais que a de um funcionário/colaborador? (nunca sei o que somos, desculpem a dualidade)
  7. Quantos dias de “casqueiro”, apanha o cliente em falta?
  8. Que diz a “famosa” comissão de utentes sobre o assunto?
  9. E os contribuintes, que se preocupam com o dinheiro que é gasto no transporte ferroviário, que pensam deste SERVIÇO PUBLICO? (de borla, de facto é serviço publico)
    …etc., etc., etc.

12 Comments:

Blogger virilão said...

e o que pensa o cliente que paga, do cliente que não paga? esqueci esta

27/10/05 18:23

 
Anonymous Anónimo said...

Muito bem! Este post está muito actualizado, que esperam as chefias para acabar com a burla?...Pois é mais fácil aumentar o título de transporte, e assim recupera-se aquilo que não se factura, será? Mas no entanto quem paga é novamente sobrecarregado com aumentos, uma forma de premiar o cumpridor!
Onde anda a comissão dos utentes da linha de sintra e afins? Será que são coniventes com esta situação..Bem em Portugal é normal que não cumpre ser o primeiro a reclamar...
ACORDA ZÉ-POVINHO!...

27/10/05 20:43

 
Blogger virilão said...

E o que pensa o cliente que NÂO PAGA do cliente que PAGA?

27/10/05 22:27

 
Anonymous Anónimo said...

Muito bem visto sim senhor,foi uma bela exposição do problema, mas Virilão como diz o povo "há que semear para colher", e o que é que foi semeado?
-Desemprego
-Emigração ilegal
-Despenalização criminal
-Aumentos dos impostos
-Aumentos dos preços
-Desigualdade social a aumentar
-Corrupção
-Diminuição dos postos de trabalho na empresa e no caso em concreto com a substituição por máquinas que por vezes não dão trocos,não têm papel e não dão uma informaçãozita que por vezes poderia ser solicitada.

28/10/05 00:43

 
Anonymous Anónimo said...

por erro técnico o "e disse" quer dizer Exting

28/10/05 00:45

 
Anonymous Anónimo said...

No que diz respeito à situação em concreto da CP, com todos os problemas que estamos a passar na actualidade, só tenho uma coisa a dizer, que explica TUDO:

O mal foi alguém ter pensado transformar aquilo que deve ser um serviço público numa empresa rentável.

Tudo o resto veio por arrastamento.

Os serviços públicos existem para servir as populações. Cabe ao Estado e ao iluminados economistas ao serviço do Estado procurar de uma forma adequada de reaver o investimento nos serviços públicos. Sim, porque é um investimento do Estado na população e - consequentemente - no bem estar social.

Tenho dito.

Com os melhores cumprimentos a todos,
Troni.

28/10/05 02:33

 
Anonymous Anónimo said...

o maior caloteiro de todos é o "proprietário" que nem aquilo que deve à sua empresa paga...

As pessoas só andam sem titulo de transporte porque há um sentimento de impunidade...pelos vistos os meios só chegam para atacar uma carruagem e não dão para controlar os acessos e os topos de uma plataforma...

28/10/05 02:36

 
Anonymous Anónimo said...

E ainda acrescento!!! TUDO, mas mesmo TUDO o que discutimos aqui diáriamente (os problemas da tracção, os "casqueiros", os MIQ's e outras merdas sem qualquer interesse prático) é tudo feito em função de uma empresa que pretende impressionar os ditos clientes, o que vai de encontro ao que disse no post anterior... Ora pensem lá bem um bocado...

28/10/05 02:39

 
Blogger Rui said...

Não tinha ideia que o problema continuava nesse nivel.

28/10/05 11:34

 
Blogger virilão said...

Claro que não, Rui.
1.º porque andas de carro
2.º porque há noticias que não saiem nos jornais...deve ser a tal liberdade de expressão conquistada já lá vão uns anos.
um abraço para ti
teu fã

28/10/05 19:06

 
Anonymous Anónimo said...

Caro colega:
Venho por este meio esclarece-lo.

O GAC não é um elemento fiscalizador...

Trabalham no mesmo Operadores de venda e controlo... que são obrigados a fazer o trabalho de outros...

A lógica do GAC é melhorar os serviços e não penalizar os colegas.

O Cliente quando multado, não reclama, EXPõe a situação, apenas e só...e depois recebe uma carta a dizer tem 15 dias para pagar!
A única coisa que ganha é tempo!
As multas que sobram de nada servem porque a maioria que vai a tribunal caí em saco roto...
Os juizes apesar de usufruirem dos nossos comboios à borla em 1ª acham que a CP não faz um bom serviço...
É uma obrigação social a CP aguentar tudo isto às costas?
Não se esqueçam que a CP somos nós, meros operacionais que nos degladiamos enquanto os Srs. assistem!
Enquanto houverem elitismos, invejinhas e muita dor de cotovelo não avançaremos...Lembram-se da máxima DIVIDIR PARA GOVERNAR?
Já é hora de abrirem os olhos!!!

28/10/05 19:09

 
Blogger virilão said...

Caro anonimo: agradeço o esclarecimento, mas creio que não compreendeu bem o alcance do meu texto.
Não critico o GAC (até acho muito bem que exista e compreendo a sua função), critico os superiores hierárquicos, que vos deixam aceitar reclamações de pessoas/clientes que nem sequer precisam de provar que pagaram o serviço para poderem exigir do serviço.
Nada tenho contra os colaboradores da minha empresa, sejam eles Doutores ou "reles" maquinistas, tenho apenas contra certas coisas que não estão bem.
Quando falo das auditorias, falo do que se passou na linha esta semana, que a grande preocupação era que os senhores ORV's tivessem as gravatas postas.
Espero que me tenha conseguido explicar melhor.
Obrigado pela sua participação e apareça sempre
Obrigado também, pelo cordialismo das suas palavras.
Não sou elitista (teria razões para ser?), mas reconheço que os há.

28/10/05 20:24

 

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