Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, outubro 20, 2005

marketing


Este meio "O blog", se bem usado pelos intervenientes, pode ser uma boa (ok, ok, - mediana) forma de marketing para a nossa classe. Ao ofender-mo-nos uns aos outros, estamos a denegrir a nossa imagem e a facilitar a vida aos nossos verdadeiros adversários, os de fora da classe, que fazem "trocas comerciais" connosco.
O facto de alguns de nós estarem a querer uma mudança na direcção sindical, não quer dizer que não estejamos unidos em lutas comuns, mas tão só que discordam da maneira como a presente direcção tem tomado algumas decisões e escolhido determinados rumos de orientação.
No fim das eleições ganhem os bons, os maus ou os vilões, seremos todos maquinistas, trabalhadores comuns, a continuar a lutar unidos e respeitando as orientações dos novos eleitos (nem que sejam os mesmos).
Usemos pois, todos os meios a nosso favor e nenhum contra nós! Este blog nasceu com essa intenção e não como arma secreta de Ordem religiosa nenhuma.
Depende de quem nele escreve, fazer dele uma arma leal e justa, aliada aos nossos comuns interesses, e mesmo outras classes de ferroviários que nele participem, devem ter sempre uma coisa em atenção: há causas comuns, objectivos comuns e determinadas questões que quando uns "ganham" todos comem. (ex: subsidio de alimentação).
Há também gente de fora, gente de cima, gente do lado, a ler o que por aqui se passa e qui ça? a escrever, tentando participar ou armadilhar a coisa. Não responderemos a provocações (bem...aqui já falo só por mim, que eu sei que os egos muito machos de alguns, não se aguentam)
Aquele abraço, sem stresses e sem outras pretensões que não o debate, justo e se possivel divertido.

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Markting" está mal escrito, mano!
Escreve-se "MARKETING".
SEU INCULTO!

21/10/05 11:19

 
Anonymous Anónimo said...

marquês de pombal já te inscreveste para o almoço de 29 out? Vamos lá participar seus velhos do carago! Aproveitas e dás umas aulas de bom português!
VÁ LÁ VELHOS VAMOS PARTICIPAR NO ALMOÇO DE 29 OUT EM BPR!

21/10/05 12:14

 
Anonymous Anónimo said...

Sr. Plebeu zé_povinho, Criação do meu contemporaneo Rafael Bordalo Pinheiro e ilustre representante do mais bem Português que existe, a famosa loiça das Caldas da rainha com os seus dignissimos C******* das Caldas...É OBVIO QUE ESTAREI PRESENTE.

21/10/05 15:53

 
Anonymous Anónimo said...

Infelizmente, não vou poder ir. :( Bebam uns canecos por mim!

21/10/05 17:51

 
Anonymous Anónimo said...

Virilão, tens que pôr uma "posta" a proibir mais comments na "posta" anterior! É que aqui o meu velhote já leva uma imensidão de tempo a abrir aqueles comments! :)

21/10/05 18:27

 
Anonymous Anónimo said...

Sim, Pena Escalate, há pânico na capoeira porque esse papagaio não é o papagaio com bigode que está no Smaq, porque esse por mais que se tente não perde o pio. Tem cá uma bagagem.
Porra meu, esse papagaio do smaq nem conhece o Cabelo Branco ou melhor o Cabeça Branca, o tal que depois de estar enterrado na lama mais negra da história do Smaq (tribo, para o Pena Escarlate) reapareceu como seu salvador.
É de mestre Pena Escarlate.
A tua memória está muito debilitada.
Como era diferente o teu discurso na data em que "in loco" avaliaste os dinheiros do Smaq. Que ofensa aos maquinistas tinha sido cometida então. Um pecado sem perdão, afirmavas, Pena Escarlate. Foste tão cruel na altura. O mais duro de todos, implacável, mortífero.
Forca com eles, dizias tu!...
É que passado tempos veio ao de cima a tua faculdade inata de ser traidor, mas, mais grave, também tiveste a lata de tirar do lamaçal a quem chamaste de imoral, sem vergonha e desleal, para agora sem pudor e através de "brincadeiras" tribais lançares a ideia do caos e de que qualquer alternativa ao estado caótico em que se encontra o smaq, tipo ex-Elixir Milagroso, como dizes, é um horror, um problema grave outrora vivido, um cataclismo.
Para ti, é o nós ou o caos...
Estás redondamente enganado, Pena Escarlate.
Tu sabes, como eu sei, que, caso não tivesse surgido aquela alternância em 1990, talvez hoje não existisse Smaq. Era isso que dizias.
Foi, por issop, positiva aquela mudança, mesmo com muitos erros que, admito, foram cometidos. Foi um momento de limpeza, de respirar novo ar, de novas perspectivas, de novas ideias cimentadas por jonvens elementos que, sabes muito bem, foram honestos e sempre auscultaram a carreira antes de assumir qualquer alteração estrutural de carácter laboral. Tudo o resto foram montagens que com inteligência fizeste para atingir os teus fins, isto é, transmitires a ideia de que "aqueles jovens" venderam os direitos dos maquinistas a troco de um prato de lentilhas, para tomares o Smaq até ao fim da tua carreira.
Bateu na "muche".
Nunca mais tomaste o pulso ao ferro (aliás pouco ou nada o sentiste, em termos objectivos) e estás a preparar a cama para adquirir a reforma do alto desse pesdestal. Sem turnos, sem escalas, sem processos disciplinares, com horas ajustadas para as refeições, fins de semana, natais, férias a gosto, anos novos, etc,.
É, de facto, uma vida à grande e à francesa aí na tribo da via ascendente.
Porém, para os maquinistas a via é cada vez mais descendente.
E para responderes a esta questão deixo-te as seguintes perguntas, Pena Escarlate:
será que não vamos sofrer duramente e com juros pelo acordo que assinaste à revelia da carreira?
estamos ou não a pagar ainda o erro histórico da greve na Fertágus?
será que não estamos paralizados, sem estratégia sindical e sem rumo?
e o Smaq em termos de luta existe? Tu não vês isto, Pena Escarlate?
Tu não vês que a carreira está descrente, que não acredita nesta direcção, que há desconfiança, que precisa de um novo élan, novas pessoas e novas ideias?
não será oportuna uma sindicância às contas do smaq?
não achas necessário diminuir os dirigentes a tempo inteiro que agora consomem grande parte da quotização dos maquinistas?
não concordas com novas atribuições para os delegados sindicais?
não achas que os Conselhos Fiscais deviam ter mais capacidade de intervenção?
não te parece que limitat o número de mandatos dos dirigentes seria uma forma de evitar vícios e fomentar a alternância?
E já agora não te parece que muito tempo no mesmo lugar leva a esquecer as suas raízes?
É que aí os "donos" do smaq, esqueceram os maquinistas!...
Que chatice, perdoem-me este estado de êxtase, estou a falar do Augustus, o bigodes do smaq.
O que foi agora escrito não deve ser levado a peito porque comparado com a realidade é, certamente, pura ficção.
Como é bom ser anónimo, não achas Pena Escarlate?

23/10/05 04:38

 
Anonymous Anónimo said...

GANDA ARTIGO, HONESTO.
OS MEUS PARABENS.

23/10/05 12:26

 
Anonymous Anónimo said...

PROCURA-SE VIVO ou MORTO,de preferençia VIVO para ser chicoteado,perigoso Pele-Vermelha conhecido por PENA ESCARLATE.é acusado de alta traição e de incentivar com a forca os seus adversários.é igualmente suspeito de ter partiçipado num ataque a um pacato rancho.Tem a memória debilitada.Julga-se que carrega bagagem.Tem as pernas sujas de lama preta.É cruel,duro,implacável e mortífero.Alimenta-se sempre á mesma hora,seguindo um ritual pré-estabelecido.Nunca é visto aos sábados domingos e feriados,dias que certamente aproveita para fazer a cama.Bebe whisky de preferencia,BUSHMLLS,THE BALVENIE de 10 anos e GLENROTHES.Segundo ultimas informações,poderá ter escapado para as Rocky Mountains.Dá-se recompensa choruda por informações para a sua captura.

23/10/05 18:44

 
Blogger virilão said...

honesto: brilhante texto..se eu fosse a ti fazia um blog!
Há 3 meses que tento escrever com esse nivél! Tudo bem dito, bem estruturado, 5 estrelas!
obrigado

23/10/05 20:40

 
Anonymous Anónimo said...

viril,estás a tomar partido ao lado de gente que não conheçes...honesto,falas de 1990,alternativa???????????????de quê?da trapalhada em que o tandem(reis santos+++++david almeida),meteram os maquinistas,num buraco esse sim,que teve de ser tapado para não acabar o smaq??????os maquinistas com algum tempo de função,ainda não se esqueceram de uma célebre assembleia geral,em que o desmembramento do smaq,esteve por um fio!tu lembras-te david ,a confusão em que meteste os teus colegas,nas tuas malévolas ambições,a soldo do PS??claro que gusmão,ferreira,viril eoutros maquinistas não se lembram,AINDA NÂO ESTAVAM CÀ... esta gente, tem o descaramento,com mais meia duzia de miudos,que ainda não sabem bem o que fazer da sua vidinha,quererem tomar de assalto o sindicato,senão vejamos:nucleo duro(gusmão-cds-pp;david almeida-ps;ferreira-bloco esquerda;flores-pcp renovador;gomes-pcp ortodoxo)e é com esta gente completamente partidarizada que querem fazer alguma coisa pelos maquinistas?????façam as listas que quiserem ,os acordos entre vós que vos apetecer,concorram ás eleições que quiserem, que os maquinistas saberão destinguir o trigo do joio,e darão a resposta apropriada a todos voces...viril tens que ser mais imparcial nas tuas observações,porque ás vezes o que parece HONESTO,não o é,de maneira nenhuma!p.s.(eu,e muitos colegas lembramo-nos muito bem de quanto ganhavamos em 90/91/92/93 e de quanto ganhamos neste momento!

23/10/05 21:43

 
Anonymous Anónimo said...

david a.,esta politiquice toda que estás a fomentar é por teres sido preterido nas ultimas eleições para o smaq?é pá,o que queres,ninguém qeria trabalhar contigo,diziam que não eras muito confiável,que ias tentar pôr o smaq,a fazer fretes ao PS...

23/10/05 21:52

 
Anonymous Anónimo said...

olho vivo disse...
sim,sim avançem com essa lista depressa:gusmão cais sodré;flores coimbra;ferreira lsa;eduardo gomes lsa;josé ferreira porto,ah já me esquecia,metam também o david almeida l.r,e o castelo lopes de lr/aza...que grande ninhada de gatos no mesmo saco,quem é o gato chefe?a seguir fecham o smaq,e a malta regressa aos braços da federação.boa jogada...de mestres...

7:00 PM

esta gente, tem o descaramento,com mais meia duzia de miudos,que ainda não sabem bem o que fazer da sua vidinha,quererem tomar de assalto o sindicato,senão vejamos:nucleo duro(gusmão-cds-pp;david almeida-ps;ferreira-bloco esquerda;flores-pcp renovador;gomes-pcp ortodoxo)e é com esta gente completamente partidarizada que querem fazer alguma coisa pelos maquinistas?????

Estás a rasca Olho vivo!
Tens que começar a fazer outro tipo de campanha, tens que ir novamente ás salas contar estorias dos comboios de espanha de frança, da alemanha, enfim aquelas tuas estorias abituais para fazer render o peixe.
Primeiro dizes que é tudo para irmos para a federação (mas tens um gajo como o gusmão que é anti federação), que são todos miudos( todos eles bem passados dos 30 e com mais km de carril do que tú alguma vez tiveste, depois falas de nomes que já o afirmaram não iram fazer parte de nada porque não estão interessados(david almeida),depois ainda inventaste alguns(com ajudas é certo), para alem disso falas da cor partidaria de algumas pessoas quando nem sequer as conheces, andam-te a informar mal!
sabes, nem toda á gente tem que ter cartão, á muita gente que se está borrifando para isso!
E o que dizes do teu presidente e do seu cartão do PS? e do teu? parece o arco-iris!
Acho que está na altura de mudares de nick!

24/10/05 09:43

 
Anonymous Anónimo said...

Olho Vivo, parece que andas enganado em relação ao david a. porque segundo sei até gabaram muito a sua actuação enquanto esteve no smaq. Dizem que trabalhou bem, mas a equipa de que fazia parte era fraca. Pelo menos sempre ouvi o Cruz dizer isso e escrever bem do david. Podes não gostar dele mas ou menos sê justo.
Queres um conselho Olho Vivo, deixa de fazer apreciações pessoais baseadas em cogitações mirabolantes e passa a analisar o que de facto está em causa.
Apresenta ideias e soluções para os problemas que aí estão.
Muda a agulha e acopela à carruagem da mudança.

24/10/05 12:00

 
Anonymous Anónimo said...

Isto está mais críptico do que as centúrias do Nostradamus; tudo muito obscuro, com múltiplas interpretações, esqueletos nos armários, diálogos surreais dirigidos a nicks de quem se pensa que se sabe o autor, com respostas cruzadas e tiros à sorte.

Não se pode escamotear, é certo, mas era bom que se percebesse que o que está em causa não é o passado, nem as suas guerrinhas intestinas. Ninguém quer saber (eu pelo menos não quero) dos pequeninos interesses pessoais e dos ódiozinhos de estimação. Que se fodam os rancores...

Não há problema algum em aparecerem várias listas, pelo contrário; é um sinal de vitalidade e de força.
A génese da democracia está no pluralismo, caralho. O unânimismo (nas eleições) dos últimos anos foi das piores coisas que nos aconteceu; já dizia o outro, o consenso mole é o pai da irresponsabilidade.

Apareçam. Mas com ideias; e deixem-se de politiquices.

Há coisas que gostava de ver discutidas, mas não aqui obviamente:
-qual a melhor forma de lidar com os serviços mínimos
-tem pernas para andar, a profissão de desgaste rápido
-o que é que se pode aproveitar do facto de sermos das poucas profissões no país que fazem psicotécnicos de 2 em 2 anos para exercer a função
- a divisão da cp e a consequente divisão dos maquinistas por unidades de negócio diferentes, com problemas e anseios diversos e como é que isso se reflecte sindicalmente
- a liberalização do mercado
etc...etc...etc...
É um nado morto qualquer lista que apareça sem respostas .


Despeço-me, mas não sem antes deixar aqui um poema desse cabresto que foi o O'Neill e que dedico a todas as listas que se apresentem ás eleições:


Perfilados de medo, agradecemos
o medo que nos salva da loucura.
Decisão e coragem valem menos
e a vida sem viver é mais segura.

Aventureiros já sem aventura,
perfilados de medo combatemos
irónicos fantasmas à procura
do que não fomos, do que não seremos.

Perfilados de medo, sem mais voz,
o coração nos dentes oprimido,
os loucos, os fantasmas somos nós.

Rebanho pelo medo perseguido,
já vivemos tão juntos e tão sós
que da vida perdemos o sentido...

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::.

Agora vou ali ao frigorífico buscar duas mousses de chocolate para adoçar a boca.

Prontos
:-)



P.S. peço desculpa pelo vernáculo, mas não encontrei melhores termos.

24/10/05 13:17

 
Anonymous Anónimo said...

Ficção.
“ Apresenta-se o Olho Vivo.
Sou dirigente sindical, numa posição recuada, mas a breve trecho espero subir alguns degraus.
Não tenho dúvidas em afirmar que os actuais “cérebros” do smaq são insubstituíveis. Digo mais, quando a idade os obrigar à reforma, não tenho dúvidas que o melhor é ficarem no sindicato como profissionais independentes a recibos vedes. Não se pode é entregar o smaq a um conjunto de politiqueiros que de imediato o vão oferecer ao inimigo.
Meu Deus nem quero pensar nisso.
Porra, porque é que a idade dos crânios do smaq não pára no tempo.
Ficava tão feliz! …
Porque motivo andam agora a incomodar os actuais dirigentes? Então não sabem que se eles não tiverem soluções mais ninguém tem? Por isso são cérebros.
Estou a ficar arrepiado só de imaginar o que pode acontecer se os DEUSES saírem do smaq.
(sniff...sniff… vou limpar as lágrimas)

Porra, que razões de queixa assistem aos maquinistas?
Não é verdade que ganhamos mais agora do que em 1990?
Não temos o Convel? Material circulante de melhor qualidade?
Não temos uma informação sindical que é um mimo, com o jornal 8 de Outubro na vanguarda? Esgota sempre… nunca se encontra nas salas.
Será que não temos o AE mais moderno da Europa? Vai ser uma “maravilha” quando for aplicado na sua totalidade. Esperem e depois falem!... seus ingratos.
Não fizemos uma greve na Fertágus que foi um sucesso retumbante e que vai ficar nos compêndios como exemplo a seguir em futuras lutas? Até já compraram a patente.
Não é verdade que os dirigentes acompanham o dia a dia dos maquinistas? Sei que andam quase todos os dias de comboio, na ida e no regresso da fadiga.
Não temos uma bonita e funcional sede, em que os custos de recuperação derraparam muito devido simplesmente aos custos do petróleo?
Então não temos discutido os problemas da carreira que nos são trazidos assiduamente pelos dirigentes? Se não há problemas o que se vai discutir! … seus ignorantes.
O que ficou referido atrás foi tudo obra dos crânios que estão no smaq.
Meus Deus são mesmo génios.
Como se vê não há razões de queixa.
(esperem, isto merece um valente whisky do velho)

Porra!... encontrei um problemazinho.
Nunca mais ouvi falar da idade da reforma e daquele projecto (profissão de desgaste rápido) que me disseram estar incluído no pacotão aquando da assinatura do famoso AE e que foi um dos motivos para estabelecer o referido acordo.
Oh… isso é um problema menor que a mim pouco interessa….ainda sou novo.
O quê, outro problema!....
Nunca recebemos informações do ALE. O que é isso?... Já sei ?!?...humm, acho que é uma associação de maquinistas internacional que objectivamente tem servido para dirigentes sindicais fazerem umas viagens gratuitas ao estrangeiro onde vão provar a gastronomia desses países. É pá … acho que aqui há razões de queixa. Perdoem-me os meus senhores mas imploro-vos ao menos digam se temos as quotas em dia e, já agora, os vossos pratos favoritos dos países onde estiveram.
Apre, vou mas é terminar porque já encontrei outro… e outro… e outro problema.
(para esquecer esta última parte vai um whisky agora do novo) ”

24/10/05 18:37

 
Anonymous Anónimo said...

Estou contigo honesto! Com um nick desse quem não pode te apoiar...Também fazes parte da minha lista para concorrer á direção do smaq? És bem recebido...Pois é eu tb estou a fazer uma lista para concorrer...quero que os maquinistas tenha dificuldade em escolher na altura do acto eleitoral...a lista do pb-online esta a precissar de participantes, aceito todos os que tiverem boas ideias, já tenho muitos do meu lado...apenas eles ainda não sabem...quando os maquinista souberem o que pretendem para a sua carreira professional a lista do pb-online vai ser imbatível!...

25/10/05 00:19

 
Anonymous Anónimo said...

et pluribus unum

25/10/05 09:47

 
Anonymous Anónimo said...

serás HONESTO??ou serás mais ÒTÀRIO??mandas tiros,mas não acertas,tu não te enxergas gaiato??pensas que sabes tudo,e que os problemas dos maquinistas comecaram quando entraste para a CP, a tua juventude não explica tudo meu parvalhão,quem como tu não conhece o passado da profissão,quer no presente,com toda a sapiência e de cátedra,apresentar ideias pra cavalgar o futuro!menino,já no fim do seculo 19,havia profissionais de condução,e trabalhavam com condições que tu nem sequer imaginas,ao longo dos tempos tem sido feito um trabalho digno(com erros ,claro),na melhoria e na dignificação da nossa profissão,por colegas teus a quem deves um minimo de respeito e de gratidão pelos seus esforços e dedicação á causa dos maquinistas,e tu de uma penada desdenhas tudo o que foi feito de bom(tanbém houve coisas menos boas,claro),e insinuas valendo-te do teu anonimato,que os colegas no sindicato são ladrões(referência ás obras na sede),que são bêbados(referência a wiskies),TU AMIGUINHO NÂO PRESTAS,ÈS FALSO COMO JUDAS,E ESTÀS A PREJUDICAR TODA UMA CLASSE PROFISSIONAL...luta pelas tuas ideias,os teus ideais ,mas não sejas intriguista,leviano e sujo nas tuas apreciações aos teus colegas de sindicato...

25/10/05 22:22

 
Anonymous Anónimo said...

Olho Vivo, peço-lhe sinceras desculpas porque ao fazer o meu texto desconhecia, de todo, o grau da sua ignorância. Fiquei agora a saber: está muito perto do máximo.
Com a sua resposta fiquei também a conhecer que para lá de fragilidade intelectual, há a acrescentar debilidade física pois fica bêbado com dois whiskies. Olhe, evite beber.
E, meu Deus, por confirmar a existência de derrapagem nos custos das obras de recuperação da sede estou a deduzir que os colegas do sindicato são ladrões? Não, claro que não. Mas também e com frontalidade lhe digo, (apesar de correr o risco de não compreender), neste caso aplica-se o provérbio” gato escaldado de água fria tem medo”. Percebeu?.

Com o meu artigo de FICÇÃO (corra, vá ao dicionário, aprenda) procurei fantasiar um pouco e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para questões latentes no universo da carreira de tracção.
Não usei verborreia barata e ofensiva (no que é mestre) apenas manifestei opinião em relação a assuntos de índole sindical.
Apesar do texto ser de ficção e de divulgar pensamentos pessoais, de facto, refere temas importantes para os maquinistas, que ao longo do seu aparecimento neste blog, nunca levou em consideração. De si nem uma crítica ao estado actual da actividade sindical, nem uma ideia para o futuro. Apenas e só crítica obtusa.
É verdade que me escondo por detrás do anonimato, e o Olho Vivo não é também anónimo? Pois, se a baboseira pagasse imposto não referia isso!... Não acha?

É evidente que não vou, de novo, desenvolver os temas que mencionei no meu artigo, mas deixo-lhe este desafio, analise os assuntos um a um e depois livremente faça os seus comentários. Tenho a certeza que se conseguir ser imparcial (o que duvido) vai chegar à conclusão que as minhas interrogações têm algum fundamento.
Para concluir uma sugestão amiga, trata rápido da sua ignorância

Notas finais:
não fiquei magoado com os impropérios do Olho Vivo, porque vindos de um néscio não são de considerar.
a partir de agora não responderei a escritos do Olho Vivo porque é grande o risco de ele não compreender as réplicas.

27/10/05 00:32

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!