Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

sábado, agosto 06, 2005

PoKer - Dobras?...ou nada?


Um domingo destes acordei por volta das 6h30, tomei um duchezinho, vesti-me saí para o trabalho, entrei ás 7h43, trabalhei 8 horas, depois fui ao cinema com a família (era domingo "dia da familia"), outro duche, jantei, vi um bocadinho de TV e saí de novo para ir trabalhar ás 23h para entrar à 1h26.
Só saí de serviço, perto das 8h30!
Será que um ser humano normal, está a 70% das suas capacidades no 2.º turno (das 1h30 ás 8h30)?
Quando entramos para a nossa empresa, fazemos inúmeros testes, psicomotores, psicotécnicos, psicológicos, exames médicos, que se repetem anualmente ou bianualmente, em que se nos exige que estejamos sempre muito atentos e com resultados acima da média.
Será que se mantém o nível de exigência das qualidades humanas, quando se manda um homem fazer 2 turnos nestas condições? Porque todos sabemos que no 2.º turno, os nossos reflexos, o nosso grau de atenção, a nossa destreza, a nossa paciência, etc., já estão muito abaixo do que seria normal.
O MIQ sabe disto?
E plano social? Não pagaremos por isso também? Os nossos familiares não pagarão este nosso esforço?
Enquanto isso vou esfregando os olhos..

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Actualmente não ha muitas rotações que se faça em dobra, e que não dê falta de repouso para a rotação seguinte, por isso...
Só as aceitam quem quiser e se todos fincarmos o pé tenho a certeza que eles deixam de as dar.
Outra questão é a de quando és tu que queres as trocas, tem de ser com 4 dias de antecedencia e sem dar falta de repouso.Agora pergunto eu ? Aonde
é que esta a justiça da situação ?.

9/8/05 11:53

 
Anonymous Anónimo said...

Mesmo sem as dobras e que tal as saídas às 9h30? Como é óbvio a esta hora a malta está no seu melhor para andar a conduzir comboios. Até é só a hora de ponta, quando o tráfego é maior, logo uma ainda maior exigência ao nível da atenção é requerida! E quem anda a conduzir? Os camelos que passaram a noite em claro e que estão no pico de forma a todos os níveis! E ainda me vêm falar em certificações de qualidade...

9/8/05 17:35

 
Anonymous Anónimo said...

As dobras são um incentivo da nossa querida e estimada chefia,ao prolongamento do boletim de vencimento nuns míseros centimos. Com a promessa de que num futuro acordo nupcial(ae), chegaremos ao digito astronómico do euro.

9/8/05 22:09

 
Anonymous Anónimo said...

uns nao querem sair as 9.30,outros nao querem entrar as 6.00/6.30,como ficamos,tiramos a ponta da manhã,e nao se fala mais disso,srs.maquinistas organizem-se!eatao armados em funcionarios publicos,olha os finorios,vao mais é trabalhar.

13/8/05 22:01

 
Blogger virilão said...

Maria Albertina: sesoubesses o que era uma dobra, nem sequer tinhas escrito nada...só mostra que deves aber ler mal ou então tens dificuldades claras nana interpretação do que lês!A questão aqui, é fazer os 2 periodos da ponta da manhã de forma consecutiva (primeiro de manhã e deois de noite, sem ir á cama e repousar decentemente). Não compreendes isto porque vais sempre dormir a casa entre os teus 2 periodos de trabalho normais.vou fazer-te um deseho com palavras a ver se compreendes: trabalho, Descanso, trabalho. ou Trabalhodescansotrabalho Sem espaços percebes?

14/8/05 09:11

 
Anonymous Anónimo said...

Para já, a nossa "amiga" Maria Albertina nunca deve ter feito 1 dobra na vida inteira, depois ta mesmo com cara de quem dorme no trabalho, só assim se compreende a falta de solidariedade para quem as vezes faz das tripas coração para que o comboio chegue a horas(quando deixam).

14/8/05 09:22

 
Anonymous Anónimo said...

os srs.maquinistas têm razão,nao sei o que é uma dobra,mas pelo que se consta há muitos maquinistas que sabem o que é uma dobra bem demais,em especial a chamada dobra de espinha,aquela que fazem quando os chefes lhes dão as tais dobras de serviço,disseram-me fontes fidedignas,que até ficam chateados quando as dobras têm pouca falta de repouso.a quem o carapuço servir que faça bom proveito.como diz o meu marido: dizer não, é extremamente facil,é só telos no sitio,e bem aconchegados,diz o mariola.

14/8/05 21:06

 
Anonymous Anónimo said...

Ñ podemos estar sempre a malhar no smaq por todas as razões quando somos nós os principais culpados de determinadas situações...os meus caros colegas ñ se recordam de uma entrada que havia na escala ainda com anterior Ae!...entrada antes das 6h, pois mas a rotação era tão jeitosa, dava jeito bazar antes das 11h, fazer 4 horas de serviço...quando assim é alguns (quase todos ) ñ se importam de fazer esses serviços que violam o acordo!...imaginem que em x de sair as 11h saiam as 14h, era o carmo e a trindade...é necessário colocar os interes pessoais em defesa de 1 causa, ñ podemos entrar na hipocresia...
Abraço.

15/8/05 20:43

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!