Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

terça-feira, maio 08, 2007

Você sabia que:

Continuando na onda do serviço público:

Você sabia que:

  • ­ O principal sindicato GT – ferróvia - “Sindefácil” tem 83 sócios
  • Os sindicatos que assinaram os 1,8% antes do NOSSO, representavam apenas 6% dos trabalhadores da casa.
Que a empresa pretendia que apenas pudessem ficar com um trabalhador a tempo inteiro, os sindicatos com mais de uma centena de associados.
Agradecimentos: (world wide web; D.S. - maquinista de alma e coração)

Etiquetas:

34 Comments:

Anonymous Anónimo said...

não sejas burro.isso é apenas sócios na cp. estão aí sindicatos gt`s e não gt`s também com associados na refer e na emef.

9/5/07 00:15

 
Anonymous Anónimo said...

xim,xim tel lação.

9/5/07 00:18

 
Anonymous Anónimo said...

Como sempre, o processo democrático de negociação e espaço de diálogo com a finalidade de consenso posto em causa por aqueles que impõe o que querem e bem lhes apetece.
Sindicatos? Já não há sindicatos como antigamente!!!
Hoje é só medo, falinhas mansas, hipocrisia, batidas nas costas e trocas de sorrisos...
Hoje os dirigentes de sindicato são acomodados, e não representam verdadeiramente quem deveriam!!!
E digo-vos mais: Muitas vezes temos aquela questão dos velhos do restelo. Pois eu dou um conselho: Vão moderando o voto, não se sujeitem a votar sempre nas mesmas pessoas, que normalmente entram num processo de viciação e do costume...
Muda o teu voto, porque o dinheiro deixa-lo lá sempre e quem o dirige é aquele em quem mais se confia que pode trazer benefícios para a classe.
Ser crítico, ser inconformado, ser revolucionário moderado, ser do contra, sempre. Mas, com responsabilidade e competência, com inteligência e uma maneira de estar na direcção que traga ganhos acrescentados para a classe.
O que se tem visto é uma moleza e dirigentes dormentes.
Bem sei que se tentaram outras alternativas, mas, mudar é bom, mudar pode significar outras ideias, pode ser mais difícil negociar para o lado da empresa, tendo em conta que são outros dirigentes, outras caras o que lhes dificulta a vida, porque há uma distância, há um respeito e uma equipa nova tem tendência a mostrar trabalho...
Pensem nisso...

9/5/07 01:44

 
Anonymous Anónimo said...

O número exacto de trabalhadores não altera nada. O principal ( o sindefácil) que está aí com 83 trabalhadores, tem igual ou mais poder que o "nosso". Até conseguiu levar um dirigente a administrador de uma empresa do grupo. Já partiu a espinha á Federação e sonha ainda negociar o AE dos maquinistas. Quer se goste quer não, Furtunato é o maior profissional do sindicalismo dos últimos 20 anos na CP. Pudera, em terra de cegos .....

9/5/07 10:00

 
Anonymous Anónimo said...

ou os trabalhadores se mobilizam, ou as políticas de agressão aos seus direitos e interesses se intensificarão.

9/5/07 10:15

 
Anonymous Anónimo said...

não deve faltar muito tempo para virem comer à nossa mão. g`ts sim, greve geral,não

9/5/07 23:18

 
Anonymous Anónimo said...

O Smaq é como um Ferrari de grande potência dirigido por pilotos sem garra e estáticos, isto é, sem a dinâmica exigida para beneficiar da força da máquina. Os outros, os “pigmeus” com limitada energia, alcançam a meta utilizando perspicazes desvios deixando para trás as fortes locomotivas.
As dificuldades não estão na máquina mas sim em quem a comanda. Quem ainda não viu isto, nunca mais conseguirá ver nada.
E a locomotiva, parada, lá vai enferrujando até tombar de podre.
Pois é, quando se tornou possível introduzir lubrificante novo a escolha foi a de aguentar o óleo desgastado. Não se optou por fazer a indispensável revisão no momento ajustado, que devido à utilização de novos elementos poderia sofrer de algumas insuficiências que com o decorrer do tempo facilmente se resolveriam, sendo que agora o enfraquecimento da máquina é cada vez mais evidente até porque recentes factores externos de segmentação espreitam que condicionam qualquer reparação em plena prova.
Começam a aparecer, aqui e ali, sintomas de perda do norte devido, sobretudo, à ausência de uma estratégia, de um rumo, de forma a traçar o futuro dos que integram esta equipa. É essencial, em primeiro lugar, definir uma orientação plausível, discutida e acreditável, tendo em vista a sustentação da unidade a nível nacional.
Não se pode continuar a resolver problemas aos soluços pois a sua resolução além de não ser duradoira, potencia o despertar da desunião que é como dizer, cria brechas na estrutura da enferrujada locomotiva.
Já me alonguei mais do que desejava.
Porém e como remate final digo que se deve compreender que quem está à porta da reforma não queira correr riscos pelo que a velocidade a imprimir ao Ferrari que têm nas unhas será, agora e daqui para a frente, devagar, devagarinho e parado.

10/5/07 00:48

 
Anonymous Anónimo said...

Prosa rural
-Esta manhã ao passear no monte tropecei e caí, ao levantar me senti uma grande dor no cotovelo num àpice percorri a minha vida, recordei o meu passado e entendi que esta dor era um alerta á realidade do que foi o meu passado.

10/5/07 09:29

 
Anonymous Anónimo said...

essa prosa do Ferrari dá sono, de tão lenta. Poder de sintese, meu caro. Locomotiva? isso é o quê?

10/5/07 12:05

 
Anonymous Anónimo said...

Aproveitem para dizer alguma coisa de geito, antes que apareça por aqui o pastor. Sim, o tal de LSA, de olho, perdão, vistas largas e grande sabedoria.

10/5/07 12:08

 
Anonymous Anónimo said...

pena rosa,desculpa ,diz outra vez,não percebi :"Os outros, os “pigmeus” com limitada energia, alcançam a meta utilizando ""perspicazes desvios"" deixando para trás as fortes locomotivas".estás a querer dizer que as mentiras ,as faltas de carácter,a subserviência,a falta de hombridade,a calunia,o divisionismo,o chico espertismo,a falta de escrupulos,todos os mais baixos adjectivos que se podem aplicar a um ser humano,no seu lado mais asceroso e órdinário,agora chama-se ""perspicazes desvios""!!??parece-me mais um elogio,mas enfim,desde que vi um porco a andar de bicla mais nada me surpreende,de qualquer maneira fiquei estupefacto com a tua prosa,agora já chegamos ao desplante de elogiar os filhos da mãe..."perspicazes desvios",sim senhor, vai bem o teu raciocinio,vai!!tás todo queimado amigo...(ou será só um desabafo de uma grande dor de cotevelo,como diz MALCOM X)??se for isso talvez te perdoe.

10/5/07 12:14

 
Blogger virilão said...

Pena Rosa, meu caro,
desconfio que contigo a guiar, o ferrari só andava de marcha atrás e olha que não falo no sentido sexual que esse defeito, julgo, até nem tens.
Mas também consta, que no máximo, serias co-piloto e fica a pergunta...será que te deixavam guiar um bocadinho?
Abraço com aquele gostinho a espalhafato

10/5/07 16:17

 
Anonymous Anónimo said...

Eu a guiar o Ferrari? Ele à cada uma. Já disse, mais do que uma vez, que sou ferroviário mas não pertenço à tracção. Mexo-me entre as secretárias. Mas que hei-de fazer, querem atingir alguém que por certo nem conheço. Paciência.
Quanto ao artigo apenas quis dizer que o meu sindicato é pequeno, com poucos associados e não tem a força reivindicativa do smaq, por isso tem de negociar os acordos empregando os meios que tem ao seu alcance.
Acham que os escriturários ganham alguma coisa em fazer (ou ameaçar) greves?
Para quê, levar mais 0,1 ou 0,2% de aumento?
Sabem nós não temos problemas com dormitórios, salas de trabalho, escalas, entradas e saídas de serviço, etc.
No ano em curso o meu sindicato (ugt) negociou a tabela salarial, cláusulas pecuniárias, o alargamento do seguro de saúde à estomatologia e oftalmologia e outras questões.
E o smaq, o que conseguiu mais?
Tanta capacidade reivindicativa, tanta unidade, tanta força, para quê?
Lá marcaram uma greve, que acabaram por desconvocar, para depois se verificar que o acordo que assinaram é, em termos gerais, igual ao celebrado, em Março, pelo meu sindicato. Pelo meio lá meteram uma vistoria aos dormitórios, pensões, hotéis e salas de trabalho para, amanhã, ou depois, ou ….., se marcar nova greve para resolver de vez o que assinaram agora. Pelo que sei tem sido assim ao longo dos anos.
Eu não tenho culpa de nada.
Não se irritem comigo.
Tenham paciência, não custa nada engolir, de vez em quando, uns sapos.

10/5/07 17:11

 
Blogger virilão said...

Estás na secretária estás..hahahaha

10/5/07 17:56

 
Anonymous Anónimo said...

É verdade Víril o pena rosa trabalha nos escritórios, está na secção de higiene e saúde no trabalho, consta que tirou 1 curso de engenheiro, mas como não é do PS não lhe arranjaram melhor. Mas ele vai dar nas vistas está a projectar a tão esperada janela para a sala dos maquinistas em ETC. Consta que a obra é de grande envergadura e com verbas financeiras exorbitantes o que já está a aguçar os apetites do aparelho de estado. Segundo escutei a janela de ETC será a obra a apresentar pelo candidato do PS á camera de Lisboa. O pensa rosa caiu no goto dos rosa, ele andava muito mal visto depois da barracada que foi o prolongamento das plataformas de passageiros de Barcarena e ATE, projecto da sua autoria.

10/5/07 23:12

 
Anonymous Anónimo said...

pena rosa para quê manobras de diversão??

11/5/07 08:42

 
Anonymous Anónimo said...

O principal sindicato (GT, sindefácil?) tem o mais perspicaz (ou outro adjectivo, se quiserem) dirigente sindical de que há memória na CP. Para os que comem muito queijo, lembro só de uma conferência de imprensa onde pôs todos os sindicatos (federeção incluída) contra os maquinistas. É este ferroviário virtual, com telhados de vidro, que no seu site "SINDEFER" previligia o ataque á tracção e que nunca o SMAQ teve capacidade para desmascarar. De qualquer modo, se o FCP vai ser campeão com o Jesualdo, será que não seria boa ideia contratar o Fortunato para a direcção? Pensem nisso!

11/5/07 14:03

 
Anonymous Anónimo said...

ó viril andas á procura do quê e para quê?andas só a dar publicidade ao sindeferócaralho e ao paneleiro do furtado ou fortunarto ó a puta que o pariu,deixa-te dessas merdas ándas atrás dalguma coisa foda-se que a malta tá a ficar fodida contigo,é só publicidade aos nojentos de merda.

11/5/07 14:59

 
Anonymous Anónimo said...

Ó Viril vira-te mas é contra quem nos f... com a aceitação da semana 20..... e....

11/5/07 15:07

 
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo das 14:59: é o menosprezo pelo adversário que tem conduzido o dito cujo á situação de previlégio que á anos detem na empresa. Combate-lo com essa linguagem, é fazer o seu jogo e os resultados estão á vista.

11/5/07 21:21

 
Anonymous Anónimo said...

Para quem não conhece FF, julga-o aprendiz de sindicalista ou anda a leste do paraíso: http://oestadodoscowboyos.blogspot.com/

11/5/07 23:24

 
Anonymous Anónimo said...

Já agora vejam no site do sindefer o video das baratinhas dorminhocas. Agradeçemos o apoio á luta que vai levar á mudança de unidade hoteleira.

13/5/07 23:21

 
Anonymous Anónimo said...

Baratas de palmo... Ganda nojo!

14/5/07 20:19

 
Anonymous Anónimo said...

Para os mais distraídos hoje 15 de Maio foram já tomadas algumas medidas, resultantes da luta. Baratas nunca mais! Atenção que a janela não está esquecida!

15/5/07 22:55

 
Anonymous Anónimo said...

O quê? já nã deixam lá entrar as baratas tontas? E assim os maquinistas vão dormir onde?

24/5/07 12:45

 
Anonymous Anónimo said...

Bem fez o eduardinho, que para matar as baratas "convidou" um travesti a subir com ele ao quarto.

17/6/07 21:51

 
Anonymous Anónimo said...

Quando o Fortunato souber que o comuna porco do eduardo gomes tem companhia de travestis no quarto é que vai ser o bom e o bonito.

18/6/07 14:02

 
Anonymous Anónimo said...

O eduardo gomes quer lá saber o que é "baratas",
Ele quer é ser bem servido!

18/6/07 14:04

 
Anonymous Anónimo said...

Vocês maquinistas são uma carneirada das piores que existem
Porque motivo é que atacam o Sindefer e o Fortunato?
Se não fosse o Fortunato vocês estavam bem tramados, desde 1994.
Se nestes ultimos anos levaram algum aumento que se visse, devem-no a ele.

18/6/07 20:39

 
Anonymous Anónimo said...

Cala a boca ò trafulha.
Tu e a UGT são do que há de mais baixo.

18/6/07 20:40

 
Anonymous Anónimo said...

Enquanto vocês estiveram nas mãos do medeiros e do cruz estão fodidos.
Esses dois espertalhões é que puseram de rastos a luta do ferroviários.
Só o Dr. Crissóstomo Teixeira é que os topou e eles não fizeram farinha.

18/6/07 20:43

 
Anonymous Anónimo said...

O medeiros é do CDS do paulo Portas e o cruz é do BE do miguel portas.
A sorte deles é que são unha com carne e os conselhos de gerencia de merda que tem passado na cp têm medo deles.
E vocês maquinistas ainda são piores. estão cegos por esses dois parasitas sindicais.

18/6/07 20:46

 
Anonymous Anónimo said...

Esses dois espertalhões sabem muito.
O medeiros atacou o gusmão e o cruz atacou o david.
Foi uma acção concertada para impedir os maquinistas de escolherem uma direcção diferente.
Eles sabiam que o gusmão e o david iriam conduzir os maquinistas para o seio da luta de todos os ferroviários.
São o medeiros e o cruz os teoricos do elitismo dos maquinistas.

18/6/07 20:50

 
Anonymous Anónimo said...

Obrigado Fortunato pelo aumento do 1 ponto 8!
Obrigado por teres organizado a oposição aos dois espertalhões do smaq.

18/6/07 20:53

 

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