Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

segunda-feira, julho 28, 2008

Martin Luther King

Martin Luther King:
" O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos,
dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."

34 Comments:

Anonymous Anónimo said...

palavras certeiras e sempre actuais.

29/7/08 10:43

 
Anonymous Anónimo said...

leiam o que vem hoje no Diário de Notícias sobre o salário dos gestores públicos. É só mamar!

29/7/08 10:52

 
Anonymous Anónimo said...

Já com atraso aqui vai um abraço solidário para o Maquinista do p.disciplinar.Outra conjuntura e quiçá outros sindicatos(ou sindicalistas)e o C.G. teria uma resposta adequada a esta e outras arbitrariedades,atropelos e ilegalidades praticadas por estas "cabeçinhas pensadoras".

29/7/08 11:07

 
Anonymous Anónimo said...

desculpa lá a malta ...está tudo de férias...

30/7/08 10:52

 
Anonymous Anónimo said...

processo disciplinar em razão de actividade sindical...puf!!já estiveram dezenas de maquinistas despedidos em razão de greves efectuadas e não se vitimizaram tanto como tu camarada...tem paciência e se tiveres a razão do teu lado tudo se resolve a contento do companheiro de luta.se não tiveres razão e mesteste a pata na poça ,pra a outra vez tem mais cuidado e como dizem los espanhóles "antes de hablar e fazer....pensar"!!!

30/7/08 11:04

 
Anonymous Anónimo said...

eeeeu, se pu..pu..pu..pu.deeeesse fa..fa..fa..fa.lá..lá..láva maaaais ve..ve..ve.zes.

30/7/08 19:07

 
Blogger ulisses said...

tóino...



(um abracinho!)

31/7/08 22:50

 
Anonymous Anónimo said...

Morreu Soljenitsin, escritor que precipitou o princípio do colapso do comunismo soviético.

Com um só livro, «O Arquipélago do Gulag», mudou quase de um dia para
o outro a percepção da tragédia soviética e do terror estalinista, de forma quase absoluta, em poucos anos e por todo o mundo.

O Arquipélago do Gulag é um romance peculiar, rigorosamente documentado, com testemunhos e análises que permitem compreender, de uma forma radicalmente nova, a engrenagem do sistema concentracionário soviético, rompendo os quadros tradicionais da historiografia e impondo uma releitura não só do estalinismo como da Revolução de 1917.
"Gulag" (acrónimo de "Direcção principal dos campos de trabalho") passa a ser sinónimo da barbárie soviética.

Este grande homem cumpriu bem o seu dever perante o mundo.

5/8/08 16:14

 
Anonymous Anónimo said...

quem devia ir para um gulag,era o anónimo do post anterior...pelo menos lá podia vomitar o seu ódio anti-comunista á vontade e depois sorvê-lo novamente devagarinho...estes parasitas lá sempre faziam algo pela sociedade,já que onde estão instalados na CP,só gastam guito ao erário publico,dão umas voltitas pela net,e fazem que trabalham até chegar a hora se encher a pança sebenta e a cornadura de vinhaça...com tanto zelo ainda os havemos de ver um dia a fazer porcarias ao colo do Sócras...

5/8/08 19:21

 
Blogger Pena Escarlate said...

Esta gaita de se criar gulag`s está técnicamente ultrapassada e é bastante dispendiosa. Depois dá motivo a acesa discussão e a broncas desnecessárias...

Cá para mim, a solução mais barata, era despejá-los nos fornos das cimenteiras, apesar do desconforto de quem vive lá perto e começa a queixar-se do pivete que aquela jingajoga liberta, embora eminentes defensores desta ideia, como o actual 1º ministro( que mora longe) achem que dali não decorre perigo.

Mas, bem feito ou mal feito, sempre se podia aproveitar-se para queimar outros lixos igualmente perigosos, como sejam alguns ministros, deputados, dirigentes desportivos, autarcas e polícos em geral, quando começassem a fazer batota e a meter a manápula no fundo de maneio, zás!, forno com eles! Seria uma alegria para o povo que passava a odiar menos as cimenteiras e a gostar mais dos políticos...

Posso admitir que um forno de cimenteira pode trazer problemas ambientais e forçar as pessoas que moram perto andar sempre com o lenço a tapar o nariz, mas dá cá um jeitão!! Dissolve todo o lixo que lá põem. É só despejar...e já está!

5/8/08 23:10

 
Anonymous Anónimo said...

Eu moro mesmo perto de uma cimenteira, e sinceramente antes efeitos que desta advêm, que o veneno de muita gente que aqui se apresenta, mas lá está somos todos humanos e por isso o diz que disse até na nossa classe existe. A melhor luta que poderemos travar é primarmos pelo brio com que desempenhamos as nossas funções, mesmo que quem nos chefia nem sempre o faça, não temos desculpa por não continuarmos a ser competentes, os outros podem ter alguma incompetência, mas lá está, não são maquinistas, os maquinistas somos nós, cabe-nos a nós não errar, ou pelo menos tentar.

6/8/08 15:16

 
Anonymous Anónimo said...

Pelo que conheço, e desde há muitos anos que vejo com os meus olhos, a paisagem junto das cimenteiras no que concerne à poluição ambiental não é nada famoso, pelo contrário, fica longe do aceitável. Também em termos de saúde a coisa é muito duvidosa. Por isso, tenho a certeza que com a incineração, que vai ser bastante vigiada e muitíssimo aproveitada politicamente pelas forças da estagnação, tudo vai melhorar no que respeita à poluição, isto se os produtos a queimar não estejam contaminados com resquícios do antigo leste europeu. É que se os «lixos» adquiriram essa moléstia brotará um cheiro horripilante.
Mas também percebo que alguns aceitavam de bom grado, e não dava ensejo a criticas, continuar a mandar o lixo, através de camiões, para qualquer país europeu (mais evoluído do que o nosso, obviamente) onde praticam a incineração.

Para alguns botar o lixo que produzimos no quintal do vizinho resolve os nossos problemas.

6/8/08 18:54

 
Anonymous Anónimo said...

é lá... a festa do barrete verde não acabou já??é que vejo por aqui animais a mandar com cada marrada anti-comunista que até dói...(na barriga)...pois claro!!é touro lindo,é lá touro lindo,vem cá ao pai...

7/8/08 21:59

 
Blogger Pena Escarlate said...

Porra para isto!! Um gajo já não pode ir ao banco pedir um créditozito, que é corrido à chumbada!...gaita!!

8/8/08 00:01

 
Blogger Pena Escarlate said...

O plano era um primor de inteligência e imaginação, não só na concepção, mas também nos objectivos.

É de concluir que determinados falhanços não se devem a erros dos planos ou na estratégia empregue, mas a um grandessíssimo azar, ou se formos mais rigorosos na análise, a factores imponderáveis e imprevisiveis que o destina prega a cada instante.

Sabe-se agora que as coisas não correram conforme o planeado, muito por culpa de um acontecimento que não estava no programa: a Arlene, uma morenaça de tarar, presentemente com morada fixa na Marquês da Fronteira que tem fama e o proveito dos seus encantos e dotes fisicos, muito valorizados, diga-se, por o uso regular de saias curtíssimas e decotes rasgados até ao umbigo...
mas vamos aos factos:

-É um assalto!!...Se vocês ficarem quietos ninguém se machuca. Todos com com as patorras no ar e bico calado! Tu aí, encosta-te à parede e não te lembres de baixar as mãos, ó lingrinhas!...
-Isto é para algum filme?
-Xerape!! Deita todo o mundo, já!
Ó madame da gerência, passa para cá a grana que está na caixa e tu aí, trata de abrir o cofre, mas depressa que a gente ainda tem mais três assaltos marcados para hoje...
-Só cá tenho na caixa, dois euros e trinta cinco centimos e quarenta euros e dez centimos no cofre...
-Mas que raio de chafarica é esta? Toca mas é a botar cá pra fora a outra grana escondida, seus moleques!
-Ouçam lá, amigos...já lhes disse, logo que se anunciaram, que se querem graveto, vêm em má altura. É da crise. Também chega aos bancos...a malta anda sem dinheiro, os lucros a baixar, muita gente de férias...porque não aparecem antes, no princípio do mês que vem?
-Pôr favor, que eu não estou a gostar deste papo...vá lá a ver.
-Estou a ser sincera! Se lhes faz jeito mais sete ou oito euros, que tenho aqui na carteira não se acanhem...o resto dos funcionários e os clientes que aqui estão também não se devem importar de fazer uma vaquinha entre todos, pois não?
-Ó granfina, julgas que andamos a pedir esmola, ou quê? Olha que o canhão que tenho na mão é foda mesmo.

Como se compreende, as coisas passaram-se mais lentamente do que esta descrição e a prova é que dez minutos depois de se ter ordenado aos empregados e clientes do banco levantar os braços, a operação não atava nem desatava...

Foi então que a Arlene, que até então tinha passado despercebida, suspirou aborrecida. Como era de esperar, este lânguido ai despertou vivo interesse nos presentes e toda a gente ficou de olho espetado naquela brasa bestial. Quando se sentou numa cadeira para preencher um cheque e ficou de perna aberta e o coxame bem à vista, caiu um silêncio profundo no banco. Ficou temporáriamente suspenso o assalto, entregando-se os restantes clientes, empregados e assaltantes na comtemplação daquele espectáculo e tão embevecidos estavam que só levantaram os olhos quando o outro dos assaltantes, até aí calado, vociferou:


-Meu irmão, vamos dar o fora. Daqui a pouco, isto está infestado de policiais.
-Acho que primeiro vou papar aquela moreninha. Não vais comer também esta bacana?
-Não estou a fim. Droga...meu irmão, não é hora de ficar grudado em mulher...
-Chiça, como esta não há por aí aos pontapés...nem no Brasil!!
-Não abandalhem esta coisa! Dá sempre mau resultado misturar trabalho com poucas vergonhas!...-Disse a gerente
-Meu irmão não gruda, não.
-A morenaça é de tarar. A avaliar pela pinta, deve ser cá um tombo.
-Que coisa terrivel, meu irmão, enxerga lá pra fora...Agora nem grana nem moreninha. Temos os policiais à perna.
-Vai o bom e o bonito!

9/8/08 02:00

 
Anonymous Anónimo said...

"Lembrar Soljenitsyne é lembrar os mais de 40 milhões de pessoas que entre 1932 e 1953 morreram nestes "campos de trabalho".
A sua obra tornou (quase) impossível dizer que não se sabia o que se estava a passar na "Rússia profunda".

Concordo!...
Quem não concorda?

10/8/08 23:51

 
Anonymous Anónimo said...

vão mas é trabalhar cambada da chulos da CP...

12/8/08 18:08

 
Anonymous Anónimo said...

sócrates e rapaziada do PS, de juntas de freguesias manhosas, para os GULAGS...JÁ e em FORÇA...

12/8/08 18:11

 
Anonymous Anónimo said...

lembrar soljenitsyne, é lembrar à época, um admirador do ditador espanhol Franco, de um acérrimo crítico do 25 de abril de 1974 em Portugal e do fim da ditatura e um defensor nos anos 70, da intervenção americana no Vietnam...

18/8/08 02:23

 
Anonymous Anónimo said...

O que disse e escreveu Soljenitsin acerca dos Gulags não corresponde à verdade?
Se é verdade concordamos com essa barbárie?
Isso é o que mais importa, porque se ele admirava este ou aquele não interessa para o caso.

18/8/08 14:48

 
Anonymous Anónimo said...

funcionários sócráticos, subservientes do status quo implantado em Portugal das juntas de freguesia pagos pelo erário publico(todos nós),e fazem politica partidária em vez de trabalharem em prol das populações,em marcha rápida para os GULAGS...já e em força...

18/8/08 16:16

 
Anonymous Anónimo said...

E quanto às respostas acerca dos gulags os «democratas» vermelhos nada dizem.
Gostaram!...

18/8/08 21:46

 
Anonymous Anónimo said...

E a "Dra" nova que veio dar um ar da sua graça, visando a redução de custos a todo o custo, que decidiu reduzir o número ( ou acolheu a sugestão, e dando autorização, é co-autora e co-responsável ) de carruagens aos Sábados, Domingos e Feriados ( Monte-Abrãao/Alverca ), e que motivou dezenas de reclamações dos passageiros, o que lhe acontece com a sua má decisão?! Um de nós anda aqui 5 a 10 anos para ter uma reclamação de um passageiro, o que não é mau e que por vezes nós temos razão, ela motiva dezenas de reclamações escritas e não escritas, e nada acontece!!!
Este advogado, que sei quem é, gabava-se há dias de que o que dá gozo é instaurar processos disciplinares, seja a revisores, maquinistas ou factores, mas fá-lo sem pensar e analisar factualmente as coisas. Ele não conhece a realidade da linha, não conhece a complexidade das funções, não conhece a nossa vida, as nossas motivações que influem no nosso desempenho, não compreende o fenómeno ferroviário em constante mudança, não conhece o comportamentos do público, as suas reacções, ora, se ele não atende a nada disto, conclui-se que é uma pessoa que só vê para a frente. Não tem horizontes.Depois admirem-se haver homicídios/assassínios!!! Como isto anda?! Não me admirava nada!!! Já andou mais longe...Há casos recentes noutras empresas parecidos, basta que aqui aconteça uma vez para que se possa acreditar... Não podemos adivinhar como anda a cabeça de certos indivíduos, que parecem bem, mas que de repente "Ah, ms ele era boa pessoa e tal, nunca pensei que este gajo fizesse isso, nunca..."
Cuidado meus senhores, vamos ter calma, na forma como tratam os trabalhadores, vamos ter mais sensibilidade por favor que assim não vamos a lado nenhum. Com política de punições, a empresa nada ganha, só perde, porque a malta trabalha sem interesse, desmotivada e revoltada...é isto que a empresa quer? Creio que não. Quem sabe liderar, apoiando e motivando os trabalhadores nesta empresa? Actualmente, ninguém. A CP segue a perseguição e tem um sistema disciplinar militar, isto é, porque as pessoas que estão nela é que a maquinam assim...Livro de ética? Para quê? A empresa é a primeira a desrespeitá-lo!!! Melhor conciliação com a vida familiar? Como? Só se for para quem trabalaha de Segunda a Sexta!!!
Acordem meus senhores, estamos no século XXI.

25/8/08 13:01

 
Blogger Pena Escarlate said...

Ugh!!

Esta gaita de ter de mudar o acampamento da "branda" para a "inverneira" antes da chegada da "lua das folhas esvoaçantes",dá cá um trabalheira do catano. O pior é carregar com toda a cangalhada...garrafões, tendas, cobertores, lençois, transístores, cadeiras, mesas, baralhos de cartas, instruções tecnicas, armas de caça e outros artefactos dificeis de enumerar...

Esta jingajoga do blog do Virilão é que não ata nem desata. Quem quer sossego deixa-se estar na cama!! Não acham?...
Do que é ele está espera de fazer a reentré? Estás a ser bera cá com a malta...

O mal foi, os kotas começarem a meter aqui o bedelho. Quem não quer e não gosta, não vem a estes sítios, ora o caraças!! Quem não está bem, mude-se! Isto aqui não é lugar para velhadas! Até nesta coisa dos blogs, já só se encontra gente ordinária e faltas de educação. Uma súcia de sacanas!...

8/9/08 23:25

 
Anonymous Anónimo said...

O embusteiro do 1º ministro veio mais uma vez à televisão com um chorradilho de mentiras. Tem o desplante de reafirmar que o país e os portugueses estão cada vez melhores. O mais grave é que o homem acredita mesmo naquilo que diz.

9/9/08 10:29

 
Anonymous Anónimo said...

»Somos militantes do Partido Socialista, continuamos acreditar no ideário subjacente ao socialismo democrático, mas assistimos angustiados ao triunfo crescente do neoliberalismo no interior do partido a que pertencemos(...)»

( Joaquim Sarmento, Jorge Silva, João Botelho, Paula Rodrigues e Julio Barbosa in Expresso, 15.08.2008)

9/9/08 10:38

 
Anonymous Anónimo said...

« As políticas sociais vão sendo subordinadas à lógica do mais puro economicismo, destruindo o Serviço Nacional de Saude, subvertendo o ideário da escola humanista e pública, desvalorizando o papel do professor e da formação cultural do aluno(...)

(...)e quanto à justiça, trave-mestra de um Estado de Direito está um verdadeiro lodoçal, sendo uma trincheira dos que têm mais posses e mais meios, em detrimento das classes mais desfavorecidas. »


(idem,ibidem)

9/9/08 10:49

 
Anonymous Anónimo said...

« O estado da Nação é deplorável, transformado em areópago dos escribas do regime, dos jurisconsultos que dão pareceres a preço de oiro, substituindo-se às instituições que nada decidem por si, nem assumem as suas responsabilidades. »

« Há dois países, o país real e país nominal, o país dos que têm poder económico e político, as mordomias, os salários chorudos e o país dos cidadãos que vêem com pavor o seu nível de vida a afundar-se, sem rendimentos para pagar as prestações da casa e os alimentos essenciais. »


(idem/idibem)

9/9/08 11:01

 
Anonymous Anónimo said...

« Portugal é o país da Europa com a maior desigualdade na destribuição da sua riqueza. Portugal é também um dos países mais pobres da Europa com a realidade assustadora de mais de dois milhões de portugueses que vivem no limiar da pobreza, sobretudo os mais idosos, as mulheres e as crianças.»

(...)há uma grande responsabilidade do actual governo, cujas reformas, na óptica da obsessão do défice, têm penalizado primordialmente os mais pobres e carenciados.»


(idem/ibidem)

9/9/08 11:11

 
Anonymous Anónimo said...

« No Partido Socialista, onde nada se debate, cada vez mais reduzido à participação dos que ocupam cargos políticos, há uma claustrofobia asfixiante.»

« Não somos nós os "inocentes úteis" da direita que olham com simpatia o actual Governo e o actual PS e que apeará os socialistas quando chegar a hora de ordenhar a nação.»

(excertos de uma entrevista dada ao semanário Expresso, por um grupo de militantes socialistas)

9/9/08 11:21

 
Anonymous Anónimo said...

o indio ainda vá que não vá,agora o alibaba não há pachorra.
que mal é que fizemos para levarmos com isto?

9/9/08 13:18

 
Anonymous Anónimo said...

Não estou a conhecer este alibábá. Mas o PS não é um partido em que os militantes fazem, podem e devem, manifestar livremente as suas opiniões?
Onde está o problema?
Já sei, alguns estão com as zitas no goto.

9/9/08 14:08

 
Blogger Pena Escarlate said...

Ó Virilão, tens que mudar o visual desta cegarrega, pois a malta começa a cansar-se de ver sempre aqui, as mesmas trombas e ideias no ecran, por mais simpáticas que sejam. Se não tiveres asunto, mete umas gajas mamalhudas, com o coxame todo à mostra e avança com um palavrãozito ou um trocadilho mais atrevido que a malta já sabe que o fazes com intenções moralistas. Trata disso e deixa cá a parte cultural e política com a rapaziada.
Até parece que com o teu inegável tacto, ireverência e modernices dos verdes anos, não percebes patavina das novas técnicas e métodos áudio-visuais e, o mais grave sem te importares com as consequências para a tua reputação presente e futura. Há mais autores que adoptaram estes inovadores métodos com bons e supreendentes resultados!
Bolas, também tens de confiar nos teus recursos de comunicação, pois não és nenhum caloiro nestas andanças. Por aquilo que julgo saber, para além do blog, pertenceste a um grupo de teatro, fizeste conferências na Paróquia da tua freguesia e és sempre escolhido nos casamentos para o brinde aos noivos. Já és conhecidote e tens experiência junto do grande público.

A propósito, andei na Quinta da Fonte a ver o ambiente, excelente diga-se, a fazer perguntas aos moradores sobre o bairro, mas não sei onde guardei a gaita das entrevistas. Eu que tinha o materialzinho já pronto. Há horas do catano! Se entretanto as descobrir, se não te importares, chapo-as aqui, porque têm interese histórico e cultural mesmo quando mete cachaporra. Isto de reviver coisas passadas, de evocar pessoas e acontecimentos vividos, digamos de uma forma mais intensa, e os contrastes entre o passado e o presente é empolgante.

10/9/08 11:10

 
Anonymous Anónimo said...

Realmente ésta coisa precisa de mudanças radicais, e necessário levantar a moral do pessoal que anda muito entretido com a azáfama do verão, estes meses rfazem esquecer os restantes ao contrário da ocupação hoteleira no Algarve, cá estão a 100% ou quase nem tempo há para pensar na reentre que vem aí no dia 20..........bjs e abraços.

11/9/08 15:43

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!