Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

domingo, junho 04, 2006

Plano de reforma (enviado por um sócio do SMAQ)

Enviado via e-mail, por um elemento de provas dadas como sócio do SMAQ.
Não está na lista A nem na lista B - isto é... há mais quem se preocupe com o nosso grupo - Recado para quem não acredita nos independentes (em relação ás listas), que apenas querem um SMAQ forte.
Ambas as listas, podem aproveitar este trabalho.
Com a sua autorização (que não vinha expressa) colocarei o nome do autor. Obrigado desde já.
Está incompleto, por razões de espaço ...e outras...

"AS ELEIÇÕES ESTÃO AÍ QUER SE GOSTE OU NÃO. TENTA LANÇAR ESTE TEMA, BATENDO NA LISTA "SMAQ2006" QUE ESTÃO MAIS PREOCUPADOS EM DESBARATAR O DINHEIRO DO FUNDO DE GREVE DO QUE EM RENTABILIZA-LO. PRECISAMOS DE UMA REAFECTAÇÃO DO DINHEIRO DO 1% PARA O FUNDO DE GREVE, A UMA NOVA FILOSOFIA, ACABANDO COM O ACTUAL FUNDO DE SAUDE NO QUE TOCA A SUBSIDIAR MEDICAMENTOS E CONSULTAS, QUE SÓ SERVE A PAPISTAS. E QUE PODE MUITO BEM PASSAR POR UMA SITUAÇÃO PARECIDA COM A ABAIXO APRESENTADA DEPOIS DE CUMPRIDA A FUNÇÃO NUCLEAR PARA QUE FOI CRIADO.

PLANO DE PENSÕES SMAQ
~
Artigo 1ºOBJECTIVO
O Plano de Pensões de Contribuição Definida consagrado neste documento tem como objectivo garantir o pagamento de pensões de reforma por velhice e reforma por invalidez, de acordo com as regras definidas no presente Plano e é financiado por adesão a um ou mais Fundos de Pensões.

Artigo 2ºDEFINIÇÕES

2. Participante - Todos os Maquinistas inscritos no SMAQ;

3. Ex-Participante - Todo o Participante, que, na Data Normal de Reforma, ou de outro evento em que adquiriria o direito à atribuição dos benefícios tenha por regularizar quotas há mais de 180 dias.;

4. Beneficiários - Serão considerados Beneficiários aqueles que, nos termosdo presente Plano de Pensões, têm direito aos respectivos benefícios;
Em caso de Vida: o Participante;
Em caso de Morte: aplicável exclusivamente para os valores resultantes das contribuições realizadas pelos Participantes, os indicados no boletim de adesão e na sua falta, os herdeiros legais;

5. Data Normal de Reforma - significará a data prevista por lei para a atribuição da reforma por velhice pelo Regime Geral da Segurança Social;

6. Valor Individual do Participante (VIP) - é o valor resultante das contribuições da SMAQ, atribuído a cada Participante no momento em que este adquire o direito aos benefícios consignados no Plano de Pensões.

7. Tempo de Serviço Pensionável (TSP) - o número de anos completos do Participante como membro da SMAQ;


..............................................



VALOR INDIVIDUAL DO PARTICIPANTE

6.5.1 – O Valor Individual do Participante (VIP) de cada Participante no momento em que adquire o direito à atribuição dos benefícios é valor que resultar, à data, da aplicação da seguinte fórmula:

VIP = A x 0,6 + C x 0,4


.........................................



Artigo 7º

FORMA DE PAGAMENTO DOS BENEFÍCIOS

7.1 - Os benefícios previstos no Artigo 5º resultantes de contribuições realizadas pelo
Associado para a Conta Valor Acumulado SMAQ serão pagos sob a forma de renda mensal vitalícia.

7.2 - Relativamente aos benefícios resultantes das contribuições individuais para as Contas Valor Acumulado Participante, poderá ser feita opção por qualquer combinação entre renda e capital.

......"

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

isto é velho, caro amigo. até já cheira a bafio.
ñ vai ser nas proximas duas decadas.
aplausos para a oportunidade.

lm

5/6/06 09:08

 
Anonymous Anónimo said...

O que se lê no programa, sobre fundos é aumentar a utilização do fundo social por diminuição do esforço de retorno.
O fundo social não deve ser o saco tipo armazem de viveres não alimentar de quem não controla as despesas no agregado, e muito menos se for por vicios.

5/6/06 09:50

 
Anonymous Anónimo said...

Tudo é importante, não haja duvida, mas importa falarmos mais sobre sindicalismo e da forma como nos vamos organizar para enfrentar os ataques que para aí vêm ...estamos a falar do sindicato, não é ?...

5/6/06 12:39

 
Anonymous Anónimo said...

Ó alibábá, tu realmente não dás uma para a caixa.
Nós estamos sempre a falar do Nosso SMAQ, agora não estamos é a falar é do tipo de SMAQ que tu estás.
Eu explico-te:
Como já todos repararam a lista B é composta por pessoas que além de já terem mostraram ao longo dos anos o que são capazes de fazer em prol dos maquinistas, também lhes interessa o futuro deste Sindicato e esse futuro passa obrigatoriamente por uma renovação da visão estratégica (porque não são só as empresas que a têm de ter) da Nossa forma de organização.
Essa renovação passa não só por desenvolver algumas áreas já existentes mas também pela criação de outras novas para podermos responder aos novos desafios que já aí estão.
É por esta visão ser completamente nova que nós maquinistas falamos mais dela porque da defesa dos nossos direitos como já disse estamos descansados.
E é isto o que eu leio no programa da lista B e se tu fores isento e imparcial verás que lês o mesmo.
Um abraço

5/6/06 16:08

 
Anonymous Anónimo said...

Sou do tempo em que alguns sindicatos ferroviários "vermelhos" criticaram o smaq por ter implementado a lutuosa, massacraram-nos por termos lutado e conseguido o subsídio de refeição, o prémio de condução, etc. etc. Mais tarde também eles fizeram o mesmo ou "mamaram" por tabela, apesar de dizerem que isso não era sindicalismo, mas sim acções dos "amarelos", dos divisionistas. Agora fazer alguma coisa para defender os maquinistas pertencentes a outras empresas que não da CP, ou falar-se num complemento de reforma, etc, é, mais uma vez, não fazer sindicalismo puro e duro.
Amanhã a reboque, e mesmo com muito atraso, lá se adaptam aos tempos de hoje.
Que havemos de fazer, não é alibabá.

5/6/06 19:21

 
Blogger Unknown said...

AO MEU CARO COLEGA, ALIBÁBÁ, não te ofendas pá, a resposta que deste no meu blog, podias te-la dado aqui...
Sempre era mais democratico, né
(quem quiser que vá lá ver).
Mas tu estás à espera que essas materias sejam faladas aqui...
Que raio de ferrroviario es tu afinal???hem..
Hoje, tens de compreender uma coisa, o sindicalismo evoluiu para um patamar que não estas preparado, porque o punho no ar já está demodê, percebes ou queres que te faça o desenho...
Tem calma e pensa um pouco mais, sim sei que não é facil, mas que queres, até tu nos fazes a vida dificil...
Quando quiseres ala comigo, ou com outro qualquer da lista B, (sabes que da outra, as coisas estão dificeis) e talvez tenha alguma resposta para ti...
Um ben-haja para ti em especial e para a carreira em particular...

seja

5/6/06 20:58

 
Anonymous Anónimo said...

delegado lx. devias era estar caladinho pois és uma autentica nulidade como del. quanto mais como dirigente. basta ir ver ao teu para blog. é só poemas e prosa. levantamento dos n/ problemas-zero.
o que te vai valendo é que de vez em quando aparece um ótario como o alibába que te vai dando publicidade e que te aumenta as audiencias.
no sindicato queremos sindicalistas e não vendedores de enciclopédias e demonstradores de máquinas de lavar roupa.

6/6/06 14:00

 
Anonymous Anónimo said...

Para ti Frutuoso:
Sou o demonstrador da máquina de lavar que até tem programa, mas não vendo máquinas, apenas ofereço oportunidade de a usarem, cada um faz o uso que quer.
Tu que estás na empresa dos tachos, que é uma empresa querida por todos, podias ser mais trabalhador, e distribuir mais comida pelos teus empregados, ou na impossibilidade disso (a economia está bera eu sei) mantê-los informados e unidos, para, assim, não precisarem de part-times em empresas com máquinas de lavar.
Tu que também lavas, mas ainda à mão (que atraso), e que não tiveste ainda oportunidade de mostrar um programa (deve ter muitos items), devias lançar, aqui na máquina, mais detergente, para limpar nódoas com 3 anos, pelo menos.
Com respeito e subserviência, um dos teus empregados descontentes com as condições da fábrica.

6/6/06 16:10

 
Anonymous Anónimo said...

"...frutuoso..."tstststssssssssss,
estas fazendo-me perder tempo, mas enfim vou responder-te.
Não valendo nada como delegado sindical, já fiz mais neste tempo do que quem esteve lá muito tempo e que usaram enquanto deu geito, como arma de arremesso, depois, foi promovido a presidente da comissão eleitoral e não pode estar presente na reunião marcada pela lista A...????
Naturalmente, quando deixar de ter utilidade, como aliás muitos sabem, por já terem passado pelo mesmo, será descartável.

Quanto aos que comigo travam discussões, só a mim compete responder, porque também não sou advogado de ninguém e se por ventura, pretendes atear fogos, cuidado porque não se deve brincar com o fogo, sob pena de ficar chamuscado.
Quanto ao meu blog, meu caro, são pessoas da tua indole, que vão lá farejar, procurando aquilo que não são capazes de encontrar em si mesmo, no intuito de profanar e alimentar a mesquinhes e a má fé.
Porque se lá deixarem comentários a eles responderei e porei á discussão.
O blog do Viril, tem outras caracteristicas, ao qual, muitos já fizeram mal. Ou seja, violam a todo o instante o objectivo com que foi criado. Mas tem sido muito o mérito desse blog, porque é aqui que muitos conseguem manifestar o seu outro lado...
E só para terminar, dir-te-ei que o que os meus poemas dizem, a ti muito dizem respeito e a outros como tu, basta ler com atenção e concerteza te reverás em algumas passagens. Provávelmente estou a pedir muito...

Seja

ps. Só para que conste, não coloquei aqui o meu nome de tela, porque muitos já me identificaram e não quero que digas que usei isso, para te responder.

6/6/06 20:47

 
Anonymous Anónimo said...

Agora é otário. Isto agora é levar porrada de todos os lados. É o que faz, não pertencer a nenhuma das claques organizadas ! Não é assim, frutuoso? Não é assim, ó Atento?
Isto tudo porque fiz duas perguntas inocentes...eu que gosto de ficar esclarecido. Nem me atrevo a questionar mais nada. Ainda me penduram num poste da catenária...

9/6/06 11:18

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!