Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

terça-feira, dezembro 13, 2005

dica do Bee

olha o diario da Clara Ferreira Alves, no fim do texto que triste escolha para o uso da palavra maquinista...., chama-se os burros pelos nomes: "srs. gestores!!"

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se esta senhora soubesse o que é trabalhar como ferroviário, devia ter pensado melhor antes de escrever aquilo que escreveu, pois só quem se acha sabedor da vida alheia é que diz destas barbaridades. Como revisor que sou e que respeito a função de maquinista como a minha própria, e todos os que fazem com o seu esforço e com os meios que nos são atribuidos, a realidade do transporte ferroviário todos os dias e a todas as horas, para que milhares de portugueses, cheguem em boas condições aos seus destinos, ou de trabalho ou de lazer. Pode esclarecer esta psico-iluminada senhora que tanto maquinistas, como revisores, pessoal de estação, etc são o fim da hierarquia da empresa CP, e como tal só pode dar aquilo que as nossas chefias nos derem, como o que não nos derem, e nem falo aqui das chefias diretas, mas sim todos os outros niveis de chefias...

13/12/05 10:24

 
Anonymous Anónimo said...

a iliteracia abunda...infelizmente. E este até é um texto tão fácil!

13/12/05 14:42

 
Anonymous Anónimo said...

não vamos ter medo das palavras:esta senhora é uma das megeras do actual regime "democrático"...

13/12/05 19:15

 
Anonymous Anónimo said...

o pena escarlate já não escreve nada!será que foi chamado aos grandes chefes??

13/12/05 19:18

 
Blogger virilão said...

eu penso que ela não nos ofende em nada. Está apenas a usar uma metáfora(?). Quem vai á frente e decide a velocidade, num comboio, é o maquinista...a comparação aos gestores neste caso é legitima (Eles é que tomam decisões e escolhem a velocidade de afundamento da empresa) por isso acho que a escrita está legal,por parte da senhora em questão.
Confesso que não gosto muito da menina e nem sequer é por causa dos batons berrantes da coisa...mas neste caso até nem está muito mal

13/12/05 22:38

 
Blogger virilão said...

bem visto ó Gusmão, estamos em sintonia...qual é a tua lista?
Aquele abraço

13/12/05 22:40

 
Anonymous Anónimo said...

Ou a senhora é estupida que nem uma porta,ou não se sabe expressar correctamente em Português...e não sei qual das duas hipóteses é mais triste!E pois claro,nós maquinistas,com estas alusões e comparações parvas,estupidas e fora do contexto,ficamos bem mal na fotografia...P.S.(é engraçado,e espantoso de ler,que o colega Gusmão,sempre pronto a bater em tudo o que mexe ,em relação ao SMAQ,é agora o defensor,e o primeiro a desculpabilizar,estas tibiezas eruditas da dita senhora!!porquê amigo??

14/12/05 18:05

 
Anonymous Anónimo said...

Caro concidadão,não foi de todo, minha intenção ofender o meu amigo e colega de trabalho,foi uma simples constatação de factos,que aliás quem for ler as suas intervenções escritas neste espaço,fica deveras elucidado acerca do tema ,e repito para si tudo o que vem desta actual direcção não presta ou vem eivada de trafulhices e ignomias e eu pelo contrário respeito esta direcção enquanto ela estiver em funções e dou-lhes todo o meu apoio,mesmo não concordando com certas opcções ou estratégias seguidas,e se o meu amigo for eleito democráticamente no futuro em qualquer lista,para o sindicato vou apoiá-lo a 100 por cento sem pruridos de nenhuma espécie!!P.S.- acho que você tem imensa profundidade intelectual,e não é de todo ignorante,ao contrário do que julga de mim,mas enfim, tudo bem,a capacidade de julgar os outros ,não é para todos, é só para certos espécimens iluminados...topas??

15/12/05 13:08

 
Anonymous Anónimo said...

Não serei de certeza tão erudito, como alguns, cuja vaidade os transporta ao reflexo da sua imagem apelidando-se a si mesmos de "carolas"; desculpem-me as recordações de escola secundária por onde andei...
Desculpem-me se puderem, a repetição dos adjectivos, como, cretinas, futeis, vãs, mesquinhas, alusões a quem procura fazer algo.
As lutas sindicais, travam-se procurando caminhos e consensos, que permitam a melhoria das condições de trabalho, tanto para os maquinistas, mas também para a empresa, porque como é lógico, esse intercâmbio, será bom para ambas as partes. Assim se pudesse construir uma relação de trabalho em que sentissemos respeito por nós e pelas nossas convicções e não atraiçoados por matracas pedantes...
SEJA

17/12/05 02:26

 
Anonymous Anónimo said...

A CRITICA, QUANDO FUNDAMENTADA E ALICERÇADA EM VALORES, É O MELHOR ARGUMENTO PARA PROMOVER O TRABALHO E EVOLUIR NA CONQUISTA DO FUTURO...

17/12/05 02:31

 
Anonymous Anónimo said...

camaradas,amigos,e companheiros...sem ofensa a qualquer das categorias,como simples observador destes meios pelo menos até hoje dia em que não resisti em participar depois de mais de uma dezena de anos de abstinência quase forçada porque existem formas e conteudos de pensar e principalmente de fazer que realmente nos fazem pensar se realmente vale a pena insistir na construção de algo que efectivamente seja motivo de orgulho seja pelo nosso passado,presente mas principalmente em tudo o que diz respeito ao futuro .
queria aproveitar este momento de inspiração para deixar um abraço ao companheiro gusmão , talvez porque tenho a vantagem de conhecer bem pelo menos no que diz respeito ás questões de politica sindical , assim como ao camarada gomes assim como a muitos outros principalmente todos aqueles que partilham um conhecimente minimo exigivél, para não estar aqui a fazer juizos de valor por vezes precipitados ,e mais grave ,despidos de qualquer fundamento.
sempre com motivação que deve nortear quem de boa fé quer construir algo de positivo , quer se concorde ou não , porque a diferença de opinião não deve nem pode ser delito.
uma proposta válida para todos nós:
TALVEZ PORQUE A TEORIA SEJA SUFICIENTE , NÃO SERÁ CHEGADA A HORA DE CONSTRURIR ALGO DE CONCRETO,OU SEJA,TODOS AQUELES QUE ENTENDEM TER CAPACIDADE E POR ISSO DÃO A CARA NA DEFESA DE ALGUMAS IDEIAS PARA QUANDO A CORAGEM DE ASSUMIR REALMENTE O QUE EM TEORIA PRECONIZAM COMO IDEIAS NOVAS , NOVAS FORMAS DE PENSAR E DE FAZER ?
PROVEM DE QUE LADO ESTÁ A VERDADE POIS SÓ ASSIM SE CONQUISTA A CREDIBILIDADE QUE POR VEZES VOS FALTA.
Fiquem bem um abraço para todos , bom ano .

HASTA SIEMPRE

18/12/05 16:39

 
Anonymous Anónimo said...

força camarada gusmão e gomes,façam a revolução bolchevique por nós,pela pátria,pelos maquinistas,por portugal.nós seremos a muralha de aço.avante,avante,avante!

19/12/05 11:30

 
Anonymous Anónimo said...

Podem-lhe chamar metafora, alegoria ou qualquer outra figura de estilo o facto é que estamos a ler uma crónica de um assunto sério e não um livro de bolso europa-américa, também sei que o barrete é para quem lhe servir, a senhora bem que podia utilizar umas aspazitas que também é bom português ou poderia até esclarecer que um maquinista quando descarrila tanto literalmente ou em sentido figurado tem imediatamente um expediente, resultando uma série de contratempos.
Já agora respondo ao Pena Escarlate que anda que nem um desalmado, pora que me esqueci que pele vermelha não tem alma, mas graças a Manitú o Paiute "Atira Pombos ao Ar" encontra-se bem melhor de saúde e está em franca recuperação.
até sempre camaradas.

20/12/05 14:17

 
Anonymous Anónimo said...

Acho muito triste que elementos da nossa classe não saibam distinguir o emprego de uma metáfora e o ataque a uma classe profissional, meus caros quem nada deve nada teme e por isso não nos devemos ofender principalmente quando não somos os visados, e deixem-se de criticas a quem quer que seja pois a melhor arma é mostrar ideias, agir, PORQUE CRITICAR é muito fácil agir é um pouco mais difícil e se temos alguma queixa do nosso sindicato a culpa é só nossa quem é que ja fez algo para mudar o rumo das coisas?..... pois foi o que eu pensava. Não preciso de me esconder atras de um nick para dizer o que penso.
Ass.
RICARDo PIRES

24/12/05 17:48

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!