Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quinta-feira, março 16, 2006

A carta (semi-aberta)

Hoje, apareceu em alguns cacifos uma carta devidamente assinada, de alguém que não vou revelar o nome, apenas para isto sair o menos possível de dentro da classe.

Caro colega e amigo: desde, já lamento que não tenhas tido verba para mandar fazer mais fotocopias lá na papelaria, a fim de pores uma em cada cacifo.
Se precisares de financiamento diz, que a malta faz aqui uma “vaquinha” e arranja-se já verba, só tens que trazer a factura devidamente carimbada pelo estabelecimento comercial, não é que desconfie de ti, mas já estou farto de defender pessoal, por questões semelhantes.

Achei brilhante a forma como falas do nosso colega e amigo e pelo respeito que lhe tens e digo-te desde já que concordo com tudo, sem excepções, um abraço, amigo e sincero a ele.
Só acho estranho é que se ele é o melhor (e volto a dizer-te que concordo plenamente), porque é que os outros te convidam a ti, e sempre a ti? Serás porventura ainda melhor?

Noutra parte da carta, falas que ele não “é um organizador de festas e orgias com “gajas” em cima das mesas”.
Estarias porventura a referir-te a isto?(Clicar)
Devo dizer-te que se te referes mesmo a isso, fui eu que organizei, e foi um almoço entre amigos e apareceu quem quis, a moça da foto é um truque de imagem que eu fiz nos meus tempos livres. (aceito encomendas)
Deixo-te aqui em baixo o original.
Pensava que se percebia facilmente, mas já vi que estou a ficar mesmo bom naquilo, uma vez que já consigo “enganar” gente tão bem cotada intelectualmente. Desculpa, foi mesmo sem intenção, não queria enganar ninguém.
Lamento que não tenhas ido ao almoço, provavelmente não viste o convite numa das tuas rápidas passagens pela nossa sala bem ventilada, com luz natural, etc.
Já agora, cada um pagou o seu, que nós somos democráticos e não alinhamos naquelas cenas de “todos pagam para alguns”.
Se puderes da próxima vez coloca uma data no teu documento, fica sempre bem. (é que se vires a data em que ela aparece no deposito e o que se passa no blog….vem muito a despropósito, mas lá terás as tuas razões)
E não percas tempo comigo, não sou candidato nem estou em listas, não quero subir/mudar/baixar, só quero mesmo unir o pessoal (alguém o conseguirá?).
Canaliza as tuas energias, para as coisas boas que um cargo como o teu nos pode trazer, e se fizeres um bom trabalho, o pessoal recompensar-te-á com um mandato (e será de certeza porque o mereces), não te preocupes já, com os outros pretendentes, - 1.º o acordo 2006, depois as lutas sindicais, não concordas?
És meu amigo, quer gostes, quer não! (os meus amigos sou eu que escolho, ok?)
Tal como na tua primeira carta (em que te pedi por telefone para publicar e me disseste que não o querias fazer), peço-te agora por aqui para a enviares, por e-mail para eu a publicar, teria muito gosto.
Tenho muita estima por ti e por quem te lidera, mas as ideias…são outra coisa – o que não quer dizer que as minhas é que estejam certas/melhores, etc.
Deixa-me ter opinião, está bem? (sou da geração da coca-cola, já não apanhei a ditadura)
Um abraço e continuem um trabalho que espero bom! (já agora, 6,41 de sub de refeição é curto - as infraestruturas tiveram 6,50...entre outras coisas) - não se distraiam com "fait-divers"


A gaja não está cá, ok...?

14 Comments:

Blogger Unknown said...

Amigo Quim, gostei de tua carta, gostei mesmo. Sei que és muito mais do que pareces. Confortavelmente em casa, descansando, como se fosse importante e não sou. De repente todos me telefonam, curiosos com uma carta que desconheço por completo. Interessante, pensei...
Agora entendo e nada deixaste para eu dizer, já disseste tudo o que havia para dizer e bem.
Apenas uma nota, como referencia:
essa carta apareceu em muitos outros locais e da mesma forma; de mansinho...
Sem me querer repetir, mais uma vez as palavras de José Regio, me vêm ao espirito:
"...se ás coisas que pergunto
em vão, ninguém reponde,
como pois, sereis vós
que me dareis ferramentas e coragem
para derrotar os meus
próprios obstáculos..."
Seja...

16/3/06 23:46

 
Anonymous Anónimo said...

Já estás á rasca.
Desta vez não há via ascendente, mas tás com medo que te deixem de fora. foste sempre estudante, nunca trabalhas te por turnos, nunnca vergaste verdadeiramente a mola, sempre envenenaste tudo e todos para atingires os teus fins como fizeste com o david, e agora mostras-te para não te deixarem de fora. será que o medeiros se lembra do que dele disseste quando eras d.sindical no rossio? e á 3 anos durante o teu via ascendente quando achavas que o david era o maior e o flores e o sequeira e o milho e o gamboa?? lembras-te!? toda a gente se lembra já não enganas ninguem.

17/3/06 00:01

 
Anonymous Anónimo said...

O Cruz no seu melhor.
Ele que em actos eleitorais anteriores sempre andou na sombra e em grande roda-viva a fazer listas "ascendentes" para tirar o tapete ao Medeiros, vem agora com este arrazoado em defesa do Presidente do Smaq. Um verdadeiro trapezista, sim senhor!...

Será que o Medeiros pensa que ele (Cruz) o vai tentar trair, novamente? Tem razões de sobra para se acautelar, porque a palavra “traição” está sempre presente no seu âmago.
Parece impossível. Então por haver duas ou mais listas a concorrer às eleições é apostar na divisão da carreira?
- Não, e não, o Smaq sairá mais fortalecido com o debate de ideias, com o surgir de diferentes projectos, com o despontar de novos protagonistas.
Para o Cruz, e em termos meramente pessoais, óptimo é não haver concorrência, porque assim está garantida a sua reeleição. É que segundo parece ele nunca gostou muito do trabalho nocturno, de “bulir” aos fins-de-semana, enfim, saboreou sempre mais o trabalho de “estudante” (apesar de ter estudado muito pouco).

O que será do Smaq quando o Augusto Cruz e o Medeiros se reformarem. Está tudo tramado. Eles são insubstituíveis. Não há melhor ao cimo da terra. Todos os respeitam, até, imagine-se, a Administração da Fertágus. (e os maquinistas dessa empresa, também?).
Que pena terem já cerca de 57 anos. A carreira que se acautele porque o limite de idade espreita e depois ficam descalços, com a perda de tão grandes sumidades.E, já agora, porque motivo o Cruz e o Medeiros não se incluíram nos mais de 400 maquinistas que atingiram os 55 anos de idade e tiveram uma solução social digna e segura, isto é, “reformaram-se”. Não é esse o objectivo que presseguimos?
Pudera, não estão muito desgastados.

Será que o Cruz está a sentir a areia a fugir-lhe debaixo dos pés?

17/3/06 01:36

 
Anonymous Anónimo said...

puto este cruz não tem amigos, quer tu gostes quer não.

os amigos são os que mais jeito derem na altura.
ora são os amigos da comissão de inquerito aos desvios no smaq!? já agora qual foi mesmo o resultado? e que depois de ele lá ter chegado nunca mais o medeiros e o turco foram ladrões!
ora foi o d.almeida para formarem uma lista em 92, em 2000 e em 2003!
e o seu maior amigo passou a ser agora o medeiros, quando quase não se falam.
e se um dia ele precisar de ti passaras certamente a seres tu. por isso acho muito bem que sejas tu a escolher os teus amigos...

17/3/06 07:37

 
Anonymous Anónimo said...

Engraçado, fico agora a saber que ter uma outra opinião é estar contra os outros, e não, ter uma outra forma de ver as coisas. Engraçado que para alguns, ter outras ideias seja ser o inimigo e não uma contribuição para a evolução. É triste ver como alguns parecem mais interessados em ficar agarrados ao poder que em resolver os problemas que a todos afectam. Se o trabalho que têm desenvolvido é assim tão bom, nada têm a temer, pois nós todos saberemos avaliar isso na devida altura. Agora será talvez a altura de se concentrarem na negociação que decorre, em vez de estarem preocupados se terão que voltar para a linha ou não.

17/3/06 12:21

 
Anonymous Anónimo said...

Extraordinário....como a democracia é linda,como o debate de ideias é um dos seus pilares,como é util e salutar a alternativa a todo e qualquer poder.
Uma coisa parece certa desiluda-se quem pensou que o nivél não podia baixar ou pouco mais,para certos intervivientes é sempre possivél chegar mais longe são assim os «grandes lideres»,pessoalmente isto não constitui surpresa não por má vontade da minha parte mas mais pela experiêcia adqirida por vezes de forma dolorosa,mas um principio nunca violei , O RESPEITO BÁSICO PELO SER HUMANO .
resumindo e concluindo:fica mais uma vez provado que o que constiui uma evidência de muitos anos , a democracia de alguns companheiros começa quando acaba a de outros ,isto traduzido em português mais vernáculo,são democratas todos aqueles que perturbem o pontificado em curso até porque se não gostarem aplica-se o principio básico da monarquia.
LEMBREM-SE SEMPRE DESTES PEQUENOS INCIDENTES QUANDO QUISEREM DAR LIÇÕES DE DEMOCRACIA E ARTE DE BEM FAZER SINDICALISMO PLURAL E TOTALMENTE ALHEIA A POLITIQUICES.
Mesmo sendo ateu graças a deus não resisto a mais uma vez lembrar que deus é grande e não dorme rsrsrsrs.
Uma coisa estamos de acordo , existe sempre alguem que resiste por isso UM GRANDE BEM HAJA PARA TODOS OS QUE RESISTEM.
HASTA SIEMPRE PARA TODOS OS CAMARADAS SEM EXCEPÇÃO COM OU SEM ORGIAS RSRSRSRSRSRSRSRSRS

17/3/06 22:58

 
Anonymous Anónimo said...

Entre 'acomodados' e 'maçaricos' a escolha desta vez vai ser mesmo MUITO DIFÍCIL!

18/3/06 12:49

 
Blogger Pena Escarlate said...

Quanto vi pela 1ªvez a foto,confesso que também não gostei!Tenho de ser sincero!Acho que não fica bem colocar uma "gaja" em cima de uma mesa.
Temos de compreender e aceitar as diferenças e preferencias entre nós.À quem as prefira debaixo da mesa...

18/3/06 19:50

 
Anonymous Anónimo said...

Augusto Cruz:
Isto está mesmo a mudar.
Em eleições anteriores eras tu a sondar outros para integrar listas de "oposição" ao Medeiros. Agora, por magia, foste tu a ser sondado.
Cruz, podes estar mais velho mas as tuas qualidades em resolver jogos difíceis permanecem intactas. Continuas um autêntico malabarista.
Noutros tempos, para ti, o Medeiros era um frouxo, um inapto, sem solidez para ser Presidente do Smaq. Hoje é o maior, o único terrestre com competência e qualidades para mandar no Smaq. Não sei até o que será do nosso sindicato quando tu e o Medeiros, insubstituíveis criaturas, por imperativos da idade, nos abandonarem.
Será o caos, o fim:
- Nunca mais nenhum órgão da CP, da Metro do Porto, da Fertágus, desde o Director até ao Presidente de Administração terá tão elevado respeito a qualquer dirigente do Smaq.
- Nunca mais haverá unidade na carreira.
- Os processos de acidentes de trabalho jamais serão resolvidos.
- Os associados nunca terão acompanhamento nos processos disciplinares.
- Quem atingir os 55 anos não terá uma solução social digna e segura, nem conseguirá um regime de enquadramento que lhes dê garantia de reforma com todos os direitos adquiridos (segundo sei, e independentemente do Sindicato a que pertencem, todos os trabalhadores da CP saíram nas mesmas condições e os da Refer conseguiram até, e claro sem o Medeiros como protector, melhores regalias). etc…etc…

Augusto Cruz e Medeiros, imploro-vos, consultem depressa o “Pena Escarlate” para que, rapidamente, vos prepare um “elixir miraculoso” de modo a perpetuar a vossa permanência no Smaq para assim o defenderem dos “peões de brega”, dos usurpadores e dos deboches.

Acredito que não conseguirão o tal “elixir”, por isso, tem de ser a carreira a decidir o seu destino sem olhar aos ditos insubstituíveis que simplesmente emperram o nosso futuro.
Não deixes para amanhã o que pode mudar hoje.
Os velhos do “restelo” são um obstáculo ao nosso progresso.

Cruz vem fazer uma perninha na Linha de Sintra.
Vem trabalhar no ferro.

19/3/06 02:26

 
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Mas o menino Gusmão convidou o Cruz ou não? Gostava de saber. Porque è que eu não sou convidada?
Tem que ser amigos uns dos outros não é? Para se fecharem em copas e não sair nada cá para fora. O smaq alimenta muita gente até demais, não vós parece? Mais importante que o lavar da roupa suja é saber as ideias e quem são os meninos e que querem para a nossa carreira, ou será que só pensam na vossa carteira. Também é altura de acabara com as benesses que andam a ser exploradas por muitos lorpas.

20/3/06 21:24

 
Blogger Unknown said...

Não sou advogado de ninguém...
E muito menos dos amigos porque esses, sabem defender-se sem a minha ajuda.
Mas ó Flora, sabes o que dizes???
Se sabes, prova-o.
Primeiro, não é menino, tem dois putos lindos e não precisa de advogado...
Depois e mais importante, não gostamos de falinhas mansas, de saias arregaçadas, mas de homens e mulheres capazes de agir sem empurrões...até porque no dia em que o Gusmão trair a Carreira, não tem amigos. Tem-me a mim como inimigo e eu não quero ser inimigo de ninguém, até porque sou bruto...
ou seja, já não uso garrafões, sem ofensa para uma arte tão nobre e util, mas sei ser inimigo...
E ao Gusmão, como a muitos, para não dizer todos, porque não conheço todos, levanto a minha taça e digo que te quero na frente...
Mais, a todos digo, são meus colegas e companheiros de trabalho e de luta por melhores condições de vida, mas a todos digo, embora possa parecer mal, grosseiro e ordinário, sinceramente, não me fodam...
É uma palavra como outra qualquer e vem no dicionário.
Por isto , pela Carreira, pelo SMAQ,
SEJA....

20/3/06 21:52

 
Anonymous Anónimo said...

Já percebi que faz parte da lista do Gusmão, tudo bem meu caro companheiro de trabalho. Mas quais são as ideias que defendem para os maquinistas? E não respondeste, o Cruz foi convidado ou não? Não vejo mal nenhum nisso mas gostava de ver a situação clarificada. A procura de pessoal experiente para a vossa lista só a valoriza. Eu ainda sou muito nova mas gostava de ser aflorada!...

20/3/06 22:21

 
Anonymous Anónimo said...

Obrigado Gusmão pelo esclarecimento prestado e pela frontalidade apresentada.
Temos candidato compalheiros de trabalho!

21/3/06 16:04

 
Blogger virilão said...

"quando todos se calam
tente se manter vivo

pode crer que nada do que eles
fazem é pensando em você
vejo que mentira abrigas na tv

no jogo marcado, viciado, programado
inventado pra você perder
quanto tempo lamentando o que aconteceu
e tudo vai ficando muito menos seu

lave as suas mãos e pague caro pra sofrer
vem ver que ainda é possível crer
que ainda há saída
que a história, quem faz
quem não pode mais se calar
e ficar de bobeira

quem viver verá
um país decidido
quem viver verá
um povo mais unido
quem viver verá
uma nação dizendo eu sou mais eu

pode crer que eles não querem ver
nada mudar
vejo que mentiras
promessas no ar

nesse tabuleiro viciado
programado, inventado pra te derrubar

há quanto tempo a gente olha e finge que não vê
espera que um milagre vá acontecer
tire os olhos do céu
faça por acontecer

vem ver que ainda é possível crer
que ainda há saída
quem viver verá
um país decidido
quem viver verá
um povo mais unido
quem viver verá
uma nação dizendo eu sou mais eu
quando todos se calam, tente se manter vivo..."

21/3/06 22:34

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!