Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

terça-feira, janeiro 29, 2008

Greve no Metro do Porto

Um abraço de solidariedade e de força ao pessoal do Metro do Porto.

A principal reivindicação do sindicato, que a Transdev ainda não aceitou, é o pagamento de subsídio de transporte aos trabalhadores que têm de utilizar automóvel próprio para se deslocar para o trabalho.

«Há maquinistas que têm de se deslocar às 03h30 ou 04h00 de sua casa para o local de trabalho utilizando o carro próprio, porque não têm transporte público»

Ler +

e mais

Etiquetas:

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Dos velhos tempos da outra senhora, herdaram alguns jornalistas e aprenderam outros mais novos, certos truques, baseados em falseados chavões, pois o seu uso, não só lhes assegura o emprego, com lhes permite e facilita a ardua tarefa quotidiana de alinhar as frases que compôem a maldita noticia de que os trabalhadores vivem refastelados de mordomias e regalias e que para além do chorudo ordenado e ainda querem que lhes paguem o transporte para vir trabalhar. E alguns de nós alimentamos esta mistificação como prova este post e alguma forma ingénua de colocar os nossos problemas perante a comunicação social. Porque verdade, verdadinha, o que está em causa nesta luta é a exigência por parte dos trabalhadores e dos seus legítimos representantes, a negociação dum A.E. e de um R.C. Apenas e só. O resto é mistificação.

30/1/08 02:18

 
Blogger Pena Escarlate said...

Pura mistificação, evidentemente destes estupores dos jornalistas que querem saber tudo. Querem saber se somos saudáveis, se temos mulher e filhos, se a cama chia, se descontamos para a Segurança Social, se com este ordenado, nas horas vagas pedimos esmola. E depois só lá poêm as noticias que lhes interessa. Uma cambada...

Não faltará muito, para pôrem em primeira página que vamos fazer greve para exigir duas semanas com tudo pago em Copacabana...ou, isto já digo eu, não sei... exigência de bronzeamento, só com o divino e glorioso sol de Cuba !!

Outros motivos para fazer greve, não estou a ver...
Só um cego é que não vê, que o País e os portugueses, estão de óptima saúde, aquecidos e iluminados por um belo sol de inverno, que a subida dos preços é perfeitamente suportável, que os ordenados estão "estabilizados" já alguns anos...e que somos um povo feliz e ordeiro.

31/1/08 12:10

 
Anonymous Anónimo said...

diiiiia de..de..de.deza..deza.sseeete va..va..va.mos aaaao Ro..Ro..Ro.ssio.

lá-lá-lá-lá-lá-lá(sem ga.ga.guejar)
sóóóó eeeu seeeei por..por..por.que nãããõ fi..fi..fi.co eeem ca..ca..ca.sa

lá-lá-lá-lá-lá-lá(sem ga.ga.guejar)
lá-lá-lá-lá-lá-lá
sóóóó eeeu seeeei
por..por..por.que nããão fi..fi..fi.co eeem ca..ca..ca.sa

diiia de..de..de.deza..deza.ssete
va..va..va.mos aaaao Ro..Ro..Ro.ssio.

1/2/08 11:38

 
Anonymous Anónimo said...

ainda bem que o metro do porto tem um sindicato diferente do nosso. aqui luta-se com unhas e dentes para se pegar ao serviço antes da 5 e ganhar abonos. temos que mudar de sindicato!

1/2/08 16:14

 
Anonymous Anónimo said...

Dia 17 vai entrar uma nova escala no Rossio e como já é normal existe sempre polémica... A gestão na boa onda de provocar os maquinista vai e lança 1 escala que só se pode considerar injuriosa, mas o que torna o assunto mais grave é que recebeu a concôrdia do SMAQ... parece que existem uns iluminados maquinistas que por sua auto recriação se apresentam perante o SMAQ como representantes de todos os maquinista, mas nada mais tem feito do que puxar a brasa á sua sardinha pondo em causa as relações cordiais entre colegas... Uns porque mora em Sintra e não querem entrar em LSA, outros que moram em AZA e não tem transportes para entrar... Mas afinal não existe um AE? Não é por este acordo que o SMAQ se tem de reger e exigir á empresa que o respeite, e já agora relembrar a alguns maquinistas que a melhor forma de manter a união é cumprir com o acordo mesmo nos momentos que não nos é mais favorável? Não é isso que tem acontecido, num depósito em que todos tem a mesma formação existem dois módulos de escala sem qualquer nexo, apenas defendido por mentes reduzidas que não conseguem actuar democraticamente na defesa de uma classe...andamos anos consecutivos a lutar por condições de trabalho e escalas que agradem a uma minoria que se acha elitista, é obvio que a CP bate palmas os maquinistas andam entretidos, vamos alimentando a polémica e aí está novamente uma escala para fazer ferver muita água... alguém me pode explicar qual a justiça de um módulo ter sete fins de semana e outro ter cinco? Alguém me pode explicar porque razão das 11 rotações de reserva porque razão um módulo só ficou com 2? O SMAQ ao defender este absurdo demonstra que nem todos os seus associados são tratados de igual forma, existem maquinistas que manipulam o SMAQ para seu proveito pessoal prejudicando toda uma classe... Exijo ao SMAQ que actue de acordo com o AE e imponha a justiça, a escala distribuída é uma aberração!

1/2/08 18:52

 
Anonymous Anónimo said...

Desafio a direcção do SMAQ a efectuar um referendo a todos os maquinistas colocando a seguinte questão: É a favor da escala única no depósito do rossio?
E depois que actue como tal...

1/2/08 18:57

 
Anonymous Anónimo said...

Esta escala é bem melhor que a anterior.dou razão ao smaq se de facto concordou com ela.o pior que o nosso sindicato pode fazer é meter-se em alterações à escala porque sempre que o fez nunca desagradou a quase todos. deixem ficar como está.

2/2/08 02:02

 
Anonymous Anónimo said...

das 11 rotações de reserva módulo lxr tem 6, módulo aza tem 5,é com mentirinhas destas que se criam problemas entre colegas,e não esquecer que lxr tem mais uns quantos maquinistas que aza.a escala está equilibrada para os dois lados,lxr há mais de dez anos que tem 7 fins de semana,e aza ainda há bem pouco tempo tinha 3 e 4,por isso não criem fantasmas nas cabeças dos mais cépticos.a unica situação mais critica(só há primeira vista)é as inumeras entradas em lxr ao fim de semana do pessoal do módulo aza,mas vendo bem isto só é possivel porque há pouco serviço ao fim de semana nesse módulo aza,e se não tivessem estes serviços estavam para cima de 20 maquinistas em supra no modulo aza ao fim de semana ,o que depois na prática dava o mesmo pois como é óbvio tinham que vir através do serviço a indicar a bater no rossio,ou pensavam que ficavam em brava 20 pessoas em LSA,era um espétaculo não era,era perfeito pras fugas da ordem.querem juntar escalas força,os resguardos de 11 marchas no PMA e mais duas em SIA vos aguardam para ganharem tempo á vossa vida pessoal.

3/2/08 09:36

 
Anonymous Anónimo said...

é verdade já me esquecia se estiverem muito chateados com as escalas podem sempre pressionar o SMAQ para fazerem mais uma grevezita (tipo daquela ás entradas em ETC e LRE)que ainda hoje os 1400 maquinistas a estão a pagar por vossa causa meus amigos.revolucionários sim...mas não tanto...

3/2/08 09:42

 
Anonymous Anónimo said...

O melhor que o SMAQ podia ter feito era ter lutado pela manutenção do depósito de CAE, eu nunca pedi para entar no rossio da mesma forma que vós não quereis fazer seviços em LSA. Tudo o que é dito é demagogia, está mais que visto que os maquinistas de CAE são prejudicados para os do rossio ficarem em casa ao fim de semana, se é para separarem que separem tudo, transfiram os maquinistas que enterem, mas não mandem areia para os olhos. Há mais de 2 anos que ando a trabalhar ao fim de semana para alguns lorpas terem 7 fins de semana. fiquem com as rotações todas do rossio e deixem os ACA, CRI e AZA para nós, façam a vossa escala á vossa maneira mas não nos fodam!

4/2/08 16:11

 
Anonymous Anónimo said...

Vão é trabalhar! Eu fiquei a perder com esta escala, no meu módulo estão as reservas todas, vejam só as deslocações que não ganho! E tenho mais fins de semana, que ganho com isso, devia ser 3 fins de semana como antes, assim era reservas bravas com fartura e ramizada!

4/2/08 19:53

 
Anonymous Anónimo said...

Muitos fins de semana de descanso foi o maior «negócio» que a CP fez, em prejuízo da carteira dos maquinistas. Istó é: quantos menos descansos de escala ao fim de semana mais PBs no decurso da semana. Não sei se me faço entender.

4/2/08 20:36

 
Anonymous Anónimo said...

aza com muitas entradas em lxrossio para ficarem mais perto da casa escura do turco assim como assim vós estão lá sempre a levar na cabeça e com a vaselina sempre a postos e assim ele controla os meninos irresponsáveis e são muitos de aza.além disso lxrossio é que manda nesta merda toda SMAQ incluido e o resto é paisagem e pastagem da leziria ribatejana.ide trabalhar seus broncos de aza.e escusam de andar a fazer queixinhas no SMAQ que eles estão vacinados pela malta de lxrossio e não vos passam cartão,os meninos rabinos de aza não riscam nada e não são deste campeonato.têm reclamações ide ter com o vosso amigalhaço milosevic o fecha depositos da empresa que ele é que vos compreende.

4/2/08 20:51

 
Anonymous Anónimo said...

Concordo contigo anónimo das 20:51, o rossio controla o SMAQ, na azambuja é só broncos, a começar pelos tipos que vieram do rossio.

4/2/08 22:20

 
Anonymous Anónimo said...

Colegas o que li atrás só têm um comentário - É TRISTE.

5/2/08 19:52

 
Anonymous Anónimo said...

O metro do porto tem "um sindicato diferente do nosso"? Qual nosso? Do teu, ou do nosso? Do meu, ou do nosso? O nosso, sem o teu? Ou o teu, sem o nosso? O "nosso" é um termo tão afectivo, não é? E rebanho, também. Pastor, igualmente.

5/2/08 21:46

 
Anonymous Anónimo said...

Meus Amigos... organizem-se!

12/2/08 04:24

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!