Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, abril 26, 2007

Primeira Paragem

EM COESÃO E UNIDADE, OS TRABALHADORES DA CARREIRA DE CONDUÇÃO-FERROVIA/TRACÇÃO VÃO FAZER GREVE, COM DETERMINAÇÃO, EM DEFESA DA AUTONOMIA DO SEU ACORDO DE EMPRESA (AE), REGRAS DE PRESTAÇÃO DE TRABALHO E CONDIÇÕES DE SEGURANÇA, BEM COMO O RESPEITO PELA SUA DIGNIDADE PROFISSIONAL.

P'LO SINDICATO

Dia 27 de Abril de 2007, entre as 5H00 e as 9H00, os Maquinistas estarão de greve à prestação de todo e qualquer trabalho

Etiquetas:

48 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este país está sem-sem-sempre parado das 9 ás 5 e ficam todos zan-zan-zangados porque nós va-va-vamos parar das 5 ás 9?
Do mal o me-me-menos!
Eu ali-ali-alinho!
Não posso vacilar!
Vou dizer de novo:
EU ALINHO! SEM GAGUEJAR!

26/4/07 10:28

 
Anonymous Anónimo said...

Eu também vou fazer greve!

26/4/07 10:54

 
Anonymous Anónimo said...

Eu também estou convosco

26/4/07 10:55

 
Anonymous Anónimo said...

Eu não faço, mas torço por vocês!

26/4/07 10:56

 
Anonymous Anónimo said...

Mau. Dizer, eu vou fazer greve, cheira a problemas de conciência. Então, fazer greve, quando o sindicato a decreta, não é obrigação dos associados? Neste caso não é preciso parecer. Basta ser!

26/4/07 13:40

 
Anonymous Anónimo said...

eduardo,assim estamos mais descansados,quer dizer que desta vez não a furas??oba ,oba ,que bom,amiguinho.

26/4/07 14:11

 
Anonymous Anónimo said...

diz-se por aí,que o delegado sindical de l.rossio é uma espécie de santana lopes,anda por aí,mas ninguém o vê,é preciso um esclarecimento qualquer e pergunta-se ao ....colega farinhas...porque será?os delegados de aza vasculharam a escala módulo aza,á procura de situações estremamente penosas para os maquinistas e propõem soluções para amenizar as mesmas ,em lxrossio ralha-se e grita-se na sala de convivio,e do delegado sindical nikles batatóides,para as próximas eleições já sabes colega "porta da rua serventia da casa"...next...

26/4/07 14:19

 
Anonymous Anónimo said...

(desculpem,rectifico)eu não faço ,mas torço-vos o pescoço a vocês.

26/4/07 16:11

 
Anonymous Anónimo said...

A greve vai mesmo para a frente? Ainda nem acredito.
Vou fazer

26/4/07 19:21

 
Anonymous Anónimo said...

Serviços mínimos outra vez....
Já faltava esta :(
PS...PS....PS....
Já agora;
Já saiu o Comunicado nº7????

26/4/07 19:22

 
Anonymous Anónimo said...

http://jn.sapo.pt/2006/04/18/ultimas
/Sindicato_dos_Ferrovi_rios_marc.html

Nós também estamos

26/4/07 19:43

 
Anonymous Anónimo said...

o despacho conjunto que define os denominados serviços mínimos para os períodos das 5-00h às 9-00h nos dias 27 abril e 4 maio é manifestamente ilegal, de acordo com anteriores decisões judiciais noutras empresas.
A extensão dos serviços mínimos a prestar durante uma greve,nunca poderá ser entendida como o correspondente a uma funcionamento normal,pois contraria como é obvio a própria lei da greve, mesmo tratando-se de necessidades impreteríveis, o que não é o caso, nomeadamente na sítuação de transporte de passageiros, pois "não poem em causa a própria subsistencia da vida individual ou social pelo sacrifício, ou tão-só pelo imcomportável agravamento das condições da sua satisfação,de necessidades, primárias e de concretização imediata..."
Importa combater estes serviços "máximos" sindicalmente e judicialmente.

26/4/07 20:56

 
Anonymous Anónimo said...

Mas a greve é para quê?
Quais os pressupostos para ser desconvocada, isto é, quais os valores monetários em causa, bem como os níveis mínimos a atingir nas outras matérias, não pecuniárias, constantes no pré-aviso de greve?
Será que, como em situações anteriores, os associados não sabem, como nunca souberam, as metas a atingir com estas lutas e que, mais uma vez, os resultados conseguidos não passarão da sua escrita em barras de gelo (letra morta)?.
Estaremos cá para ver.

26/4/07 21:55

 
Anonymous Anónimo said...

Serviços minimos? Não sei de nada, nenhum chefe de depósito veio montado na mota dos correios entregar-me nada.
O que o carteiro me trouxe hoje, foi uma assinatura para um curso de engenheiro por correspondência, numa das mais badaladas UNIversidades do País.
E posso pagar em 6 suaves prestações e sem ir ás aulas, sendo que o Reitor assina-me a nota final num Domingo,garantem-me uma saída profissional no aeroporto da obra, desculpem no aeroporto da OTA.

26/4/07 22:30

 
Anonymous Anónimo said...

Desde já um aviso.
Estou bem preparado, e com força intelectual, para responder às “assobiadelas” para o ar que se seguirão acerca das perguntas que formulei anteriormente. Contudo parece-me mais acertado que vejam, com olhos abertos e isentos de palas, para aquilo que escrevi de modo a não subsistirem deficientes interpretações.
No que respeita aos serviços mínimos entendo que o smaq, no contexto da actual lei da greve (muito diferente das anteriores versões em que havia um vazio na definição dos serviços mínimos, bem como na obrigação objectiva de estes serem observados para o transporte ferroviário de passageiros), fez bem em acatá-los, sem prejuízo de se promoverem acções jurídicas com vista ao seu combate e/ou reconhecimento quanto à sua legalidade, em termos qualitativos e quantitativos.
Para terminar e correndo o risco de, mais uma vez desagradar ao coro, quero dizer que a convocação dos trabalhadores para prestar serviços mínimos não é de agora, foi sempre uma prática, useira e vezeira, desde há muitos anos, independentemente dos governos serem PS ou PSD. Mas de uma coisa estou certo, se, devido a alguma circunstância aterradora, o PCP algum dia fosse governo em Portugal não haveria quaisquer serviços mínimos porque simplesmente as greves eram proibidas e os sindicatos meras correias de transmissão ao serviço da nomenklatura vermelha.
E para me certificar destas últimas afirmações, pergunto: alguém, alguma vez, ouviu falar de greves nos países comunistas?
E de sindicatos livres e independentes?
Responda quem souber.

26/4/07 22:42

 
Anonymous Anónimo said...

Isso de proíbir as greves é verdade tanto é que os sindicatos da UGT também não fazem greve nenhuma porque o partido também os proíbe ou não?
Caro, Pena rosa: Estavamos bem fodidos se a tua lista tem ganho as eleições para o SMAQ!
Abençoados avisos do Pena Escarlate!
O Chineses e os russos que se desenrasquem, e já agora os americanos e os Cubanos também!
Eu quero é respeito por mim e pelos meus!
Se gostas de ser "comido "por parvo,e bater palmas, continua!
Eu gosto de ter algum prazer quando me fod***!

26/4/07 22:55

 
Blogger virilão said...

ensaio geral aqui

Adivinhem lá quem é o gajo da viola?
Reparem bem na boina (os gajos da boina, os gajos da boina)

26/4/07 23:08

 
Anonymous Anónimo said...

Tratando-se de carneiros, não vale mesmo a PENA ROSA, porque eles vão sempre atrás..... uns dos outros...

mas que grande classe e sempre a dignificá-la.

Não precisam de um delegado, precisam é de um DONO.

26/4/07 23:11

 
Blogger virilão said...

...mas quando marcamos greve vocês até tremem!

26/4/07 23:14

 
Blogger virilão said...

Já para não falar nos afortunados, que esses então cagam-se todos!

26/4/07 23:15

 
Anonymous Anónimo said...

UIIIII?

26/4/07 23:16

 
Blogger virilão said...

choram por onde lhes dá mais prazer...é o que é

26/4/07 23:16

 
Blogger Pena Escarlate said...

UGH !

26/4/07 23:25

 
Blogger maq petinga said...

vamos a ela!!

26/4/07 23:39

 
Blogger Pena Escarlate said...

Temos recebido nas ultimas horas muitas mensagens de solidariedade com a nossa luta. Das várias transcrevo a mais comovente.

Estimados Amigos

É com extrema emoção que vos envio esta fraterna e calorosa saudação.
Podem estar tranquilos, tudo está a caminhar bem. Sou tractorista da Herdade "A Flor do Campo S.A.", mas com esta coisa da polivalência, faço de tudo um pouco. Tal como vocês, o meu sindicato à uns tempos decretou uma greve para a melhoria das minhas condições de trabalho. Nas vèsperas, para além dos incentivos de alguns dos meus colegas de trabalho, que por mera coicidência pertencem à claque do partido do governo, recebi os "serviços mínimos", uma coisa agora banal, pois já anteriormente os desavergonhados governos anteriores o faziam...
Começei de madrugada a cumprir com os "mínimos". Para além de ter de mugir as vacas logo no inicio da greve, limpei as cavalariças, dei feno e água ao gado, comer à "criação", apanhei os ovos da palha, pastei o rebanho e dei bolota aos porcos. Reguei seguidamente a horta com muita ternura pelo cebolo, alfaces, nabiças, alhos e tomates. Lavrei com o tractor quase 2 hectares de terra. Foram três viradas a cada extrema...era chegar e virar. "Sachei" as batatas. Ainda tive tempo para engarrafar duas pipas de bom tinto. No fim do dia ainda arranjei tempo para "sulfatar" umas macieiras, lavar o carro do presidente da Administração e escovar o caniche da esposa. Como sou tesoureiro da colectividade de cultura e recreio da nossa aldeia, no fim do dia ainda fui "fechar" as contas. Só me safei à noite dos habituais 8 riscos à sueca, porque depois de perder os 4 primeiros jogos, inventei uma dor de cabeça.

um abraço para todos

João Cartaxinho

27/4/07 00:26

 
Anonymous Anónimo said...

Pena Rosa e Pena de Vós,vocês não prestam mesmo,e a classe profissional da tracção já vos fez justiça nas ultimas eleições para o SMAQ.doeu muito ,não doeu? reduzam-se á vossa insignificãncia,sejam subservientes com quem quiserem,tirem cursos nas universidades que quiserem,mas...deixem os verdadeiros trabalhadores deste País tentarem melhores condições de vida e profissionais da maneira que quiserem e aprovarem.vocês continuem a bater palmas aos pina mouras,aos torres couto,ás fátimas felgueiras,aos paulos pedrosos,aos ferros rodrigues,aos mários soares,aos guterres,enfim tudo gente do alto,gente limpa,honestos e onde vocês,pena rosa e pena de vós se devem sentir muito bem entre e no meio deles!!

27/4/07 08:50

 
Anonymous Anónimo said...

Greve desconvocada.
Segue-se um plenário de dirigentes e delegados sindicais para as palmas do costume e cá vamos nós, cantando e rindo.
O viril é mesmo lírico.

27/4/07 08:55

 
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez......a montanha PARIU um Rato!!!!
Vamos novamente bater palmas,mtas palmas pelo esfoço...reunidos até ás 4h da madrugada,......(MTO SUOR),e nas declarações finais do nosso Presidente;!!!!!"alcançado um acordo de aumento salarial"....
Mto bem Sr Presidente,pensei que as condições de trabalho(salas e dormitórios),as escalas,...os acordos por cumprir...os abonos por cumprir ,pensei eu que fossem esses os objetivos PRINCIPAIS da NOSSA luta,mas afinal ..."nikles".
*****AGRADEÇO DESDE JÀ UM ESCLARECIMENTO URGENTE NOS LOCAIS DE TRABALHO;SOBRE O ACORDO E O MOTIVO DA 3ª DESCONVOCAÇÂO DE UMA LUTA DA CLASSE.
È PARA ISSO QUE PAGAMOS OS VOSSOS "ORDENADOS".

27/4/07 09:21

 
Anonymous Anónimo said...

Como era previsível choveram respostas patetas ao meu argumento. Mas isso bate na couraça da minha indiferença pois, por norma, não perco tempo com néscios. Porém o que chateia mesmo é fazerem-se alusões veladas a pessoas que nada têm a ver com esta brincadeira. Para evitar confusões quero aqui afirmar que não sou, nem nunca fui maquinista. Sim sou ferroviário, mas não estou filiado em nenhum partido.
O nome “Pena Rosa” saiu-me porque achei graça ao “pena escarlate”. Aliás acho sempre piada ao escarlate, não só ao modo inteligente como escreve, mas também à forma fantasiosa como aborda os temas.
Ele vive num mundo rosa, mas quer fazer crer que é vermelho.
Olha para trás com nostalgia e não vê o muro. Porém tem sempre a utópica esperança que um novo venha a ser erguido.
E, também, tem um desejo escondido: que se faça uma ponte entre o nosso pobre País, onde se labuta sem grandes proveitos como aquele tratorita, e Cuba, onde se trabalham poucas horas e ganham-se grandes ordenados.
Alguns acreditam nisto, eu não.

27/4/07 09:37

 
Anonymous Anónimo said...

pena rosa,vai pró caralho , vai...

27/4/07 10:06

 
Anonymous Anónimo said...

o ser decretada uma greve em si mesmo já é uma maneira de fazer pressão para com os nossos adversários,agora se a greve é desconvocada por ser alcançado um acordo considerado satisfatório por ambas as partes,qual é a admiração e o problema??tomara todas as classes profissionais e trabalhadoras conseguirem acordos sem chegar a vias de facto(greve efectiva)!não á duvida também que se nota grande desconforto,sobretudo em certos sectores da empresa e sindicatos de papel por não se efectivar a greve,porque será?interesses escondidos?problemas conjunturais?problemas de afirmação sindical?NÓS MAQUINISTAS CONTINUAMOS(por muito que custe a alguns)A CONFIAR NAS NOSSAS ESTRUTURAS SINDICAIS E NOS NOSSOS(democráticamente eleitos,perceberam penas rosas,atentos e outros sócráticos da linha)DIRIGENTES SINDICAIS(com os seus,nossos erros,pois está claro que só erra quem decide e actua) E NAS NOSSAS ESTRATÉGIAS DE AFIRMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL...um grande bem haja a todo o pessoal da tracção...

27/4/07 10:18

 
Anonymous Anónimo said...

Com a desconvocção da greve pensamos que as razões principais da sua marcação foram resolvidas mas isso não impede que a carreira deixe de estar atenta. É obrigação de todos de todos os associados continuarem atemtos aos problemas que afectam a carreira e de forma energica alertar.A contestação as injustiças e ilegalidades tem de ser mais activa e participativa.Por vezes temos de ser arbitos do nosso jogo e marcar a falta na ocasião.
Colegas vamos analisar o conteudo do acordo e tecer entre a classe os comentários necessários. Bem Hajam

27/4/07 10:25

 
Anonymous Anónimo said...

óh pena rosa. não é só o pena escarlate que vive num mundo rosa,infelizmente somos todos nós,há mais de 30 anos com umas laranjinhas á mistura.ora nos esfola uns, ora nos esfola outros.

27/4/07 11:51

 
Anonymous Anónimo said...

Afinal não são só os GTs que desconvocam greves e assinam 1,8%.

27/4/07 16:05

 
Anonymous Anónimo said...

Trabalhar que é bom!!!Deixa pra outro! Não querem é levantar pra trabalhar...

27/4/07 20:37

 
Blogger Unknown said...

Ao anónimo que gostaria de ser afilhado do Santana Lopes:

- Só pelas expressões que usas te reconheço e embora pareceças um bacano, és a pior coisa que existe neste depósito. És falso, mentiroso e pior, venenoso. Mas contigo posso bem...O facto de teres sido criado num bairro degradado, deve ter sido a causa principal, que te moldou a pesonalidade e se chegastes até
aqui, deves agradecer á CP que é quem te paga o ordenado. Se gostas mais de uns que de outros isso em nada me afecta e não preciso que um esverdeado tendencioso e com pretensões me indique o caminho.
Olha antes para os teus próprios passos e vê bem onde os colocas, porque de falsos lutadores o mundo está cheio e não basta parece-lo é preciso se-lo...

1/5/07 00:04

 
Anonymous Anónimo said...

Um homem não é infeliz porque tem ambições, mas porque elas o devoram.para ti del.lxr.

1/5/07 14:26

 
Anonymous Anónimo said...

À minha volta, reprovava-se a mentira, mas fugia-se cuidadosamente da verdade.para ti del. lxr.

1/5/07 14:34

 
Anonymous Anónimo said...

Caro delegado lxr, tens um frustrado a afrontar-te que vale apenas os escritos cobardes do costume. Lamento que tenhas de mexer-te diáriamente por entre hienas e cascavéis que jamais poderás ter como amigos. A minha homenagem a um grande homem e colega que tu és.

1/5/07 18:15

 
Anonymous Anónimo said...

E. Gomes, vens outra vez com insultos ordinários que só demonstram o teu mau carácter.
Quando aprendes a ser homem e ter juízo nessa cabeça?

1/5/07 19:17

 
Anonymous Anónimo said...

Somos tão presunçosos que desejaríamos ser conhecidos em todo o mundo... E tão vaidosos que a estima de cinco ou seis pessoas que nos rodeiam, nos alegra e nos satisfaz .para ti eduardo gomes.

2/5/07 12:01

 
Anonymous Anónimo said...

O ódio nunca criou nada .para ti eduardo gomes.

2/5/07 12:04

 
Anonymous Anónimo said...

Sinto-me lisongeado. Ao fim de tantos anos continuo a ser incómodo para o rebanho, o que demonstra a validade da minha luta. Ademais, há certa gente que depois de conhecê-los melhor, apenas pedimos distância, e preferimos a antipatia à convivência, tudo por higiene...

3/5/07 11:33

 
Anonymous Anónimo said...

este blog cheira mal.

3/5/07 18:55

 
Anonymous Anónimo said...

este blog cria divisões entre trabalhadores do mesmo ofício.que esperas viril?já chega não?

3/5/07 18:59

 
Anonymous Anónimo said...

motardrc chegou.

15/5/07 21:03

 
Anonymous Anónimo said...

Não é o blog que cria a divisão,mas sim as pessoas. E lamentávelmente algumas pessoas da nossa categoria profissional. Na minha opinião o Virilão quando criou este blog,não foi com o intuito de isto chegar a este ponto,mas sim,talvez fazer aproximar as nossas gentes debatendo ideais e situações actuais,mas para isso tem de haver respeito e não o contrário. Por isso deixo aqui um apelo: DEIXEMO-NOS DE MERDAS e sejamos objectivos.

16/5/07 22:01

 
Anonymous Anónimo said...

Claro que quando cheira a fazer menos e aganhar mais, a grevezita é desconvocada. Afinal ninguém anda cá a fazer pela empresa... que se lixe os que vierem a seguir que se ajeitem...

24/5/07 12:51

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!