Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

sábado, outubro 15, 2005

Documento de Ferreira LSA (via e-mail)

Em primeiro lugar, queria dar uma palavra de apreço ao colega e companheiro, pelo viril blog!
Em segundo fazer duas ou três considerações breves:
A primeira tem a ver com a pluralidade de ideias e nisso temos que respeitar todas sem qualquer excepção, contudo quando defendemos ideais e os defendemos apenas por convicção e porque a nossa consciência nos diz que estamos certos, devemos dar o benefício da dúvida e discutir ideias, e volto a dizer IDEIAS, com todos aqueles que possam por qualquer motivo não estar de acordo connosco e mesmo com aqueles que estando, têm perspectivas diferentes para a mesma questão; aquilo que não se deve discutir são assuntos colaterais que nada tenham a ver com ideias e ideais pois isso a nada nos leva trazendo apenas conflitos fratricidas e em nada ajuda ao futuro da nossa carreira!
A segunda no que toca ao aparecimento de uma lista para concorrer ao próximo acto eleitoral do nosso sindicato, isso pode ser dado como adquirido fala-se no colega Gusmão e, é verdade, ele tal como outras pessoas, tem um projecto e assume-o como começa a ser do conhecimento geral, contudo não está sozinho e não vale a pena tapar o sol com a peneira sejamos honestos, é sabido neste momento que em vários centros de trabalho (Rossio, Lsa, Entroncamento, Coimbra, Porto) entre outros, existem colegas que partilham do projecto do colega Gusmão, têm colaborado muito directamente com ele, de forma a materializar uma alternativa credível com pessoas cujo único interesse é a união da carreira, um novo rumo ou nova via como queiram chamar, no fundo um projecto de futuro para a actividade sindical e responder às legítimas aspirações dos maquinistas.
Já agora também é bom aclarar uma coisa, todas as pessoas que abraçaram desde o primeiro minuto esta forte vontade de mudança, que fizeram e fazem as críticas nos locais apropriados tendo inclusivé apresentado algumas linhas de estratégia em assembleias-gerais do SMAQ (por escrito); contudo não se entenda crítica como o criticar pela negativa, entenda-se antes como discutir diferentes modos de resolver uma questão discutindo as vias possíveis; mas dizia, todas essas pessoas cujos nomes são por demais conhecidos e que assumem estar disponíveis para poder dar a sua contribuição de forma a responder às aspirações dos maquinistas neste novo século. Nos vários centros de trabalho as pessoas assumem sem qualquer reserva no contacto diário com os colegas, que estão disponíveis para colaborar, aliás diga-se de passagem, que muitos deles têm dado o seu contributo em muitas horas de trabalho para que a lista que todos anseiam conhecer venha a ser uma realidade a muito curto prazo, um projecto consistente com propostas credíveis e com uma visão de futuro que responda aos actuais anseios e aspirações dos maquinistas.
O texto já vai longo contudo acho que algumas das dúvidas que surgem no blog começam a ficar esclarecidas, há apenas mais uma coisa que queria dizer: todos, mas mesmo todos os maquinistas, têm a obrigação de dar o seu contributo para a união da nossa classe e para uma longevidade saudável do nosso sindicato, em que volte a imperar a vontade dos associados de forma a motiva-los a intervir activamente na actividade sindical.
Toda e qualquer contribuição quer ao nível de ideias, quer ao nível da disponibilidade para meter “mãos à obra”, será bem vinda.
Um abraço a todos
Ferreira - LSA

54 Comments:

Anonymous Anónimo said...

GANDA Ferreira!!!
Avança com essa lista companheiro!

15/10/05 19:34

 
Anonymous Anónimo said...

os coelhos começam a sair da toca!!!!!!

16/10/05 13:56

 
Anonymous Anónimo said...

sim,sim avançem com essa lista depressa:gusmão cais sodré;flores coimbra;ferreira lsa;eduardo gomes lsa;josé ferreira porto,ah já me esquecia,metam também o david almeida l.r,e o castelo lopes de lr/aza...que grande ninhada de gatos no mesmo saco,quem é o gato chefe?a seguir fecham o smaq,e a malta regressa aos braços da federação.boa jogada...de mestres...

16/10/05 19:00

 
Anonymous Anónimo said...

POrque é que há-de haver sempre gajos que não acreditam na mudança????hemmm???

16/10/05 21:34

 
Anonymous Anónimo said...

pelas mesmas razões que tu acreditas no pai natal(coisas de crianças).

16/10/05 21:37

 
Blogger virilão said...

Conclusão da história: quando os actuais dirigentes se reformarem (e já não deve faltar muito), fecha-se o SMAQ, porque não há mais ninguém com capacidade, ou então pomos lá estes outra vez, a recibos verdes .
Já agora, conclui-se também que nem é preciso ir a votos, já estão contados!
Que pena que em mil e tal homens tão bons, 90, 140, 220's km/h, só dois, que não tocam no ferro há 20 anos é que são bons e percebem da coisa!
Por isso é que o pessoal dos suburbanos norte, sul e centro, os dos martelos, os dos rapidos, os dos lentos, os rodas altas, os das carrinhas do leite,os da ponte, andam todos contentes...viva os agentes unicos, viva as entradas ás 5 da manhã, viva as 10 horas de serviço!
Proponho um louvor á actual direcção! Vamos dar-lhes o Prazer de puderem TRABALHAR na linha , no ferro, com os magnificos acordos e condições que nos arranjaram, para verem como são boas! Salvé a esses ILUSTRES que nunca se venderam e nunca nos venderam, aleluia (onde é que ponho o dizimo?) ALELUIA MEUS DOIS PASTORES,
eu vos seguirei
NOTA: Reconheço muito mérito aos actuais dirigentes, nas coisas que nos conseguiram até 1998! (exclusivé)
Obrigado! Sincero.
Mas companheiros, desde então...tem sido um marasmo, bem sei que as leis mudaram, as mentalidades mudaram (agora somos todos classe média/alta e alguns até altissima (graças a DEUS!), e as politicas também mudaram...mas a direcção e as mentalidades não! Não acompanharam as novidades, estão desactualizados.
Já agora, mais uma vez, se eles são tão bons, porque está aqui tanta gente preocupada que haja outra lista? Até pode ser divertido ver, a cabazada que a tal lista "vai"(?) levar...uns QUINJE A JERO! Quem sabe... ou não, ou não...
Na publicidade do IKEA, há um porco a andar de bicicleta...
Há mais alguém de FELGUEIRAS?

16/10/05 23:34

 
Anonymous Anónimo said...

...existe sempre Amarante, onde o que era dado como adquirido foi afinal uma vitória senão do bom senso pelo menos do não caciquismo...

16/10/05 23:39

 
Anonymous Anónimo said...

Em assuntos referentes à formação de uma lista alternativa para concorrer às próximas eleições do Smaq entendo que não se deve responder a anónimos porque, como anónimos que são, não se sabe de onde vêm nem o que procuram. Mas uma certeza tenho, lançam a confusão para dividir e reinar. É uma táctica velha mas que dá excelentes resultados.
E, meus amigos, os actuais kotas do smaq têm pontas de lança no terreno que vão tentar marcar muitos golos na baliza adversária. Espero que nessa baliza esteja um bom guarda-redes e, à sua frente, uma defesa de aço.
No que respeita à minha pessoa apenas digo que estou disponível para colaborar na construção de uma lista credível.

17/10/05 00:23

 
Anonymous Anónimo said...

Pois é, pois é
Ainda agora a malta aqui do norte tomou conhecimento deste blog (sim camarada Viril, este blog já é do conhecimento de muita gente, desde a Direcção do SMAQ e do CG da CP até a colegas que exercem honestamente as suas funções em locais distantes da capital) e parece que já existe uma sociedade secreta que tem como objectivo o assalto ao poder do SMAQ.
É esta a conclusão que se retira ao ler o artigo do camarada Ferreira LSA.
Mas ao contrário do Olho Vivo, que deve estar a precisar de ir a um urologista, e por aquilo que tenho lido do camarada Gusmão não me parece que ele se junte a pessoas que vão desde antigos chupadores da teta do SMAQ até a alguns pára-quedistas que andam por aí.
Pois é, camarada Ferreira, ninguém sabe quem tu és e quais são as tuas opiniões o que se vê é que caíste agora de para quedas de algum sitio e como te sentes perdido logo tentas encontrar um lugar aonde te possas sentir confortável durante 3 anos.
Não sei se o camarada Gusmão partilha da tua opinião ou se efectivamente vocês fazem todos parte dessa tal sociedade secreta mas isso com certeza iremos descobrir dentro de pouco tempo, afinal de contas gato escondido deixa sempre o rabo de fora.
Irei estar atento
Um abraço

17/10/05 01:16

 
Anonymous Anónimo said...

A mentalidade do zé povinho reina nas declarações dos intervenientes, todos são olhados de solaio, aqueles que lançam ideias e aqueles que se limitam a destruilas. Tenho que por isso que me vergar ao futebol, talvez seja a unica actividade em que os portuguêses se conseguem unir por uma causa, por mais irreal que ela seja, fazem sacrificios, deixam de comer e até esquecem os problemas. Lamento que os lusitanos ñ larguem a sua mediocridade, se limitem a inveja, destruição das ideias e das pessoas que pensam diferente. Este blogue tem um grande mérito mete bem a relevo a mentalidade dos maquinistas que sempre se acharam diferentes, mas a unica diferença é fazer greve e o sindicato pagar, afinal o zé povinho tb conduz comboio!

17/10/05 12:10

 
Anonymous Anónimo said...

Aproveito para dar apoio a todos aquelas que querem fazer algo, aceitem as criticas mas ñ se verguem as mesmas , sigam em frente. Quando vier o acto eleitoral os maquinista vão "saber" em quem votar!
Venha listas, ideias...

17/10/05 12:14

 
Anonymous Anónimo said...

mas donde é que apareceu este Ferreira? queres é um tacho. o gusmão e o gomes toda gente a nivel nacional sabem quem são e o que valem!

17/10/05 17:58

 
Anonymous Anónimo said...

Após ler alguns dos comentarios ao documento que enviei quero deixar claro 3 coisas
1ª jorge ferreira maquinista em lsa faz 10 anos
2ª as minhas convicçoes sao conhecidas ha mais de dois anos desde a hora em que fui um dos subescritores do "falar claro apresentado na assembleia geral do smaq em que se repudiou a assinutara no nosso actual AE
3ª nao tenho ao contrario daquilo que muita gente pensa qualquer ineteresse em fazer parte da lista que se encontra em preparaçao tanto isso é verdade que uma das coisas a que fiz um forte apelo foi a que quem se sentir motivado de um algum modo em mudar alguma coisa que se una e meta tb maos á obra!contudo e apenas porque considero o projecto do GUMAO viavel e com pernas para andar tenho colaborado de perto com ele bem como com outras pessoas que partilham do mesmo tipo de linhas de orientaçao!
para concluir aceito de bom grado todas as criticas relaivamente á minha pessoa contudo nao aceito que seja dito e paso a citar "que procuro algum tipo de tacho"porque isso nao é de todo verdade nao tenho objectivo de fazer parte da lista que se encontra em preparaçao e que isso fique muito bem claro , a unica resalva será que caso nao existam pessoas suficientes para dispor do seu tempo e das suas energias em prol da causa da carreira jamais deixarei de estar disponivel para colaborar com os meus colegas com os quais compartilho um ideal de mudança!mas que fique bem claro NAO TENHO COMO OBJECTIVO FAZER PARTE DA LISTA QUE SE ENCONTRA EM PREPARAÇAO o que nao impede de lutar para que ela seja um projecto credivel e com pernas para andar !
um abraço a todos

17/10/05 18:34

 
Anonymous Anónimo said...

kem não sabe o k dizer de bem dito escreve apenas "olá"! tá bem visto!
eheheheheh!não é como certos camaradas!
OLÁ a todos então!

17/10/05 21:01

 
Anonymous Anónimo said...

ha um ditado chines que diz um o seguinte"sempre que um homem aponta o dedo para a lua tem sempre alguem que olha para o dedo"
preocupa-se nao com o importante mas sim com quem refere aquilo que é importante
abraços a todos os colegas

e em especial á malta do vouga

17/10/05 21:27

 
Anonymous Anónimo said...

Gostaria apenas de dizer(já que tambem sou sócio de pleno direito com quase 13 anos de cotas pagas) que é com muita pena que observo ao que a nossa classe chegou.
Ó pessoal existem Assembleis Gerais e locais de trabalho NOSSOS para debater estas questões que são só NOSSAS.
Não deixem cair na rua através deste Blog (embora muito válido) os nossos assuntos para que outros que não sendo maquinistas os possam usar como arma e ou pior como chacota, de uma classe que ainda justifica cada Euro que ganha.
Um abraço a todos os Maquinistas e em especial ao Viril por razões obvias.

Brás Nunes
Cais do Sodré

17/10/05 22:51

 
Anonymous Anónimo said...

David Almeida,quem tu és,o que fizeste,com quem te juntaste há uns aninhos atrás,quando destruiste(quase)o sindicato,até seres corrido mais o teu amigo presidente,quando (quase)destruiste,goste-de ou não dele actualmente,o melhor presidente até hoje do smaq(castelo lopes),e tens a distinta lata de te pores a jeito para formares uma alternativa a esta direcção??o que queres?o que te motiva?ainda não esquecemos o mal que fizeste á classe,e já andas por aí novamente?tu,gusmão e e.gomes o que vos une?o que têm em comum?hummmm,a bota não bate,com a perdigota...vamos todos estar muito atentos a estas jogadas.

17/10/05 23:42

 
Blogger virilão said...

Embora os meus olhos sejam
os mais pequenos do mundo
o que importa é que eles vejam
o que os homens são no fundo

Que importa perder a vida
na luta contra a traição
se a razão mesmo vencida
não deixa de ser razão

Vós que lá do vosso império
prometeis um mundo novo
calai-vos que pode o povo
querer um mundo novo a sério

Eu não tenho vistas largas
nem grande sabedoria
mas dão-me as horas amargas
lições de filosofia

António Aleixo

A cultura não dá lucro, mas também ocupa lugar, neste cantinho opinativo.
Um abraço a todos os que aqui têm participado: aos bons, aos maus, aos chefes, aos subordinados, aos que riem, aos que choram, aos indios e aos cowbois, ao "governo" e á oposição.
Respeitemo-nos, mesmo nas nossas divergencias, porque no fundo todos queremos o melhor para nós próprios, para a empresa, para os clientes, para os contribuintes,(que também somos - e nós somos mesmo!)

17/10/05 23:53

 
Anonymous Anónimo said...

Julgo que está na altura dizer basta ao destruir tudo o que se diga neste blogue. Gostava que o colega Gusmão e Ferreira discutissem aqui o que pretendem para a carreira de condução ferroviária. Gostava de saber a vossa opinião relativamente ao tempo de reforma; estará correcto que os funcionários que trabalham por turnos obterem a reforma aos 65 anos em igualdade com todos os outros que tem uma vida mais regular em questão de horários. Que me dizem á luta conjuta com outros profissionais ferroviários e não só quandos os problemas são comuns (como a reforma).

18/10/05 00:14

 
Anonymous Anónimo said...

Caro colega ZÈ-POVINHO
em primeiro lugar ha a ter em conta que a curto prazo ira sair uma directiva comunitaria que de certo modo irá regular uma serie de questoes ligadas á ferrovia , no fundo aquilo que a directiva ira fazer será regular condiçoes de trabalho iguais em todo o espaço europeu(entre outras coisas) isto pqe devido á liberalizaçao do mercado ferroviario nao é logico haverem maquinistas(e o nosso caso que interessa no caso em apreço)com condiçoes de trabalho diferentes desde horarios maximos diarios ate a idade de reforma!
posto isto aquilo que se pensa acerca do assunto é o seguinte ,qto a idade de reforma tudo aponta que se va seguir o modelo frances ou seja os 55 anos .
Convem tb dizer que ja se devia ter uma task force em conjunto com os representantes dos nossos colegas dentro da UE por forma a criar uma certa pressao junto da uniao europeia para que se siga o dito modelo franco alemao(55 anos)!
Depois ha ainda outros aspectos que poderam a exemplo de outros paises ser negociados caso a caso, a exemplo o trabalho nocturno ,ja nao é novidade que partindo-se de uma media anual de horas nocturnas consideradas como aceitaveis todas as excedentes ou seja todas as que ultrapassem esse limite e com um factor de porporcionalidade a encontrar sejam convertidas em dias de ferias suplementares (como exemplo meramente teorico imagine-se que por cada 100 horas nocturnas para la do numero base o trabalhador tenha direito ou a um dia de ferias suplementar ou a acumula-lo para reforma)note-se foi um exemplo meramente teorico!
Já no que toca á negociaçao de problemas comuns a outras carreiras dentro da ferrovia a propria directiva segundo se preve ira por esse caminho no nosso caso em particular acho que cada coisa a seu tempo contudo ha um principio que reje a humanidade que nos diz que por causas comuns quantos mais melhor!
ja agora convem tambem nao esquecer que existe a necessidade urgente de em conformidade com as normas da UE e em negociaçao com as entendidades ou associaçoes patronais do sector , bem como com o ministerio do trabalho criar o estatuto profissional do maquinista de caminho de ferro primeiro para evitar situaçoes dubias segundo para dentra da futura liberalizaçao do mercado o maquinista poder trabalhar para a empresa que melhores condiçoes oferecer e por sua vez os operadores terem um mercado de mao de obra certeficada e terem que optar entre a disponivel, ou cumprir no caso de formaçao de maquinistas com todas as regras desse estatuto ou seja horas de formaçao tecnica ,teorica ,ja para nao falar no processo de avaliaçao fisica e psicologico que tb devera ser efectuado por entidades certeficadas.
No fundo sera tipo uma carteira profissional que por um lado acautela a propria carreira e por outro cria um mercado de trabalho flexivel(este é mais ou menos o modelo suisso)alem de como ja disse evitar situaçoes de caracter duvidoso ate porque hoje falamos em CP e FERTAGUS e TRANSDEV (metro do porto) mas amanha eventualmente de dentro da propria CP podem sair unidades de negocio para a iniciativa privada pelo menos assim diz a comunicaçao social nomeadamente os jornais de economia ,tb nao convem esquecer que so em espanha ja foram pedidos cerca de 20 alvarás para operar na ferrovia e mais tarde ou mais cedo acontecerá o mesmo em portugal pois a UE quer o mercado ferroviario liberalizado entre 2008 e 2010 por tudo isto é compreensivel tambem a necessidade do referido estatuto

um abraço

18/10/05 00:59

 
Anonymous Anónimo said...

Já agora pessoalmente considero que um maquinista que comece na carreira aos 21 anos , ao fim de 34 anos de serviço (55)ja deu bastante quer a nivel fisico quer a nivel psiclogico para ser mais do que justo poder ser reformado !
se repararmos bem sao 34 anos a contrariar o relogio biologico a usar a visao, a audiçao, entre outros sentidos aos limites portanto é de todo razoavel !

18/10/05 01:19

 
Anonymous Anónimo said...

Olho Vivo, não sei quem és, nem ao que vens. Mas sei que és um dos tais que debaixo do anonimato se dá ao luxo de dizer as maiores barbaridades. Isso demonstra que és pequenino, manhoso, covarde
e com olhos a ver apenas em frente(as palas a isso obrigam).
Devias dar a cara para te dizer algumas verdades acerca da minha passagem pelo sindicato. Sabes, nunca fugi às minhas responsabilidades e sempre assumi os meus erros. Mas, às vezes, aquilo que para alguns parecem erros para outros são virtudes.
A minha passagem pelo Smaq teve de tudo: erros, muitos erros e virtudes, muitas virtudes, como é normal no ser humano.
Em relação aos meus objectivos futuros quero dizer que devido à minha idade e, também, porque estou a desenvolver acções que me dão bastante gozo, jamais serei alternativa para a direcção do smaq. O que disse, e mantenho, é que colaborarei na construção de uma lista credível para concorrer às eleições do smaq. Nada mais para além de colaborar.

18/10/05 01:59

 
Anonymous Anónimo said...

ficamos fartos de castelos l.,de reis santos,de david a.,estamos a ficar fartos de medeiros,de a.cruz,fartos de gente que em vez de servirem uma causa,se serviram de uma instituição,fartos de gente bacoca,inerte,vaidosos,pavões e outros palavrões!e para reflectir:em vez de pagarmos BEM DEMAIS a 5,6 ou 7 sindicalistas amadores,que por vezes(demasiadas vezes)só fazem asneiras,porque não pagar BEM, a 2 bons profissionais do sector privado,que façam todo o trabalho e reivindicações ,inerentes á nossa profissão(escalas,regalias,regulação dos tempos de trabalho,reuniões com vários orgãos das empresas ferroviárias,higiene e segurança,deveres e direitos dos profissionais de condução,etc,etc)evitava-se muitas chatiçes,muitas rivalidades entre depositos e serviços,e ficava-nos muito mais barato a todos nós maquinistas.sempre me fez confusão as pessoas tirarem cursos,fazerem testes entrarem para a profissão e passados meia-duzia de anos quererem ir para empregados de escritório(que é o que são os nossos sindicalistas),não acham estranho?nós fomos seleccionados,e com grande rigor para conduzir comboios de passageiros e de mercadorias,e é isso que sabemos fazer com todo o nosso profissionalismo e devoção.cada macaco no seu galho,deixei-se de tretas e de brincar aos sindicatos,cada profissional no seu lugar.só para acabar,façam as contas por alto aos milhares,talvez centenas de milhares de euros perdidos,por decisões e opções erradas pelos nossos muito dignos(mas amadores)colegas maquinistas em funções no sindicato,se o smaq estivesse entregue a profissionais esses erros nunca se davam,porque eram primeiro analisadas e estudadas até á exaustão,todas as decisões,propostas e directrizes a tomar pelo sindicato.

18/10/05 16:20

 
Anonymous Anónimo said...

Olá, Pena Escarlate.
Que tal essa saúde.
Deve estar boa, pois desde há uns anos deixaste a difícil vida da tribo. Parece que gostaste tanto que nunca mais te juntas ao "povo". Esperas ficar aí, com o "Olho Vivaço", para sempre a assistir ao descalabro do "vosso" rancho. Ainda te lembras dos tempos em que saiu fumo branco desse "agora vosso" rancho a pedir auxílio e tu e mais dois caras pálidas correram a prestar socorro. Os novos tinham recebido o rancho em péssima situação e com grandes dificuldades que só um "Elixir Milagroso", assente na honestidade, lhe devolveu a dignidade e o salvou de desaparecer. Foram tempos dificeis que conheces muito bem.
Será que os vindouros encontrarão o rancho também em derrocada? Talvez não, agora nessa tenda bebe-se scoth do melhor, vive-se à grande e à francesa e a tribo lá continua a trabalhar no duro para alimentar esses luxos.
E já agora como vai o "Olho Vivaço" ou "Cabeça Branca", como queiras chamar-lhe?
Ele sim, com o seu modo de estar tipo padre, conseguiu um feito ímpar, contribuir para a fase mais negra e indigna do smaq para tempos depois surgir como salvador da pátria.
Só visto, não achas Pena Escarlate?

18/10/05 17:37

 
Anonymous Anónimo said...

oh,lá lá,pela reacção do sr.David Almeida,o olho vivo acertou em cheio no alvo!pois é amigo David,os anos passam ,mas as pessoas lembram-se do teu passado,enfim é a vida,nao fiques tão exaltado tipo virgem ofendida,porque esse papel nao faz o teu género.sr.Gusmão com companhias destas,estás apresentado,nao precisas de inimigos...

18/10/05 18:52

 
Anonymous Anónimo said...

Continuam os insultos e o lavar de roupa suja...Acho que se deve levantar a lebre e ter direito a resposta, mas não podemos ficar apenas por ai, temos que debater as ideias. Afinal Gusmão que queres tu para a nossa carreira? Ainda não ouvi as tuas pretensões sindicais. Analisa os problemas dos maquinista e apresenta algo concreto, nós teremos a capacidade de saber decidir se aquilo que pretendes é comum as nossas ambições. Mas continua camarada Gusmão, não esperes é votos de olhos fechados. A opinião do anónimo de entregar o smaq a profissionais é uma ideia a estudar, pois entregar o smaq apenas a pessoas com boas intenções num mundo cão em que todos nos tentam enganar é ingénuo.

19/10/05 00:51

 
Anonymous Anónimo said...

Entregarmo-nos nas mãos de profissionais???
Essa não cabe na cabeça de ninguém com cinco palmos de testa!
Tenha juízo zè_povinho!
Aproveite este nosso espaço pra escrever e debater ideias com lógica e com nexo em prol das melhorias da nossa carreira e não lavar tanta roupa suja porque estamos em época de seca.....
Cumprimentos a todos os colegas que desejam "virar a página".

19/10/05 11:55

 
Anonymous Anónimo said...

Caro cpa4000 aceito que não concordes com a ideia do anónimo, eu apenas referi que se deve estudar todas as opiniões que aparecerem. Mas pelas tuas palavras deduzo que já tens o elixir de salvação dos maquinistas, mas o problema é que apenas tu o conheces e não o queres partilhar com os teus colegas. Quanto ao lavar de roupa suja concordo ctg, não deves ter lido bem o meu comentário anterior. Da forma como escreves tens algum trabalho encomendado, apenas desconsideras e não aceitas as ideias dos outros, tens saber lidar com a democracia, nós aqui nos suburbanos sabemos que ai em Sta. apolónia a ingratidão, o passar a perna é comum, nem que seja apenas para ir tirar um curso de cpa. É dificil o smaq ter sucesso quando abundam maquinistas que apenas olham para o seu úmbigo e pressionam o sindicato para interesse pessoal. A forma como os maquinistas foram selecionados ou afastados para o cpa teve mais de intervenção vergonhosa do smaq (mas a pedido de alguns) do que da própria chefia da cp. Não concordas cpa4000?

19/10/05 13:20

 
Anonymous Anónimo said...

cpa4000,ao desdenhares as ideias dos outros(quanto ao entregar tarefas sindicais a profissionais),mas nem sequer és capaz de dizer porque és contra,só demonstra quem aqui nesta classe profissional não tem cinco palmos de testa.mas concerteza que quem como tu está a fazer fretes a alguém não se esperaria outra coisa.aliás há muitos a pensar como tu,ou seja :enquanto no smaq estiverem colegas amadores naquelas funções,mais os chicos espertos como tu,pressionam,chantageiam e forçam situações nefastas para toda a carreira ,mas benéficas para certos redutos(leia-se depósitos de tracção),para ficarem com as suas mordomiazinhas nos seus quintais,tipo passar a perna nos cursos dos pendulares,taxar maquinistas a tipos de velocidade,serviços melhorados para uns,serviços piores para outros,etc.como é obvio com profissionais devidamente enquadrados no sindicato,estas regaliazinhas iam acabar,não é verdade?ainda não percebeste que não queremos(como tu parece que queres),maquinistas de 1ª,de 2ª ou ainda de 3ª,conforme as unidades motoras que conduzem.caro cpa4000,conduzir comboios de passageiros,de mercadorias,pendulares,suburbanos,manobras,inter-cidades,rápidos ou lentos,somos todos maquinistas profissionais,todos temos que ser tratados da mesma maneira e receber os mesmos proveitos,ter os mesmos direitos e os mesmos deveres.quem não percebe isto,é que não tem cinco palmos de testa,e pensa que é mais importante que os colegas por conduzir a 150,200 ou lá o que seja,por isso caro colega respeita os teus camaradas de trabalho,para eles te respeitarem a ti também.

19/10/05 15:03

 
Blogger virilão said...

não concordo com a ideia de se entregar o Smaq a profissionais! (respeito a ideia - ao menos é isso uma ideia), mas não concordo!
Para já, a profissionais está o smaq entregue (quem está lá há 20 anos é profissional ou não?) e 2.º profissionais de quê? gestão? engenheiros? cgtp? udp?...lamento, mas do meu humilde ponto de vista não é uma boa ideia!
Outro ponto: alguém afirma aí os nomes para outra lista e outro comentador desconfia dos nomes apresentados, nessa lista, dizendo que o Gomes , o Gusmão e mais não sei quem não se encaixam uns com os outros. - não será isso bom? que se fiscalizem uns aos outros? que seja "obrigatório" concensos entre mentalidades diferentes mas com o mesmo objectivo?
Talvez seja preferivel o sistema actual de 2 intocáveis e 5 "yes-man" (perdoem-me o estranjeirismo)!
Tocam também no tema da divisão dos maquinistas em velocidades, que como todos sabem foi a aceite por quem? Pelo Gusmão?, Pelo Gomes?
E as 10 horas diárias? e os nossos automoveis ao serviço da empresa? quem abate isso no IRS? entre outras FABULOSAS conquistas, desde 98...
Apareçam listas, mostrem ideias (não neste blog, por favor - usem os locais próprios, cara a cara com os sócios) será que a lista da direcção actual tem tempo e lata para isso? para nos dizer na cara (como na assembleia geral de 2003, em que já tinham o acordo assinado) porque é que assinaram aquilo? onde estão as vantagens? 25€ ao fim de 4 anos? só não vê quem não quer.
Quero ver as negociações para o proximo ano! e porque não se cria já maneira de se reduzir a direcção sindical de 7 para 5 elementos? quem é que está contente com 7 tachos? é o Gusmão, ou outra lista que apareça? parece-me que são estes que lá estão que têm (nenhum) interesse nisso, os tais profissionais do sindicalismo. Companheiros, leiam o que se escreve e o que não se escreve (leia as chamadas entre-linhas)...
Eu não digo que ainda temos que arranjar recibos verdes, para pagar aos profissionais? em vez de se ofenderem, usem os neuronios como nos psicotécnicos e mostrem que são todos 220, e 300 á hora..mas em bom!
Aquele abraço

19/10/05 17:12

 
Anonymous Anónimo said...

SOU O TEU FÃ Nº1.

19/10/05 17:27

 
Blogger virilão said...

és só mais um, ó Marquês!...mas põe-te fino que "o" (onde se lê "o" , deve ler-se "a") Duque de Loulé é logo ao lado...ou acima, ou em baixo...depende de onde vens!
já agora... lê-se: olho vivo, ou olho em carne viva?
é que se for só "olho vivo" é da duque de loulé!

19/10/05 17:50

 
Anonymous Anónimo said...

Sou um visitante assíduo deste espaço de debate, leio todas as opiniões dos Exmos Colegas, só tenho um reparo a fazer:(depois de muito pensar resolvi escrever), sou maquinista há uma boa década e sempre me pautei por ser íntegro, trabalhador e honesto, tenho (temos)sido,ano após ano, posto(s)de lado na maioria das decisões importantes e somenos importantes no que toca à nossa carreira (já visitaram os sites dos sindicatos dos nossos colegas espanhóis, franceses e ingleses, por exemplo? estamos a ser roubados todos os dias, não o sentem?)e espero sinceramente que desta vez haja luta renhida nas próximas eleições mas sempre honesta (sem baixezas de natureza alguma)e que se for para mudar(Deus queira e permita que sim), que essa mudança seja para melhor independentemente das ideologias de cada um ou dos interesses de alguns(poucos...ainda bem).
Cumprimentos deste vosso colega e continuem a desabafar porque ao menos isso ninguém nos pode tirar!

19/10/05 21:19

 
Anonymous Anónimo said...

Porque não pensar em mudar a organização!
Criar um conselho de administração eleito pelos maquinista, que decide através de referendo as atitudes a tomar e qual o caminho a seguir. Este mesmo conselho delega o serviço
a profissionais para efectuarem o trabalho, tendo o consenho o dever de fiscalizar e orientar.
Criar um código de conduta a seguir pelos maquinistas, e ser o próprio sindicato (através do seu conselho a
levantar autos contra maquinistas que denigrem a imagem da classe) chamar atenção dos maquinistas dos regulamentos a cumprir, em caso de imcumprimento grave pelo maquinista, expulsão do mesmo da classe ficado nas mãos da empresa. Fazer respeitar
pela Cp a antiguidade dos maquinista, não permitir a cunha...

19/10/05 23:58

 
Anonymous Anónimo said...

o ze mas tu es maquinista ou do conselho de gerencia

20/10/05 11:03

 
Anonymous Anónimo said...

nunca pus em causa a honestidade dos actuais dirigentes do smaq. começo a por em causa a sua motivaçao,por isso acho necessario a mudança.mas a haver mudança tem de ser para uma lista com competencia e motivaçao o que so se consegue ter durante alguns anos por isso e tao necessaria a mudança. sou maquinista a 10 anos e orgulho-me de fazer parte de uma classe honesta e de gente boa,nao vamos agora descambar para a injuria . agora e hora de nos unirmos e tomar a melhor decisao possivel . mas nao a qualquer custo

20/10/05 11:10

 
Anonymous Anónimo said...

Pena Escarlate, eu não te disse que a história repete-se?

20/10/05 21:37

 
Anonymous Anónimo said...

Cada uma puxava para o seu lado. Exploraram a nossa divisão que o ponto fraco. Bravura não nos faltava, mas não serviu para nada

20/10/05 21:39

 
Anonymous Anónimo said...

Há ainda quem resista com dignidade.

20/10/05 21:42

 
Anonymous Anónimo said...

Porra são mais sindicatos que índios! Assim não há tribo que resista! Há quem defenda dirigentes sindicais mais profissionais e mais técnicos?

20/10/05 21:48

 
Anonymous Anónimo said...

Se for um engenheiro, talvez consiga que as bermas sejam ao meio e a via fique mais larga.

20/10/05 21:50

 
Anonymous Anónimo said...

E os ricos inventaram a alta roda!

20/10/05 21:53

 
Blogger virilão said...

ó pena...isto do blog é suposto ter um cariz divertido, mas perguntares e responderes...já é capaz de ser abuso...;-)
Tu que és todo pela democracia, não queiras fazer disto um monopolio. E já agora fico contente por te divertires com estas modernices que não havia lá na tua tribo...ainda falas mal do capitalismo americano...heheheh.
É um prazer ter-te por cá mais ao bufa longa.

20/10/05 22:40

 
Anonymous Anónimo said...

Não percebi nada do discurso que por aqui vai, pouco percebo dos indios.
Que acham os meus colegas dos tempos de preparo e resguardo de material apresentado no ultimo comunicado do smaq?

21/10/05 00:20

 
Blogger virilão said...

zé povinho, agradece á tua direcção...com venia, esses tempos.

21/10/05 16:10

 
Anonymous Anónimo said...

Sim, aí está o começo dos tempos que os iluminados diziam que nunca viriam...

21/10/05 18:24

 
Anonymous Anónimo said...

o que era suposto,ser um espaço de convivio,amizade e divertimento,foi transformado( com posts deste género),num espaço de campanha eleitoral,de recados obscenos entre colegas,e de promoção e publicidade de uma pseudo lista concorrente(ou não),ás próximas eleições no SMAQ!assim não, amigo viril,assim não vale,estás a tomar partido ,quando devias ser isento e imparcial a orientares e disciplinares as intervenções no teu magnifico blog!sou teu fã,e não é por errares de vez em quando devido á tua inexperiencia,e fogosidade e ás vezes destempero,que deixo de o ser!TU SABES QUEM EU SOU ,PUTO!!!

22/10/05 15:33

 
Blogger virilão said...

Como sei quem tu és vou responder-te:
Eu sou pelos maquinistas (é a minha profissão, é o que eu sou, e nunca o escondo de ninguém, mesmo quando almoço ou janto com o jet-set).
Sou também pelo Smaq, mas prefiro-o forte e activo, estou como sempre estive pronto para lutar pelos meus direitos e sempre disponivél para cumprir com os meus deveres (de funcionário e de sindicalizado).
Não concordo com o rumo que temos tomado desde 98, mas limitei-me á minha insignificancia.
Em 2003 (assembleia geral antes do acordo 2003) decidi intervir (na dita assembleia), com um discurso simples, directo, ingénuo, sentido, puro! Parece-me que os meus colegas gostaram, mas ou não perceberam, ou não "nos" perceberam, porque uma semana depois estava assinado um acordo que considero MAU! (mas é a minha humilde opinião), desde então decidi intervir mais activamente (com as minhas limitações), na luta por uma mudança de lideres.
- eu não posso ser imparcial, tão somente, porque acho que se queremos avançar e não perder mais "direitos", temos de mudar de direcção.
Espero que apareçam várias listas, mas se não aparecerem, eu sei em quem não vou votar e espero que este blog e as conversas e os esclarecimentos nas salas ajudem muitos mais, a verem para lá dos tachos e vantagens pessoais individuais.
Um maquinista sozinho é zero, 2 são 2 zeros, mas mais de 50% é (era) um regalo.
Se o Gusmão avançar é optimo, se avançarem mais, também.
Irem só os do costume é que é francamente mau (na minha modesta opinião)
As tuas melhoras e aquele abraço

24/10/05 23:56

 
Anonymous Anónimo said...

Não acho justo que tenham aproveitado as minhas férias para fazerem politica...Fiquei zangado, mesmo muito zangado lá isso fiquei...por isso crie uma lista para concorrer ao smaq...Todos os maquinistas descontentes, anti-chefia, que dissem mal de tudo e de todos, que nunca estão satisfeitos,rebeldes,que erram mas nunca o admitem, nunca trabalham natal e ano novo (baixas fraudulentas), consideraste superior ao próximo, cobiças a vida alheia!...Então amigo lamento informar mas não fazes parte da minha lista...

25/10/05 00:33

 
Anonymous Anónimo said...

o gusmão vai avançar em novembro.

25/10/05 02:02

 
Anonymous Anónimo said...

Falam, falam, falam, e voltam a falar, e falam...
Ontem vi em Meleças passageiros a transportarem galinhas em caixas de cartão, passageiros do oeste...A cp que medidas esta a tomar para o transporte de animais em comboios de passageiros?

25/10/05 13:29

 
Anonymous Anónimo said...

ó companheiro,a malta transporta tanto gado vacum nos comboios,e tu estás preocupado com meia-duzia de galinhas transportado pelo ti chico da malveira da serra????ó companheiro não entres também tu no jogo dos média,e da poderosa industria farmaceutica...

25/10/05 21:59

 
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

26/10/05 00:07

 
Anonymous Anónimo said...

Bom...em relação ao comentário em que afirmam:

mas donde é que apareceu este Ferreira? queres é um tacho. o gusmão e o gomes toda gente a nivel nacional sabem quem são e o que valem!

Eu soube logo quem era...é que por uma coincidencia diabolica tenho numero de tlm dele e o nome associado até Ferreira LSA...E só falei com ele um punhado de vezes...não chamo a isso anonimato!

Quanto ao Medeiros e ao Cruz, são bons homens e muito fizeram pela carreira mas devem dar lugar aos próximos. Contudo a mudança não pode ser brusca sob pena de isto dar uma confusão do clhaaro!!!

Abraço

31/10/05 04:45

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!