Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, julho 02, 2009

Passivo da CP atinge recorde de 3,4 mil M€

"A CP - Comboios de Portugal terminou o exercício de 2008 com um passivo 3 400 milhões de euros, mais 200 milhões face ao ano anterior, evidenciando um capital próprio negativo de 2 000 milhões de euros, indica um artigo publicado no jornal Público desta quarta-feira." ORIGINAL AQUI


9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Passivo da CP atinge recorde de 3,4 mil M€ em 2008


A CP - Comboios de Portugal terminou o exercício de 2008 com um passivo 3 400 milhões de euros, mais 200 milhões face ao ano anterior, evidenciando um capital próprio negativo de 2 000 milhões de euros, indica um artigo publicado no jornal Público desta quarta-feira.
Os relatórios dos auditores externos repetem que a empresa está em falência técnica e que "a continuidade da CP está dependente da obtenção de resultados positivos no futuro e das medidas que vierem a ser adoptadas pelo Estado".
Menos comedidos, os administradores da empresa assinam no seu relatório que as receitas obtidas nas bilheteiras e a capacidade de obtenção de crédito por parte da empresa "não são suficientes para reabilitar o capital próprio, tornando-se imprescindível a adopção de medidas urgentes por parte do accionista Estado visando a recomposição do capital da CP". Citado pelo jornal, Cardoso Reis, presidente do conselho de gerência da empresa, adiantou que vai apresentar à tutela uma proposta de contratualização do serviço público para os serviços suburbanos de Lisboa e Porto
De acordo com o relatório e contas da empresa, o ano de 2008 agravou o prejuízo líquido para 190 milhões de euros, salientando-se o facto de ter diminuído as perdas operacionais em cerca de 6%, para baixo da fasquia dos 100 milhões de euros.

2/7/09 16:49

 
Anonymous Anónimo said...

Índia: sexo entre homossexuais deixa de ser crime

Na Índia, as relações sexuais entre homossexuais deixaram de ser consideradas crime. A Alta Corte da capital da Índia considerou a lei discriminatória, afirmando que esta é uma «violação dos direitos fundamentais».

Esta decisão vem reverter uma lei de 148 anos, herdada do tempo de colónia britânica, quando considerava as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo como «um atentado contra a natureza». As relações sexuais eram alvo de multa ou de uma punição de até dez anos de prisão.

Segundo a BBC, a decisão judicial poderá ser contestada por causa dos fortes valores sociais do país.

Os defensores dos direitos gays de todo o país, louvaram a decisão em Deli.

«Acredito que o que vai acontecer agora é que poderemos reclamar muitos dos direitos fundamentais e civis que nos foram negados», afirmou o advogado e activista Aditya Bandopadhyay.

No entanto, a alteração da lei incomodou outros grupos. Segundo Soutik Biswas, correspondente da BBC na Índia, líderes religiosos hindus, muçulmanos e cristãos mostraram-se contra a legalização do sexo entre homossexuais.

2/7/09 16:54

 
Anonymous Anónimo said...

Avião não se destruiu em voo, dizem investigadores

Os investigadores que estão a estudar o acidente do avião da Air France que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris dizem que o aparelho não se destruíu durante o voo. Eles adiantaram também que as sondas de velocidade não terão sido a causa para o acidente.
Os investigadores franceses que estão a estudar o acidente com o Airbus A300 que se despenhou a 1 de Junho quando fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris excluíram a possibilidade de este se ter destruído em pleno voo.

Numa conferência de imprensa realizada em Le Bourget, perto de Paris, o responsável pelo inquérito feita pelo BEA explicou que «parece que o avião atingiu a superfície de água com uma forte aceleração vertical».

Alain Bouillard explicou que o «avião estava inteiro no momento de impacto» e que a ausência de dos coletes de salvamento mostra que possivelmente os passageiros não estavam preparados para esta amaragem».

Este responsável indicou ainda que as sondas de medida de velocidade do avião acidentado, ou «sondas pitot», poderão ser um elemento de explicação para este desastre, mas não serão a causa para este acidente.

«Claro que vemos as pitot como uma coisa que está fortemente ligada às incoerências de velocidade. Este é um elemento, mas não a causa», acrescentou Brouillard, que reconheceu que «estamos bem longe de estabelecer as causas do acidente».

As sondas pitot, que têm sido responsáveis por alguns incidentes técnicos em A330 da Air France e de outras companhias nos últimos anos, foram colocadas em causa por dois sindicatos de pilotos pouco depois do acidente, o que levou a companhia aérea francesa a substituí-las.

2/7/09 16:56

 
Anonymous Anónimo said...

Reforço de 115 milhões de euros para novos equipamentos sociais
16h08m
O primeiro-ministro anunciou o reforço em 115 milhões de euros da dotação para a construção de novos equipamentos sociais e a criação de uma linha de crédito de 50 milhões de euros também para esta área.

José Sócrates falava na abertura do debate do Estado da Nação, o último da presente legislatura.

Segundo o chefe de Governo, o reforço em 115 milhões de euros da dotação disponível para a construção de novos equipamentos sociais "terá efeitos imediatos".

"Significa duplicar a verba até agora disponível, permitindo que sejam aprovados mais cerca de uma centena de projectos entre os que já foram apresentados para comparticipação do programa operacional respectivo", disse.

No seu discurso de abertura, o primeiro-ministro anunciou também que o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social constituiu com a Caixa Geral de Depósitos uma nova linha de crédito no valor de 50 milhões de euros expressamente dirigida a apoiar investimento a cargo das Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS).

"Esta medida vai permitir que as instituições sociais tenham melhores condições para realizar a sua parte do investimento", declarou o primeiro-ministro, num capítulo da sua intervenção em que passou em revista as políticas sociais desenvolvidas pelo Governo.

2/7/09 16:57

 
Anonymous Anónimo said...

Proponho que todos os trabalhadores cedam 1 dia de ordenado por mês para os cofres da CP desta forma o consenho de gerência pode admitir mais 1500 licenciados que estão no desemprego, estes devem ser familiares de ferroviarios. Acabem com as salas para revisores e maquinistas estes gastam muita energia, que vão para as motoras jogar ra mi que estão ligadas para limpeza, desta forma podem fazer mais 30 inspectores submissos para a CP-Lx. Como é do conhecimento geral os passageiros que não pagam andam constatemente a mudar de carruagem a fugir do Sr. Pica, deixo a sugestão que sejam colocados robôs de revisores em todas as carruagens deixando desta forma atrapalhada a escumalha, desta forma podem ser demitidos os revisores e em troca aumentar os prémios de produtividade para as chefias. Proponho que sejam revistos os critérios de selecção para maquinista, apenas devem entrar bebados e drogados sem famíla, desta forma passam a viver nos combois e estão prontos para trabalhar 24h dia, desta forma será possivel levar a bom termo o projecto do TGV.

Projecto do ministro da economia para a CP.
Manuel Pinho

3/7/09 14:20

 
Anonymous maquinista de lr -viva o SCP said...

Para todos os incompetentes,para todos os comissários politicos indicados pela tutela ao longo destes 30 e tal anos,para toda essa gentinha sem nível,maus profissionais,xulos do érário publico,ladrões engravatados das empresas de todos os portugueses,para todos aquelas que a mando dos governos PS,PSD e CDS ,andaram a destruir as empresas publicas em geral e a CP em particular... daqui lhes mando um gesto igual ao que o ministro manuel sem tino,fez na casa da democracia a um deputado da oposição...mas ATENÇÃO...eu não me demito ,porque eu farto-me de trabalhar dia e noite para esta empresa não afundar de vez, e esforço-me para dar algum serviço de qualidade ás pessoas que utilizam o comboio com meio de transporte,ao contrário desses comissários politicos do PS (algumas chefias intermérdias incluidas)que tudo fazem para encher os bolsos á má fila e destruirem o serviço publico ferróviário deste pobre País á beira -mar plantado.disse.

3/7/09 15:00

 
Blogger Pena Escarlate said...

Palitos? Ugh!

4/7/09 20:48

 
Blogger Pena Escarlate said...

-Ó Manel!...ó Manel Pinho!...

-Olha quem aqui está, o Pena! O que andas prá aqui a fazer?

-Isso pergunto eu? Estás porreirnho, pá?

-Vou andando...Ando prá aí aos caídos...Procuro algum biscate, nem que seja a fazer seguros de vida ou reuniões da Tapperware.

-Bolas!...Ninguém diga que está bem...Agora que já estavas a encarreirar na Economia...

-É a vida...

-Não há quem te veja, gaita, depois daquela trapalhada da chifralhada no Parlamento. Como foi, pá?

-Nem me fales nisso, que fico doente. Uma cambada...

-Esses bolcheviques, são uns maldicentes, que não hesitam em abusar da calúnia ou da vil atoarda, para servir os seus baixos fins do comunismo nacional e internacional e são capazes de adulterar as verdades, virando-as ao contrário e de afirmar, por exemplo que prometeste mais postos de trabalho lá para as minas...

-Bem, um ministro também tem de dizer alguma coisa, bolas!...

-Claro. E não é razão para andar por aí a dizer à boca cheia que tu e os teus compadres do governo andam a enfiar grandes barretaças ao zé povinho!

-Deus nos livre dessa cambada...

-Está bem, pá; deixa-os lá...

-Não deixo, gaita! Não vou à bola com esses sacanas de merda que, em vez de trabalharem e cooperarem cá com a malta, andam só para aí a mandar vir e a desinquietar quem está quieto!...

-Bolas!...Nem pareces aquele gajo que aparece na televisão, todo catita que pôe a malta toda bem disposta, ó Manel, estás bastante avinagrado...

-Por acaso, hoje até estou bem disposto, mas se há coisas que não admito é essa coisa das bocas; fico doente, palavra de honra que fico!
Apetece-me desatar à cachaporra, aos tiros, faze-los em merda!

-Eh pá, acalma-te! Não leves a mal, mas ficaste porreiro na fotografia com os dedos a enfeitar a cabeça...

-Não me faças rir...

-É como te digo. Olha, os meus antepassados quando os bufalos regressavam da migração, faziam o mesmo sinal uns para os outros...

-Confesso que não estou a relacionar.

-Não tenho culpa que sejas duro da cabeça e não vejas as coisas, bolas! Era sinal de fartura, fim da crise, entendes?...Devias era ter tido um louvor!!

-Não digas isso que estás a falar de cor, pá.

-É com te digo. Ainda vais ter grandes propostas profissionais, vais ver!

-O Berardo já anda atrás de mim...

-É por isso, não tenhas dúvidas!

-Achas?

-Se acho? Tenho a certeza!...
Com a tua visão, onde estavas bem era na CP...

5/7/09 14:46

 
Anonymous Anónimo said...

- Ó Pena Escarlate, fiz aquele sinal para dizer à malta que a companheira do Bernardino lhe enfeitou a cabeça.
- Essa não sabia eu, Pinho!...
- Pois, mas é verdade. Bem sei que não devia fazer isso, porque cada um anda com os enfeites que quer.

5/7/09 19:20

 

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