Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

terça-feira, abril 11, 2006

Tarde de Quinta-feira de Páscoa

Vem aí mais uma Páscoa, com o – já tradicional – bónus da tarde de Quinta-feira, em que o pessoal “escravo” dos escritórios, pode ir para casa sem perca de vencimento. (e ainda bem, acho justo, desde que a empresa não comece a entrar em declinio por causa desta falta de produção nessa tarde, mas vão meter a clausula ou um dia de férias?)

Os príncipes e os ORV's, claro está, continuarão a vergar a mola sem bónus equivalente, porque nestes casos, já não interessa dividir os ganhos de "produtividade" com o povo.
Já agora, se o interesse da empresa é que produzamos cada vez mais, porque dão tantos dias de férias?

Quanto aos outros ganhos, (agente único, será? – tenho um dedo que adivinha e outro que sabe bem o que quer), não preocupam para já, que ainda demoram e só aparecerão se não houver percas directas de empregos (ponto primeiro), se estiverem reunidas condições de segurança (ponto segundo) e, claro está, se o príncipe achar que todos os da sua parte do povo, serão, justamente compensados, e não somente àqueles que vivem em “rose”, como acontece amiúde noutras populações.

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Infelizmente as tuas insinuações parecem-me correctas.
Somos um alvo a abater para encher ainda mais as carteiras dos "corvos"
Será que para o lider 2010 atendimento personalizado será o agente unico?
1 abraço e boa Pascoa em casa ou a trabalhar se for o caso, sim porque nós somos os unicos q trabalhamos na CP nestas situaç~es e apesar de tudo somos os maus da fita.

11/4/06 16:22

 
Anonymous Anónimo said...

Já agora uma critica á tua pessoa,
vê lá se melhoras os teus gostos musicais e não te esqueces fazer donwloads de musica é ilegal, fazer a isto é um atentado á saude publica.

Fica bem

11/4/06 16:31

 
Anonymous Anónimo said...

pois eu não trabalho. sou do consenho de gerência...trabalho é para quem não produz...levam a compensação no natal porque é 1 época de solidariedade

11/4/06 18:17

 
Anonymous Anónimo said...

o pessoal de circulação é para trabalhar...mais nada...trabalhem ursos, na milha feliz páscoa vou me lembrar queem cada comboio andam palermas, que se esquecem da família...

11/4/06 18:19

 
Anonymous Anónimo said...

Tu querias é que em cada ovo de Pascoa houvesse um brinde como aquelas canecas das Caldas.
Mas olha, se durante a quinta feira de tarde estiveres com muitas saudades, vem ter com o pessoal escravo, que vais sentir o brinde até á goela...
Boa e Feliz Pàscoa, ó fornicador.
(com um nome destes, deves fornicar é as mãos...)
heheheheheheheheheheh....

11/4/06 18:32

 
Anonymous Anónimo said...

valhanos deus que é grande e perdoa todas as baboseiras.
atão isto é o quê? tenham maneiras que já são uns homenzinhos.
dali, somos todos diferentes, não és um alvo a abater nem escravo nem maus da fita. são apenas maquinistas "se o forem", uma profissão como outra. para seres maquinista precisas de outras pessoas: guardas de pn. operadores de via, electricistas, operarios, administrativos, etc, etc. sózinho não és nada e os outros também não. reflete e verás que somos iguais.
quanto ao fornicador, só se com o cu, palerma.

lm

11/4/06 19:21

 
Anonymous Anónimo said...

Mas que comentário mais infeliz,Virilão.Objectivamente estás a entrar no jogo dos Xicos deste país!
Trabalhadores contra trabalhadores.Profissões contra profissões.Dividir para reinar.Eu até sei que não é essa a tua intenção,mas este tipo de jogo e análise é perigosa.Enquanto mais nos virarmos uns contra os outros,mais são esfregadas as mãos de outros mais bem lá em cima que são efectivamente os nossos princípais inimigos.

11/4/06 21:34

 
Blogger virilão said...

Concordo que o texto não é feliz, mas o que quero dizer é que compreendo que os trabalhadores que não fazem turnos possam gozar a tarde de Quinta-feira de Páscoa, mas gostava que eles também compreendessem algumas das vicissitudes das nossas profissões (daí a clausula ser muito mais importante para nós).
Dou um exemplo: um maquinista ou revisor tem um filho que faz anos 3.ª feira, a festa será no Sábado e por vicissitudes do serviço ele está a trabalhar de noite, entra ás 22H e sai ás 7h de Domingo.
Se “meter” um dia de licença para Sábado, corre o risco de lhe alterarem o serviço para Domingo, o que dá que passa a entrar Domingo ás 0H00, ou seja tem que abandonar a festa mais cedo, ter cuidado com excessos e acabou por gozar um dia de licença por 2 horas apenas. Com a cláusula, não se passa esta situação, uma vez que justifica o período de trabalho (das 22H ás 7H).
Faço “mea culpa” na qualidade do texto e na formação das frases, e nunca alguém me viu contra os outros colegas sejam administrativos, contínuos ou até do CG, salvo uma ou outra excepção mais maquiavélica.
Já agora, concordo como “lm” e com o alibaba e mais uma vez peço desculpa a todos pela escolha menos feliz das minhas palavras

11/4/06 21:58

 
Blogger Pena Escarlate said...

Uf! Venho cansadíssimo! Regressei agora da pradaria.Fui á caça do bufalo.O inverno foi longo e os mantimentos já estavam a escassear.Trago "carne fresca".

Ena pá,o que para aqui vai! Sinto também no ar um certo "cheiro" pestilento.Pelo sim pelo não,já coloquei a protecção antisséptica no ecran.É que este cheiro não me é totalmente desconhecido!Já sei!cheira...cheira a "doninha amarela fedorenta".É um "animal" que já teve em vias de extinção,mas tem-se multiplicado nos ultimos anos.É uma espécie "protegida".Tivemos um destes exemplares na "Tribo" oferecido pelos "cara-pálidas" e foi dificil ver-nos livre dele.Sendo doninha,tem no entanto a astucia do coyote.Ataca sempre pela certa.Tinha o hábito de entrar nos gabinetes dos "cara-pálidas" sem bater á porta e sentar-se com as patas em cima das cadeiras e dos sofás.Tal era a confiança!Por onde passa deixa no ar o seu cheiro característico.Onde o "bicho" é realmente bom,é na matemática.Foi graças a este "dom" que "evitou" as formalidades necessárias para entrar na "Tribo".Entrou pela chamada "porta do cavalo".Uma coisa é certa! Tem cumprido exemplarmente a "função" para que foi "contratado".

Prometo voltar.Agora vou descansar.Já não habituado a estas "caçadas".

11/4/06 23:21

 
Anonymous Anónimo said...

a propósito.

as claúsulas (4, uma por trimestre)no espírito em que foram alcançadas, justificavm as exijências do dever cívico: ir às finanças, conservatórias, alguns actos funebres e mesmo atraso na chegada ao serviço.
os espertos começaram a utiliza-las nas pontes, aniversários,ligadas às folgas, etc, etc.
Como é óbio o patronato não perdoa e vai daí acarinhar o código do trabalho.
agora paga o justo pelo pecador e temos de roer a perda das claúsulas.

lm

12/4/06 15:33

 
Blogger virilão said...

vai na volta ... o patronato quando se aperceber que os que assinaram a perca das 4 clausulas por "3 dias de licença, não remunerados" a fazer o mesmo (aniversários batizados, casamentos), tiram-lhes a benesse...digo eu, porque eles nem isso vão conseguir ver...são muito ingenuos os do patronato e uns beneméritos, dão tudo até me deram estes belos botões de punho...

12/4/06 21:54

 
Anonymous Anónimo said...

a propósito da explicação do anonimo, que sabendo o que diz mente descaradamente.

Essa tese era para o pessoal que trabalhava nas horas que as finanças estavam abertas ou que queria meio dia de licença e tinha que deixar fechar o portão para já nao poder tirar a chapa.

Para os outros sempre foi o periodo de trabalho, porque até era o que dava mais jeito à gestão visto os comboios e a organização de trabalho não permitir meios dias de licença em 99,99% dos casos.

Por isso anonimo vê lá se não deturpas a historia. era o tempo do Olimpio, do Cinquenta, do Vietnam, do Vicente Pai,etc.

13/4/06 22:55

 
Anonymous Anónimo said...

narsegëi, és muito fedelho para usares palavras das estórias que não conheces.
nesse tempo os homens da tracção eram de letra H, certo, também havia os que hoje hà, medricas e linguarudos, quer dizer palermas.

lm

19/4/06 08:48

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!