Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

sábado, janeiro 10, 2009

Gostei do termo "aviltante"

Achei um movimento inteligente o comunicado n.º 1 de 2009 do SMAQ / Pré-AVISO de greve
Ainda aqui há uns dias tive o prazer de almoçar com um simpático colaborador/colega/gestor que admitiu que o presidente do nosso sindicato e passo a citar " desde que anda a aprender com os alemães já me "comeu*" umas duas ou 3 vezes"
* N.A.:"comeu" era claramente no sentido figurado e referia-se sem a menor dúvida a esperteza negocial.

Lembro que o pré-aviso teve que ser entregue com 15 dias de antecedência e à data ainda não era conhecido o "escândalo" publicado pelo jornal "SOL", não havendo portanto, qualquer aproveitamento da actual fragilidade do CG.

Não há necessidade de apresentar uma proposta de A.E. tão gravosa e aviltante para os trabalhadores e passo a explicar porquê:
Apesar da crise, a área de negócio da nossa empresa não foi afectada, antes pelo contrário, pois segundo as estatisticas, e valem o que valem, no ano anterior foi transportada mais carga, foram transportados mais passageiros/clientes, os comboios premium bateram recordes jamais alcançados em anos anteriores, como tal não há necessidade de precarizar ainda mais as condições de trabalho e de segurança (refiro-me a horas excessivas de trabalho consecutivo e sem descanso) dos trabalhadores de algumas carreiras desta empresa que não só a nossa.

Teria mais para opinar, mas não gosto de textos demasiado longos que se tornam massadores e desinteressantes.

Finalizo com felicitações (sim, desta vez são elogios), para a direcção do SMAQ pelo timming, pela dureza (q.b.- é de quem sabe da poda* - *deixa para o surdo comentar) e pelo bom senso do pré-aviso de greve.


»»»no momento em que escrevo estas linhas já é um dado adquirido que está suspenso o pré-aviso de greve, a prova de que não temos interesse em prejudicar ninguém e temos bom senso, mas não nos sodomizem!!! (com "F")

Etiquetas:

43 Comments:

Anonymous Anónimo said...

as greves serem suspensas não tem problema nenhum...desde que os nossos interesses estejam defendidos,tudo bem.os maquinistas não querem fazer greves só por fazer...
quanto ao resto(danos colaterais ao fazer-se greves no actual contexto)o pena escarlate vai franzir o sobrolho,mas lá vai :para fazer cair governos,para abalar as politicas nefastas deste governo,para agitar as águas deste pãntano que é portugal e para fazer desvios ás politicas de direita deste governo e até para tirar a maioria absoluta a este engenheiro!!? ,temos aí este ano ELEIÇÕES com fartura para dar cabo deles...esta é a minha opinião(um pouco conservadora diga-se de passagem e nada revolucionária,será da idade ou do frio???)...pena rosa a luta continua...quer tu e o engenheiro queiram ou não e vão ter a resposta adequada(espero eu)nas próximas eleições legislativas...digo eu que sou ceguinho.

10/1/09 11:04

 
Anonymous Anónimo said...

PODA???

que estranha forma de pronunciar os «efes»

10/1/09 13:10

 
Anonymous Anónimo said...

a porcaria da sala de entrecampos continua ao serviço.

10/1/09 13:52

 
Anonymous Anónimo said...

o smaq tem mais com que se preocupar do que com as instalações do pessoal,certo? aguenta-te á bronca!!!!!!!!!!

10/1/09 15:28

 
Anonymous Anónimo said...

Alguém deve ter puxado as orelhas ao pastor fazendo-o ver que lutar contra uma proposta de AE que é a transcrição do código de trabalho rosa é um acto político e o SMAQ não faz, nunca fez nem fará política. Bem dizia eu no post anterior que aguardava ansiosamente o desenrolar da novela. Lá para diante haverá(?) greve, mas porque a empresa se recusa a cumprir o que acordou e já faltou dezenas de vezes...

10/1/09 21:41

 
Anonymous Anónimo said...

Companheiros,a classe mais uma vez estava preparada para mostrar a dignidade na defesa do nosso AE, a solução encontrada demonstra que estamos abertos ao dialogo e não ao afrontamento apenas exigimos ser tratados com dignidade e respeito. Vamos estar atentos ao desenrolar dos acontecimentos, á que preservar o que os nossos colegas mais antigos conquistaram e temos mantido até agora. Bem hajam

10/1/09 22:48

 
Anonymous Anónimo said...

Um ditado muito antigo diz: "O que nasce torto dificilmente se endireita".
Algo me diz que vai continuar tudo na mesma como tem estado até aqui. Isto se... não piorar ainda mais.
Mas gostava de estar enganado.

10/1/09 23:42

 
Blogger virilão said...

ver significado de "aviltante":

http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=aviltante&id=18481

ou

http://www.duvida.net/sinonimos/index.php?search=aviltante

ou

http://pt.thefreedictionary.com/aviltante

11/1/09 08:25

 
Anonymous Anónimo said...

"AVILTANTE" é de certeza o que algumas criaturas escrevem por aqui neste blog acerca do SMAQ.e mais AVILTANTE se torna quando algumas dessas criaturas já nem sequer estão inseridas nesta estrutura sindical.concerteza que é muito AVILTANTE e ás vezes até IGNÓBIL.

11/1/09 11:17

 
Anonymous Anónimo said...

O SMAQ é o sindicato com o ambiente mais democrático do mundo. Desrespeita as decisões dos associados em assembléias plenárias utilizando a semântica como pretexto; desvaloriza sistematicamente as críticas internas ou por omissão ou por ataques pessoais aos seus autores; diz em cada local de trabalho o que mais convém ao seu situacionismo imobilista; quando nada disto resulta pressiona a empresa (não é, dr Archer?) para que os contestatários sejam colocados no limbo profissional; não, em definitivo quem come sopa de letras e caga maiúsculas cuidando ficar culto, não pode compreender como haja ingratos que não reconheçam todo o bem que por eles se fez...

11/1/09 13:24

 
Anonymous Anónimo said...

há criaturas que deviam fazer um pouco de reflexão e introspecção ás suas próprias tomadas de posição e maneira de estar na vida pessoal e profissional,para ver se percebem(se é que alguma vez vão perceber),porque razão os colegas os ignoram,os maltratam e até por vezes os desprezam,será que todos estão errados,será que algumas criaturas têm um dom,um não sei quê,uma aura especial que os destingue do resto dos colegas!??o unico dom que essas pessoas têm é o de cada vez que se aproximam dos colegas através de escritos ,pensamentos e tomadas de posição se afastam cada vez mais.porque será?para acabar só mais uma mensagem,por muitos e muitos e mais muitos anos que algumas criaturas (algumas já nem são do SMAQ,desistiram das suas ideias e fugiram,tal qual um durão ou um guterres)dizia eu por muitos anos que andarem por aí nunca farão nem um milésimo do que já fizeram pelos colegas maquinistas os actuais dirigentes sindicais,com os seus erros,as suas omissões ,as suas fraquezas...á criaturas que por muitas voltas que o mundo dê,nunca aprendem nada de jeito!

11/1/09 17:07

 
Anonymous Anónimo said...

Estimado ceguinho: não sei se já nasceste cego ou se alguma vez viste a luz; se a viste, não sei como se degradou a íris, primeiro, e a retina, depois, para junto com a memória da luz se ir a memória das coisas. Às páginas tantas, enquanto vias apenas te deixaram ver a luz filtrada por aqueles que se julgam donos dela. Apenas assim se compreende a cegueira espiritual em que te encontras e que te tolda a percepção do mundo. Nunca saíste da redoma em que te encontras por comodismo e aceitação, não compreendes que possam existir realidades paralelas à tua tão dignas de atenção como para ti reclamas; confundes o reconhecimento com submissão; confundes coragem com fugir de frente (sabes, a ovelha que abandona o rebanho está muito mais exposta e desconfortável...); achas que a paz de consciência se vende a troco da aceitação do grupo (ou rebanho)...
Se das vistas tens salvação, não sei. Enquanto não alargares os teus horizontes sei que espiritualmente não verás um palmo a diante dos olhos e arriscas-te a acabar como todos os ceguinhos, isto é, a pedir esmola!
Saudações oftalmológicas...

11/1/09 17:41

 
Anonymous Anónimo said...

Com-com-compreendo a in-in-indignação do Eduardo.
O termo avi-avi-aviltante foi primeiramente usado por ele e até foi a-a-aqui neste forúm que vi isso.
Lamento que tenhas deixado o sindicato Eduardo mas sei que con-con-continuas a de-de-desejar o melhor para todos nós porque sei que és um Homem justo e digno.
Mas também deves aceitar as críticas que te são feitas com des-des-desportivismo assim como gos-gos-gostarias que outros aceitassem a criticas que tu lhes fazes.

Gostei do ar-ar-argumento avançado pelo autor do forúm e gostava de ver a análise dos índios e de um ou outro cow-cowboy anónimo.
Da minha par-par-parte digo já: cuidado se esta "trégua não servirá só para deixar pa-pa-passar este ano de elei-elei-eleições. Não podemos só defender!

11/1/09 22:01

 
Anonymous Anónimo said...

Será que as pessoas se esqueçem do que fizeram no passado, vindo agora para aqui alvitrar moralidades que nunca tiveram ao ponto de furar as lutas dos companheiros e não assumirem os cargos para que foram eleitos pelos colegas de deposito ? Meus amigos como alguém disse - os cães ladram e a caravana passa. Cordiais saudações para todos

11/1/09 23:21

 
Anonymous Anónimo said...

Estou temporáriamente afastado, por isso desconheço as razões que levaram à suspensão das greves.
Em todo o caso é de confiar na experiência dos dirigentes do Smaq que, por certo, entenderam ser esta a melhor atitude.
Aos que criticaram a minha posição, apenas digo, passem bem.

Mas atenção, a luta continua, mas é sempre preciso saber lutar.

12/1/09 00:06

 
Anonymous Anónimo said...

Vai ser agora!!!
- Que vamos ter uma sala em ETC condigna. Com bons sofás, internet à descrição, uma boa televisão lcd equipada com tv cabo, janela, jornais diários, flores naturais, e mais algumas mordomias que agora não convém enumerar para não provocar 'água na boca'...

12/1/09 11:55

 
Anonymous Anónimo said...

Ó "o maior" do post anterior 1º-tira as patas dos sofás,2º-televisão lcd??nem contribuiste para a actual quanto mais para lcd(s),e vê lá se puxas á frente pró MEO instalado no rossio,3º-jornais diários??não roubasses os que a malta põe em cima das mesas,4º-internet á borla??e o cuzinho lavado com água de rosas também vai,faz mas é contrato com tvcabo,ou meo,ou sapo,ou cabovisão ó malandro,?,5º-flores naturais??não mijes para cima das plásticas,6º-janela??pra quê,ainda te penduravas nela caías e batias com a cornadura no chão e ias prá manobra de cae.
por isto tudo vai mas é TRABALHAR e deixa de dormir quando estás ao serviço da CP...

12/1/09 13:57

 
Anonymous Anónimo said...

é pá, até parecia que o pena rosa estava a adivinhar o que ia acontecer. tudo o que ele disse no comentario parece que encaixe que nem uma luva no que veio a acontecer. o smaq com diálogo chegou a acordo com a empresa.
muito bem visto, pena rosa. os meus parabens

12/1/09 22:03

 
Anonymous Anónimo said...

jack b., só um granda palhaço é que diz merdas assim! Porque eu não sou esse que rouba os jornais, já contribui para o meo e não mijo nos cantos das salas.
És daqueles que não consegue levar isto na desportiva, portanto desamprara a loja, fodasse!

12/1/09 23:15

 
Anonymous Anónimo said...

jack b., só um granda palhaço como tu é que diz merdas assim! Porque eu não sou esse que rouba os jornais, já contribui para o meo e não mijo nos cantos das salas.
És daqueles que não consegue levar isto na desportiva, portanto desampára a loja, fodasse!

12/1/09 23:16

 
Blogger Pena Escarlate said...

Estive eu o fim de semana na pradaria a decorar a táctica para a "batalha" contra os "caras-pálidas" para os chefes tribais, mais uma vez, enterrarem o machado de guerra e a fumarem o cachimbo da paz!...Isto é uma grande gaita, andar constantemente no tira e mete na tenda, o arco e as flechas, já não falando na manhã que perdi na Cremilde Cabeleireiro a desfrizar e a fazer a coloração da crista, a puxar lustro à pena, a depilar as pernas e o peito com cera a quente e a cagar a cara com as pinturas de guerra. Isto assim, é um desassossego que não tem jeito nenhum!!

13/1/09 00:15

 
Anonymous Anónimo said...

É a via diálogo, meu caro Pena Escarlate.
Pensei que já estivesses habituado... isso de utilizar arcos e flechas para resolver contendas cá do burgo, está a passar à história. Agora estamos numa de ameaçar... retirar... ameaçar outra vez porque da última nada resultou...e retira porque o fumo estava entre o branco e o preto... e ameaça... e retira...e agora, porra, nada há a fazer. Fomos comidos.

13/1/09 01:22

 
Anonymous Anónimo said...

Desonroso este acordo. E porquê? Porque mais uma vez caimos no engodo do PS ( sim o PS o maior inimigo da classe trabalhadora por contra de outrem, se tem dúvidas vejam o historial dos códigos de trabalhe após 77), não declaramos greve para lutar por aumento salarial ( algo que nunca fiz e já sou maquinista à 15 anos), não declaramos greve por melhores condições de trabalho... declaramos greve para nos opormos a uma proposta indecente que se for refletida e discutida os meus amigos chegariam à conclusão que deixavam de ter vida particular, deixava a família e passavam a deambular pelas estações moribundos. Como já foi aqui escrito este acordo não fará demover os Socialistas das suas intenções ( vai haver eleições, não esqueçam) daqui a um ano estaremos de greve pelas mesmas razões e aí chegaremos a um acordo em que cedemos algo e virá o SMAQ apregoar uma nova vitória porque não cedeu em tudo... Enfim somos os campeões da lingua comprida a nível de luta laboral estamos como o Benfica vivemos do passado.

13/1/09 09:34

 
Anonymous Anónimo said...

Em 1998 assinamos um acordo de paz laboral, era a expo98 (acordo secreto) agora ano de 3 eleições que vendemos? De que temos medo? O país está saque, e nós temos que pensar que atravessamos uma grave crise (pena rosa), temos a responsabilidade de nós unirmos pela Nação, Pátria, ahahahah este socialistas de algibeira bom corte e falas mansas... A crise que trate o governo, nós tratemos é da nossa vida (ñ é esta a razão do SMAQ?).

13/1/09 09:38

 
Anonymous Anónimo said...

pena rosa tem razão,conheço um tipo que fazia muito essa coisa do mete e tira ,ameaça e retira,e põe mas não agora,que foi comido,passados uns tempos no parque eduardo 7º,por um gestor de alto gabarito.pena rosa, dizes que fomos comidos!?por quem ,porquê,quando,podes esclarecer a malta já que sabes tanta coisa secreta.

13/1/09 11:00

 
Anonymous Anónimo said...

se o pena escarlate está á espera do smaq para lutar, bem pode esperar sentado à porta da tenda, até enferrujarem as setas.

13/1/09 11:02

 
Anonymous Anónimo said...

deixem de dizer mal do SMAQ seus vermes o sindicato são todos vós suas bestas é mesmo á portuga somos da estrutura mas dizemos mal dela.rastejantes de merda obtusos broncos ainda não perceberam que quando dizem mal do SMAQ estão a dizer mal de si mesmos.mordam a língua antes de falar seus cromos.este país é só iletrados e cromos estupidos mas ca gandas cavalos são estes meus colegas.tenham tento na língua seua palermas e deixem-se de ir na conversa dos furas de ontem ,sábios hoje e concerteza traidores amanhã.

13/1/09 12:42

 
Anonymous Anónimo said...

não estou a perceber nada disto, já anda por aí muita malta a concordar com o pena rosa,o que se passa...

13/1/09 12:46

 
Anonymous Anónimo said...

Ó Pequeno, sabias que um xanax faz muito bem contra essa excitação toda? Não vês que não é com esses modos que dás a volta à situação?Vivemos numa democracia (pobre, é certo), logo é possível falar-se o que se quiser dentro de certos limites.
Não fica bem falar-se contra o smaq, mas se o pessoal não for fazendo algumas críticas eles (dirigentes) hão-de pensar que estamos todos de acordo e muito contentes com o que vai acontecendo. É a minha opinião. E já que é assim, também digo que o smaq já esteve melhor em relação ao que está. E com esta opinião há muitos mais.

13/1/09 13:17

 
Anonymous Anónimo said...

Juro que não instiguei ninguém a escrever comentários menos abonatórios a esta direcção do SMAQ. Congratulo-me por ver esta evolução.

13/1/09 13:54

 
Blogger Duque de Loulé said...

Criticar é e sempre foi o mais fácil, já fazer...
Não é Pena Rosa?
Avançámos com o pré-aviso, o meu caro amigo disse: cuidado, aqui-d'el-Rey, ai a crise, nossa senhora do Caravaggio, etc.
Chegámos a um acordo: "fomos comidos".
O senhor Pena Escarlate que quer é o povo a mexer para não ter frio já nem se fala.
Vá lá que o mentor do projecto Pró e contra SMAQ (depende do vento - deve ser por causa disso que a sua escrita tem tantas velas ou parêntesis) desta vêz parece estar do lado Pró - menos mal!
O sr. E. Gomes igual a si próprio: ovelhas, rebanhos, pastores, e "aufiderzin" que a barraca já pegou fogo.
Perdão, aufiderzin não, que ele não come à nossa mesa!
Somos os que estamos menos mal, colegas!
Abram os olhos e trabalhem ao nosso lado e virados para o mesmo sentido!

13/1/09 15:26

 
Anonymous Anónimo said...

iiiisto é o cu..cu..cú.mulo! eeeestes a..a..a.ssuuuntos dei..dei..dei.xa-me ner..ner..ner.voso.
têm de haaaver sem..sem..sem.pre gá..gá..gá.jos a..a...a.vil..vil..vil.tantes que vêm pa..pa..pa.ra aaaaqui con..con..con.tar his..his..his.tóóóórias esca..esca..esca.brosas e sóóóó di..di..di.zer mal e em..em..em.biiiiirrar com os ouuutros.
temos de ser maaaaais re..re..re.ca..ca.tados e com..com..com.prensivos com a ge..ge..ge.rência, coi..coi..coi.tados.

13/1/09 15:47

 
Anonymous Anónimo said...

O Duque de Loulé deixou-se traír pela língua e subconsciente. Reparem que em desespero de causa afirma que "somos os que estamos menos mal" e não "somos os que estamos melhor". Elucidativo. De levar às lágrimas é o líder do SMAQ, por entre negociações espaçadas a piruetas e saltos mortais nas mesas de negociação lamentar-se da quebra de poder de compra e diminuição de direitos na carreira e um negociador da empresa lhe responder candidamente - "como, sr Medeiros, quer dizer que o seu sindicato tem feito maus acordos nos últimos anos?!...". Se não fosse trágico, seria cómico. Imbecil é ainda alguém esquecer que um sindicato que congrega 98% da carreira com mais poder de acção contestatária dentro da empresa tinha o dever de defender e evoluír muito melhor os seus associados...

13/1/09 17:07

 
Anonymous Anónimo said...

Não não vou falar da federação,também não vou falar do sinfa,nem dos sindicatos dos revisores,nem sequer dos manobradores,nem dos quadros técnicos da cp,nem da emef,nem do pessoal de escritório,nem do pessoal de estação,e porquê?porque não sou filiado em nenhum desses sindicatos nem tenho nada a ver com as suas práticas negociais,os seus principios,os seus objectivos,as suas ideias, para as classes profissionais que representam,que serão decerto muito respeitáveis mas naturalmente não são as minhas.mas que raio de ódio é esse que um sujeito que saíu,abandonou,traíu(pelo que sei ninguém o expulsou) o SMAQ nutre por certas pessoas que são dirigentes do SMAQ,que perde o racíocinio,perde as cabeça ,atira boçalidades,vomita ódio,dispara para tudo e todos porque á uns tempos atrás os seus colegas de trabalho disseram claramente em eleições livres que não estavam com as suas ideias ,com os seus projectos.mas porquê tanto ódio,tanta amargura naquilo que escreve,lengalenga do costume ,pastor,rebanho,ovelhas,etc,etc.lê bem estas palavras CARO COLEGA ,OS MAQUINISTAS NÃO QUISERAM E NÃO QUEREM SER DIRIGIDOS POR TI,PELAS TUAS IDEIAS E IDEAIS,é assim tão dificil perceber isto,respeita isso,respeita quem não pensa como tu,respeita-te a ti mesmo,já não és do SMAQ,deixa os que o são resolverem mal ou bem os seus problemas laborais.manda fora o ódio ,a amargura,a raiva,e se queres desabafar ideias e ideais de vida procura um site e um blog do sindicato a que pertençes afecto á CGTP e entra em diálogo com o carvalho da silva para ver se aprendes algo com ele.estás a ficar maçador e chato de se ler.saude para ti caro colega.

13/1/09 17:39

 
Anonymous Anónimo said...

Duque Loulé, por acaso conseguiste ler alguma critica no meu comentário? Eu não!...

Apenas apresentei o meu ponto de vista, fundamentado, acerca das razões objectivas que poderiam ter levado à marcação das greves. Quando aludi os motivos da luta pelo incumprimento do acordo de 04 de Junho de 2008 e questionei se a extensão desses “incumprimentos” justificava, por si só, as greves, a dado passo referi, de facto mas levemente, a crise que atravessamos, que é mais grave do que se pensa, mas apenas para acentuar que nestas conjunturas é imperioso avaliar todas as consequências que podem sobrevir das formas de luta.
Não fiz qualquer critica...

Depois e quando referi como justificação das greves a apresentação pela CP de uma proposta de revisão do AE/RC de 2009, a dado passo disse: “como se está, penso eu, no início das negociações, e apesar da indigna e aviltante proposta, parece-me, à primeira vista, muito veloz o andamento grevista que se quer desde já impor. Porém, e apesar de tudo, encontro uma razão forte para se adoptarem, de imediato, formas de luta contra a proposta da empresa de revisão do AE/RC 2009: o Smaq quer dar um sinal vigoroso à empresa de que a proposta que apresentou, de tão indigna e aviltante, merece o repúdio unido e inequívoco dos trabalhadores.
Se é perfeitamente admissível que a CP tenha interesse, e está no seu direito, em tornar as regras de trabalho mais favoráveis à gestão, também temos de convir que aos trabalhadores está reservado o direito de defender o que acham melhor para si”.
Por acaso, Duque Loulé, discordas das minhas afirmações?
Quais?
Onde vês alguma critica?

Essa do “fomos comidos” é o corolário de uma charada que admito nem todos perceberam.
Para a próxima vou ter mais cuidado com o que escrevo.

13/1/09 18:53

 
Anonymous Anónimo said...

Co-co-comentem mais de-de-devagar!
Se não vou ter que me-me-meter baixa para conseguir ler os co-co-comentários todos.

13/1/09 19:21

 
Anonymous Anónimo said...

vai haver eleições para o smaq ?vejo por aqui tanto manganão torpe a botar discurso que estou baralhado.

13/1/09 21:06

 
Anonymous Anónimo said...

Não restem dúvidas que o anónimo das 17:39 pertence à giesta dos defensores do indefensável, isto é, dos acólitos da direcção do SMAQ. Faça-se esclarecimento ao seu comentário e aos meus propósitos:
1 - Nunca me propus tomar qualquer lugar na direcção do SMAQ. Tomar lugar no meio dos messias que lá estão seria ir contra todos os meus princípios desde sindicais a humanos na medida em que nunca pactuei com a mentira e a arrogância intelectual de fazer por menorizar quem no plano das ideias nos afronta. Penso ainda que esta direcção é apenas aceite por néscios, comodistas e invejosos da competencia alheia.
2 - Nunca procurei a aceitação incondicional da minha pessoa. Não penhoro a minha integridade para me incluír no rebanho e ter de privar com certas criaturas que no dia-a-dia se revelam boçais e primárias. Estou-me nas tintas para o que possam pensar da minha pessoa desde que esteja de consciência tranquila quanto ao que faço. Quem comigo priva no universo laboral sabe ter em mim um colega frontal, controverso por vezes, mas que sempre agiu de boa-fé. As muitas amizades que cultivei até hoje são a prova que não sou o anátema da carreira.
3 - Nunca fui , efectivamente, expulso do SMAQ porque pese embora a actual direcção tivesse o direito de o propor enfrenteria pelos estatutos uma assembléia e aí veriamos quem teria argumentos, isto é, quem teria unhas para tocar a guitarra. É que, se calhar, teriam de explicar (perante provas concretas) muitas das medidas tomadas e o porquê da da sua ocultação à carreira. Diante desta impotência, a direcção procurou atingir-me naquilo que tenho como mais precioso, o meu profissionalismo, tentando pressionar a CP serviços, Fernave e CP Porto de forma a que eu fosse afastado da formação daquela unidade de negócios. O argumento utilizado não foi de cariz técnico-pedagógico, direito que assistia ao SMAQ mas sim a minha afronta permanente às políticas sindicais seguidas pela actual direcção. Muitos colegas do Porto começaram a exigir a apresentação, por direito, de documentos ( que a direcção se negou a apresentar, num triste episódio que até polícia meteu) e a questionar a prática com o discurso, na perspectiva do conhecimento de outras realidades locais. Resumindo, a direcção do SMAQ, numa atitude pidesca, quis condenar-me por delito de opinião, crime que desapareceu do panorama do direito português desde 74. Tendo em vista o que comigo se passou, pergunto: até onde se tentam estender os tentáculos desta máfia ( nomeações, colocações, transferências, concursos, etc)? Não, continuar nesta instituição seria não ter um pingo de vergonha, seria pactuar com o diabo...
4 - Não reconheço ao autor do comentário a autoridade de propor o meu afastamento deste blog. Apenas o virilão, pessoa por quem tenho a mais profunda admiração e amizade o poderá fazer e sabe que eu acatarei sem pestanejar a sua sugestão. Cultive a democracia e conviva com opiniões diferentes das suas, crescerá um pouco em cidadania
5- Lamento ter-se o SMAQ transformado naquilo que é agora. Lamento que muitos colegas não escrutinem a direcção, aceitando a mais vil serventês intelectual que lhes é imposta. Lamento que se ataque de forma soez as pessoas e não se entre no contraditório dialético.

Saudações deste maquinista

13/1/09 21:38

 
Anonymous Anónimo said...

ti..ti..ti.vessem o pro..pro..pro.ble..ble.ma que eeeeu teeeenho, nãããão fa..fa..fa.lavam tan..tan..tan.to

13/1/09 21:39

 
Anonymous Anónimo said...

Caro gago, és o ponto de equilíbrio deste blog. Obrigado pelas doses de humor refinado com que nos brindas!

13/1/09 21:48

 
Anonymous Anónimo said...

Bravo Eduardo!
Ma-ma-mais um texto de onde serão cer-cer-certamente retiradas mais uma ou duas palavras para o próximo comunicado de pré-aviso de greve.
Mesmo longe estás no meio de nós!
E já a-a-agora ainda bem que gostas do humor dos ga-ga-gagos.
E aproveito pa-pa-para dizer que so-so-somos 2 ga-ga-gagos diferentes. Acho que se nota na ma-ma-maneira de fa-fa-falar. Ele é bem ma-ma-mais gago do que eu!

13/1/09 22:51

 
Blogger Pena Escarlate said...

Que diabo, haja sentimentos!
Isto aqui é como os estudantes e os professores...sempre ao barulho, sem ninguém entender para quê...uma pessoa sai daqui com uma neurose angustiante!

Confesso que quando soube da declaração de guerra senti uns calores cá por dentro...mas é inegável desde que foi suspensa, o frio aumentou...

14/1/09 08:12

 
Anonymous Anónimo said...

Enquanto lia os comentários fiquei com tesão... os gagos também labem a dobrar? (apenas curiosidade).

14/1/09 09:56

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!