Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

sábado, novembro 19, 2005

Documento enviado por Ferreira LSA


Nota do "blogueador":
Não se preocupem em ofender o autor deste post, preocupem-se mais a discutir o que lá está escrito. (que me perdoem os que vêm com boas intenções - abraço geral)
"Certificação do pessoal de bordo.
A proposta de directiva analisada no relatório de Gilles SAVARY (PSE, FR), visa estabelecer condições harmonizadas para a certificação dos maquinistas.
Prevê um sistema de certificação a dois níveis para todos os maquinistas e o pessoal associado à condução, em toda a rede ferroviária europeia.
O primeiro nível é constituído por uma carta de condução emitida pelas autoridades competentes dos Estados-Membros, com base em critérios profissionais, médicos e linguísticos harmonizados. A carta de condução obedece ao sistema geral de reconhecimento das qualificações profissionais do direito europeu (directiva 92/51).
O segundo nível é constituído pelo certificado complementar harmonizado para as infra‑estruturas e o material circulante específicos que os maquinistas são autorizados a conduzir. Este certificado é emitido pela empresa ferroviária com base em procedimentos que lhe são próprios, e é submetido a uma verificação periódica e à possibilidade de modificação e de retirada.
A Comissão Europeia propõe aplicar este sistema de certificação a toda a rede ferroviária com uma aplicação progressiva (artigo 34º): entre 2008-2010, apenas os condutores afectados a serviços transfronteiriços deverão ser certificados de acordo com os termos previstos na directiva. Os outros maquinistas (nacionais) deverão ser certificados entre 2010 e 2015.
Gilles SAVARY propõe que este calendário seja simplificado e adaptado aos prazos europeus estabelecidos para a abertura das redes ferroviárias. Assim, a partir de 2007, um primeiro grupo de maquinistas deverá ser já certificado em conformidade com a directiva: trata-se dos maquinistas que conduzem locomotivas e comboios que prestam serviços internacionais. O pessoal de bordo deverá ser certificado a partir de 2009 e os outros maquinistas a partir de 2010 (alteração 40)."

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

SÒ UMA PERGUNTA

o quem sido feito pelo parceiro social que representa a nossa classe para influenciar a comissao europeia(os sindicatos que representam os nossos colegas em alguns paises da UE têm sido muito activos neste processo)a que as regras de prestaçao de trabalho tambem sejam harmonizadas em todo o espaço da UE e que nao sejam permitidas excepçoes nomeadamente em : idade de reforma,periudos maximos de trabalho diario,carga horaria maxima semanal ,mensal e nocturna,dias de ferias anuais,maximo de horas de conduçao consecutivas,intervalos minimos e maximos de repousos fora da sede,defeniçao de alta velocidade km/minuto,interregnos minimos entre circulaçoes nomeadamente nos serviços suburbanos!
bom sao apenas umas quantas questoes que tanto quanto sei têm sido debatidas pelos nossos colegas de outros paises !
Por cá o que se pensa e o que se tem feito neste sentido?
Alguem sabe??????????????
um abraço a todos

20/11/05 00:02

 
Anonymous Anónimo said...

PARA QUE NAO ACREDITA!!!!
mas em frança é mesmo assim!

Bonjour Jorge



Je m’appelle William et je suis ravi de faire ta connaissance.



Je vais essayer de répondre à tes questions mais je ne suis pas certain d’avoir tout compris.



Par l’age de retrait, je suppose que tu veux dire l’age de retraite, le moment où nous sommes pensionnés et non plus salariés de l’entreprise.

Si c’est le cas, en France à la SNCF, l’age de la retraite est 50 ans pour les agent de conduite (machiniste chez toi) sous certaines conditions (au moins 25 ans d’ancienneté et 23 ans de conduite de machine).

Avec toute mes amitiés.



William LA ROCCA

resposta a meu pedido de informaçao ao SG acerca de como funciona a idade de reforma em frança
nota foi uma informaçao pedida por mim ao SG (sg@fgaac.org)sindicato frances de maquinistas a titulo meramente de coriosidade e pessoal

saudaçoes a todos

PS:traduçao sera necessaria??????

20/11/05 00:03

 
Blogger virilão said...

Ferreira, obrigado pelo teu “trabalho de casa”.
Estou, a partir de agora, um bocadinho mais informado sobre o que se passa com outros colegas “Europeus”.
Concordo com a harmonização das obrigações e dos direitos de trabalhadores da mesma profissão com exigências idênticas ou semelhantes.
Quanto à “retraite” (palavra francesa para reforma), aos 50 anos, acho um exagero mas aos 55 anos concordo plenamente…mas se, por causa da harmonização europeia, tiver que ser aos 50… por mim tudo bem.
Já o pormenor dos 23 /25 anos de maquinista, dar direito à reforma também, continuo a achar um exagero (nestas condições, eu, com 25 anos de maquinista, seria reformado aos 47 anos).
Bem sei que estes turnos, horas de refeição loucas, “directas” (quando se entra e sai do turno da noite), repousos, etc., acabam com a nossa saúde, mas creio que os 55 anos é equilibrado e justo.
Neste momento preocupam-me mais as “dobras” (para os leigos – porque à quem não perceba de comboios a ler este blog, vá lá saber-se porquê – dobras é quando se entra de manhã e no mesmo dia se volta a entrar à noite ou seja em 24 horas completam-se 2 turnos de serviço, numa profissão que se quer responsável e alerta.), e a hipotética (porém não menos idiota) redução das 14, para as 12 horas (ou menos, ou menos) de repouso (para os leigos: 12 horas entre a saída de um turno até à entrada no outro turno).

20/11/05 00:30

 
Anonymous Anónimo said...

50 anos...a ideia agrada me mas a dos 55 é perfeitamente razoavel! resta saber quando é que isso nos sera concedido pelo estado Tuga?

Agora uma coisa é certa...muito tenho ouvido falar acerca disso..que está quase mas ate agora nada! Que quem de direito se mexa...(eu ate sei quem ja se deveria ter mexido a serio mas ate hoje nada)

22/11/05 01:30

 
Anonymous Anónimo said...

Portugal na BBC

Existe um site da BBC muito útil e interessante, revelando as principais características de cada país. Relativamente a Portugal, faz um pequeno resumo da nossa história, apresenta dados demográficos e políticos, entre outros aspectos. Pena é que a única foto que aparece, para além do mapa, é daquele que prometeu o choque tecnológico....esse mesmo... o nosso primeiro!

23/11/05 09:29

 
Anonymous Anónimo said...

Morreu o pai da Gestão

Morreu Peter Drucker (1909-2005), um dos mais respeitados especialistas em gestão e administração de empresas. Aquele que para muitos foi considerado o pai da gestão moderna, faleceu no passado dia 11 de Novembro em Los Angeles, oito dias antes de completar 96 anos. A este austríaco se deve o conceito de "corporação", a sistematização das práticas de gestão, a descoberta do "trabalhador do conhecimento", a definição do papel do empreendedor, o funcionamento e a importância das organizações sem fins lucrativos, sem esquecer a sociedade do conhecimento, a qual apelidou de "pós-capitalista".

23/11/05 09:33

 
Anonymous Anónimo said...

(...)Para além da sua abordagem humana, lúcida, visionária, e para além da procura constante da perfeição, era reconhecido pela sua simplicidade. Foram mais de 30 as obras que publicou, destacando "O diário de Drucker", o último livro publicado em vida, cujo lançamento está previsto em Portugal para Dezembro, oferecendo ao leitor um guia de ensinamentos e mensagens de inspiração para todos os dias do ano.

23/11/05 09:33

 
Anonymous Anónimo said...

Gripe das aves

Por causa da gripe das aves e como medida de prevenção, estão já a ser proibidas em todos os ginásios as aulas de capoeira. O Governo está ciente que esta medida, apesar de provisória, poderá provocar o desemprego a alguns brasileiros ilegais a residir precariamente em Portugal.
eheheeheheheheheheheheheheheh

23/11/05 09:35

 

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