Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

INTERVALO

...Por razões de força maior, a minha intervenção neste blog, vai sofrer um breve (assim espero) intervalo.
Obrigado a todos por me terem ajudado a divertir, com este passatempo.
Um abraço a todos, até breve
Virilão

35 Comments:

Blogger Mário Paixão said...

espero que voltes bem depressa.fazes falta para que as consciências não adormeçam.

27/1/06 20:41

 
Anonymous Anónimo said...

agora demora-te...

27/1/06 22:20

 
Blogger Unknown said...

Se quiserem podem sempre experimentar:
http://delegadolxr.blogspot.com
Não é igual, mas creio que também é interessante

28/1/06 00:25

 
Blogger Unknown said...

Se quiserem podem sempre experimentar:
http://delegadolxr.blogspot.com
Não é igual, mas creio que também é interessante

28/1/06 00:25

 
Anonymous Anónimo said...

Mau, mau, mas onde é que o menino pensa que vai?

28/1/06 01:37

 
Anonymous Anónimo said...

oh pra eles às cotoveladas para agarrem o poleiro :-P As melhoras, boas férias ou boa lua de mel(riscar conforme apropriado)

PS - Agora nao andes para ai a pedir à malta que te mostre o relogio...dá um bocado de mau aspecto

Abraço e não te estiques na tua ausência...

28/1/06 04:00

 
Anonymous Anónimo said...

Vais-te embora?

Agora que eu estava a gostar,
volta estás perdoado.

Até já

28/1/06 09:22

 
Anonymous Anónimo said...

Andas com o cú apertado ou já te passaste para o outro lado como muita bela gente que conheço?
Até sempre camaradas.

28/1/06 12:10

 
Anonymous Anónimo said...

os meus amigos lampiões devem estar com uma mona.....chega pra lá cabeçudos...

28/1/06 22:00

 
Anonymous Anónimo said...

Oh Virilão, já perdes-te os 3?
Então toma lá outra vez!
Juve Leo desde 1976

28/1/06 23:04

 
Blogger Sargento said...

falam de 3...

será que é dos 3 pontos que têm de atraso para o GLORIOSO???

SLB FOREVER!!!!

29/1/06 11:26

 
Anonymous Anónimo said...

O campeonato da segunda circular esta ganho e chega de vitorias pro ano a +

29/1/06 12:23

 
Anonymous Anónimo said...

o carnaval é só em fevereiro e já andam a fazer de cabeçudos,seus lampiões ???...com tanto frio e neve e gelo,e andam a levar BANHO de bola,seus papuços,ótários cagões...

29/1/06 12:40

 
Anonymous Anónimo said...

Então e esse tal de 'Ulisses'? O que é que anda a fazer?

1/2/06 19:57

 
Anonymous Anónimo said...

Cá pra mim andas a preparar a lista com o GUSMÃO!!!! há,há,há

2/2/06 00:09

 
Anonymous Anónimo said...

não há hipótese de alguém continuar com isto?

sempre era uma maneira do pessoal se divertir um pouco

3/2/06 01:21

 
Anonymous Anónimo said...

lancem ideias
sei lá! podem falar de comboios, regulamentos, do fim dos modelos 198, sexo...sexo...sexo...

3/2/06 20:54

 
Blogger Unknown said...

Como voces gostam de picardia , cá vai...
Então o Nacional deu pontos aos lagartos!?
Devem andar ai alguns cheios de contente, não é...
Quanto é que o Pinto da Costa, terá pago.
Mas com os lagartos é que me preocupo; pode subir-lhes á cabeça e no fim terem uma desilução...já há neste pais tanta desgraça.
Mas não se esqueçam de aparecer na assembleia geral no dia 09.02.06, pelas 11 horas, na sede da Duque de Loulé, porque isto sim é importante. Há coisas importantes para serem discutidas. A presença dos sócios é uma mais valia para o reforço das nossas revindicações.
Até lá...
Seja.

5/2/06 16:20

 
Anonymous Anónimo said...

O intervalo nunca mais acaba?

8/2/06 22:45

 
Anonymous Anónimo said...

A proposta de uma nova lei da nacionalidade vai ser hoje votada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. O texto teve múltiplas versões e ainda na tarde de ontem foi discutida uma última alteração. Em causa, o facto de não se prever a suspensão da processo quando o candidato é condenado ou está envolvido num processo judicial, facto criticado pela bancada do CDS/PP. Foi também equiparada a união de facto ao casamento para a aquisição da nacionalidade, como defendia o PCP. O objectivo é conseguir o máximo de consenso em torno desta temática.

Para o alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, a introdução de algumas limitações à aquisição da nacionalidade portuguesa é o preço a pagar em prol do consenso. "Não troco uma legislação mais avançada pela redução de apoio. É melhor esta lei do que uma mais progressista e com menos apoio social", defende Rui Marques.

Também os deputados comunistas viram introduzidas uma das suas pretensões e que é a equiparação da união de facto ao casamento. E, quanto ao PSD, o Governo concordou em alargar a nacionalidade portuguesa aos netos de emigrantes.

Ao mesmo tempo, a terceira geração de imigrantes - os filhos dos estrangeiros que já nasceram em território português - passam a ter automaticamente a nacionalidade portuguesa. E todos os que nasceram no País terão direito a um bilhete de identidade nacional ao fim de dez anos de aqui residirem, mesmo que os pais estejam em situação irregular.

Situações de exclusão

Anabela Rodrigues, presidente da Associação Cultural Moinho da Juventude, lamenta que tenham ficado de fora as pessoas que emigraram para Portugal com dois, três anos e cujos pais sempre se mantiveram numa situação irregular. "Há avanços em termos legislativos para os que nascem em Portugal, mas tenho pena que não se tenha ido mais longe, nomeadamente no que diz respeito a quem imigrou muito novo e reside ilegalmente no País. Esses casos nem sequer podem ser resolvidos através do reagrupamento familiar", lamenta.

Aquela jurista, de origem cabo-verdiana, concorda com a harmonização para seis anos do período de tempo para a concessão da cidadania portuguesa. "É uma obrigação imposta pela UE, acabando-se assim a hierarquização entre imigrantes", justifica.

O factor "dinheiro" deixa de ser necessário para a aquisição da nacionalidade, o que discriminava os ricos dos pobres. O novo diploma não contempla a garantia de meios de subsistência, sendo esta uma das áreas onde poderá haver mais polémica quando o texto for levado à votação na Assembleia da República, último passo para a sua publicação.

Rui Marques diz que a proposta é um exemplo excelente da procura por um consenso alargado nas políticas de imigração, temáticas que têm sido fracturantes noutros países europeus, segundo explica.

"A nova legislação vai tão longe quanto entendo ser razoável. É sempre possível ir mais longe, mas a grande conquista é o consenso em torno de uma lei mais aberta e acolhedora dos cidadãos estrangeiros."

8/2/06 23:21

 
Anonymous Anónimo said...

Economia



2006-02-08 - 00:00:00

Segurança social: Revela estudo internacional
Pior vida com a reforma










Baía Reis


A maioria portugueses desce o seu nível de vida quando entra na reforma. O que não é de estranhar, tendo em conta que para muitos a reforma é de cerca de 380 euros para fazer face a despesas domésticas que atingem os 500 euros mensais, revela um estudo divulgado ontem em Lisboa.






Dos mais de três milhões de pensionistas, cerca de 1,5 milhões sobrevive com menos de 380 euros, muito longe do valor mínimo para assegurar uma sobrevivência digna. O valor médio da reforma em Portugal é de 590 euros.

Metade dos portugueses deixou o mercado de trabalho antes de atingir a idade mínima da reforma com a grande motivação de “não fazer nada”, de acordo com os inquéritos realizados no âmbito do Axa Barómetro Reforma 2005.

Apesar de admitirem que poderiam trabalhar até aos 65 anos, 77 por cento avançou com o pedido de reforma antecipada. Mas quando chegam ao período da reforma constatam que o seu nível de vida piorou, o conforto é insuficiente e não recebem tanta atenção por parte dos familiares como desejavam.

A maioria começou a preparar-se para a reforma a partir dos 40 anos e consideram que só são “velhos” a partir dos 77 anos. Por outro lado, domina a insatisfação com a qualidade dos cuidados de saúde, o que é partilhado com os trabalhadores.

O estudo da Axa envolveu 12 dos países, entre os quais os Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Espanha, e incidiu sobre as reformas, quer do ponto de vista dos reformados quer dos trabalhadores.

Nesse âmbito, o estudo revela que apenas 38 por cento está já a preparar a sua reforma, poupando cerca de 144 euros por mês.

Sessenta e seis por cento dos trabalhadores conta assegurar a reforma com os descontos efectuados para os sistemas públicos de Segurança Social. No entanto, quase metade do universo de activos inquirido (49%) gostaria de assumir a total responsabilidade na preparação da reforma.

Portugal é dos países em que o investimento em seguros de saúde, planos de poupança reforma (PPR) e acções é muito pouco significativo, destacando-se, no entanto, como o maior investidor em bens imóveis.

Com efeito, o mercado de imóveis é encarado como um investimento do qual se retira benefícios, com 73 por cento dos reformados a serem proprietários da casa onde vivem. As conclusões do estudo tiveram como base cerca de sete mil entrevistas a cidadãos dos 12 países abrangidos.

INDICADORES

PREPARAÇÃO

Os cerca de 38 por cento dos trabalhadores que já tomaram previdências em relação à respectiva reforma têm uma média de 33 anos, seguindo-se os homens e os activos mais velhos com filhos e netos. Ou seja, começam a preocupar-se mais cedo que os seus pais.

DESCONHECIMENTO

Apenas 16 por cento dos activos portugueses está consciente da sua futura reforma. Com excepção da Alemanha, o desconhecimento que se tem da futura reforma é comum a todos os países em análise. A primeira fonte de informação é o próprio sistema social.

IDADE IDEAL

Os trabalhadores portugueses desejam a reforma aos 58 anos e os reformados aos 61 anos. Em todos os países, os reformados revelaram o desejo de uma reforma mais tardia do que aquela idealizada pelos que ainda trabalham.

TRABALHO ADIADO

O estudo também revela que 47 por cento dos activos planeiam exercer uma actividade profissional remunerada durante a reforma, mas apenas cerca de um décimo dos reformados a concretiza.

PESSOAS VÁLIDAS

Quando questionados sobre se as pessoas com mais de 65 anos ainda podem dar um contributo válido em termos profissionais, trabalhadores e reformados são unânimes em afirmar que sim.

8/2/06 23:27

 
Anonymous Anónimo said...

Mais Comboios na Estação de Castanheira do Ribatejo
Mais comboios a partir de 6 de Fevereiro na Estação de Castanheira do Ribatejo.
A CP informa que vai oferecer mais comboios, aos dias úteis, para a estação de Castanheira do Ribatejo.

Entre Castanheira e Lisboa (e vice versa) circularão mais 2 comboios por hora. Esta estação, ficará assim ligada ao Metro e às zonas centrais de Lisboa, tais como Areeiro, Entrecampos ou Sete Rios, com rapidez e conforto.

Na estação de Alcântara Terra tem ainda ligação à linha de Cascais.

A partir de 6 de Fevereiro, na Linha de Azambuja, os nossos clientes chegam mais longe, mais rapidamente e com mais conforto.

Para mais informações deverão ser consultados os Cartazes Horários nas estações ou os nossos serviços (Linha de Sintra ; Linha da Azambuja).

8/2/06 23:30

 
Anonymous Anónimo said...

CONVEL - Controlo Automático de Velocidade


O sistema CONVEL (sistema partilhado entre os Operadores e a REFER) permite assegurar elevadíssimos níveis de segurança de circulação, garantindo o cumprimento da sinalização e da velocidade autorizada de circulação pelos comboios.


Balizas.
Este sistema apoia a actividade de condução do maquinista, avisando-o das condições de circulação e actuando no sistema de frenagem (obrigando o comboio a parar) sempre que não for cumprido algum requisito de segurança.

De forma simplificada o sistema consiste nas seguintes componentes:
- Balizas (emissores) colocadas na via férrea que transmitem informação ao comboio;
- Antenas nos comboios que lêem a informação das balizas e a transmitem a um microprocessador;
- O microprocessador transmite a informação para um painel situado na cabina de condução e faz actuar o sistema de frenagem se necessário

8/2/06 23:34

 
Anonymous Anónimo said...

Moura ouviu silvar locomotiva

É hoje que se realisa a inauguração da linha ferrea de Pias a Moura. É este um facto que vae prestar grandes beneficios aos habitantes daquella importante villa alemtejana. Moura ha muito tempo que reclamava este grande auxilio da civilisação, para maior desenvolvimento da sua ja importante vida commercial. Os influentes politicos d'ali por varias vezes, e com varios governos tentaram conquistar para os seus amigos e patricios a ligação da villa com Pias pelo caminho de ferro, mas até hoje por circumstancias difficeis e obstaculos graves, a formosa villa alemtejana não ouvia os silvos da locomotiva, e tinha de receber os forasteiros, depois de elles se resolveram a tres leguas e meia de diligencia.
Felizmente os politicos pozeram da parte mais uma vez as ambições partidarias e as glorias de facção, e unidos todos na luminosa harmonia de que resulta o bem dos povos, levaram a cabo a magnifica obra que hoje se inaugura. Os particulares e as auctoridades, ciosos do seu amor patrio, animaram-se mutuamente, cheios de confiança na justiça das suas pretenções, e conseguiram afinal levar a Moura o caminho de ferro. A linda villa festejando o seu grande melhoramento traja hoje de gala, para receber a sacção offical dos seus progressos.

Diário de Noticias 26-12-1902

8/2/06 23:35

 
Anonymous Anónimo said...

CÂNCER DE BEXIGA


Introdução
A bexiga é um órgão alojado na pélvis e que tem a capacidade de se expandir e que possui a função de armazenar a urina produzida pelo nosso corpo. Todo o sistema urinário, incluindo rins, ureteres, bexiga e uretra, é revestido internamente por uma camada de células transicionais, chamado uretélio. O uretélio está separado dos músculos da bexiga por uma faixa fina de tecido chamada de lâmina própria. O comprometimento da lâmina própria pelo tumor separa tumores que tenha se infiltrado pelo músculo, constituindo um câncer invasivo, daqueles que não o invadem (cânceres superficiais ou não - invasivos).

Os tumores de bexiga são tumores malignos que se originam na bexiga. Diferentes tipos são descritos pela sua profundidade de acometimento e se cresce para dentro da bexida ou em direção dos músculos da bexiga.

Existem três tipos de tumores de bexiga:

Tumor de células transicionais : 90% dos casos

Carcinoma espinocelular: 8%

Adenocarcinoma: 2%

Outros tipos de câncer podem se iniciar na bexiga, porém são mais raros, e incluem sarcomas (que se origina do músculo da bexiga) e tumores anaplásicos de pequenas células.

O tumor de células transicionais são subcategorizados em

Superficial: limitado ao urotélio (não-invasivo). Pode vir a se espalhar na camada de tecido conjuntivo (lamina propria) que fica abaixo do urotélio.

Invasivo: atinge a camada muscular de bexiga (muscularis propria) e algumas vezes a camada gordurosa ou tecido que recobre externamente o músculo da bexiga.

Papilar: Papilar é uma palavra que descreve um crescimento que se assemelha com um pequeno pólipo ou flor de células tumorais. Tumores papilares não invasivos crescem para a cavidade da bexiga, ficando com que boiando na urina acumulada. Tumores papilares invasivos crescem em direção do músculo da bexiga

Carcinoma in situ: É um tumor não invasivo que cresce na camada que reveste internamente a bexiga e aparecem como lesões achatadas ou planas dentro da bexiga. Tumores planos invasivos podem invader camadas mais profundas da bexiga, particularmente a camada muscular.

Tanto os tumores de células transicionais como os carcinomas e adenocarcinomas podem se metastatizar, isto é, se espalhar pelo organismo, caracterizando uma doença avançada. Quando o tumor cresce e invade os tecidos que envolvem a bexiga (útero e vagina na mulher e próstata no homem), é chamada de doença localmente avançada. A doença também pode se espalhar para linfonodos próximos e/ou fígado, ossos e pulmões, se denominando de metástases à distância.

Incidência
Neste ano de 2003 estima-se que nos EUA, serão diagnosticados 57400 casos novos de câncer de bexiga. Também se calcula que 12500 pessoas morrerão desta doença. O tumor de bexiga é o quarto tumor mais freqüente entre os homens e o décimo entre as mulheres, No Brasil, estima-se que 3,9% dos cânceres masculinos sejam de bexiga, sendo 8600 casos novos ao ano. É 2,5 vezes mais comum no homem do que na mulher. A média etária para o seu aparecimento é de 68 anos.


Causas
Ainda não se sabe exatamente o que causa o câncer de bexiga. Alguns fatores de riscos foram relacionados nos pacientes com este tumor. Um fator de risco é algo ou situação que eleva a chance do desenvolvimento da doença. Mesmo assim, a maioria das pessoas expostas a estes fatores de risco não desenvolvem a doença e alguns que ficam doentes, não tem nenhum dos fatores de risco identificados.

Estudos científicos identificaram os seguintes fatores de risco para o câncer de bexiga:


Idade: Quanto mais velho, maior a chance. Este tumor raramente ocorre antes dos 40 anos.


Fumo: é o principal fator de risco. Fumantes têm 2 a 3 vezes mais chances de desenvolverem um tumor de bexiga do que não fumantes. Inclui os que usam cachimbo e charutos.

Tipo de trabalho: Alguns tipos de empregos também parecem aumentar os risco devido à presença de produtos carcinógenos no local de trabalho. Trabalhadores em industrias de borracha, produtos químicos, produtos de couro, metalúrgicos, , maquinistas, pintores, área têxtil, caminhoneiros e cabeleireiros.

Infecções: Infecções por parasitas aumentam o risco de tumor de bexiga. Estes parasitas são comuns em áreas tropicais.

Antecedente familiar: Pessoas que tenham membros da família com tumor de bexiga têm mais riscos de ter a doença. Os pesquisadores estão estudando alterações em certos genes que podem aumentar o risco de câncer de bexiga.

Antecedente pessoal de tumor de bexiga: quem já teve tumor de bexiga tem um risco de apresentar a doença novamente.

Sinais de alerta
Sangue na urina. Dor ao urinar. Urgência ou necessidade freqüente para urinar.

Estes sintomas não são sinais de certeza para câncer de bexiga. Infecções, tumores benignos, pedras na bexiga (litíase vesical) podem causar estes sintomas. Pessoas que tenham qualquer um destes sintomas deve procurar um médico para avaliação e diagnóstico. Pode ser um clínico geral ou um urologista, médico especialista em doenças do sistema urinário.

Diagnóstico
Para diagnóstico do câncer de bexiga, após anamnese e exame físico, o médico poderá indicar um ou mais dos seguintes procedimentos e/ou exames laboratoriais:
- Exame de urina: exame laboratorial para identificar sangue, células tumorais.
- Cistoscopia: o médico usa um tubo fino (cistoscópio) para olhar diretamente dentro da bexiga. O médico introduz o cistoscópio através da uretra (canal por onde sai a urina). Geralmente este procedimento requer anestesia. A identificação de lesões suspeita neste exame faz com que o médico retire pequenos pedaços de tecido (biópsia) pelo cistoscópio e os manda para o patologista, que examina os fragmentos pelo microscópio. Para alguns pacientes o médico pode aproveitar e retirar toda a área cancerosa durante a biópsia, no mesmo tempo cirúrgico.

Estadiamento
Após o diagnóstico confirmado de câncer de bexiga, o medico necessita saber em que estágio a doença está para planejar o melhor tratamento. Estadiamento é uma pesquisa cuidadosa para ver se o câncer invadiu a parede da bexiga ou se espalhou para outras parte do corpo. Este processo inclui exames de imagem (tomografia, ressonância, ultrassom, raioX, cintilografia óssea).

Estes são as principais características de cada estágio de doença:

Estágio 0 - as células tumorais são encontradas somente na superfície do urotélio, camada que recobre internamente a bexiga. O médico pode chamar de câncer superficial ou carcinoma in situ.

Estágio I - As células tumorais são encontradas em toda espessura do urotélio, mas não atinge a camada muscular

Estágio II - Células tumorais atingem a camada muscular da bexiga

Estágio III - O tumor pega toda espessura da perde da bexiga, atingindo inclusive tecido que recobrem a bexiga. Pode atingir ainda a próstata nos homens ou útero ou vagina nas mulheres.

Estágio IV - Câncer se extende até a parede do abdome ou pélvis. Atinge as ínguas (linfonodos) ou outros órgãos distantes à bexiga, como pulmão.

Tratamento
O tratamento deve ser realizado por um profissional especializado. No caso do tumor de bexiga, um urologista e um oncologista clínico. Uma combinação de diferentes terapias incluindo cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapia biológica podem ser usadas e o médico especialista é a melhor pessoa para descrever o tratamento e as opções em cada caso e discutir as expectativas dos resultados.

CIRURGIA - O tipo de cirurgia depende do estágio e tipo de tumor.

Ressecção transuretral: com o cistoscópio o médico remove o câncer e pode queimar a área com corrente elétrica (fulguração). Após esta cirurgia pode ainda haver necessidade de radioterapia, quimioterapia ou terapia biológica.

Cistectomia radical: em casos mais avançados o tipo mais comum de cirurgia seria a retirada total da bexiga, juntamente com os linfonodos da área (ínguas), parte da uretra (canal de saída da urina) e outros órgão envolvidos (próstata, vesícula seminal e vasos deferentes nos homens e útero, ovários e trompas e parte da vagina são removidas). Após a cistectomia radical o cirurgião faz outra maneira para o doente eliminar a urina, seja por sacolas externas ao corpo, ou construindo bolsões com parte do intestino.

RADIOTERAPIA - A radioterapia utiliza raios de alta energia para matar as células tumorais. É uma terapia local, afetando as células somente na área tratada. A radiação externa é o mais comumente empregado: Um grande aparelho irradia a área do tumor. É um tratamento ambulatorial, freqüentemente por 5 dias na semana durante 5 a 7 semanas. Este esquema protege células sadias e tecidos a agüentar a radiação

QUIMIOTERAPIA - É o uso de medicamento ou combinações de diferentes medicamentos para matar as células tumorais. Dependendo do estádio do tumor,pode se fazer uma terapia local ou quimioterapia sistêmica. O oncologista clínico poderá discutir o tratamento mais adequado para cada paciente.

TERAPIA BIOLÓGICA ou IMUNOTERAPIA - Esta terapia utiliza a habilidade natural do corpo humano (sistema imunológico) em combater o câncer. Está mais indicado após ressecção transuretral por tumor superficial. Isto ajuda o tumor a não retornar mais. A terapia biológica intravesical utilizada é com uma solução de BCG. Esta solução contém bactérias vivas e atenuadas (enfraquecidas laboratorialmente) e é injetada na bexiga e retida por 2 horas. Geralmente este tratamento é feito uma vez por semana durante 6 semanas.

Sobrevivência
Quando diagnosticados em estadio inicial, a sobrevida por 5 anos chega a 94%. A taxa de sobrevida para pacientes com tumor de bexiga avançados localmente ou com metástases á distância são de 48% e 6%, respectivamente.

Setenta e quatro por cento dos pacientes apresentam-se na época do diagnóstico com lesões não-músculo-invasivas, o que justifica sua baixa mortalidade (1,8% de todos os óbitos por câncer). Graças ao diagnóstico mais precoce e ao tratamento efetivo das lesões superficiais, a sobrevida dos portadores tem aumentado substancialmente nas últimas três décadas. No Brasil, estimam-se 1500 mortes ao ano, decorrentes de câncer de bexiga.

Perguntas que podem ser feitas ao médico, se você tem câncer
Meu câncer de bexiga é superficial, ou invade músculo?

Meu câncer está em que estágio?

Eu preciso de cirurgia? Quão extensa seria?

Qual é o papel de quimioterapia, ou radioterapia?

Durante a cirurgia vai ser injetada alguma droga dentro de minha bexiga?

Vou poder controlar minha urina, depois da cirurgia?

Vou poder ter atividade sexual, depois do tratamento?

Se a bexiga não for removida, quantas cistoscopias deverei fazer depois, e em qual freqüência?

8/2/06 23:38

 
Anonymous Anónimo said...

Todos os portugueses de Bilderberg
2006-01-02 16:26

O SEMANÁRIO publica, em exclusivo, a lista de todos os portugueses que já estiveram em reuniões de Bilderberg, um clube que é considerado uma espécie de governo-sombra a nível mundial. Uma das principais tarefas dos jornalistas que investigam o clube é não só saber quem participa nas reuniões mas, sobretudo, acompanhar o seu percurso nos tempos seguintes. Quase todos, ascendem a altos postos. Na reunião que teve lugar de 3 a 6 de Junho, em Stresa, em Milão, Santana Lopes e José Sócrates estiveram presentes, juntamente com Pinto Balsemão. Curiosamente, Santana seria primeiro-ministro dois meses depois e nem passaria um ano para José Sócrates chefiar o Governo. Outros três intervenientes na crise política de 2004, o Presidente da República, Jorge Sampaio, Durão Barroso, então primeiro-ministro, e Ferro Rodrigues, então líder do PS, também estiveram em reuniões de Bilderberg. Sampaio esteve presente em 1999, na reunião
de Sintra. Durão é um velho conhecido de Bilderberg, tendo estado presente em 1994, 2003 e já este ano, na Alemanha, na qualidade de presidente da Comissão Europeia. Já Ferro esteve presente na reunião de 2003.

Francisco Pinto Balsemão - É um membro permanente do Clube de Bilderberg desde 1988, tendo participado em quase todas as reuniões anuais desde essa data. Pertence mesmo ao comité restrito, denominado "Steering". É ele quem tem convidado muitas personalidades portuguesas a estarem presentes no clube. Em 1988, Pinto Balsemão tinha abandonado o cargo de primeiro-ministro há 5 anos e estava dedicado aos seus negócios, mantendo também o "Expresso". Anos depois abriria a SIC, aproveitando a liberalização da televisão feita pelo governo de Cavaco Silva. O processo conturbado, com divisões no próprio Conselho de Ministros, tendo o grupo televisivo de Proença de Carvalho sentido-se desfavorecido. Pinto Balsemão é hoje presidente da Impresa. Falado como potencial candidato presidencial, nunca se concretizou esta hipótese.

Mira Amaral - Ministro da Indústria de Cavaco Silva. Participou na reunião de Bilderberg em 1995, no final do governo de Cavaco Silva, numa altura em que o professor rumava à corrida a Belém e Fernando Nogueira e Durão Barroso disputavam a liderança do PSD. O facto de ter estado presente pode significar que o seu nome esteve fadado para mais altos voos, que depois não se concretizaram. É especialista em energia e tem-se dedicado à sua actividade de administrador de empresas. Foi administrador da Caixa Geral de Depósitos, tendo saído do banco num processo político conturbado. Só participou em Bilbderberg na reunião de 1995.

Joaquim Ferreira do Amaral - Ministro das Obras Públicas de Cavaco Silva, uma das cartas mais importantes do governo, artíficie das auto-estradas portuguesas. Tem mostrado disponibilidade para combates difíceis, tendo perdido Lisboa para João Soares. Participou na reunião de Bilderberg que ocorreu em Sintra, em 1999, uma das que teve mais participantes portugueses. A sua presença é significativa, tanto que dois anos depois seria candidato à Presidência da República, defrontando Jorge Sampaio. Só esteve presente em 99.

António Barreto - Este investigador esteve presente na reunião de 1992, em pleno cavaquismo, um ano depois de Cavaco obter a sua segunda maioria absoluta. António Barreto foi ministro da Agricultura nos primeiros governos PS, tendo deixado o seu nome associado à Lei Barreto, massacrada pelos comunistas por traduzir o primeiro desmantelamento da reforma agrária. Teve um papel essencial na candidatura presidencial de Soares em 1986, sendo o seu porta-voz. Foi ele quem apelou ao "povo de esquerda" para a segunda volta de Soares contra Freitas do Amaral. Nos últimos anos tem-se dedicado à investigação e a comentários e análises nos jornais. É uma mente brilhante, o género de pessoa que os bilderbergs políticos gostam de ver no seu seio. Só participou na reunião de 92.

Durão Barroso - Participou na reunião de Bilderberg de 1994, quando era ministro dos Negócios Estrangeiros de Cavaco Silva. Não por acaso, um ano depois estava a candidatar-se à liderança do partido. Perdeu para Fernando Nogueira, mas a sorte acabou por o bafejar, porque Nogueira foi derrotado por Guterres (num ciclo político muito desfavorável ao PSD). Durão ficou como reserva e tornou-se líder social-democrata em 1999, quando Marcelo Rebelo de Sousa saiu. Apesar de ter perdido as legislativas de 99 para Guterres não se deu por vencido, ficando célebre a sua frase "tenho a certeza que serei primeiro-ministro, só não sei é quando." O seu vatícinio acabou por confirmar-se, tornando-se primeiro-ministro em 2002. Em 2003, voltou a estar presente no clube de Bilderberg, na qualidade de primeiro-ministro. Em meados de 2004 era designado presidente da Comissão Europeia. Voltou a participar na reunião deste ano de 2005 de Bilderberg, que teve lugar na Alemanha, na qualidade de presidente da Comissão.

António Borges - É o homem português da Goldmam Sachs, curiosamente uma empresa com ligações a Bilderberg. Esteve presente na reunião do clube em 1997, o que mostra que o seu nome é badalado para altos voos há muito tempo. Se estava na calha para a liderança laranja, acabou por ser Durão a tomar o lugar de Marcelo. Em 1998, escapou, miraculosamente, ao acidente fatal da TWA, que não deixou sobreviventes. Chegou a ter bilhete mas não embarcou. Na reunião de 2003 do clube voltou a estar presente. Em 2004, foi um dos principais critícos da solução Santana Lopes para suceder a Durão Barroso. Actualmente, está posicionado para suceder a Marques Mendes. É um homem muito próximo de Cavaco Silva, ainda que o professor não favoreça as amizades e às vezes até as discrimine.

Maria Carrilho - Investigadora, sempre esteve ligada ao PS, tendo sido deputada à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu. Hoje é vice-presidente da Assembleia da República. É especialista em assuntos de defesa, uma área prioritária nas discussões de Bilderberg. Esteve presente na reunião do clube em 1995, o ano da chegada ao poder de António Guterres.

António Guterres - Esteve presente na reunião deste ano na Alemanha, já na qualidade de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados. O seu nome continua a ser uma hipótese para outros voos, designadamente o Palácio de Belém, em 2011 ou 2016.

Roberto Carneiro - Ministro da Educação de Cavaco Silva. Esteve presente na reunião de 1992, no auge do cavaquismo. Chegou a ser-lhe vaticinada uma importante carreira política mas, depois da queda de Cavaco, os seus interesses viraram--se para outras áreas. Envolveu-se no projecto inicial da TVI, como profundo católico que é, e tem-se dedicado à investigação universitária e a algumas iniciativas empresariais.

Vitor Constâncio - Esteve presente em Bilderberg em 1988, quando era secretário-geral do PS. Nunca mais participou em nenhuma reunião depois desta data. Afastou-se das lides mais activas do PS e dedicou-se ao que sabe fazer muito bem: os assuntos económicos. O Partido premiou-o com o Banco de Portugal.

Vasco Pereira Coutinho - Um dos maiores empresários portugueses, tendo enriquecido com o negócio da AutoEuropa. Esteve presente na reunião de 1998, numa altura em que Marcelo Rebelo de Sousa liderava o PSD. Durão Barroso fez uma viagem de férias ao Brasil, no avião dele e na sua casa, quando era primeiro-ministro, provocando grande polémica. É apoiante de Cavaco Silva.

João Cravinho - Esteve presente na reunião de 1999, no auge do guterrismo, sendo ministro do Planeamento e da Administração do Território. Alia um pensamento interessante a uma excelente preparação técniva, devendo ter participado no clube como um dos "cérebros" que os políticos gostam de ouvir. Atacou bastante Guterres no fina dos seus dias, sendo um homem próximo de Jorge Sampaio (mas muito senhor do seu nariz).

José Cutileiro - O embaixador português esteve presente na reunião de Bilderberg em 1994, tornando-se presidente da estrutura de defesa da União Europeia, a UEO, logo nesse ano. É um homem culto, brilhante, com opiniões geoestratégicas muito auscultadas por qualquer governante.

José Manuel Galvão Teles - Advogado, homem muito próximo de Mário Soares, de quem é amigo e vizinho. Esteve presente na reunião de Bilderberg de 1997, no auge do guterrismo. É conselheiro de Estado.

Teresa Patrício Gouveia - Fez parte do governo de Cavaco, como secretária de Estado da Cultura e como ministra do Ambiente. Esteve presente na reunião de Bilderberg em 2000.Foi ministra dos Negócios Estrangeiros de Durão Barroso.

Marçal Grilo - Ministro da Educação de António Guterres, de quem era amigo. Esteve presente na reunião de Bilderberg de 1999, em Sintra. Há quem diga que é uma mente brilhante.

Miguel Horta e Costa - Esteve presente na reunião do clube em 1998, no tempo da liderança laranja de Marcelo, sendo vice-presidente da Portugal Telecom. Já no tempo de Durão Barroso ascendeu à presidência da empresa, mantendo-se com Santana Lopes e José Sócrates, todos bilderbergs. Deverá sair da PT já em Janeiro.

Margarida Marante - É um dos dois jornalistas que marcaram presença em Bilderberg, tendo estado presente em 1996, no auge da sua carreira na SIC, onde conheceu Emídio Rangel e contraiu matrimónio. É próxima da área do PSD.

Vasco de Mello - Um dos grandes empresários portugueses. Esteve presente na reunião de Sintra, em 1999. Tem tido um percurso discreto, mantendo pontes com o poder político mas não dando azo a conversas.

Carlos Monjardino - Homem da área do PS, que participou no governo de Macau. Grande empresário, com ligações fortes ao Oriente, sobretudo a Stanley Ho. Presidente da Fundação Oriente. Há muito que é falado para candidato presidencial mas nunca conseguiu concretizar essa aspiração. Esteve presente na reunião de Bilderberg de 1991, no auge do cavaquismo e da reeleição de Mário Soares, de quem é muito próximo.

Murteira Nabo - Ministro fugaz de António Guterres, tendo de se demitir por causa de um caso de sisa. Esteve presente na reunião do clube em 1999, já era presidente da PT há três anos.

Faria de Oliveira - Ministro do Turismo de Cavaco Silva, esteve presente na reunião de Bilderberg em 1993, sendo uma peça essencial na ligação entre o então primeiro-ministro e o mundo dos negócios, quer público, quer privado.

Carlos Pimenta - Ministro do Ambiente de Cavaco, um dos mais activos de sempre. Chegou a ser-lhe vaticinando um futuro político risonho. Esteve na reunião de Bilderberg de 1991. Nos últimos anos, afastou-se da política.

Francisco Lucas Pires - O malogrado líder do CDS, que depois se aproximou do PS, era uma mente brilhante, a quem pareciam reservados altos voos. No entanto, só esteve presente na reunião do clube de 1988.

Ricardo Salgado - Um dos grandes banqueiros portugueses. Esteve na reunião de 1997, quando Marcelo era líder do PSD e voltou a estar na reunião de 1999, em Sintra. É um homem com relações privilegiadas com o poder político à direita. Santana Lopes chegou a chamá-lo para uma reunião privada. Viu o seu banco, o BES, ser alvo de buscas judiciais este ano.

Jorge Sampaio - Presidente da República. Participou na reunião de Bilderberg, em Sintra, na qualidade de primeiro magistrado da Nação portuguesa, uma presença, sem dúvida, polémica.

Nicolau Santos - O outro jornalista que participou em Bilderberg, tendo estado em Sintra em 1999. É especialista em assuntos económicos. Curiosamente, os jornalistas que estiveram no clube eram ambos profissionais no grupo de Balsemão, Nicolau Santos no "Expresso" e Margarida Marante na SIC.

Artur Santos Silva - Um dos grandes banqueiros portugueses, com o seu BPI. Tem relações privilegiadas à esquerda e é um homem culto, de uma família espiritual. Esteve presente na reunião de 1999. Curiosamente, nesta reunião só acabou por faltar um banqueiro do BCP, um banco com outra estratégia, mais europeia.

Marcelo Rebelo de Sousa - Esteve presente na reunião de 1998, quando era líder do PSD e ainda julgava que era possível fazer renascer a AD com Paulo Portas e ganhar as eleições legislativas de 1999 a António Guterres. As coisas correram-lhe mal, metendo o caso da Universidade Moderna pelo meio (afectando Portas). Regressou ao comentário político. A entrada na corrida de Belém também falhou, porque tudo correu bem a Cavaco.

Miguel Veiga - Advogado nortenho, um histórico do PSD, com relações fortes com a ala soarista do PS. Esteve em Bilderberg em 1994, no fim do cavaquismo. Tornou-se um dos piores inimigos de Santana Lopes, sendo a voz mais forte contra a sua indigitação para primeiro-ministro, sucedendo a Durão Barroso.

António Vitorino - Era a eminência-parda do guterrismo, tendo estado na reunião de Bilderberg de 1996, quando era vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa. Por causa de um caso de sisa, acabou por se demitir. Foi comissário europeu e o seu nome chegou a estar na calha para presidir à Comissão. Rejeitou ser candidato à Presidência da República.

Oliveira Martins - Participou na reunião de 2001, quando era ministro da Presidência do governo Guterres, já no ocaso do guterrismo, depois da queda da ponte de Castelo de Paiva. Se não fosse independente, tinha sido um nome possível para a corrida à liderança do PS. Tornou-se presidente do Tribunal de Contas este ano, numa nomeação polémica, face à natureza das funções do órgão, que requerem independência e imparcialidade.

Vasco Graça Moura - Deputado ao Parlamento Europeu pelo PSD, poeta e erudito. Esteve presente na reunião de 2001 de Bilderberg. É um intelectual brilhante, que os políticos gostam de ouvir.

Ferro Rodrigues - Esteve presente na reunião de 2003, quando era líder do PS, pouco depois de ter deflagrado o caso Casa Pia no partido. Depois de Jorge Sampaio ter dado posse a Santana Lopes, demitiu-se, tomando a decisão presidencial como uma derrota pessoal. É hoje embaixador português da OCDE em Paris.

Santana Lopes - Esteve presente na reunião de 2004, que ocorreu de 3 a 6 de Junho em Stresa, Milão. Curiosamente, pouco mais de um mês depois era primeiro-ministro de Portugal. A vida, contudo, não lhe correu bem. Ao ponto de Jorge Sampaio ter dissolvido o Parlamento e convocado eleições legislativas.

José Sócrates - Tal como Santana Lopes, esteve presente na reunião de Stresa de 2004. Curiosamente, menos de um ano depois seria primeiro-ministro de Portugal, parecendo estar no cargo de pedra e cal. Malgré Cavaco Silva.

Nuno Morais Sarmento - Esteve presente na reunião de Bilderberg deste ano, tendo sido convidado por Pinto Balsemão, um facto que pode ter significado nos próximos tempos.

8/2/06 23:42

 
Blogger Sargento said...

fonix...

ó fazdeconta, isto é considerado spam

achas que alguém tem paciência para ler estas porcarias todas que aqui meteste?

9/2/06 12:44

 
Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe como se extermina este vírus?

9/2/06 15:53

 
Anonymous Anónimo said...

Para exterminar...é facil.
PUM!!!!
Morrrreeeuuu!
faz de conta...

9/2/06 21:27

 
Anonymous Anónimo said...

Alguém consegue explicar em que condições regulamentares os comboios entram e saem no gaveto da Castanheira do Ribatejo? Segundo a interpretação da refer a marcha termina no gaveto e não tem paragem na plataforma de embarque, segundo a CP Lisboa a marcha começa na plataforma de embarque...mas se a CP Lisboa tem razão não percebo como é que os comboios entram e saem do gaveto em circulação! Não deveria ser em manobras?

9/2/06 21:51

 
Blogger Pena Escarlate said...

A "mente brilhante" do Antonio Barreto é capaz de saber.Pergunta-lhe!

10/2/06 20:38

 
Anonymous Anónimo said...

Ó fazdeconta, o que interessa é entrar e sair... Não tás a ver a coisa? Granda melga que aqui apareceu, porra!!!

11/2/06 00:15

 
Anonymous Anónimo said...

Éoficial e preocupante o vírus da gripe aviária já mora na Europa, paredes meias com Portugal. O laboratório europeu de despistagem da doença anunciou ontem que o H5N1 na sua forma mais letal foi detectado em cisnes selvagens encontrados mortos em Itália. A prova de que a ameaça é global chegou um dia depois de a ONU ter admitido que a propagação aumentou as hipóteses de mutação do vírus e de uma pandemia entre humanos.

"Estou certo de que chegou a Itália o vírus da gripe das aves. Foram encontrados 21 cisnes mortos nas regiões sul do país, Sicília, Calábria e Puglia, cinco dos quais com a forma mais virulenta do H5N1", anunciou o ministro da Saúde italiano, Francesco Storace, numa conferência de imprensa marcada de urgência para esclarecer a população.

O ministro aproveitou para pedir aos italianos que não entrem numa "psicose ao frango" e mantenham os seus hábitos alimentares. Storace avançou ainda que vai aprovar uma norma de restrição ao transporte e movimento dentro do país de animais vivos sensíveis ao vírus da gripe das aves.

Grécia e Bulgária confirmam

As suspeitas já tinham uma semana e foram confirmadas ontem, à boleia do anúncio italiano Grécia e Bulgária também já têm gripe das aves. Na Grécia, estes resultados "provêm de amostras retiradas de três cisnes selvagens encontrados nas regiões de Salonica e Pieria". Na Bulgária, "a doença foi detectada na região pantanosa de Vidin, próximo da fronteira romena". Segundo um comunicado distribuído em Bruxelas, "nenhuma medida adicional de precaução" deve, contudo, ser tomada no imediato.

Em território grego estão já a ser aplicadas regras da União Europeia desde que o país foi colocado em estado de alerta, na quinta-feira. Entre estas incluem-se a instauração de uma zona de protecção com um raio de três quilómetros e uma zona de vigilância com dez quilómetros de raio em redor do lugar onde foram descobertos os cisnes mortos.

"Mais perto da pandemia"

O chefe das Nações Unidas para a gripe das aves, David Nabarro, disse na sexta-feira à Associated Press que a propagação da gripe aviária da Ásia para a Europa e para África aumentou as hipóteses de mutação do vírus e de pandemia. "Infelizmente não podemos dizer quando é que pode acontecer a mutação, ou mesmo se chegará a acontecer, ou de que forma desagradável o vírus mutante se revelará", afirmou.

Mas "devemos permanecer em alerta máximo para a possibilidade de uma transmissão do vírus e do começo de uma pandemia em qualquer altura", acrescentou. O especialista máximo em gripe aviária considera que a chegada da doença à Nigéria - anunciada na quarta-feira - deve ser um sonoro alerta para os países garantirem que os seus serviços veterinários estão atentos e que os serviços de saúde são capazes de identificar focos da doença que possam ser o sinal do início de uma pandemia.

"Comparado com há oito meses, este é um importante alargamento na epidemia de gripe das aves", su-blinhou David Nabarro. É que enquanto se espalha, o vírus "põe em risco a saúde da população que vive com aves de capoeira". Mais aumenta a possibilidade de mutações do H5N1 e essas podem alargar a doença aos humanos.

O perito está preocupado e garante que a ONU quer fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reduzir a oportunidade de mutação. O caso nigeriano é ainda, para Nabarro, um mistério. "É preciso saber como é que a gripe chegou à África ocidental", diz. O mais provável "é ter sido pela migração de aves selvagens que viajam de norte para sul".

Mas há uma alternativa "Que o vírus tenha chegado em aves comercializadas. Se for esse o caso, elas foram contrabandeadas, porque a Nigéria proibiu a importação de aves de países afectados pela gripe aviária nos últimos dois anos."

12/2/06 13:04

 
Anonymous Anónimo said...

ó faz de conta,todas as tuas intervenções se resumem a esta frase:"és uma besta,que não respeitas ninguém".......

13/2/06 12:18

 
Anonymous Anónimo said...

ASNO! PREFIRO ASNO...É MAIS DÓCIL.
MAS LESTE O QUE ESCREVI? ESPERO QUE MUITA LETRA JUNTA NÃO TE PERTURBE A TUA SUPERIOR INTELECTUALIDADE.
OBRIGADO PELA SUA CONTRIBUIÇÃO PARTICIPATIVA E CONSTRUTIVA QUE DEMOSTROU, AS SUAS ÍDEIS SÃO GRATIFICANTES PARA QUEM AS LÉS GAFF.

24/2/06 18:26

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!