Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, maio 10, 2007

Duas caixinhas de fruta


Deixo duas caixinhas de fruta quase iguais…

DIA 30 como é?

Tacticamente, acho que seria monumental!

Seremos mesmo uma elite que não tem os problemas do desemprego, da perda de direitos, da perda de salários reais?

Precisam-se de palavras do SMAQ, nem que sejam de surdina, concordam?

Etiquetas:

60 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Viril, admiro a tua inspiração
A tua fantasia
A obstinação.
O esforço sublime para influenciar.
Não medes consequências, cegas quando a tourada espreita.
Outrossim aprecias a agitação
Adoras galhofar com coisas sérias
Viva o disparate

10/5/07 23:51

 
Anonymous Anónimo said...

Já sei, vamos fazer outra greve faz de conta.
Viva o SMAQ, a união faz a força.
Não estamos unidos?!

11/5/07 00:18

 
Anonymous Anónimo said...

Víril forma 1 lista, estou contigo para colar cartazes...
VÍRIL LÍDER!
JÁ!

11/5/07 00:28

 
Anonymous Anónimo said...

ya
era fixe. Efeito surpresa, sem serviços mínimos e tal.
vamos nessa.

11/5/07 00:47

 
Anonymous Anónimo said...

tacticamente era perfeito (á uns anos atrás fizemos isso e a CP e o País enrrolou de manhã á noite),mas agora com a nova lei da greve,não tenho a certeza,mas parece-me que não podemos ir nisso,o SMAQ tem obrigatóriamente de declarar greve se os maquinistas a quiserem fazer!mas como digo não tenho a certeza,esclarecimentos é preciso...(mas esclarecimentos verdadeiros e lucidos,nada de coisas do reviralho e vamos nessa,tudo prá frente e o diabo a sete)!o pena escarlate tá sempre em cima destas coisas podia esclarecer a malta.

11/5/07 08:49

 
Anonymous Anónimo said...

O país não precisa de greves. Um dia de trabalho para ajudar a camara de lisboa, isso sim. Acham que vamos tar poucos PE,s em junho?

11/5/07 13:49

 
Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos a semana 20 não alterou!!! A dobra continua lá!! Mas que grande vitória !!!

11/5/07 14:22

 
Anonymous Anónimo said...

Ó Viril e queres tu greves para kÊ???? Para alterar a semana 20?? Tou contigo

11/5/07 14:23

 
Anonymous Anónimo said...

Quando vai ser alterada a semana 20???

11/5/07 14:24

 
Anonymous Anónimo said...

ó chato a semana 20 vai ser alterada quando tu te tornares um bom profissional e lutares pelos teus direitos e deveres.

11/5/07 15:04

 
Anonymous Anónimo said...

Eu sou bom profissinal pois ela(s) tua incluida ainda não se queixaram mas se calhar a tua vai sentir a minha falta por falta de tempo.

11/5/07 15:12

 
Anonymous Anónimo said...

Ó Viril numa sondagem que fizeste no local do tacho verificaste que dos nove que responderam à tua pesquisa (onde estavas incluído) apenas um, tu próprio, estava de acordo em fazer greve “pirata” no dia 30 de Maio.
A maioria disse, alto e bom som, que não estava interessado em dar força àqueles que sempre nos lixaram, nos apelidaram de amarelos, viraram a opinião pública contra nós, nos criticaram em conferência de imprensa porque com as nossas greves estávamos a pôr em causa a empresa, os postos de trabalho e a economia do país.
Estou, como sempre estive, disponível para fazer greve, desde que decretada pelo smaq e para resolver questões relacionadas directamente com a nossa carreira.
Foi para isso que foi criado o nosso sindicato de classe.
É para isso que continuamos independentes, isto é, não empregamos a nossa capacidade de luta para dar um empurrão a acções marcada e assumidamente políticas.

11/5/07 17:17

 
Anonymous Anónimo said...

ó chato vai levar onde o elton john gosta de levar ,vai puto...

11/5/07 20:59

 
Anonymous Anónimo said...

viril as sondagens á "boca do tacho",só se fazem quase no fim do repasto,quando a maltosa já tá no bagaçinho,em que vai tudo á frente e a malta derrete os fascistas todos,ias a ver que assim ganhavas a sondagem pró teu lado meu marreco do camandro,aprende a fazer as coisas meu gabiru do caneco.

11/5/07 21:03

 
Anonymous Anónimo said...

SERÁ QUE DESTA VEZ A SEMANA 20 NÃO VAI TER DOBRAS????

11/5/07 22:26

 
Anonymous Anónimo said...

teeens an..an..an.dado nooo gi..gi..gi.ná..ná.sio?

11/5/07 22:46

 
Blogger virilão said...

Anónimo das 17:17 ex-Pena Rosa:
a sondagem correu bem: eramos só 5.
O capitalista louro de alvalade, o sócio do Grupo Mello-saúde morador na Várzea de Sintra, tu (ex-pena rosa), o PJ de Oeiras (que se absteve) e eu, que lancei o debate (diz lá que não é giro animar aquela malta toda que se a cozinha tivesse boa ventilação até tinha pegado fogo).
Continuo a dizer: era um arrazo! aposto que até punham motas à frente dos pendulares na próxima virada ao Porto!

11/5/07 22:50

 
Anonymous Anónimo said...

ó anónimo das 20:59 eu não gosto de dobras mas tu se calhar como gostas de(LAS) DOBRADAS luta PELOS teus DIREITOS.

11/5/07 23:01

 
Anonymous Anónimo said...

Qu-qu-quando fa-fa-falarem em sur-sur-surdina tenham atenção ao surdo, é que se ele vê alguém mexer a bo-bo-boca e não houve na-na-nada fica des-des-desconfiado e depois im-im-implica com o fa-fa-fanhoso que é ga-ga-gajo para ir para a sala dizer que os ho-ho-homens disseram que não disseram que i-i-iam dizer. Fiz-fiz-fiz-me entender?

11/5/07 23:07

 
Anonymous Anónimo said...

Eu sou hanhoso, hão sou bufo.
Ó hago vai mas é handar hocas ao chato e ao ahóhimo que estão hom as horhonas aos haltos. Eu heria era uma haixinha de fruta destas. Cerehas hão é?Vêm aos phares.
Hão preciso de hizer a hinguém que henso hazer greve .Vocês já mhe honhecem. Hão falho uma. Hão falhava henhuma. Bom hocês sabem

11/5/07 23:24

 
Anonymous Anónimo said...

Viril, fiz melhor as contas e apurei o seguinte resultado: 89% contra e 11 % a favor.
Sabes, quando viraste costas a sondagem avançou.
Gostava que tivesses escutado as observações a satirizar a ideia.
Como sempre, arrepanhei as mangas e, com grande esforço e imenso prazer, fiz a defesa do teu pensamento. Entre outros argumentei que, saído de ti, era de admitir tudo porque gostas de “touradas”, és novo, um pouco lírico até e que por isso, qualquer sugestão largada dessa cabecinha pensadora, tem de ser levada com um sorriso nos lábios.
É pura brincadeira.
Aliás penso justamente que a ideia foi mesmo essa, de pôr a malta a sorrir.
Conseguiste.
Bravo.

11/5/07 23:35

 
Anonymous Anónimo said...

Víril estes gajos estão parados no tempo, ainda não evoluiram...Esta na altura de perceberr meus caros colegas maquinistas que o individualismo de classes não leva a lado nenhum, está na altura de por de lado as divergências antigas com os outros trabalhadores...também não devemos ser assim tão inocentes, será que só outros erraram... É necessário criar 1 grande plataforma sindical ferroviária, unida e respeitando as diferenças entre profissões diferentes dentro da CP. Não é fácil, mas também aos maquinistas não vejo futuro que não seja acertar as agulhas... O individualismo está a isolarno-mos, até sindicatos com representividade insignificante conseguem acordos que nós fazemos posteriormente com declarações de greve...
Víril mudaste de ideias, afinal aquilo que defendes agora já foi proposto aqui muitas vezes no teu espaço ( e da mesma forma ignorantemente deitado abaixo, nisso somos bons)... Boa Víril estou contigo, começa por juntar os maquinistas do mesmo depósito, podes começar por lutares e defenderes aqui neste espaço uma escala junta contra todos os velhos do restelo que apregoam a todos os ventos que para a Azambuja não vão, nem conhecem as novas estações da linha do norte, afinal o turco não é assim tão justo e integro na gestão do seu quintal, tem por lá uns maltrapilhos que fazem o que querem... devem ser dívidas antigas!

11/5/07 23:48

 
Anonymous Anónimo said...

Como sabem no final do mês de Maio decorre a Feira mais castiça do Ribatejo, (Feira de Maio, Azambuja).
A Tertúlia Mais Bêbados cò Vinho não quer deixar passar esta data em branco, sendo assim associa-se a este evento e vai organizar na mesma data a semana gastronómica ( atenção, não tem nada a haver com a Rota do Vinho).
Estão todos os cozinheiros da zona, (SIA/AZA) convidados a participar no evento. Sendo 4 dias de feira vezes 2 refeições, podem candidatar-se 8 cozinheiros, aos primeiros três a inscrever-se, será oferecida uma semana de férias em Monte Gordo.
Brevemente mais informações.

11/5/07 23:52

 
Anonymous Anónimo said...

Amigos, ferroviários, caros maquinistas. Onde é que onde há luta interna e contra-ideias algum grupo ou classe foi longe?
Oh meus amigos, quem está mal que crie um blog e se divirta sozinho...
A greve é uma forma de constestar a politica governamental e, não é o facto de o SMAQ não aderir ou não ir na onda que o trabalahdor não tem direito á greve. Só tesn de avisar antecipadamente que vais fazer greve e não serás penalizado, a greve é um direito e tu não podes ser penalizado por isso, seria inconstitucional!!!
Olhem, não vão mais longe...ainda há bem pouco tempo quase um ano, um juiz virou-se para uma empresa que instaurou processos disciplinares por os seus trabalhadores aderirem a uma greve geral ( julgo que foi em Novembro de 2005, essa greve ) e disse, vão pagar danos não patrimoniais aos trabalhadores, vão devolver o montante dos dias de suspensão aos trabalhadores e mais despesas e taxas judiciais porque se há coisa que pode ser único instrumento de luta pelos trabalhadores é a greve, que é uma forma constituicional de acção da sociedade civil.
A greve é um direito sagrado e os trabalhadores só têm de avisar 48 horas antes que foi o que eles fizeram.
Toma que é para aprenderem...
E aos que têm medo, não fiquem aqui a tremer. Não sejam criancinhas e não venham com tretas a defender a empresa, a empresa não são os chefes, a empresa somos todos nós, e qualquer classe tem que defender os seus intereses...

12/5/07 03:00

 
Anonymous Anónimo said...

Pode aderir à greve do dia 30 de Maio qualquer trabalhador, independente da sua filiação sindical, seja ou não sindicalizado. Ficam igualmente abrangidos, os trabalhadores que laborem por escalas e que iniciem o seu periodo de trabalho antes das 0-00h ou terminem depois das 24 horas. Mais informações em :

www.grevegeral.net

TEMOS TAMBÉM FORTES RAZÕES PARA LUTAR !

12/5/07 11:20

 
Anonymous Anónimo said...

fui a www.grevegeral.net.e surpresa...não há nada nesse endereço!estranho e engraçado ,enfim.só há um tipo de gente que eu detesto ainda mais que os furas(pobres desgraçados e graxas),detesto ainda mais aquele tipo de gente que sem escrupulos manda os outros para a frente do toiro e das lutas sem medir as consequências de tais actos,os chamados activistas de pacotilha que depois na hora de brasa estão ou de férias ou de baixa ou de dia de sindicato,enfim uma aldrabiçe qualquer,a quem a carapuça servir façam proveito.depois temos um anónimo que fala em tribunais de 2005(acha ele que foi em 2005)!!?em inconstitucionalidades(e as nossas requisisões civis foram o quê,e o que beneficiámos com isso na prática??)!!?"A greve é um direito sagrado e os trabalhadores só têm de avisar 48 horas antes ",onde foste desencatar esta pérola??onde está isto escrito?por fim de 2005 para cá foi alterada a lei da greve quer queiramos e aceitemos, ou não,e o que se precisa é de esclarecimentos idóneos,honestos e verdadeiros e não de incendiários e revolucionários da farinha amparo que depois, se houver merda da grossa ninguém lhes põe a vista em em cima.NÒS TRABALHADORES NO TERRENO ESTAMOS FARTOS DISSO,OUVIRAM BEM??primeiro que se entendam nas cupulas directórias e depois sim façam accções concertadas com as massas trabalhadoras no país inteiro!!

12/5/07 14:49

 
Anonymous Anónimo said...

porque há razões de protesto(veja-se a nossa situação), muitos ainda, que são coniventes com esta politica. vão surgir inevitávelmente, mais pressões contra a greve geral, fazendo conscientemente, uma politica de cuco. Mas quanta mais determinação e vontade mostrarmos, mais ganharemos.
Os motivos da greve geral, SÃO AS NOSSAS RAZÕES DE PROTESTO. Por isso, a greve geral, ou seja a nossa indignação, será aquilo que TODOS formos capazes de fazer.

12/5/07 18:53

 
Anonymous Anónimo said...

fa..fa..fa.nho..nho.so! teeeens u..u..u.ma for..for..for.rma eeeestra..tra.nha de fa..fa..fa.lar!

12/5/07 20:54

 
Anonymous Anónimo said...

óh cardeal,fui ao www.grevegeral.net e consegui ver!

12/5/07 21:50

 
Anonymous Anónimo said...

Alguém viu a alteração da dobra da semana20?

12/5/07 22:14

 
Anonymous Anónimo said...

se o ceguinho viu,também consigo ouvir.pato cobra binte?

12/5/07 23:58

 
Anonymous Anónimo said...

Mas alguém neste blog, alguma vez, pôs em causa o direito à greve?
Claro que quem quiser pode fazer as greves que entender, cumprindo, como é óbvio, os procedimentos legais. Neste ponto não há, como nunca houve, quaisquer dúvidas.
Mas é sempre legítimo interrogar se esta ou aquela acção de luta é ou não o melhor e último caminho a seguir para se atingirem determinados objectivos. A isto chamo liberdade de opinião.
No caso concreto da greve de 30 de Maio, que somente nos discursos se diz que vai ser geral, o que cumpre perguntar é se os maquinistas, nesta altura do campeonato, têm razões objectivas para engrossar essa acção do dividido grupo escarlate, em que, o Jerónimo mandou e o Carvalho, contrariado, lá fez.
Se há motivos relevantes para se fazer greve, compete ao Smaq, como único e legítimo representante sindical da carreira de tracção accionar os mecanismos indispensáveis para aderir de peito aberto, e sem subterfúgios, a esta acção de luta.
Para mim não existem, neste momento, fundamentos estritamente laborais para o independente Smaq se colar a essa jornada, mas como ignoro a estratégia dos seus dirigentes tudo pode acontecer. Desconheço se o Augusto quer, e o António não quer. Mais tarde vamos ver.
Alicerço o meu raciocínio tendo em atenção que a 27 do último mês (portanto, muito recentemente) os dirigentes do Smaq assinaram livremente um acordo com a empresa sem necessidade de recorrer à greve o que pressupõe que os problemas mais urgentes da carreira de tracção foram resolvidos ou há calendário para a sua resolução.
Bem sei que para os profissionais das greves (há até quem utilize dispensas sindicais/comissões para estar presente em todas) a falta da janela na sala de Entrecampos é motivo mais do que suficiente para se aderir à greve de 30. E se pusessem a janela, era a escala, e se a escala fosse boa, era da …..da…, não interessa se há razões, mas sim fazer greve para mostrar quão pujantes estão os escarlates.
Mas uma coisa sei, esta greve não se destina a resolver nenhum problema dos maquinistas, dirige-se acima de tudo aos funcionários públicos que, reconheço, perderam algumas regalias impossíveis de aguentar pelo erário público e, até, injustas para muitos trabalhadores do privado.
Quero acentuar que compreendo a solidariedade de alguns para com familiares mais directos que trabalham na Função Pública. Faz todo o sentido o apelo ao engrossamento da greve de 30.
Pudera.

13/5/07 00:40

 
Anonymous Anónimo said...

Que eu me lembre qualquer trabalhador é livre de aderir a uma greve... quer seja do sindicato a que pertence ou não

13/5/07 01:16

 
Anonymous Anónimo said...

não é bem assim... não podes aderir a uma greve convocada, por exemplo, pelos médicos, pelos engenheiros da cp, pelos marítimos,.... nem um revisor pode aderir a uma greve dos maquinistas. tem de se saber, sempre, quais os trabalhadores abrangidos pelos estatutos do sindicato que marca greve.

13/5/07 01:24

 
Anonymous Anónimo said...

é raro...mas acontece,desta vez estou de acordo com quase tudo o que pena rosa escreveu no ultimo comentário!era uma anedota,uma estupidez, um contrasenso e um desnorte completo o SMAQ desconvocar uma greve há 15 dias(por chegar a acordo em quase todas as matérias laborais,mal ou bem foi a decisão que tomaram)e agora os maquinistas fazerem greve geral não se sabe bem com que finalidade!querem mudar leis laborais?mudar de governo?de 1º ministro?de politicas para o País?de escalas de serviço?de cozinheiro em ETC?é favor esperar um pouco,há mais eleições daqui a + ou - 2 anitos e então sim com toda a força vamos votar nas mudanças de rumo,até lá meus amigos é trabalhar no duro e calar,porque a democracia é assim mesmo e não fui eu,nem o SMAQ,nem os maquinistas que a inventaram...quanto há rapaziada do reviralho,da confusão,do lá vai alho,quanto aos ché guevaras dos montes da linha de sintra e planícies da azambuja(com todo o respeito pela internacional figura do grande CHÉ),tenham calma e sosseguem o passarinho,meus amigos vocês ás vezes nem nos locais de trabalho lutam unidos por melhores condições e segurança no trabalho,quanto mais mandar governos abaixo...

13/5/07 09:50

 
Anonymous Anónimo said...

O cozinheiro de ETC! Nem pensar, este cargo é insubstituível!

13/5/07 13:44

 
Anonymous Anónimo said...

cada vez mais me convenço que o apressado acordo(igual ao sindefácil) do sindicato nas vésperas da greve do dia 27,foi apenas para justificar que não existem razões para entrarmos na greve do dia 30.como se os maquinistas vivam num país à parte dos restantes trabalhadores portugueses.mesmo no que diz respeito às nossas condições de trabalho,veja-se a alteração à escala,para fácilmente constatar-mos que nos andam atirar areia para os olhos.temos pela frente uma oportunidade unica com a greve do próximo dia 30,para demonstrarmos a nossa indignação, já que o pré-aviso de greve da cgtp nos dá cobertura legal.não vale apena pressões a favor ou contra a greve,porque os maquinistas são suficientes inteligentes para saberem o que querem e pretendem fazer.que cada um proceda com a sua conciência.

13/5/07 22:34

 
Anonymous Anónimo said...

Greve geral para quê? O actual governo não foi eleito livre e democráticamente pelo povo? As minorias não têm que respeitar as maiorias? É assim que a democracia funciona doa a quem doer.

13/5/07 23:14

 
Anonymous Anónimo said...

Os maquinistas são um grupo previligiado que limpa 400 contos por mês (não actualizado) e pernoita em hotéis de várias estrelas. Quem faz parte desta elite previligiada faz greve para quê? Semana 20? Janelas? Vão mas é trabalhar!!!!

13/5/07 23:33

 
Anonymous Anónimo said...

não, os maquinistas não têm motivos para aderir à greve politica do dia 30. não sei o que são escalas mas deve haver regulamentos para as fazer e se não fôr cumprido o sindicato deve actuar, mas não é razão para a greve.

14/5/07 01:49

 
Anonymous Anónimo said...

não sabes o que são palas? então cala-te. o que é que os fardamentos têm a ver com o assunto?

14/5/07 10:08

 
Anonymous Anónimo said...

Se o assunto não fosse tão sério, até dava vontade de rir das posições anti-sindicais, campanhas contra sectores da população e dos trabalhadores, acusados agora de priviligiados, por alguns rosinhas, que quando os laranjinhas estavam no poder e por muito menos, participaram activamente em greves,boicotes,manifestações,bloqueio da Ponte e outras acções de contestação.
Nenhuma profissão de fé rosinha, altera a realidade actual do País e as consequências da sua politica, servida em enormes doses de propaganda demagógica sustentada pelos meios do governo e dos grupos que serve.
A prova está à vista !
Acentou a destruição do aparelho produtivo e do emprego. Aumentou o IVA, penalizando os portugueses e a actividade económica. Protagoniza um processo de encerramento, privatização, aumento de preços e redução da qualidade de importantes serviços publicos. Ataca o sistema da segurança social, aumenta a idade de reforma, diminui o valor das reformas e pensões e agrava o peso das contribuições.
A nossa situação agravou-se com uma politica de limitação dos salários e direitos e de aumento dos preços de bens e serviços o que representa uma forte diminuição do nosso poder de compra. Dos medicamentos às taxas moderadoras na saude, dos transportes, da electricidade, do gás e dos combustíveis às rendas de casa e às taxas de juro, nada escapa aos aumentos.
O governo prepara-se para novo assalto aos direitos dos trabalhadores: chama-se FLEXIGURANÇA que consubstancia um brutal ataque, visando o despedimento totalmente liberalizado e sem necessidade de justa causa, a desregulamentação do trabalho e o aumento dos horários de trabalho, a troco de uma falsa promessa de proteção social.

a greve do dia 30 de Maio é importante porque:

-significará um justo protesto
-uma necessária e indespensável exigência de mudança de rumo

14/5/07 11:22

 
Anonymous Anónimo said...

calar? era o que faltava democrata de meia tigela. mantenho o que disse, não há razões para os maquinistas fazerem greve.
oh senhores da cp, ponham lá a janela. deixem para a eles e seu sindicato a gestão da escala.
não lhes dêm pequenas causas para aderirem à greve.
com franqueza, cp, uma janela não é assim tão cara.

14/5/07 11:24

 
Anonymous Anónimo said...

Para alguns, estava tudo bem.
Não era obrigatório fazer nada.
A qualidade e produtividade da função pública era excelente e com poucos custos. Era de manter tudo como dantes, porque era do melhor da Europa.
Não havia privilégios impossíveis de comportar pelo erário público. Não, o que se devia fazer era acrescentar mais privilégios e alargá-los a todos os trabalhadores. Foi isto que se fez, e faz, nos países vermelhos, e com excelentes resultados, convenhamos.
A Segurança Social foi posta em causa? Com franqueza, só os escarlates pensam assim!!! Então a esperança de vida, e ainda bem, está a aumentar e a natalidade a diminuir e, mesmo assim, o mais justo era diminuir a idade de reforma e aumentar as pensões. Nem o alibabá, lá bem no fundo, acredita ser isto possível e recomendável. Tinha de se fazer qualquer coisinha para garantir as nossas reformas no futuro. Mas também sei que é mais fácil falar, mandar abaixo, do que fazer. E quem nunca será governo pode prometer tudo a todos.
Agora uma verdade insofismável existe, estamos a atravessar uma crise.
E esta crise para os escarlates tem apenas uma leitura, a culpa é do governo que não arranja empregos, não aumenta os funcionários públicos, que quer alterar as regras de trabalho pondo em causa a viabilidade das empresas e por consequência os empregos, que não obriga empresas estrangeiros a investir no nosso país, que não faz um muro na fronteira para impedir a deslocalização de empresas, que não nacionaliza todas as empresas, que em vez de fechar devia abrir escolas, que não diminui o preço dos medicamentos, da electricidade, dos transportes, do gás, combustíveis, rendas de casa, dos juros, etc.
E tem apenas uma solução. Deixar tudo como dantes.
Isto estava tão bem. Éramos até dos mais desenvolvidos da Europa e com tendência para evoluir.
Vejam lá que este governo até os juros aumenta? Isto é demais.
Alibabá, diz lá uma coisa: qual o teu modelo de sociedade e em que país se está a praticar ou praticou (atenção não é o que está escrito em livros, mas sim realidades).

14/5/07 12:32

 
Anonymous Anónimo said...

Cherrie Rosa, para a economia andar, é preciso que haja poder de comprar, porque se não houver dinheiro, não há consumidores.
Os maquinistas ainda metem medo a muita gente, agora imaginem se ainda tivessem a coragem dos "famosos" das greves da Páscoa de 83.
Ainda não nos pronunciámos, pois não?

14/5/07 13:51

 
Blogger Duque de Loulé said...

Que buscais em nós?
Sabeis que serenámos
e que jamais participariamos em locais de tão fraca lisura e de desnivel gritante.
De que vos queixais senhores dos comboios?
Agora podereis arranjar dentes, mesmo que não sirvam para comer pão, pois estais a deixar de o poder comprar, mas sabeis que ficareis lindos no próximo velório nem que seja no nosso.
Falais de sindicatos, falais de partidos, não se dando conta que vós todos sois sempre - os fodidos.
Sei do que falo pois sou o Duque de Loulé - Líder do Partido Histórico, fui por diversas vezes ministro e, por três vezes, chefe de Governo.
Não vos mistureis uns com os outros (que o povo, meus caros, quer-se assim)deixai abandalhar a vossa arte, e um dia, quem sabe a 30, sereis meros espectadores de outros com valores.
Sois um povo de merda, fraco, que das guerras sempre fugiu ou ter-vos -ei eu visto na I ou mesmo na II? Sei que fugiram de África com medo das pastilhas e hoje mesmo de casa, tendes medo de sair com medo daqueles mesmos de que quiseram fugir.
De cobarde em cobarde até à derrota final

14/5/07 14:07

 
Anonymous Anónimo said...

eeeu ali..ali..ali..ali.nho.
deeeesde queeee nããão se..se..se.ja pa..pa..pa.ra fa..fa..fa.lar

14/5/07 17:25

 
Anonymous Anónimo said...

10 de Dezembro 2001
Arquivo DN online 23:58




GREVE CP maquinistas
PCP reconhece problemas da greve, CDS/PP ao lado do Governo

Carlos Carvalhas reconheceu hoje que a greve dos maquinistas da CP iria provocar problemas a muitos trabalhadores, e defendeu uma tomada de posição por parte do Governo. Ao lado da decisão tomada pelo Executivo está, claramente, Paulo Portas.

23:58
10 de Dezembro 01


O secretário geral do PCP, Carlos Carvalhas, reconheceu hoje que a greve dos maquinistas da CP iria provocar problemas a muitos trabalhadores, e defendeu uma tomada de posição por parte do Governo.

Afirmando desconhecer as «razões da greve», Carlos Carvalhas argumentou que o facto de a paralisação ter estado prevista para um período de quatro dias, no Inverno e em vésperas de Natal iria «provocar problemas a muitas trabalhadores».

O secretário geral do PCP não quis, contudo, adiantar se apoiava ou não a requisição civil, entretanto, determinada pelo Governo, que já levou os maquinistas da CP a suspenderem a greve.

«A greve é uma arma que tem de ser utilizada com critério e esta forma de luta podia virar-se (neste caso) contra os próprios trabalhadores», acrescentou Carlos Carvalhas, que falava numa acção de campanha para as eleições autárquicas no concelho de Odemira.

Ao lado da decisão tomada pelo Governo está claramente o líder do CDS/PP, que, após uma ida ao cinema com crianças, no âmbito de uma acção de campanha da sua candidatura à câmara de Lisboa, defendeu a requisição civil, sustentando que «já chega de pôr em causa os direitos dos cidadãos».


http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF62786

solidariedade?

15/5/07 00:15

 
Anonymous Anónimo said...

Assím é difícil tomar uma decisão... Não podemos estar sempre a olhar para o passado, não somos o SLB que vive da memória. Que me interessama as lutas de 80! Se agora estão a por em causa as conquista que foram feitas, seja pelos rosa ou laranja temos é que lutar...
Víril faz uma campanha séria para uma greve dia 30!
Já tenho saudades de fazer greve, e razões não faltam, se o SMAQ está filiado no partido do governo eu não!

15/5/07 00:24

 
Anonymous Anónimo said...

alibába tem razão em muitas das coisas que diz,pena rosa não deixa de ter razão em muitas das coisas que diz,o anónimo das 00.15 acertou na mouche...todos nós maquinistas sem dogmas,independentes,não agarrados nem membros de partido algum,mas homens trabalhadores, livres e de esquerda ficaram decepcionados e tristes (no meu caso pessoal)com as infelizes e nunca desmentidas afirmações do secretário geral na altura carlos carvalhas acerca da luta LABORAL E PROFISSIONAL dos maquinistas da cp.como é,(foi)possível fazer afirmações daquelas contra profissionais honestos,de raça e trabalhadores duros e firmes e com uma história digna e honrrosa de lutas e reivindicações por melhores condições de vida e de trabalho no panorama sindical português antes e após o 25 de abril!??ainda hoje o PCP grande partido da esquerda em portugal deve um pedido de desculpas formal a esta classe profissional da cp...quanto á greve geral,continuo a dizer que foi mal planeada,sem estratégia,sem concensos(concensos esses que foi possível noutras alturas),claro que há variadissimas razões para a greve geral,mas a que salta mais á vista é a chamada "ofensiva" contra a função publica,e é logo essa a mais fraca,a mais ténue e a mais dificil de demonstrar ao povo português as posições sindicais defendidas:eu explico,todos nós sabemos como funciona a função publica em geral,todos nós temos vizinhos,conhecidos ou familiares que com mais ou menos 50 anos (ou menos),depois de uma vida árdua de trabalho na base do alfeite,uma vida perigosa num qualquer quartel e a fazer não se sabe bem o quê,essa rapaziada está reformada (alguns com reformas bem chorudas),é os professores que não querem as aulas de substituição,preferem os horários zero claro,querem os 1800 individuos apensos aos sindicatos como há pouco tempo atrás(completamente inviável estas situações),e podia falar dos médicos e enfermeiros que querem continuar a ser reformados aos 55 anos e depois vão para o trabalho nos consultórios e clinicas privados e etc,etc,e muitos mais casos que nós conhecemos na justiça,tribunais,escolas, camaras municipais,classe politica e eu nunca me esqueço que em cada pessoa reformada,em cada pessoa aposentada,cada individuo que passa á reserva,sou eu que contribuo no activo com a minha força de trabalho para a sua reforma,e não estou(estamos) a conseguir pagar a tanta gente nova e ainda com saude e que podiam estar ainda activamente no mercado de trabalho e a produzir riqueza para o país!por fim,que já vai longa a missiva,cada um deve reflectir acerca da sua aderência ou não na greve geral,o que é certo e está minimamente demonstrado pelas minhas considerações é que nestas condições e nestes moldes é uma decisão muito dificil de tomar a participação na greve geral...

15/5/07 09:21

 
Anonymous Anónimo said...

Percebo claramente qual é a estratégia de desviar as atenções sobre os reais objectivos SINDICAIS da greve geral e tentar transforma-la numa disputa politico-partidária. Esta greve não é contra nenhum partido. É contra uma política oposta aquela que foi prometida aos portugueses na campanha eleitoral. Também por isso, participarão nesta jornada de luta, muitos milhares de portugueses de vários quadrantes políticos incluindo do partido do governo que legitimamente exigem uma mudança de politica que ponha fim ao estado de calamidade social que atingiu o país. E isto assusta alguns...

15/5/07 10:57

 
Anonymous Anónimo said...

peço humildemente desculpa de intervir novamente,mas não posso deixar de dizer com toda a honestidade e franqueza:as mudanças de politicas exigem-se com o nosso democrático voto no fim das legislaturas,aí é que é camarada alibába,aí é que se decide as mudanças e os rumos politicos deste desgraçado país,com a força do nosso voto,agora se as forças de esquerda(verdadeira esquerda) não conseguem cativar,explicar,trazer para o lado de cá,motivar,organizar as classes trabalhadoras deste portugal,essas mesmas forças de esquerda também se devem auto penenciar,e reflectir sobre se as estratégias,as lideranças,as ideias,as politicas,as directrizes são as mais apropriadas para fazer face ás ofensivas ditas de direita(bloco central) e patronais contra as classes trabalhadoras...e parece que as forças de esquerda ainda não acertaram o passo com as reais motivações e reivindicações destas novas gerações que estão aí,ás quais (com muita pena minha)eu já não pertenço,mas como as compreendo,ó se as compreendo.

15/5/07 12:01

 
Anonymous Anónimo said...

Extractos de um documento PUBLICO do Partido Comunista Português, em 2001, relativamente à situação na CP :

" UM COMBATE DE TODOS

Passados alguns anos desde o começo do desmembramento da CP, que balanço podemos fazer ?
-Menos postos de trabalho
-Maior ataque aos direitos dos trabalhadores
-Redução da oferta, com a consequente redução de postos de trabalhos
-Aumento dos ritmos de trabalho
-Maior desorganização no sistema
-Maior numero de administradores, directores e chefias superiores
-Condições objectivas para uma eventual redução da segurança

Hoje, podemos dizer que nenhum trabalhador ficou sem sofrer estas consequências. "

Relativamente aos maquinistas, diz o seguinte:

" O PCP entende que, no actual momento os problemas de cada categoria profissional é o resultado da opção que o governo fez para o caminho de ferro.

Não é possivel resolver os aspectos específicos desta ou daquela categoria profissional, sem se conseguir alterar a questão de fundo. Pode-se pontualmente conseguir alguns resultados, mas enquanto esta politica se mantiver, os trabalhadores MAQUINISTAS, assim como os ferroviários em geral, serão confrontados com uma forte ofensiva contra os seus interesses.

TODOS OS TRABALHADORES têm direito a lutar por malhores salários, dignificação das categorias profissionais, melhoria das condições de trabalho, mais emprego e que sejam garantidos os postos de trabalho, o que não está garantido com a política deste governo.

POR ISSO APELAMOS A UMA REFLEXÃO DE TODOS OS MAQUINISTAS E DOS FERROVÁRIOS EM GERAL, PARA NÃO DISPERSAREM FORÇAS EM QUESTÕES, QUE EMBORA IMPORTANTES, NÃO SÃO AS DETERMINANTES, PARA TODOS JUNTOS CENTRAREM A SUA LUTA EM DEFESA DO CAMINHO DE FERRO NO QUADRO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL DO ESTADO, ÚNICA FORMA DE GARANTIR E DEFENDER O EMPREGO COM QUALIDADE E O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA.

O PCP está solidário com TODOS os trabalhadores que lutam pela melhoria das suas condições de vida. Está ao lado dos trabalhadores contra as prepotências do governo, COMO FOI O CASO DA ULTIMA REQUISIÇÃO CIVIL AOS MAQUINISTAS.

O PCP estará com os trabalhadores na luta pela defesa do caminho de ferro, exortando a uma forte unidade entre todos os trabalhadores. Dispersar forças é dar ao governo condições para prosseguir a sua ofensiva contra a ferrovia e contra todos os ferroviários. "


Este documento brevemente será diponibilizado intregalmente ao responsável deste blog.

NOTA: o anónimo das 0-15h, esqueceu-se de referir o dia e a
hora, bem como o nº do despacho do então ministro do PS, António Costa quando assinou uma requisição civil aos maquinistas. Esquecimentos...

15/5/07 12:04

 
Anonymous Anónimo said...

Quem quizer greves que as faça! O SMAQ não tem nada a ver nem faz parte da federação nacional de folclore. TEMOS PENA!

15/5/07 14:13

 
Anonymous Anónimo said...

Ele há cada uma.
Vem agora o PCP, auto-intitulado como único e excelso defensor dos trabalhadores e dos mais oprimidos, aqui e nesse mundo afora, tentar agitar as massas para conquistar apoios políticos, com uma greve que diz geral.
Os povos atentos de países democráticos e desenvolvidos como a Inglaterra, a França, Alemanha, Espanha, Dinamarca, Suécia, Irlanda, Finlândia, etc, conheceram de ginjeira os métodos seguidos pelos comunistas virados a leste e deram-lhes o tratamento conveniente: deixaram de votar neles. Varridos politicamente, pura e simplesmente deixaram de agitar, complicar o evoluir da qualidade de vida desses países. Resultados: pujança, bom nível de vida, futuro risonho.
Nos poucos países onde os comunas mandam e ainda têm força: pobreza, ausência de democracia, sindicatos inexistentes e/ou anestesiados e como futuro, sempre e sempre, miragem.
Olhemos para os melhores. Vamos deixar as utopias.
Já estou como o outro, para mudar de políticas, vamos esperar pelas eleições.

15/5/07 14:54

 
Anonymous Anónimo said...

Se isto é a sério, vou-me já embora....

15/5/07 22:52

 
Anonymous Anónimo said...

alibába já andamos todos aqui há demasiado tempo para entender e compreender nas entrelinhas todos e quaisquer comunicados,venham eles de onde vierem,e isto funciona assim e é simples de compreender:para o PCP e CGTP-IN(e também válido para outras forças sindicais e partidos ),as lutas e greves dos maquinistas se forem isoladas e em prol unicamente dos maquinistas não prestam,é egoismo,é arrogância,é dispersão de forças,não importantes para o bem geral e etc,etc,etc...se as lutas e greves dos maquinistas forem concertadas com PCP,CGTP ou outrem, tornam-se por obra e graça do espirito santo, aglutinadoras para o bem comum,salvam o caminho de ferro em portugal,são lutas generosas,lutas heroicas,quiça desenham um rumo utópico e de esquerda para a nação portuguesa...desculpa a franqueza alibába para esse peditório já dei,já dei demais!e eu ao contrário do PCP e da CGTP não estou solidário com todos os "trabalhadores" ferroviários deste país,só sou solidário com as pessoas que efectivamente produzem riqueza nacional,são honestas,trabalhadoras,competentes,solidárias o que penso que é o teu caso pessoal,mas não é decerto o caso de muito trapalhão que por aí vegeta e vive á conta do meu(nosso) suor ,seja ele maquinista ,escriturário,operário oficinal,chefia intermédia,gestor,director,ou presidente de qualquer coisa...e mai nada...

15/5/07 23:15

 
Anonymous Anónimo said...

Não esqueçam que o PS é o nosso maior inimigo! Não venham novamente com as greves de 83 que o PS ajudou. Não podemos viver do passado, os agentes do actual PS nada tem com os de 83... Tratemos do presente com olhos no futuro, caros colegas que conseguiram grandes conquistas em 80 não no vendam, a nós maquinistas que ainda temos 20, 30 ou mais anos pela frente de trabalho... O SMAQ não olha a cores políticas, só faremos greve dia 30 se a actual direcção decidir que é útil para a nossa carreira, está na hora de apoiar os actuais dirigentes mas de olhos bem abertos. Participa cardeal não largues o veneno que á decadas se acumulou em ti.

16/5/07 21:30

 
Anonymous Anónimo said...

pena rosa o smaq devia ser entregue à oposição.
Aquilo tem 11 assoalhadas.
O Gusmão ficava com a secção das massagens nas duas salas maiores e o eduardo gomes geria a secção dos travestis no sotão.
Assim já não precisavamos de aumentar as quotas.

17/6/07 21:57

 
Anonymous Anónimo said...

oh Gago esclarece lá com calma esta malta como se eles fossem muita burros!

18/6/07 14:06

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!