Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

segunda-feira, junho 12, 2006

Artigo de Opinião - Autor: Sócio do SMAQ

"Porque não deves apoiar a lista "B"?

Ela integra os elementos dos piores corpos sociais que estiveram à frente do SMAQ e que foi na época 90/93.

Se não fosse aquela assembleia, no Rossio, O QUE É QUE SERIA DE NÓS HOJE?

Por muito bonzinhos que agora se apresentem, estas marionetes do poder Rosa, não vão ser capazes de manter a independência face a esse ou outro poder, quando defendem abertamente que toda a gente deve trabalhar até à idade legal de reforma (65 anos ou mais), independente dos anos que já leva 35, ou 40, ou 45, ou 50 de trabalho e de descontos para os sistemas.

Não os vejo defender o aumento da percentagem da media da reforma nem o valor total dessa media.

Quando eu comecei a trabalhar a REFORMA era 2,2% vezes os anos de trabalho/desconto da media dos últimos 10 dos melhores 5 anos de descontos e reformavaste com 37 anos de trabalho/descontos levando os actuais 80%

O Poder Rosa BAIXOU a taxa para 2%, AUMENTOU a media para os melhores 10 dos últimos 15 e passamos a trabalhar mais 3 anos para dar 40.

Agora quer a media de todos os anos.

Mas pensem bem, isto é só para os que TÊM o privilegio de pertencerem a Caixa Geral de Pensões.
Para os outros que é quem detém o poder nem se faz comparação, não vá alguém puxar as orelhas.

Estas pessoas defendem que quem trabalha depois de se reformar deve GANHAR MENOS.

(Nos moldes actuais ou recebe um terço do Ordenado ou um terço da reforma, no caso de emprego PUBLICO porque no caso de emprego privado recebe tudo).
Quando deviam defender que quem trabalha depois de se reformar deve pagar impostos como qualquer trabalhador e não como reformado.

Reparem que não é difícil arranjar uma invalidez para pagar menos impostos, sobre a reforma ou sobre o trabalho a partir de determinada idade, porquê manter a regra do pagamento de impostos como reformado. É UMA ILUSÃO pensar que assim o Estado tem menos encargos.

A reforma voluntária a partir dos 40, 41 ou 42 anos de desconto independentemente da idade deve ser um dado adquirido, se não estás com os pés para a cova para lá caminhas.

Esta situação é mais que suficiente para contemplar a esperança media de vida.

Porque razão é que não servindo para maquinista por questões de junta medica não posso ser reformado?, e os outros podem pedir a reforma por 10 anos de mandato autárquico que vale a dobrar para se reformarem, ou quando abandonam funções publicas de determinado nível?

Tenhamos visão para o presente e para o futuro, enquanto existem PBs em barda.

Todos os anos a EMPRESA e o GOVERNO selecciona uma coisa para nos mandar abaixo e deixar-nos mais pobres.
A EMPRESA seleccionou a CLAUSULA, o GOVERNO seleccionou as REFORMAS futuras.

A historia diz-nos que o Tony não será substituído sem resolver os conflitos actuais com os maquinistas.
A sua visão económica da empresa não está errada, os problemas é que só lhe dizem o que querem, pois o acordo Rosa/Laranja existente não vai admitir a existência de lucro em nenhuma das unidades de negocio antes da privatização.

Se embarcares num comboio na Azambuja e pretenderes ir para Sintra ver o património , ficas há espera de comboio no Oriente 28 minutos porque a ligação passou 3 minutos antes.

Mas se quiseres ir de comboio Sintra para a Azambuja para veres uma Tourada ou regressares do passeio dos museus ficas 58 minutos no Oriente porque a ligação passou 3 minutos antes.

Com o poder de decisão da CPL e da RFER nas mão do Grupo Barraq não HÁ milagres.
Veja-se a miséria de gestão no Areeiro a CPL vai aos gavetos reverter e a FERgAtUS fica nas linhas gerais, ou na Linha do Sado a CPL diz não ter material eléctrico para aquela linha e a FERgAtUS oferece-se para fazer o serviço com as motoras verdes da CPL.

Fechares os olhos a esta realidade ilude-te a votar na lista B, o que é mais um descalabro para tos nós."

Autor: Sócio do Smaq devidamente identificado

58 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bla,Bla,Bla....
Já andamos assim desde 1998,
este sindicato já vendeu a alma ao diabo há muito tempo.
Aonde é que esta o projecto da lista A?
Eu gostava de ler...
Ou vão a ultima hora tirar um lindo coelho branco da cartola?
Poderei ter emprenhado pelos ouvidos, agora pelos olhos é muito difícil.
O SMAQ somos todos nós.
Que ganhe o melhor projecto, mas parece que só existe um, para podermos ler.

12/6/06 22:50

 
Blogger virilão said...

Quem tem aceite essas alterações das reformas impávido e sereno tem sido o povo português não foi a lista A ou B.

12/6/06 22:56

 
Blogger virilão said...

Isto devia ter o titulo " porque não deves votar PS"...não concordam?

12/6/06 23:17

 
Blogger Sargento said...

aviso já que não sou apoiante de nenhuma lista.

mas não posso deixar de perguntar ao "sócio identificado" em que parte do programa da lista B é que está a parte em que fala da reforma e das contas a fazer...

realmente acho que é uma falha desta lista ao não tomar uma posição nesta matéria

no programa têm isto:
"Rejeitar todo o tipo de negociações que conduzam à redução de direitos adquiridos e/ou possam fomentar a desunião da carreira." (Ponto 1. a))

para mim já é um bom princípio

agora, o que interessa é que ainda não vi nenhum programa da actual Direcção. e já vai ser difícil vê-lo pois vou de férias... (mas estou cá para votar)

depois não digam que "emprenhamos pelos ouvidos", tal como diz o anónimo

13/6/06 00:00

 
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que finalmente aparece alguém que está abertamente contra a lista B porque assim podemos discutir honestamente os prós e contras de cada candidatura, para assim se acabarem de uma vez por todas os joguinhos de bastidores que em nada nos favorecem.
Colega Sócio do SMAQ devidamente identificado, quando afirmas que a lista B “integra os elementos dos piores corpos sociais que estiveram à frente do SMAQ e que foi na época 90/93” estás a cometer uma grande injustiça visto que dessa época só lá está o David Almeida e ele fez parte de uma Direcção de tal forma elaborada em cima do joelho que dificilmente poderiam fazer melhor. Caso já não te lembres o David foi “só” o tesoureiro que pôs ordem nas contas de um Sindicato que estava a saque, chegando inclusivamente a colocar em tribunal alguns Colegas “defensores” da Classe.
Relativamente à famosa Assembleia-geral realizada no Rossio em que os Colegas decidiram não aceitar a proposta da Empresa, relembro-te que ela só foi possível porque aquela Direcção assim o quis e se quiseres ter um termo de comparação basta lembrares-te da Assembleia-geral realizada em 2003, também no Rossio (porque será que sempre foram todas realizadas lá) em que TODOS os Sócios presentes rejeitaram a proposta da Empresa e no entanto isso não foi impedimento para a assinatura do AE que está em vigor.
Agora Colega, tu estás a confundir muito as coisas quando vens falar de “marionetas do poder rosa” e que a lista B “defende abertamente que toda a gente deve trabalhar até à idade legal da reforma”. Primeiro porque as pessoas que integram a lista B são conhecidos dos Maquinistas e sempre pautaram as suas atitudes em defesa dos valores da Classe e nunca foram marionetas seja do poder rosa, laranja, vermelho, amarelo ou verde. Em segundo lugar parece-me pelo teu discurso que quem segue cegamente as orientações revolucionárias és tu porque em parte alguma do programa apresentado pela lista B tu podes ler que têm a intenção de contribuir para que os Maquinistas trabalhem até mais tarde, pelo contrário apresentam um plano de trabalho para conseguirmos atingir o nosso objectivo colectivo que é o reconhecimento da profissão de desgaste rápido.
Aliás só mesmo quem quer lançar a confusão é que consegue meter no mesmo saco reformas, horários, motoras, etc.
Só em jeito de conclusão posso-te dizer que embora não faça parte dela sou um apoiante da lista B que está deveras farto de ver Dirigentes a comportarem-se como seres superiores que não têm de prestar contas aqueles que lhes pagam.

13/6/06 01:26

 
Blogger virilão said...

apoiado, apoiante

13/6/06 09:53

 
Anonymous Anónimo said...

este blog,transformou-se numa coisa execrável:dá para o exterior uma imagem deveras interessante dos principios e educação dos maquinistas em geral;é coito de ódiozinhos de estimação;dá uma imagem de esquerdalha do reviralho patrocionada sabe-se lá por quem;depósitos divididos por questiunculas patetas;ressabiados armados em poetas;poetas armados em revolucionários,etc,etc...afinal estas eleições resumem-se a uma disputa entre dois grandes amigalhaços do passado,em que um deles foi preterido a pedido de várias familias e agora clama vingança contra o outro!!temos também uns pardalitos e uns pardalões que se agarram a qualquer coisa para deixar os cavalos de ferro!parabêns viril,pelos (maus)serviços prestados á classe profissional em que te integras,ao dares guarida á esquerdalha,tal como o PS fez no verão quente de 75...os meios são os mesmos ,os fins é que são outros!se és uma pessoa integra(eu acho que és),fecha rápidamente para balanço...saudações!

13/6/06 12:52

 
Anonymous Anónimo said...

Coloca-te num ponto de visão e coloca outro colega noutro ponto mais à direta ou mais à esquerda

Verás que a opinião não vai ter nada a ver com a questão politica de à uns anos.

Esq Dta Cent à trinta anos é diferente de Esq Dta Cent dos dias de hoje.

Foram abordados assuntos sobre os quais o Pres da junta tem ideia formada.

Colocarem o problema nesses moldes politicos é dizerem que o anterior PRES não era um PSD convicto era um esquerdista que defendia que a Casa do Povo devia concorrer em pé de igualdade com o grupo Barraq.

Deixem de olhar para as botas, e olhem para o ser humano, decerto que tambem acabavam os 24 dias.

Se controlar os clientes duvidosos com um jornal dá 24 dias, se cada minuto é um dia, deixo aqui uma pergunta, quanto vale um sinal?

13/6/06 21:26

 
Anonymous Anónimo said...

uma semana

13/6/06 21:26

 
Anonymous Anónimo said...

A-A-A alto e pá-páró baile!

Um sinal pa-passasse sem querer, já ler um jo-jo-jornal re-re-requer inten-intensão.

Os 2 u-u-ultimos anónimos na-na-não passam sinais de cer-cer-certeza, já ler jor-jornais...

13/6/06 21:55

 
Anonymous Anónimo said...

Então as 2 listas estão filiadas no PS? Assim fico muito indeciso para o dia 30.

14/6/06 01:02

 
Anonymous Anónimo said...

O sócio do Smaq que escreveu o artigo deve ter confundido quando refere o mandato de 90/93 como o da pior direcção da história do Smaq.
Não companheiro, a pior, a mancha mais negra, a vergonha, aquela que por um triz não “acabou” com o sindicato foi a de 87/90. Lembras-te, por certo, das broncas com a situação financeira e do apetite pelas massas dos dirigentes de então. O actual Tesoureiro do Smaq sabe de tudo, pergunta-lhe, caso te tenhas esquecido.
De facto o mandato de 90/93, foi difícil, não foi pacífico e ficou marcado pelo tal acordo.
Mas que se faça justiça, foi a direcção em funções que, apesar de não estar obrigada, levou o acordo à Assembleia de Maquinistas para esta aprovar ou não a realização de um referendo nacional. Caso fosse aprovado o referendo seriam os maquinistas de todo o país (e não a Direcção) a decidir. Com esta atitude, e muito que custe a alguns, a Direcção praticou uma das elementares regras da democracia participativa que era dar a possibilidade a todos de escolher. Portanto é uma falácia, uma gritante injustiça que se faz ao dirigente de então e que integra a Lista B. Ele sempre se mostrou contra o referido acordo e, lembro-me muito bem, na Assembleia do Rossio, da Mesa da Direcção, gritou alto e bom som que para ele aquele acordo VALIA ZERO. Ele, nessa Assembleia, votou contra a realização do referendo, para o acordo morrer aí, como de facto aconteceu. Ele é reconhecido pela sua frontalidade, pela sua honestidade, pelo excelente trabalho que realizou como tesoureiro para equilibrar as contas do smaq e acabar com os desmandos financeiros que os dirigentes de 87/90 tinham praticado. Olha, caso estejas esquecido pergunta ao actual Tesoureiro do Smaq, ele sabe isto muito bem.
Em relação à reforma, apenas um pequeno comentário, nos anos que levo de vida nunca li tão grande imbecilidade.
Quanto às cores dos partidos cada um toma a que quer. Estamos num país livre e como tal o povo é quem mais ordena.
O nosso Sindicato é e será independente.
Qualquer direcção do smaq sempre foi, e será, constituída por homens das mais variadas preferências políticas e independentes e é a junção destas opções que o tornam ímpar no panorama sindical. Mas já vi que para ti o ideal seria uma direcção de uma só côr política. Bem, são ideias muito “democráticas”, mas que eu abomino.

14/6/06 20:18

 
Anonymous Anónimo said...

porque e que o david ainda não desmentiu ,por escrito ,o que se tem dito dele ? quem cala consente . ABRAM OS OLHOS!

14/6/06 22:44

 
Anonymous Anónimo said...

Excelente o artigo atrás, não conhecia nada do lá diz gostava saber melhor o K se passou nesses tempos, porque sou novato na empresa. O que diz o socio do samq identificado sao baboseiras e parece que so defende o trabalhadores publicos que tinham muitas regalias e fazem pouco. o calculo da reforma passou ser os melhores 10 anos dos ultimos 15 para os graudos não descontarem muito nos ultimos anos para receber grandes reformas. agora vai passar a ser todo o tempo de trabalho para o calcula da reforma para ver se quando chegar o meu tempo ha dinheiro para pagar a minha. O que dizes sao balelas e nao tens os pes assentes na terra. o teu artigo socio identificado deu-me muita vontade de rir por ser tao estupido.

14/6/06 22:53

 
Anonymous Anónimo said...

Para o E.T. das 22:44.
O David tem provas escritas,e eu ja as vi.
Não empranhes pelos ouvidos....

14/6/06 23:13

 
Anonymous Anónimo said...

se calhar as mesmas "provas escritas",que já tinha antes do teste para inspector começar!!!

15/6/06 00:26

 
Anonymous Anónimo said...

Informaram-me que o meu nome tem vindo à baila neste blog, por isso entendi visitá-lo no intuito de verificar se valia a pena prestar os esclarecimentos que achasse convenientes. Porém, se de facto encontro matérias e desafios que noutro contexto me mereciam resposta, no momento actual parece-me mais sensato manter reservas na escrita para não atiçar os traidores e, também, preservar a unidade da carreira.
Em todo o caso não posso deixar de lamentar que o simples facto de concorrer às eleições do Smaq seja motivo para trazer a lume assuntos de antanho ainda por cima infectados com mentiras e longe do efectivo âmbito. Quem refere esses assuntos devia no mínimo identificar-se porque é muito fácil debaixo do anonimato mandar as bocas que lhe apetecer sabendo que não tem de confrontar-se com a verdade e com os visados. É disso exemplo o artigo do sócio identificado que atinge os píncaros do anedótico, apesar de eu pensar que foi escrito na companhia de um recipiente de cinco litros de briol que o autor ia esvaziando. Portanto não tem créditos, não merece resposta.
Mas o que mais me arrepia é tudo isto estar a passar-se porque tive a ousadia de integrar a Lista B concorrente às eleições do Smaq. Esses “democratas” achavam melhor haver uma só lista para que o acto eleitoral se realizasse simplesmente para entronizar os que lá estacionaram. Tem sido assim nos últimos anos, porquê não continuar mais três? Não é esse o meu entendimento porque penso que é através do debate de ideias, da defesa de convicções, da análise aos programas e com o aparecimento de novos maquinistas a interessar-se pelo dirigismo que conseguimos manter vivo o espírito com que foi criado o Smaq e preparar o nosso futuro enquanto estrutura sindical de referência. A sabedoria popular diz que é salutar a renovação tranquila em contraponto com a permanência por muitos anos nos mesmos lugares porque tal conduz ao desleixo, potencia vícios, debilita as ideias, fomenta o marasmo, etc. Oh, e como eu sei que isto é verdade!...
Para finalizar quero testemunhar o meu orgulhoso por estar na Lista B. Os vários meses que levo de proximidade com todos os que a integram têm constituído para mim uma agradável surpresa, tão grande tem sido o entusiasmo evidenciado, as qualidades humanas e de trabalho demonstrado e a certeza que todos comungam do mesmo objectivo: estar ao serviço do nosso sindicato.
Com homens assim o futuro do Smaq está assegurado.
Um bem-haja a todos.

15/6/06 00:43

 
Anonymous Anónimo said...

belo exemplo do candidato david almeida . Chamar BEBADO a um colega so porque diz o que pensa .Vindo de quem vem não me admira pois para quem diz a boca cheia que os maquinistas têm azares nas circulações porque leêm muitos jornais ,ja nada me espanta.David almeida ,em vez de chamares BEBADOS aos colegas,mostra que é mentira que tu não assinaste o AE de 1993.Com estas intervenções de um candidato esta mais do que apresentada a lista b.Para quem não sabe o ae de 93 criava o descanso compensatorio ,o segundo descanso era da empresa e esta tinha 90 dias para dar outro dia ,criava as avaliações por letras sendo que e esta escrito ,20% das avaliações tinham que ser negativas ,espaço para almoço ou jantar só existiria na escala se a empresa quisesse ,o periodo normal de trabalho variava entre 6 e 10 HORAS ,SEM RESTRIÇOES .David Almeida ou lista b provem que é tudo mentira ,tenham vergonha ,respeitem os maquinistas,deixem-se de querer protagonismo a conta dos maquinistas.Aos colegas mais novos ,de 93 para ca ,sugiro que antes de escolherem qualquer lista ,se informem com os mais velhos se é verdade ou não o que eu escrevi .

15/6/06 08:14

 
Anonymous Anónimo said...

Acho deveras engraçado que os defensores da lista(?) A e caluniadores da lista B não se identifiquem nunca neste blog, o que prova a sua convicção no que dizem ou os telhados de vidros que escondem, quiçá tenham medo de serem desmascarados como correias de transmissão ou cães de fila de alguém...Como têm diante dos olhos um programa elaborado segundo as ambições da carreira, devidamente estruturado e resultante da participação democrática de todos os maquinistas e inspectores cerebrados, tentam lançar lama sobre o passado de alguns elementos constituintes numa tentativa torpe e vil de confundirem quem quer ser esclarecido. Triste é ver uma assembléia que condena um princípio de acordo e uma direcção assiná-lo ao abrigo de um aproveitamento semantico de quem em boa fé lhe tinha dado legitimidade, à maneira de Maquivel. Triste foi ver ao longo destes anos a luta de facções dentro do SMAQ das quais resultaram direcções de conveniencia, fracas e subordinadas aos dois eternos líderes que nada acrescentaram à carreira. Triste foi ver o SMAQ deixar de participar na construção do sindicalismo europeu da condução-ferrovia, ostracizando-se e marginalizando-se neste cantinho lembrando o finado de Santa Comba. Triste foi ver a divisão da carreira que foi camuflada com o acordo de 02/99 que nunca nenhum associado viu na íntegra. Para termos uma ideia das coisas, os termos "kosovares", "tallibans", "galo negro" e outros , passaram a ser parte integrante do nosso vocabulário desde então. Triste é ver um dirigente que fiel às suas raízes políticas escreve pasquins para dividir a carreira, caluniar quem lhe faz frente, e reinar no medo. Triste é ver maquinistas que abdicaram da sua condição de racionais e cordados para assumirem uma condição de ovelhas acerebradas do rebanho.
Força Nuno, David, Ferreira, Cipriano e demais. Pelo menos convosco sei que sempre poderemos discutir olhos nos olhos e não vos identificais como Messias ou pastores. Pelo menos sei que convosco o futuro da carreira será participado e não decidido autocráticamente. Pelo menos sei que convosco toda a carreira será chamada a decidir o futuro e seremos obrigados a ser mais responsáveis e solidários.
Por último uma palavra para ti David; quem não fôr homem para discutir contigo cara a cara não merece o teu pensamento, quanto mais a tinta ou saliva. Esses são exemplo da classe de cobardes e ovelhas ranhosas que alguém tanto se esmerou em cultivar...

15/6/06 12:46

 
Anonymous Anónimo said...

É preciso ter mesmo azar. Aqui está mais um anónimo a referir-se a mim.
Se ao dizer que penso que um artigo de um anónimo eivado de mentiras foi escrito com um recipiente de cinco litros de briol ao lado é chamar bêbado a um colega, o que não dirás se afirmar que quem escreveu o exemplar das 8.14 de hoje é um covarde porque não teve a coragem de dar a cara.
Mas mesmo assim informo-te: É MENTIRA QUE EU TENHA ASSINADO ESSE ACORDO DE 93. E daqui lanço-te um desafio, mostra a toda a carreira na íntegra esse acordo que dizes que assinei.
Mas já agora umas perguntas: porque motivo, e já que dizes que assinei esse acordo, a empresa não o aplicou à carreira? E, também, porque motivo a direcção de que fiz parte moveu uma acção em tribunal contra a CP por pretender aplicar unilateralmente à carreira um acordo (esse tal) que não foi subscrito pela direcção que integrei? E sabes que o tribunal nos deu razão? Achas que ganhávamos essa acção em tribunal se tivessemos assinado o tal acordo?
Olha, se não tiveres vergonha, vem ter comigo que mostro-te documentos que comprovam o que acabo de afirmar.
No que respeita ao meu profissionalismo e ao meu relacionamento com os maquinistas, nada tenho a provar porque os mais de trinta anos que levo de carreira falam por mim. Mas essa dos jornais só pode sair da boca de um mentecapto.(atenção que me estou a referir a um anónimo e não a nenhum colega da tracção)
Não te escondas debaixo do anonimato, dá a cara.

15/6/06 16:11

 
Anonymous Anónimo said...

Sao impressionantes os metodos utilizados pelos testas de ferro que gravitam no terreno em defesa dos inamoviveis e "insubstituiveis" dirigentes. Atacam sem rosto, fogem ao debate, nao apresentam ideias.
Buscam nos baús mais ressequidos "palitos" para desferir ataques que se esmagam, sem dó nem piedade, na couraça dos vencedores.
Esquecem o ontem, mas alimentam-se dos podres que ainda sobram de 93. Rejubilam com questões do século passado, o futuro não lhes interessa.
Fieis aos donos, para si criaturas perfeitas, tecem-lhes as maiores hossanas. Quem os enfrenta busca somente protagonismo, sao até os maiores responsaveis pela apatia que o sindicato atravessa.
Não, para os testas de ferro nao ha apatia, apenas um pequeno apagao que depressa passará. Amanha, quando os doutos tiverem de abandonar pela inevitável subida da idade ca nos arranjaremos e com um estalar de dedos as soluções aparecem. É assim que fazem os derrotados.
Os vencedores preparam-se com a devida antecedência.

15/6/06 22:26

 
Anonymous Anónimo said...

Então a lista-A?????
Quem são?????
Quantos são????
O que pertendem??????
Projectos para o nosso futuro????
Qdo aparecem nos locais de trabalho???......NADA...NADA...ZERO
Ñ tragam mais cartólas nem coelhos???muito menos...Cruzes desesperadas::::nem Medeiros salvadores,com ar divino e celestial::::Os restantes digam apenas,AMEM...AMEM...eles gostam...dá-lhes um ar de experiência...13ANOS (BASTA)
Caros colegas ABRAM OS OLHOS...chega de ilusões...esses...já ñ têm nada para dar aos Maquinistas...agora preparam-se para a reforma....
Vamos abrir uma nova página do nosso SMAQ....Chega de lavar roupa suja e preparemos o FUTURO!!!!!

16/6/06 22:11

 
Anonymous Anónimo said...

Se souberes, responde "sócio devidamente identificado".
É verdade que assistimos a alterações na segurança social, mas que culpa tiveram ou o que podiam fazer os elementos da Lista B? Não achas que cumpria à direcção do Smaq, portanto a membros da Lista A, assumir atitudes inérgicas contra esses ataques aos direitos dos trabalhadores? Fizeram alguma coisa? Não, desde 91 nem uma greve. Não mandes areia para os olhos dos maquinistas, não escamoteies a realidade.
Vai aos depósitos e vê o estado de letargia, a descrença, o abandono em termos de apoio sindical no terreno latente em todos os lugares. Isso não é culpa da Lista B. É culpa de elementos da Lista A que adormeceram o Smaq, que estão sem energia, que alegre e dócilmente esperam a reforma. Amanhã, que cá ficar que resolva os problemas.
Obrigado "sócio devidamente identificado" pelo apoio à Lista B. De facto o teu artigo demonstra a inoperância da direcção do smaq em lutar por questões nacionais que nos deviam ter mobilizado.
Como dizes abram os olhos.

16/6/06 23:00

 
Anonymous Anónimo said...

surgir mais do que uma lista foi bom pra malta. podemos escolher e nao ha desculpas se continuarem la os mesmos. mas isto ja mexeu. a lista B tem força para vencer porque tem gente com qualidade e um programa como nunca vi nos anos que sou mquinista. pelo que tenho ouvido muitos vao apostar na mudança porque dizem que sempre os mesmos e com a idade que tem já nao sao solução para o futuro. o que eu nao gsoto de ver sao os ataques pessoais porque sao todos da mesma carreira. Não gostei nada de ler a carta do Cruz onde atacava tudo e todos parecia que so a equipa dele e que era boa e que se nao fossem elesnao havia mais ninguem com valor para o sindicato. começou muito mal a defender o seu lugar. agora parece que amainou.

17/6/06 00:58

 
Anonymous Anónimo said...

Amainou não porque um indivuduo daqueles nunca amaina quando está em causa o seu bem estar. O que deve é andar a fazer aquilo que ele sabe melhor que é caluniar e atacar pelas costas.
Estamos a 2 semanas das eleições, esperem para ver o que aí vem porque agora é que vai começar a doer.

17/6/06 09:12

 
Anonymous Anónimo said...

para quem pugna tanto pela transparência,porque é que todos os defensores da lista B,e que tanto ataquam a lista A(que,de resto e com alto sentido de responsabilidade,não responde a tantos ataques soezes e baixos)dizia eu,porque é que são todos anónimos??serão muitas pessoas??serão 2 ou três??será a carreira??porque não se identificam??medo de quê??CAROS COLEGAS;MEDITEM NISTO QUE ACABEI DE ESCREVER??

17/6/06 19:44

 
Anonymous Anónimo said...

sa-são de ce-ce-certeza menos que u-u-os da li-li-lista A, mas na-na votação con-con-contas.
Os da li-li-lista A nã-não têm na-nada a dizer, nem anonimamente.

Vo-vota nos A, eles va-vão precisar

17/6/06 19:56

 
Anonymous Anónimo said...

se calhar até voto na A!!e sabes porquê?porque não vou votar em quem me já traiu em plena greve,e substituiu colegas quando estes estavam a fazer greves!!chega-te esta explicação,ou preferes um desenho?e já agora ò gago lê a cantar,pode ser que percebas alguma coisa do que eu digo...

17/6/06 20:10

 
Anonymous Anónimo said...

E-e-eu também vou votar A, e-e-eles e-e-estão a pre-pre-precisar.

Se fo-fo-fosse eu a man-mandar, tir-tirava os que apo-apo-apoiam a lista B de sócios do sindicato, não pre-pre-prestam para nada pe-pelo que ve-vejo.
sã-sã são todos feios ,porcos e maus.
e al-al-alguns até comem criancinhas
e querem tirar aos ricos e-e dar aos po-pobres,livra, va-valha-nos nossa senhora e o ra-ra-rapaz Cruz

17/6/06 20:29

 
Anonymous Anónimo said...

que-queria dizer o "ra-rapaz DA cruz"
nã-não me ris-risquem, fo-fo-foi sem que-querer, ai que tremen-tremenda heresia, vo-vo-vou-me já ben-benzer todo e con-confessar 3 ve-vezes

17/6/06 20:35

 
Anonymous Anónimo said...

pela maneira como escreves e te exprimes,nota-se que és um rapazinho responsável,culto,sério e bastante profissional...parabêns lista b,por teres adeptos deste calibre!já tinham furas,calões e maus profissionais,e agora até têm um comediante(rasca),mas comediante...

17/6/06 20:46

 
Anonymous Anónimo said...

E tu, maq lx/aza, não és anónimo.

17/6/06 22:58

 
Anonymous Anónimo said...

Nunca pensei que o aparecimento de uma segunda lista concorrente fosse motivo para trazer à baila questões pessoais. Sei que o velho poder instalado no smaq tem muita força e tudo fará para não perder a embalagem rumo à sua reforma, em paz e sem suor. Estão poupados e, por certo, lá para os 65 ainda vão a tempo para viver uma rica reforma. Nós outros, os do ferro, das noitadas, das dobras, dos horários de trabalho com mais de 9 horas, das escalas desumanizadas e dos fins de semana a trabalhar andamos numa roda viva para atingir a reforma aos 55. Então isto não justifica todos os esforços e todos os meios para manter os lugares.
O resto, como seja a renovação dos dirigentes de modo a preparar o amanhã da carreira não interessa nada quando interesses mais altos se alevantam.
Por isso tantos ataques pessoais a elementos da lista B, que atingiram o zénite quando um dirigente ainda em funções teve a estúpida inspiração de escrever um panfleto onde de forma velada e nada inocente descarregou descabelados impropérios sobre tudo o que mexia ligado à
lista B.
Por isso, quando alguem se referir à Lista B como fonte de ataques pessoais que antes tenha presente o que acabo de dizer.

17/6/06 23:46

 
Anonymous Anónimo said...

A Lista A já apareceu.
Não há nenhuma mudança na equipa dirigente efectiva. Como era previsível são os mesmos de agora, não há pingo de renovação.
Para os outros cargos verifica-se a entrada de alguns em substituição, na sua maioria, de colegas que se reformaram e não podiam fazer parte dos orgãos dirigentes.
O programa é um vazio de novas ideias, é uma repetição dos anteriores onde se propoem fazer o que em 14 anos não tiveram capacidade para cumprir.
Há contudo uma diferença: a um mês das eleições cumpriram um artigo dos estatutos ao indicar os nomes para as Comissões Locais. Porque motivo não o fizeram no princípio do mandato? Aí sim, era bom serviço. Agora a um mês das eleições, não acham que é eleitoralismo parolo.

18/6/06 00:21

 
Anonymous Anónimo said...

digo e provo se quiserem:a lista B,tem colegas candidatos aceitáveis,mas tem(e eu não admito,nem aceito...desculpem é a minha opinião),repito se quiserem eu provo o que digo,tem candidatos:maus profissionais;calões e furas-greves,tem gente que quando passou por lxr á uns anos atrás,não prestavam para nada,profissionalmente e pessoalmente,e não é agora que estão na roda alta,no entroncamento,no algarve,sªapolónia,etc,etc,que passaram a ser a élite pensadora,e extraórdinarios profissionais como querem passar na mensagem...e repito provo com factos tudo o que digo...podem enganar alguns rapazitos mais novos,mas aos outros nikles batatoides,já os conhecemos de gingeira...

18/6/06 00:25

 
Anonymous Anónimo said...

Mereces uma Bohemia, ó maq lxr/aza. Ajuda os maduros que eles não dão luta

18/6/06 01:43

 
Anonymous Anónimo said...

Um deserto de ideias

18/6/06 01:53

 
Anonymous Anónimo said...

Pois é maq lxr/aza e só por isso pumba, não se faz a renovação.
E por acaso já ouviste falar naquele dirigente da terra dos doutores que puxa as gravatas aos revisores. E naquele que andou sempre a estudar, melhor com os livros debaixo dos braços, que saiu do smaq, para mais tarde começar a pagar as quotas na sede e ap mesmo tempo ser sócio também da federação e que fazia todas as greves desta mesm,o contra o smaq? Isto é bonito e não é ser calão. Olha são ambos dirigentes e pertencem à lista A.

18/6/06 06:15

 
Anonymous Anónimo said...

Calões na lista B?
E quando se é dirigente há mais de 25 anos ou mais de 14, é o quê?

18/6/06 07:32

 
Anonymous Anónimo said...

A conclusão que eu tiro disto que tenho visto aqui escrito é a de que finalmente, e independentemente dos resultados das eleições, o escrutínio da carreira começará a ser mais efectivo. Continuo a lamentar que haja pessoas no Rossio que se diminuam tanto perante outros depósitos(essa da roda alta é significativa) e que continuem a ser o fiel rebanho, bando, alcateia e cardume do sr pastor. Mesmo sendo dos mais prejudicados pelo amo defendem-no de forma canina. Mais uma vez parabéns Joaquim, o teu blog serviu até hoje para o esclarecimento da carreira mais que todos os comunicados que li.

18/6/06 12:16

 
Anonymous Anónimo said...

se houve maquinistas de lxr diminuidos,foi devido ao sr.eduardo gomes lhes ter furado a greve,e não contente com isso ainda fez queixa/participação de um colega,colega esse que teve um processo disciplinar com intenção de despedimento!roda alta,roda baixa,manobras,somos todos profissionais do mesmo oficio,por isso não brinques com as palavras!quanto ao rebanho,alcateia,ou o que queiras chamar,deves estar a falar dos teus camaradas de partido(alguns)!?deves ter algum problema por resolver com lxr,mas pelo que todos sabemos, em LSA,também não és muito querido!!porque será??arrogância?petulância?soberba?egocentrismo?se és um dos mentores da lista B,diz aqui neste espaço porque não te encontras na lista!?porque será!?

18/6/06 13:35

 
Anonymous Anónimo said...

O que está em causa nas eleições é muito simples: manter o marasmo sindical que se tem vivido ao longo dos últimos anos ou mudar de atitude perante os desafios do futuro elegendo uma equipa sem vícios que saiba imprimir mais dinâmica e que conhece os problemas dos trabalhadores.
Aliás mete-me impressão o que por vezes se diz por aqui. Se não há lista alternativa, diz-se: continuam lá sempre os mesmos porque não temos possibilidades de escolha. Agora que finalmente surgiu hipótese de optar, é um corropio de críticas por isto e por aquilo.
O que ontem se dizia da Direcção do Smaq (estavam agarrados ao poder a viver à sombra da bananeira, esqueceream os trabalhadores, assinaram um acordo em 2003 que agora começa a ter consequências gravosas nas escalas(veja-se a CP Carga), que cometeram erros de estratégia incriveis como a greve da Fertágus e dos maquinistas do ex-depósito de Campolide/Aza (processo dos 500 mil), etc,etc.) tudo é esquecido para emergirem ataques pessoais a elementos da Lista B como se estes tivessem culpa desta gestão sindical. Vão buscar os mais ínfimos casos, como se se tratassem de seres perfeitos, para denegrir todo o trabalho colectivo da lista B. Esquecem os casos de alguns elementos da Lista A, que enquanto dirigentes do passado tiveram uma conduta deveras criticável.
Não é assim que os problemas da carreira e rtesolvem, não achas maq lxr/aza?

18/6/06 14:03

 
Anonymous Anónimo said...

Caro maq lxr/aza, já nem te respondo a essa da greve pois toda a gente foi esclarecida em devido tempo vidé este blog no mês de novembro de 2005, quanto ao que se passou. Lembra-te que antes da assinatura deste funesto AE (que, como sabes foi à traição) fui dos que mais lutei contra ele tendo em vista o teu depósito, pois ao contrário de ti que te envergonhas de divulgar o teu nome eu tenho princípios, coerência , formação e independencia de ideias, talvez se não te tivessem feito uma lobotomia soubesses o que isto vale. Quanto a ser mal amado por gente como tu apenas vem provar a minha integridade como ser humano, e quanto a ser mal amado no meu depósito deve ter sido por isso que nas eleições mais participadas dos últimos anos fui eleito delegado sindical. Como és uma síntese de ovelha(ranhosa) com um sucedâneo de humanidade ofende-te nas reminiscência do teu ser a similitude ovina, mas tens de conviver com ela, fazes por isso.
Quanto a não pertencer à lista apenas comprova que tudo o que quis até hoje foi contribuìr para uma alternativa viável para o futuro do SMAQ sem daí tirar proveitos pessoais, podes crer que não estou lá porque não quero. Essa dos camaradas é de rir, o Nuno Gusmão, o David, o Cipriano, o Ferreira, etc, são comunas, pois.
Concluíndo, cresce e torna-te maquinista e sobretudo Homem, deixa de ser homenagem viva à boçalidade; em breve terás de mudar de pastor...

18/6/06 14:10

 
Anonymous Anónimo said...

a tua prosa só vem confirmar as minhas palavras,és :egocentrico,petulante,arrogante,soberbo...e estás a tornar-te mentiroso e um tudo nada ordinário...não te vou responder mais,porque a minha higiene mental não mo permite!!PS:tu sabes bem a que camaradas me refiro,não os sociais/democratas!!?mrpp(s)!!?ps(s)!?com quem andas a fazer agora politica!!?mas sim aqueles que te conheceram bem e que te deram um chuto no rabo quando quando te desviaste do rumo certo...

18/6/06 14:38

 
Anonymous Anónimo said...

Realmente pensei que este tipo de discussão tivesse acabado em Novembro de 2005. Nesse mês assistimos aqui neste blog a um lavar de roupa suja e a ataques pessoais que em nada dignificaram os Maquinistas.
Agora a pouco menos de quinze dias das eleições mais importantes para o NOSSO futuro enquanto colectivo e demonstrativas da Democracia existente no SMAQ voltamos a não discutir o mais importante.
Gostaria por isso de virar a agulha para começarmos realmente a debater a substância de cada um dos projectos concorrentes aos Órgãos Sociais do SMAQ. Os seus prós e contras, os seus objectivos e capacidade para os atingir.
Quanto aos Colegas Eduardo Gomes e Maquinista lxr/aza entendam-se fora deste espaço a que TODOS têm acesso, se possível civilizadamente e melhor ainda a beberem um bugeca.
Um abraço a todos

18/6/06 15:11

 
Anonymous Anónimo said...

Às ovelhas desgarradas os pastores mandam cães de fila para as trazerem à dentada para o redil; os homens livres inserem-se e excluem-se de acordo com os seus ideais nos projectos que lhes são apresentados. Aconselho-te a atacares as ideias da lista B fundamentado nas tuas convicções e poderás trazer algo de útil à carreira. Deixa de fazer essa triste figura e não te diminuas mais nem aos teus colegas de depósito, pois ao contrário do que pretendes fazer crer, representas uma facção cada vez mais acantonada...

18/6/06 15:20

 
Anonymous Anónimo said...

Caro apoiante: concordo contigo quanto à forma menos polida como alguns assuntos têm sido debatidos, todavia se a roupa suja tivesse sido lavada logo em 1990 como deveria ter sido não chegaríamos a este ponto de descrédito sindical na carreira. Como acho que a lista B tem gente com capacidades meritórias e reconhecidas, deixo-lhes de direito a função de defenderem o seu progama, todavia não ficarei mudo perante alarvidades, boçalidades e mentiras aqui escritas com o intuito de distraìr...

18/6/06 15:29

 
Anonymous Anónimo said...

Caro Eduardo Gomes
Ainda bem que temos os mesmos pontos de vista relativamente á elevação que deve ser empregue na discussão de assuntos respeitantes à Classe.
Quanto ao facto de a roupa suja não ter sido devidamente lavada em 90 só te posso dizer que também concordo contigo porque se o tivesse sido feito nessa altura não estaríamos hoje a assistir a fait-divers que em nada ajudam ao esclarecimento necessário, no entanto tanto tu como eu não estávamos na Carreira e por isso, embora não concordando com a não lavagem, nada podemos fazer relativamente a isso.
Agora não podemos é embarcar em discussões fúteis que nos desviem do que é essencial. E o que é essencial é falarmos sobre o Nosso futuro e aquilo que podemos conseguir com um virar de página.
Um abraço

18/6/06 16:04

 
Anonymous Anónimo said...

Após a leitura deste comentários fiquei supreendido com a capacidade dos interlocutores, mas fiquei muito pouco esclarecido relativamente ao que se propõem a fazer no futuro. Sempre pensei que as campanhas fossem para esclarecer, mas as dúvidas não diminuiram antes pelo contrário. Eu que gosto e primo por participar em todos os actos eleitorais, fiquei bastante confuso, e após analise serena, o mais inteligente é não ir votar, mas isso é conformismo...portanto vou pelo voto mais esclarecido perente a situação que se apresenta, quando as ideias são poucas e as pessoas que se apresenta são geradoras de pouca confiança ou nenhuma o melhor é votar em branco...mas ainda tem 1 semana para me fazerem mudar de ideias!...

19/6/06 00:20

 
Anonymous Anónimo said...

Entendo que o contacto com a carreira é um factor a melhorar porque só assim se consegue sentir o pulsar dos maquinistas. Tem havido um contínuo afastamento entre a Direcção e o terreno, talvez fruto do desgaste de muitos anos à frente dos destinos do Smaq, que tem prejudicado a dinâmica sindical. A Lista B responde a isto.
Assistimos nos últimos tempos a um aceitar, sem reacção, as propostas anuais de aumentos salariais. Anteontem levámos pouco, ontem menos ainda e amanhã nada. E nós, impávidos e serenos, ao aceitarmos isto sem mexer estamos a capitular enquanto sindicato forte e com capacidade reivindicativa. É necessária uma nova dinâmica na actividade do Smaq, uma equipa com sangue novo que projecte o sindicato rumo ao futuro.
Enfim, gosto do programa da Lista B que apresenta ideias. Pretendem mexer com o poder instalado, nomeadamente diminuir para cinco os dirigentes a tempo inteiro e ajustar as compensações sindicais que, segundo dizem, são de montantes impossíveis de manter no futuro.
Bem vistas as coisas é melhor fazer-se a mudança já, porque daqui a três anos mais problemas surgirão. É que os "donos" do smaq não são eternos e estão perto dos 58 anos.

19/6/06 01:13

 
Anonymous Anónimo said...

tou de rastos! pensava que o pessoal da tracção aceitava opiniões; discussão séria dos problemas, que afinal afectam na globalidades os trabalhadores.
onde está o civismo. duas listas! é bom muito bom para para a classe.
ler, pensar, opinar e votar na melhor.
DEMOCRACIA!!!

19/6/06 15:39

 
Anonymous Anónimo said...

sócio do smaq devidamente identificado. o teu artigo de opinião já está desactualizado. o governo pretende já em 2007 retirar 7,5% por cada ano, na reforma antes dos 65 anos, tendo por base para o cálculo da reforma toda a carreira contributiva para a seg. social e a esperança média de vida. ou seja um maq. que se reforme aos 55 anos deve levar uns 100 euros de reforma ou então anda a conduzir comboios até aos 65 anos e entra no guiness,se entretanto a empresa não lhe der um pontapé no cu.
o mais grave é que há quem defenda esta proposta e seja candidato pela lista B. Senhores apoiantes da lista B, abram os olhos.

19/6/06 23:18

 
Anonymous Anónimo said...

Frutuoso, não te escondas no anonimato e diz quem és e, depois, diz o nome dos elementos da Lista B que defendem essa aberração. E já agora diz também o que defende a Lista A acerca do assunto e se alguma vez levantou a voz contra as alterações da idade ou cálculo da reforma.
Pois é, é fácil ser anónimo.

20/6/06 00:17

 
Anonymous Anónimo said...

Tive a oportunidade de ler as propostas da lista-A e cheguei á triste conclusão: NADA DE NOVO PARA OS MAQUINISTAS!!!!É pena... que criaram falsa esperança aos conservadores...e apoiantes do poder absoluto e obsuleto!!!! ainda mais:dei-me ao trabalho de fazer um comparativo das propostas desde 93/96 a 2003/2006 até ao ponto 6 o texto é uma repetição....
Vamos em frente LISTA-B..PARABÊNS.

20/6/06 00:56

 
Anonymous Anónimo said...

Que desilusão.
O programa da lista A é de um vazio confrangedor. Não tem ambição, é um falhanço em ideias, não apresenta nada de novo, não é mobilizador. Não é possível ver nele nenhuma matéria para discutir, tão vagas, óbvias e velhas são as propostas apresentadas.
É mais uma evidência de que os seus autores estão esgotados.
Nao vamos deixar que nos esgotem também.

20/6/06 03:10

 
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

20/6/06 15:57

 
Anonymous Anónimo said...

O programa da lista A é tão pobre como o programa da lista B, não se esqueçam que o povinho quando se transfigura transforma-se num politico, rega, rega, rega...o conteudo dos programas é palha para inglês ver...o que está em causa é 1 lista que enganou os maquinistas nos ultimos anos e uma lista que ainda não teve oportunidade de enganar...esta na altura de mudar a mama, mas o leite é o mesmo a jorrar...

23/6/06 22:00

 
Anonymous Anónimo said...

transformistas

24/6/06 17:03

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!