Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, abril 01, 2010

BOA PÁSCOA

II.º Grande ALMOÇO DA LIBERDADE

DIA 30 de Abril 2010

Encontro: PMA

HORA: 11h em diante

MENU:

PORCO(certificado) no Churrasco

Salada

Batata frita

Karaoke amador e muita animação

Assinala a tua presença com

NODDy , BARATA


7 Comments:

Anonymous O BARDO said...

Após loga e fastidiosa letargia, entendeu este humilde bardo deixar-se seduzir pelas musas da tra(i)ção e voltar a confrontar os sentidos com uma composição que dedica a toda uma carreira cada vez mais desavinda. Ressalva que há honrosas excepções à regra, mas, no geral, isto é o espelho fiel do que se passa nesta terra...

Cá vai:

"Cartão do SMAQ ao peito
A muitos faz dar nas vistas (bis)
Sobretudo faz jeito
A pretensos maquinistas (bis)

Não importa quem eles eram
Não importa quem eles são
Nem todo o mal que fizeram
Mas sempre a bem da tracção

Cartão do SMAQ ao peito
A muitos faz dar nas vistas (bis)
Sobretudo faz jeito
A pretensos maquinistas (bis)

Vem o chefe de depósito
Que controla a situação
E fala sempre a propósito
Pela boca do patrão

Cartão do SMAQ ao peito
A muitos faz dar nas vistas (bis)
Sobretudo faz jeito
A pretensos maquinistas (bis)

Vem também o inspector
Com um curso modernista
Já sabe o AE de cor
Para lixar o maquinista

Cartão do SMAQ ao peito
A muitos faz dar nas vistas (bis)
Sobretudo faz jeito
A pretensos maquinistas (bis)

Vem também o sindicalista
Pela frente é só fulgor
Por detrás é um vigarista
Vende p’lo menor valor

Cartão do SMAQ ao peito
A muitos faz dar nas vistas (bis)
Sobretudo faz jeito
A pretensos maquinistas (bis)

Vem por fim o desgraçado
Que sustenta esta gente
É o maquinista enganado
Que ainda assim anda contente

Cartão do SMAQ ao peito
A muitos faz dar nas vistas (bis)
Sobretudo faz jeito
A pretensos maquinistas (bis)"

Adaptado ( José Barata Moura jamais imaginou que pudessem haver filhos da mãe na tracção)

1/4/10 19:21

 
Anonymous Anónimo said...

Louvores a Maquinistas Técnicos da CP Lisboa

A Direcção Executiva da CP Lisboa atribuiu louvores pelo comportamento exemplar de alguns Colaboradores.

Atitudes que permitiram evitar colhidas de pessoas, a prestação de informações aos Clientes a bordo dos comboios, nomeadamente sobre alterações no serviço do Metro, e atitudes que possibilitaram evitar avarias no material circulante e na infra–estrutura foram os comportamentos merecedores de louvor público.

Pelo empenhamento, sentido de responsabilidade e zelo, realçando as vertentes profissionais e humanas demonstradas, foram assim merecedores de louvor público e de reconhecimento os Maquinistas Técnicos, David António Henriques, António Gameiro Lopes, Carlos Jesus Almeida, António Martins Barrocas, José Manuel Guerreiro, Dário Mendonça Rita, José Manuel Simões, Silvestre Pipa dos Reis, Rui Prata Rodrigues, Hipólito Silvério Ferreira, António Ribeiro Gomes e Cecília Barros.

Isto está a evoluir.

2/4/10 16:14

 
Anonymous Tá bonito, tá said...

CP aluga comboios espanhóis por 30 milhões de euros.

A CP vai recorrer a automotoras
espanholas em segunda mão para
rejuvenescer a sua frota de serviço
regional. O negócio prevê o aluguer,por parte da transportadora espanhola
Renfe, de 17 automotoras a
diesel da série 592 para serem usadasdurante cinco anos na rede portuguesa.
A CP pagará 5,35 milhões de euros
por ano à transportadora espanhola
e o acordo entre as duas empresas
prevê a revisão integral das automotorasque será efectuada nas oficinas da Integria (afiliada da Renfe para a manutenção de material circulante).
Um comunicado da Renfe diz que
“este contrato vai trazer trabalho para as oficinas da Integria, cujos objectivos estratégicos passam por reconverter a sua divisão industrial, dedicada
a fabrico e manutenção, num
prestador de serviços de referência
para operadores ferroviários”.
O mesmo documento refere que
será feita “uma renovação completa
do ciclo de vida deste material”, no qual participarão também técnicos da EMEF (empresa de manutenção da CP) que se deslocarão a Espanha.
Numa segunda fase, parte destes trabalhos serão também efectuados nas oficinas desta empresa em Guifões(Porto).
A Renfe assegurará também a formação dos maquinistas portugueses que se deslocarão igualmente a Espanha.
As automotoras 592 são conhecidas
em Espanha por “camellos” por
os aparelhos de ar condicionado instalados no tecto se parecerem com bossas. Curiosamente são tão antigas como o material que vêm substituir pois datam, tal como as automotoras portuguesas, dos anos oitenta.Foram construídas pela Ateinsa e Macosa (que entretanto foi comprada pela Alstom), mas especificadas com requisitos superiores aos das composições portugueses à data da construção.
As “camellos” foram renovadas e
remotorizadas com motores MAN em
1996 e, segundo especialistas espanhóis com quem o PÚBLICO falou,
estão em “muito bom estado”. O facto de a maioria ter sido retirada de serviço em Espanha deveu-se à compra de material mais moderno para os comboios regionais e suburbanos.
Ainda assim, automotoras desta série circulam actualmente nos suburbanos de Múrcia e Valência e em serviços de média distância na região de Madrid.
As primeiras seis automotoras “camello” deverão começar a circular em Portugal em Julho, ainda a tempo de poupar os passageiros dos calores do Verão no vale do Douro, onde substituirão as actuais UTD (unidades triplas a diesel) que estão em fim de vida útil (embora a CP espere poder vendê-las para a Argentina).
O material espanhol irá também
substituir as UDD (Unidades Duplas
Diesel) na linha do Minho que, por
terem ar climatizado, serão transferidas para o Algarve, cujas automotoras não dispõem actualmente desse “luxo”.
Para a CP, este negócio é uma
forma de colmatar o seu défi ce de
material circulante enquanto não se
concretiza o concurso público que
está a decorrer para a compra de 74
novos comboios (49 unidades eléctricas para serviço suburbano e 25 automotoras a diesel para serviço regional e de longo curso).
As propostas apresentadas variam
dos 319 aos 479 milhões de euros e
ainda não foi escolhido nenhum fabricante, pelo que antes de 2013 dificilmente haverá material novo.
Num protocolo firmado recentemente,
a Renfe alugou ainda à CP,
por 2 milhões de euros, dois comboios Talgo para efectuarem o Sud Expresso (Lisboa-Hendaye). O aluguer inclui a manutenção do material que será feita em Madrid.
A CP e a Renfe assinaram recentemente um acordo de cooperação para a exploração conjunta da ligação Lisboa-Madrid em alta velocidade. O documento prevê o estabelecimento
das condições de cooperação entre
as duas empresas, nomeadamente o
modelo de exploração, a coordenação
de serviços e a partilha de receitas e de custos e recursos humanos.
Em todos os países europeus onde
há alta velocidade é normalmente
a empresa incumbente que explora
esse serviço. Em Portugal, no entanto, o Governo ainda não defi niu as condições de acesso à rede do TGV que poderão passar por um concurso internacional.

2/4/10 16:25

 
Anonymous rufino said...

os maquinistas no seu melhor:almoços e jantares.

5/4/10 11:46

 
Anonymous Anónimo said...

o rufino chupa-mos....

6/4/10 12:42

 
Blogger Pena Escarlate said...

Viva o almoço da Liberdade!!!
Aos organizadores três pedidos:
-Costeletas de bufalo para mim.
-Pasto para o cavalo.
-Bandeira da Renfe hasteada no "acampamento".

6/4/10 15:17

 
Anonymous outro anónimo said...

ó rufino chupa-mos antes a mim.

6/4/10 18:32

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!