Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

sexta-feira, março 31, 2006

Kit "4 Clausulas"



Aproveito para enviar as melhoras ao Amigo Sousa que anda a baldar-se muito nas curvas de mota.

15 Comments:

Blogger Dani said...

Andas ligado com as altas esferas! :)

31/3/06 09:27

 
Anonymous Anónimo said...

Quero o meu dinheiro de volta
Tanta gente a dar-me a volta
Não foi para isto que eu vim cá
Quero o meu dinheiro de volta
Não é tarde, nem é cedo
Quero o meu dinheiro já

Diz-se agora muito por aí
Que a gente vive em liberdade
Pois vamos lá abrir o jogo
Anda cá tu dizer-nos o que vês quando estás bem acordado
Huuum, és logo posto de lado
Isto é se não fores comprado
Aaaaah, mas que raio de fardo

Quero o meu dinheiro de volta
Tanta gente a dar-me a volta
Não foi para isto que eu vim cá
Quero o meu dinheiro de volta
Não é tarde, nem é cedo
Quero o meu dinheiro já

Vejam aqueles velhos no jardim
Aquilo é que é ter pouca sorte
O que é que eles vão fazer à vida
A casa onde eles sempre viveram
Teve que ser demolida
Aaaaah, mas que partida
E a reforma auferida
É que não lhes chega para a comida

Quero o meu dinheiro de volta
Tanta gente a dar-me a volta
Não foi para isto que eu vim cá
Quero o meu dinheiro de volta
Não é tarde, nem é cedo
Quero o meu dinheiro já

Vejam as mãos daquele sacerdote
Bem erguidas para o céu
Diz que Deus olha pela gente
Mas basta um pouco de atenção
Para ver que interesses que ele defende
Eeeeh, o que ele pretende
É dar um ar inocente
Aqueles com quem ele se entende

Quero o meu dinheiro de volta
Tanta gente a dar-me a volta
Não foi para isto que eu vim cá
Quero o meu dinheiro de volta
Não é tarde, nem é cedo
Quero o meu dinheiro já

31/3/06 11:11

 
Anonymous Anónimo said...

tanta maralha a dar uma de poeta,escritor ou rapper,de intelectual...ao menos tenham a decência de citar os autores dos vossos escritos...(com as calças do meu pai,eu também sou um ganda homem)dizia eu quando era pequenino...(não é que agora seja ganda coisa)...

31/3/06 12:37

 
Anonymous Anónimo said...

viril amigão em vez de estares sempre, a alertar,a avisar,a bater,a sussurrar,a arrasar,a desconjuntar,mas tudo pela negativa,porque como toda a gente sabe,dizer MAL e DESTRUIR,é o mais fácil do mundo...porque não construir algo de util para os maquinistas de portugal,e lançares a chamada 3ª VIA...pois é amigo, dava muito trabalho,não é verdade,muita imaginação,muita paciência,muito suor,muitos sapos engolidos vivos,devido ao super-ego de muitos maquinistas/doutores...é que quando só se destroi,ao fim de algum tempo a nossa credibilidade vai por água abaixo...ou será que só pensas em guerras,flechas,arcos,vinganças,indios,cowboys???sai dessa amigão,para isso já temos o G.W.BUSH...

31/3/06 12:54

 
Anonymous Anónimo said...

Lagartão, tens de explicar aqui à malta o que é isso da '3ª VIA'. E agora vou de férias... Portem-se mal (se puderem).

31/3/06 14:51

 
Blogger virilão said...

Amigo lagartão:
destruir eu?
Fui eu que 2 dias depois de uma assembleia geral, em que 100% das pessoas que usou da palavra, pediu para que não fosse assinado nenhum acordo nos moldes em que o de 2003 foi assinado, assinou o acordo? Fui eu?
Isso é que destruiu!
Só me manifesto desde então!
E só há muito pouco tempo com algum vigor (isto dos blogs é relativamente recente e eu sou um pasconço do caneco).
Já alguém com responsabilidades te auscultou a opinião em relação a este "novo" acordo, sobre o 1,5%, sobre as férias, sobre a clausula?
Quem é o sindicato? são os Gusmões e os Cruzes ou somos nós todos?
Alguns foram eleitos para nos representar mas parece-me que acham que aquilo é só deles.
Alguém nos perguntou o que queremos fazer em relação á proposta da empresa?
Sabes o que pensa o pessoal do Porto? e os do Algarve? alguém faz essa ligação?
Eu é que destruo?
Alguém te explicou que contra-proposta foi apresentada pela tua direcção sindical? (eu sei que foi apresentada uma)
É segredo para não estragar as negociações...eu sei e até compreendo.
Quem te apresentou o código do trabalho? (está aqui mais a baixo)
Quem te apresentou o resultado da consultadoria? (está aqui mais abaixo)
Quem tem feito alguma "pressão" para não te venderem a clausula? (está aqui, por todo o lado)

Quem vai a Barcelona na quarta- feira?...isso é que te fez mexer, não foi?...eu consigo agitar quem quero.

Foste o Primeiro gajo a recusar manobrar a recuar em Sintra, ès um Homem da classe és um Homem como deve ser, agora, não me venhas dizer que fui eu que dividi o pessoal que recuava e desobedeceu ás ordens do sindicato. Tal como tu eu também obedeci e obedeço ás minhas hierarquias sindicais, mas reservo-me o direito de discordar de algumas actuações nomeadamente a forma como foi gerido o acordo de 2003.
Espero que me percebas,e não me mistures
um abraço

1/4/06 00:19

 
Blogger virilão said...

Amigo lagarto:
Quanto á 3.ª via
Para já, só pelo nome estava fora de questão.
Depois se ainda não reparaste quem quer fazer alguma coisa é acusado de querer tacho.
E quem se mexe contra a actual direcção, é vendedor de seguros, organizador de orgias, etc.
E arranjar um conjunto homogénio de pessoas com os mesmos principios e desejos é extremamente dificil.
E mesmo que arranjasses alguns,faltava sempre conhecer a realidade dos outros depositos, que eu pessoalmente desconheço, pois ninguém se preocupa muito em informar.
E depois sou um gajo de acção, não ligo muito a mariquices de contas e listas e engraxadelas e sapos vivos.
E acima de tudo seria incapaz nesta fase da minha vida, de ter mais prazer nas minhas horas de serviço, do que aquelas que passo na companhia de muitos amigos que seguramente tenho, quer na tracção quer na revisão e que se "cruzam" (este verbo aqui cai mal, mas não encontro o corrector) comigo no meu dia-a-dia, e que me fazem sentir muito bem, nos intervalos de outra coisa de que não prescindo que é conduzir comboios, coisa que faço com muito gostoe sempre com muita alegria e prazer, embora gostasse de ser mais justamente pago por esse serviço, uma vez que privo a minha familia e a mim próprio de outras coisas boas da vida.
Por estas duas explicações, ficas a dever-me uma cerveja bohemia ( a 8.º), no fim de um qualquer turno vespertino.

1/4/06 00:38

 
Anonymous Anónimo said...

És um dos melhores companheiros de trabalho que pode haver,só não quero que te tornes(desculpa amigo)um peão de brega ,de qualquer lista,tendência ou afins...resposta ás questões pertinentes que colocas:1º-(acordo de 2003,e respectiva assembleia)estavam na sala cerca de 40 maquinistas,a carreira conta com cerca de 1400,parece que a maioria queria o acordo!!!queres decidir pelos outros???2º-(novo acordo de 2006)não sabes o que se passa??pergunta ao delegado do teu depósito ou faz como eu,tira bilhete e vai até á duque loulé,A SEDE È DE TODOS OS MAQUINISTAS,só que a maior parte da malta não vai lá e prefere empranhar pelos ouvidos em vez de saber das coisas pelos representantes legitimos da nossa classe profissional!!!3º(código de trabalho)não,não foste tu que o apresentaste amigo,foi o cds-pp-benfiquista-bagão félix,e eu pergunto:o que é que o smaq tem a ver com as eventuais malfeitorias praticadas ou a praticar pelos patrões/governo,com este documento nas unhas e promulgado pelo presidente da républica???se alguém tem imensas responsabilidades é o bom e estupido povo portugues,e contra isso batatas amigo...4º(quem vai a barcelona)e eu pergunto:quem vai ser campeão???óbvio que é o SCP...5º(manobras de sintra)aqui não há herois,o que eu fiz também fizeram muitos outros colegas,e outros nem por isso(mas esses coitados não ficam pra história,são tipo maria vai com as outras)!!!!6º(3ª VIA)ouço nas salas tanto colega a dizer que esta direcção não actua está estagnada,etc,etc...e muitos mais a dizer que a lista da "oposição" está cheia de páraquedistas e "novos velhos, candidatos a tudo o que mexe"etc,etc...que meu amigo, se calhar uma outra via,até vinha a calhar...7º(prazeres da vida e boehmias)estamos completamente de acordo,estou como tu só faço aquilo que me dá prazer,não sou candidato a porra nenhuma,nem a cargo nenhum,gosto mesmo é de conduzir quimboios...(a unica diferença entre nós dois,é que eu sou neutro na abordagem das listas,das pessoas que as compoêm,nas estratégias que uns e outros defendem,conheço as pessoas,estudo os progamas(se os tiverem),analiso de forma isenta o que uns e outros trazem de bom para mim e para a classe a que eu pertenço...e tu meu amigão NÃO ESTÀS A SER ISENTO nas abordagens que vens fazendo...quanto ás boéhmias,se á colega com quem eu gosto de mamar uma fresquinha(e de conversar a sério a brincar)és tu meu amigo VIRILÃO...abraço do lagarto.

1/4/06 15:26

 
Anonymous Anónimo said...

desculpa virilão falta-me um item 8º(orgias,seguros,fatos e gravatas,almoços)amigo, quem não quer ser lobo que não lhe vista a pele,nestas coisas das politiquiçes,não é só dar... de vez em quando também temos que levar e mais importante saber encaixar...fico estupefacto e surpreendido quando vejo a rapaziada chocada(tipo virgem ofendida)com algumas coisas que se dizem,em cartas abertas e outras,quando passam a vida a chamar coisa tipo:ladrões,chulos,bêbados,vendidos,ignorantes aos actuais dirigentes do smaq...decoro meninos,decoro e mais respeito,é que devia haver entre oficiais do mesmo oficio...

1/4/06 15:36

 
Blogger Unknown said...

Eu chamo dignidade.
O decoro fica bem mas não reolve.
Por vezaes temos de tomar uma posição na Vida. Não podemos ser tão isentos assim. Companheiro Lagartão, vejo que percebes muito de futebol, é Português com certeza.
Ninguém te tira o valor, ve-se que o tens, sabemo-lo. Pessoalmente, não posso dar informações se não as tenho. Acho muito bem que todos vão á sede pedi-las, a mim ninguém mas dá e se não fizer como tu, nada sei. Também eu pasmo, que agora muitos vão á sede, quando antes, não o faziam... Estou tranquilo, a verdade virá ao de cima, mais tarde ou mais cedo.
Quanto ás listas e a forma como serão organizadas acredito que em breve saberemos. O Projecto aparecerá. Creio que tu já tomaste uma decisão e que não serás assim tão isento na apreciacão. Afinal porquê tantos adjectivos apresentados no teu comentário???
Isso não é construtivo. Não pedemos estar bem com Deus e com o Diabo e querer ser isentos. Não te parece?!
Continuar a apelidar uns e outros, que só serão diferentes porque têm ideias, não é bom para a Carreira. Se todos querem mais e melhor, entao vamos com calma e não lavar roupa suja, como tem sido feito nos ultimos tempos.
Na minha humilde opinião, reflectes aquilo que nos ultimos tempos tenho observado nas pessoas; uma grande frustração com tudo o que nos rodeia. Porque temos tanto para fazer e a impotência para levar adiante, quaquer projecto é enorme. Foram criadas barreiras estruturais para que as associações sindicais ficassem diminuidas e com isso tornáram tudo mais dificil, a começar pela descredibilização dos trabalhadores, perante essas mesmas associacões. E assim, sem que cada um tome uma posição e a defenda com unhas e dentes, jamais se conseguirá levantar a cabeça da névoa que agora se levanta sómente porque alguém pretende fazer algo novo. Se neste blog, muitos têm aparecido a dar opiniões com frontalidade e alguma obsessão também, são coisa que o Virilão não pode impedir, pois caso contrário teria de fechar o mesmo.
Se ele se mostra uma pessoa com vontade, talvez a sua própria impulsividade e a sua juventude o levem a isso, mas estou convencido que é igualmente a frustração de que já falei que o levam a tais posturas. Se também já se definiu quanto a uma posição é a dele e eu só tenho que a respeitar. Goste ou não.
E como acredito que todos são o SMAQ, só espero que todos como ele estejam dispostos a enfrentar o futuro e sei que não é bem assim. Todos os que se preocupam um pouco com a nossa situação profissional sabem isso.
E isso, meus amigos, são as tais barreiras que já foram levantadas, ainda antes do acordo de 2003.
Até sempre e um bem haja para todos.
seja.

2/4/06 17:28

 
Anonymous Anónimo said...

meu grande amigo rui(delegado lx),aqui vai só uns esclarecimentos,para que não fiquem duvidas no ar.1º-chama-lhe decoro,respeito ou dignidade,aquilo que eu mais quero é que o confronto entre listas ou correntes sindicais se faça no mais estrito respeito e amizade entre todos os intervenientes(como é óbvio isto é válido para as duas listas),e como acho que sou isento já vi,ouvi e li,excessos de ambas as partes!2º-a minha posição em relação ás listas!!?não meu amigo, não está tomada,como é óbvio,ainda não li,ou ouvi: programas,estratégias,ideias,procedimentos,maneiras de actuar,etc,como queres que tome posição com estas condicionantes???3º-percebo muito de futebol!?também percebo alguma coisinha de muitas outras coisas,por isso amigo se me tentaste denegrir através da bola,a canelada não surtiu o efeito desejado(tenho a meu favor em fugir ás caneladas muitos anos a jogar futebol amador)...4º-idas á sede!sempre fui,e vou continuar a ir independentemente dos colegas eleitos,a sede também tem um bocadinho de mim,e sempre que lá vou sou tratado com respeito,por isso não tou a ver o problema!5º-frustação!??frustado eu??ou é outra canelada á má fila por detrás(salvo seja),ou a tua escrita não acompanhou o teu raciocinio...não é de bom tom chamares frustados aos colegas de trabalho,mas enfim,foi concerteza um lapso de linguagem da tua parte...estás desculpado(estou de bem com a vida,pessoalmente,profissionalmente,moralmente,e continuo na luta por melhores dias)!6º-estar com deus e com o diabo?!!sou agnóstico,e por isso estou com pessoas,amigos,companheiros,familia,nunca com simbolos religiosos...mas o teu ,vosso problema,isto é dito com amizade,é que lá por haver duas listas preparadas para irem a votos para o smaq,porque é que uns têm que ser DEUS,e outros o DIABO???não podem ser simplesmente companheiros de trabalho com maneiras diferentes de estar,pensar e agir nas questôes sindicais??para terminar:o nosso amigo VIRILÃO já é crescido e defende-se bem, o puto...a 3ª VIA foi como é óbvio uma brincadeira provocatória da minha parte,e como é óbvio vou votar na altura certa,e com toda a certeza numa das duas listas a votos!em qual??ainda não sei amigo,ainda é cedo para decidir!!!!!abraço para ti.

2/4/06 21:25

 
Anonymous Anónimo said...

Não me quero meter em lutas sindicais nem contra colegas de profissão mas uma vêz que é feita alusão ao camarada Sousa e em nome dele vos digo que ele me confessou que tinha visto algo a brilhar no chão e que quis ir ver de mais de perto e chegou á conclusão que eram apenas pédrinhas e ficou com a asa esquerda fracturada no rádio que entretanto após cirurgia está em franca melhoria,manda recomendações e agradece a todos.
Até sempre camaradas.

10/4/06 14:01

 
Anonymous Anónimo said...

tó tós

11/4/06 08:44

 
Anonymous Anónimo said...

Ser neutro nas escolhas que todos temos de fazer ao longo da nossa vida ( até no smaq por vezes as escolhas são inevitaveis)é uma virtude?
Pode ser que seja apesar de eu não concordar porque me parece que ser neutro na maioria das vezes é mais uma desculpa para agradar a deus e ao diabo e isso nem sempre é bom por mais nobres que sejam os principios que se querem defender , eu até posso compreender que algumas instituições sejam como que sacrossantas mas até isso pode pôr limites á neutralidade de cada um de nós .
Por tudo isto e muito mais acho que o virilão tem todo o direito de não ser isento quando quiser defender o direito que tem á sua livre opinião mesmo que isso ofenda ou de qualquer forma questione mesmo o que supostamente é sacrossanto .
Deixem-se de fundamentalismos baratos , ou será que qualquer sindicalista passa a ser intocável assim que passa pelo smaq? é só por isso de uma casta superior?
Se eu não tenho razão e admito essa possibilidade porque razão a critica quando não é positiva deve ser transformada em neutralidade?
Grande camarada lagartão até eu não acredito que tu em privado te limites a ser neutro .
FIQUEM BEM , SAUDAÇÕES LEONINAS
HÁ ..... EU COMO NÃO GOSTO MUITO DE SER NEUTRO SEMPRE VOS DIGO QUE NA VOSSA ESCOLHA FAÇAM UM ESFORÇO PARA NÃO FICARMOS PIOR DO QUE JÁ ESTAMOS RSSSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR

11/4/06 23:47

 
Anonymous Anónimo said...

alguém percebeu mal o que eu escrevi...eu nunca fui,nem sou neutro,faço sempre as minhas escolhas(bem ou mal)...o que eu disse,é que neste caso concreto(eleições smaq),ainda não decidi a minha opção,é certo que a minha escolha está quase tomada,mas...falta o quase,e na altura certa a decidir por mim,não terei problemas em dizer qual é a minha opção de voto...em geral e em privado...saudações leoninas e pessoais para todos os camaradas de trabalho.

16/4/06 20:03

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!