Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Que vergonha!!!

Assembleia Geral:

Sala cheia! (bravo)

Maquinistas do Rossio/Azambuja presentes:

APENAS 7!!!!!

3 dirigentes sindicais, 2 delegados sindicais e apenas mais 2 sócios. (Manhã)

No sitio certo nem aparecem!!!!
Tenham vergonha!!!

Cada vez dou mais razão aos actuais dirigentes sindicais na sua actuação...é que eles sabem bem que terrenos pisam e quem está mesmo com eles!!!!

O SMAQ SOMOS NÓS!!!!

VERGONHA DO C******* , PÁ

83 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Po-po-pois é.
Depois de a-a-arranjarem mil e uma de-de-desculpas pa-pa-para furarem a ultima gre-gre-greve que até era levesinha agora fa-fa-faltam todos.
eu n pude ir porque es-es-estava no terapeuta da fa-fa-fala.
tu fo-fo-foste Virilão ?
Aposto que os 2 sócios normais eram os In-in-índios o Escarlate e o Rosa.

18/2/09 11:12

 
Anonymous Anónimo said...

Este post apesar da ironia do seu autor não deixa de tocar numa ferida que existe na realidade. Mas isto é fruto da actual sociedade individualista que existe, se o problema é na casa o vizinho que se lixe, não é na nossa. Por muitas desculpas que se encontrem a verdade é só uma como não nos toca directamente enfiamos a cabeça na areia e esperamos que a onda passe. Depois muito integros nas nossas convicçoes e ideias vimos para aqui dar palpites e criticar, desconhecendo muitas vezes a realidade. É mais fáçil alimentar o boato que tentar esclarece lo, é verdade aqui alvitramos umas bocas, lançamos o caos e pensamos que somos os maiores. Mentira não valemos nada enquanto se proceder assim, alguém ganha com isto mas não somos nós. Se não sabemos devemos procurar saber, se não temos a certeza devemos procurar a verdade. Palpites só para o euromilhões. E acima de tudo devemos respeitar para sermos respeitados.

18/2/09 14:23

 
Anonymous Anónimo said...

AH VIRIL!
Sou teu fã, sério meu caro colega. Agradeço a oportunidade que tens dado aos teus colegas maquinista, falar mal. É porreiro pá todos os dias trocar abraços confraternizar com os colegas e depois vir aqui ao teu espaço e falar mal. Deixo a teu critério quando somos sinceros nas cabines ou no teu blog?

18/2/09 18:26

 
Anonymous Anónimo said...

Ó Viril... podes crer que se os dirigentes e delegados sindicais não fossem pagos, e bem, para ir às assembleias estas não se realizavam por falta de quórum.
O resto é cantiga.

18/2/09 18:38

 
Anonymous Anónimo said...

Perderam-se até lá chegar!

18/2/09 18:54

 
Anonymous Anónimo said...

Pastores sem ovelhas? Quem defendeu e ovacionou os pobres dirigentes? E quem ofendeu e malhou na oposição?

18/2/09 19:03

 
Anonymous Anónimo said...

da parte da tarde para além dos citados dirigentes e delegados acho que apenas esteve um (1) sócio...

realmente é uma vergonha não irem mais sócios de LxRossio/Azambuja a
uma assembleia a 10 minutos da estação do rossio

desta vez não podem argumentar que não cabiam lá

vários centros de trabalho tinham lá muitos mais sócios e vieram de mais longe

18/2/09 19:54

 
Anonymous Anónimo said...

Após ler este comentários gostava que fosse feita 1 analise pelos dirigentes sindicais qual a causa que leva ao desinteresse por parte dos maquinistas do depósito do rossio. E até que ponto esta ausência não foi semeada ao longo dos anos pelo total desinteresse que o SMAQ votou os suburbanos de Lisboa, que vantagens tiram alguns com o desinteresse dos maquinistas. Isto tudo faz lembrar a ausência dos portugueses em geral para com a politica, para com as eleições... não serão as razões as mesmas.
Mas muito se tem falado da ausência dos maquinistas, mas nada foi dito dos presentes, suponho que algum coisa falaram... Ah! É segredo, aguardo pelo tal contacto pessoal dos delegados para ser devidamente informado, é que eu não fui, andava a fazer de maquinista a essa hora, umas viradas à Castanheira, é que nem todos foram ausentes apenas por desinteresse ou preguiça.

18/2/09 20:34

 
Anonymous Anónimo said...

eeeu fui! mas pe..pe..pe.lo ca..ca..ca.minho na AAAAAveni..ni..ni.da juuuunto ao Di..Di..Di.ana Bar uma mo..mo..mo.ça, poooor aaacaso aaaaté de booooooas fa..fa..fa.milias, meeeeteu con..con..con..con.versa cu..cu..co.migo e já sóóóó saí do eeeelevador do hó..hó..hó.tel no quin..quin..quin.to an..an..an.dar.
quan..quan..quan.do saí do qu..qu..qu..qu.arto como vi..vi..vi.nha um bo..bo..bo.cado aaaaaama..ama..amarroootado e deeeeepen..pen..pen.teado jáááá não tive co..co..co.ragem para eeeentrar na aaaaassembleia, pe..pe..pe.lo que pé..pé..pe.ço des..des..des.cu..cu..cu..culpa.

18/2/09 23:36

 
Anonymous Anónimo said...

eu vim de longe, mas não encontrei o hotel. fui pelo passeio do lado esquerdo mas não vi nenhum numero 243 do lado direito.

19/2/09 00:35

 
Anonymous Anónimo said...

Mas a direcção promeveu, alguma vez, o debate de ideias e fomentou a participação dos maquinistas na vida sindical.

A direcção tão pouco recorreu às novas tecnologias (velhas para a esmagadora maioria dos sindicatos) para levar a informação aos associados, para comunicar com os delegados sindicais e dar-lhes notícias sigilosas para estes as transmitirem aos maquinistas e ouvirem as suas opiniões.

A direcção, como sempre prometeu, não produziu um jornal para prestar informação, dar a palavra aos associados, desenvolver assuntos de interesse, fazer o historial do smaq, etc.

Os dirigentes não vão, ou raramente vão, aos locais de trabalho ouvir e sentir o pulsar da carreira.

Os actuais dirigentes, como prometeram, nunca formaram novos quadros sindicais, porque estão agarrados ao poder.

Muitos maquinistas não assistem às assembleias porque sabem que tudo é decidido conforme as indicações da direcção.

Enfim, vamos esperar que a reforma dos "patrões" do smaq chegue para que as portas do sindicato se abram a novas ideias de fazer/estar no sindicalismo.
Gente com sangue novo é preciso.

19/2/09 00:36

 
Anonymous Anónimo said...

quando é assuntos importantes fazem-se de orelhas moucas.

19/2/09 01:28

 
Anonymous Anónimo said...

eram sete e todos baixinhos? Em vez de estarem a trabalhar, andam metidos em reuniões. Quando chegarem a casa logo lhes conto.

19/2/09 10:03

 
Anonymous Anónimo said...

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que minha vida é a maior empresa do mundo, e que posso evitar que ela vá a falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo.

19/2/09 10:07

 
Anonymous Anónimo said...

eu fui mas não vi ninguém.

19/2/09 10:40

 
Anonymous Anónimo said...

com este governo e este 1º ministro rosinha não conseguimos evitar que a nossa vida vá à falência.

19/2/09 10:51

 
Blogger lagartão said...

Não pude ir á assembleia,estava a trabalhar nesse dia,já falei com um dirigente sindical,já falei com o delegado sindical do meu local de trabalho,fui esclarecido do que se lá passou,disse,discutiu,do que se aprovou,do que foi rejeitado,directrizes para o presente e para o futuro em particular para a classe a que pertenço e em geral para a empresa onde trabalho profissionalmente,de umas discordo com outras concordo e pronto cá vamos cantando e rindo sem azedumes e com muita camaradagem á mistura.
de outras coisa de que aqui alguns colegas falam tenho este ano 3 eleições para dar o meu contributo para mudar os destinos do meu País...abraço a todos.

19/2/09 14:03

 
Anonymous Anónimo said...

E, lagartão, tens também eleições no smaq para ajudares a mudar os destinos do sindicato.

19/2/09 14:28

 
Anonymous Anónimo said...

Sinto-me feliz e realizado ao ver como elegem democraticamente o presidente do conselho, perdão, sindicato. Que a vossa PVIDES (patrulha vigilancia e defesa do sindicato) trate de todos os vermelhos e amarelos à traulitada como eu o fiz, garanto que o presidente só sairá por queda do cadeirão. Deus, Pátria e SMAQ. Amén.

19/2/09 19:05

 
Anonymous Anónimo said...

São maquinistas vendidos
Nos imundos AE'S
Com teus inimigos
E amigos talvez
A lei tem motivos
Pra te confinar
Nas grades do teu 5º andar

Se no teu sindicato
Tem farta sessão
De linchamento, chicote
Garrote, punção
A CP tem caprichos
O que hoje é banal
Um dia vai dar no jornal

Se manchas as salas
Com teus esquadrões
Sangrando maquinistas
Sindicalistas, graxistas, peões
A CP abre os olhos
A CP tem pudor
E espeta o seu próprio inspetor


E se definitivamente
A carreira só tem desprezo e horror
E mesmo nos depósitos és nocivo
És um estorvo, és um tumor
Que Archer te proteja
És dirigente comum
Na cela faltava esse um.

(adaptado - Chico Buarque tem mais em que pensar)

19/2/09 19:15

 
Anonymous Anónimo said...

Vamos mudar Portugal!

www.mudarportugal.pt

19/2/09 20:57

 
Anonymous Anónimo said...

Aonde é que anda a crise....

21/2/09 00:24

 
Anonymous Anónimo said...

boa tarde meus senhores.
fazendo uma ligeira comparação com o que se passou,discutiu,decidiu e votou na assembleia geral,e os comentários feitos neste blog,neste post e noutros posts anteriores a minha reflexão está feita.
na assembleia tratou-se do futuro dos profissionais maquinistas com os que lá puderam e quiseram estar,pessoas com ideias diferentes mas gente atenta,séria,honesta e interessada nos problemas da classe.
aqui neste blog trata-se de má lingua,de provocações,de bocas ,de desrespeito,de invejas,de intrigas ,de larachas,de má educação,de complexados,de gente pouco séria ,pouco honesta e frustados com a vida que levam,como não têm ideias nem ideais de vida correctos limitam-se a enxovalhar os seus colegas e quem não pensa como eles.

UMA TRISTEZA...

21/2/09 13:53

 
Anonymous Anónimo said...

"na assembleia tratou-se do futuro dos profissionais maquinistas com os que lá puderam e quiseram estar,pessoas com ideias diferentes mas gente atenta,séria,honesta e interessada nos problemas da classe"

Esta tirada merece uma ode!

"Um só rebanho
Um só pastor
Um só AE
Em um só salvador
É Teu smaq que nos une aqui
E num só espírito adoramos a Ti
E num só espírito adoramos a Ti

Um só rebanho
Um só pastor
Fruto, ó Senhor
Desse Teu grande amor
Só nos gloriamos em teu cruz
Oh! Louvado sejas
Bendito Medeiros
Com teu rebanho, quais escuteiros!

Um só rebanho
Um só pastor
Sim, esperamos por Ti, ó Senhor
É face a face que vamos ver
Quem nos lixou
E por nós vai morrer
Quem nos ensinou
E por nós quis tudo ter
Quem nos tramou
E por nós vai correr"

Adaptado (o grupo Logos tem mais que louvar)

21/2/09 14:10

 
Anonymous Anónimo said...

Para aqueles que já vão mandar as bocas do costume, ficam a saber que sou do norte e sócio do Smaq e continuarei a ser sócio e revoltado, mas à espera por um sindicalismo melhor, porque os galos muito tempo no mesmo poleiro deixam de cantar.

Desde algum tempo se vê o mal que sofre o sindicato ás custa de quem o está a gerir e de quem o alimenta.
Nota-se uma profunda falta de interesse por parte de alguns dos associados devido ás asneiradas correntes e recorrentes de quem nos devia representar e no fim acaba por nos defraudar e aldrabar com conteúdos que muitas vezes não lembra ao diabo, preocupam-se com merdices e os assuntos reais e de interesse ficam à margem.

Caso não saibam, o Smaq, foi através dos seus dirigentes nortenhos, intransigente com a formação aos maquinistas sobre a colocação de areeiros colocados nas motoras amarelas (puseram um inspector a dar uma formação sobre os areeiros e a levar os meninos pela mão ás unidades para mostrar as torneirinhas de isolamento), mas quando as unidades não paravam por problemas de aderência não mostrou nenhuma intransigência sobre a falta de segurança das unidades, não defendeu o maquinista que mostrou existir problemas no comando de freio na unidade, pelo contrário passou por doido e tolo (mais tarde modificaram a unidade que veio a dar razão ao dito colega). Isto sim é que é de louvar a atitude sindical, quando não param que se foda e para a merda de um sistema de areia é preciso fazer guerra.
Quando as velhas 2500 começaram a andar em múltipla, não vi nenhum dirigente sindical a berrar que era preciso dar formação sobre a alteração, quando as velhas UTE’s mudaram os cepos para sintéticos não vi sindicalista a berrar que era necessário formação uma vez que a capacidade de freio passava a ser diferente e teria que haver mais cuidado por parte do pessoal, quando puseram os cepos sintéticos nas UTD’s 600 não houve um sindicalista a dizer que era necessário formação, e agora passaram para cepos de ferro outra vez. Muitas modificações em material eram informadas através de documentação e todos nós sofríamos para as entender. Por que raio agora o Smaq estava tão preocupado com a instalação de areeiros nas UME’s? Porra não entendo esta merda, será por causa das eleições? Ou será que a qualidade dos maquinistas de agora é diferente? (Deve ser, pois agora na documentação só há agentes de condução).
Andou o pessoal da CP-Porto a fazer greve para não ter mais de 7 horas nocturnas de serviço, porque raio era o único depósito a fazer essa greve na altura? Porquê? Ou somos todos iguais (maquinistas) ou não somos? Porquê a intransigência de ter agente de apoio nas marchas e os colegas de Lisboa estarem dispensados? Porquê o Smaq andou a tentar encontrar maquinistas dos amarelos para serem testemunhas a seu favor e não encontrou nenhuma para, segundo dizem, para uma acção em tribunal? Porquê tanta celeuma contra um certo maquinista? Será por dizer verdades que não devem ser ditas? Será que não podemos dar a nossa opinião e podemos contrariar os dirigentes? Porquê? Sabem que anda muita gentinha no norte enganada? Porquê nunca foi feita uma assembleia geral no norte? Cá também temos bons hotéis. Porquê o relatório de contas só foi colocado no norte 3 dias antes da assembleia geral? Porquê e mais porquês existem daqueles que não comem o que os dirigentes sindicais vomitam para os incautos e para os que régiamente continuam enganados? Porquê fiz greve para ter serviço condigno (para acabar com as rotações de 11 horas) e agora fodo-me com rotações com mais de 9 horas por escala? Arre foda-se para isso existe um sindicato para quê? Para levar as massas ao fim do mês? Para a porcaria do AE de 2003 mais valia ter assinado logo o de 1999 pelo levávamos com a merda toda e não ás pingas? E melhor, não houve prejudicados com as mudanças do AE 2003 e ficou pessoal a berrar com a descida de escalão e ainda por cima numa reunião em Contumil os dirigentes afirmaram que era mentira e quando confrontados com a verdade não sabiam o que dizer.
Não me venham dizer que é o negócio possível mediante a actualidade.
Já tivemos a oportunidade de ser considerada uma profissão de desgaste rápido mas o Smaq andou a fazer o quê? Negócios que muitos ainda não perceberam.
Enfim, ficam aqui alguns dos porquês e mais porquês existem.
Mas é bem feita porque quanto mais me bates mais eu gosto, diz o ditado.

21/2/09 14:20

 
Anonymous Anónimo said...

Um aplauso sincero para o comentário anterior. Orgulho-me por ver este discernimento nos meus colegas do Norte. Ainda gosto de ser maquinista!

21/2/09 14:39

 
Anonymous Anónimo said...

Homenagem deste humilde bardo aos dois últimos colegas comentadores

"Duque de Loulé
Elenco de aldrabões,
Primatas sem honra,
Sem bom senso e sem vergonha
Um circo apinhado,
Coração da tracção,
Um rebanho acocorado,
Gozando a encenação...

Viva a burrice,
Viva o carnaval,
Ao Algarve sem chatice,
Embriagues nacional...

Nós somos do rebanho,
Do rebanho de surdos,
Dos que não enxergam nada
E ainda morrem mudos...

Norte a Sul rebanho,
Rebanho de surdos,
Dos que não enxergam nada,
E ainda morrem
Mudos....

CP em chamas....."


Adaptado (os Hard West têm mais em que malhar)

21/2/09 14:47

 
Anonymous Anónimo said...

viril amiguinho,o teu blog está a tornar-se uma correia de transmissão cada vez mais bem oleada da federação,para criar agitação entre as massas trabalhadoras em proveito politico próprio...

pois é,passam os anos e a saga continua o SMAQ independente de partidos e de centrais sindicais,continua a dar azia a muita gente alguns dos quais com uma desfaçatez completa até se intitulam de educadores da classe operária,quando não passam de furas greves com pretenções a tachos e tachinhos.façam um favor á malta,bardos,sócios do norte!?,e quejandos...sigam o vosso mestre para onde ele fugiu(precisam lá de carne para canhão,porque diz-se por aí, que por lá a debandada é grande,e ninguém se entende,á poucos lugares para muitos pretendentes,ide ide segui o vosso moisés).

21/2/09 16:35

 
Anonymous Anónimo said...

Hoje a federação, amanhã os vermelhos e amarelos, depois a Al-qaeda, ainda o Vaticano, a Disney World, a liga de clubes, tudo, tudo concorre para destruír o SMAQ. O que os defensores do indefensável não podem é ocultar a vacuidade dos seus argumentos que não com uma defesa mística dos amigos.

Não adaptado (não consegui convencer um único artista para versar , por nojo de todos os sondados)

21/2/09 16:57

 
Anonymous Anónimo said...

Para o Sócio do norte.

Caro colega independentemente daquilo que o SMAQ fez ou não,uma coisa é certa,tu e os restantes colegas não se deixem influenciar por um tal Eduardo Gomes que vos está a utilizar para fazer campanha contra o SMAQ.
Informa-te sobre o seu passado de fura-greves e onde participou de um colega que apenas exercia o seu direito de greve.

21/2/09 18:04

 
Anonymous Anónimo said...

Para o smaq, gente com sangue novo é preciso.

Esperar pela reforma dos "patrões" que lá se instalaram pode ser tarde.

21/2/09 19:25

 
Anonymous Anónimo said...

Para os bardos,sócios do norte,furas greves e outros que tais,a visão que têm da vida é mais ou menos esta:
quem não pensa como nós é nosso inimigo;quem não vota em nós é claramente estupido e ignorante;quem não professa os nossos ideais de vida é ovelha que segue o pastor;quem não diz mal do SMAQ não é gente séria e não é gente válida,e enquanto não conseguirmos tomar conta do sindicato há que bater em tudo o que mexe em especial nos colegas em funções na direcção actual.
amigos essa maneira retrógada e conservadora de estar na vida já não surte em Portugal,ainda não perceberam que estamos numa democracia,os actuais dirigentes foram ELEITOS em eleições democráticas E NÃO FOI DE BRAÇO NO AR COMO NO PARTIDO DE EDU CHÁVEZ,por isso participem com as vossas odeias na vida sindical para ver se nas próximas eleições cativam os maquinistas em torno do vosso projecto,até isso acontecer sejam DEMOCRÁTICOS e não insultem os vosso colegas de trabalho...

21/2/09 19:51

 
Anonymous Anónimo said...

Eu não sou do norte, sou maquinista de Lisboa, do Rossio... Mas as questões do norte são pertinentes e revejo-me nelas... Porque não respondem as questões e deixam essa da politica,que somos perseguidos, invejados e todos nos querem mal, pronto já sei disso, mas respondam lás ás questões do colega se faz favor. Algum dos iluminados dirigentes consegue responder porque o SMAQ ainda não avançou com 1 estudo de profissão de desgaste rápido?

21/2/09 20:18

 
Anonymous Anónimo said...

Colegas, o SMAQ somos nós e mais nada, mas custa ver que realmente o desinteresse persiste. Na parte que me toca, fui a uma assembléia hà 3/4 anos em que se falaram das actuais condições de trabalho que permitem por ex. que se façam até 10 horas de trabalho; em que referi por ex. que uma redução do tempo de repouso iria permitir as actuais aberrações do depósito do Rossio(dobras), que hoje se fazem com 14 horas, imaginem com menos. Não conheço situações de dobra em nenhuma classe profissional que não a nossa(posso estar enganado), mas seja como for, isto é uma aberração que dá cabo da nossa saude fisica e mental. Enfim, isto à conclusão que na altura um dirigente disse que nesse caso alegava-se falta de condições de trabalho e pronto, as dobras nunca seriam possíveis. Perante isto e tendo em conta a situação actual, o meu interesse em assembléias esbateu-se. Mas, e em contraponto, sou da opinião que devemos lá ir, embora pense que de pouco adiante... No entanto, é complicado o relatório de contas do ano anterior e do próximo serem debatidos e só lá para a tarde os assuntos de AE e condições de trabalho. Uma reunião para cada tema seria mais apopriada, uma vez que só mesmo quem está de descanso tem o dia todo. Perante isto...a minha opinião é esta, embora possa não ser a melhor, é a minha. Saudações para todos.

22/2/09 00:29

 
Anonymous Anónimo said...

Sócio do norte esclarece.
Para que não pensem que venho aqui meter lenha ou estar influenciado por outros esclareço que desde que estou na função de maquinista fui sempre sacrificado pelas acções do Smaq em prol de mais valias para o bem de todos. Tenho praticamente 20 anos de função, não falo de palavras ao vento como muitos pensam. Já agora onde estão os famosos 16000 contos que desapareceram do Smaq há uns anitos atrás e as explicações foram muito vagas? Porquê o Smaq com o seu famoso advogado, oriundo da carreira de maquinista, deixou prescrever uma acção, na ultima instância, em tribunal que beneficiaria os colegas que entraram em 1990 e 1991 que foram prejudicados na altura na passagem a maquinista técnico e que a empresa sempre perdeu? Para alguns estas questões são novas para os que são da minha geração ficamos ainda sem saber muita coisa que se passou. Não estou influenciado nem sigo a propaganda por ninguém pois também fiz muito comboio para Lisboa, Coimbra e Entroncamento e bem sei o que se comentava na altura nos vários depósitos. Fui dos primeiros a lutar para que arranjasse um local para a representação do Smaq digno no Porto, (em vez de ter que passar por uma sala onde estava um individuo que nada tinha a ver com a carreira, controlava quem fosse que se dirigisse para a sala alugada do Smaq).
E quanto a fura greves aqui no norte também há e bastantes, pois nem sequer saber ler os comunicados sabem.
E a pergunta mais pertinente já que aqui há muitos escolados: PORQUÊ, EU NÃO POSSO VOTAR EM BRANCO? RESPONDAM-ME, PORQUÊ, NÃO POSSO VOTAR EM BRANCO????? Estamos em democracia ou não?? O voto em branco é um voto que não pode ser considerado nem nulo nem abstenção. Se já repararam (para quem anda a dormir) só se vota numa lista ou noutra lista ou não vota ou vota nulo, e o VOTO EM BRANCO??????? Sempre servia para mostrar o desagrado dos associados.
Já basta! Venham outros, sejam melhores ou piores daqui a três anos decidimos outra vez!!!
Porquê não se vota em assembleia geral uma limitação de mandatos dos elementos da direcção sindical???? Porquê a direcção não toma a iniciativa????
Porquê não se faz uma auditoria ás contas do Smaq ????? Lá vem a desculpa histórica que é muito caro. Mas assim nós tinhamos a oportunidade de esclarecer muita coisa ( tal como o famoso gasto de papel higiénico ) e atirar as pedras aos lugares certos e responsabilizar quem de direito.
E mais, ainda não se percebeu porque não foi facultado aos três maquinistas associados com cotas em dia, que se dirigiram á sede do Smaq o acesso á documentação que foi solicitada, depois de ser pregado aos quatro ventos nas reuniões (no norte) que a documentação estava disponível para quem quisesse consultar, falamos dos acordos e protocolos acordados.
Por mim, BASTA!!!!
Como já disse anteriormente, OS GALOS ACOMODADOS NO MESMO POLEIRO DEIXAM DE CANTAR!!!
Sempre na linha e grandes apitadelas.

22/2/09 01:56

 
Anonymous Anónimo said...

sócio do norte... tanta zanga,tanta amargura,tanto azedume,tanta conversa de chacha e eu só te digo amigo:CANDIDATA-TE COM UMA LISTA ÁS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA O SMAQ...
mas depois há o ganhar e o perder,não podes é apontar uma pistola á cabeça das pessoas par a votarem em ti.mas parece que isto é muito díficil de entender por edu e sus muchuchos.pois é, fazer o quê??os maquinistas fizeram uma opção nas ultimas eleições ,havia (2) duas,listas concorrentes uma ganhou outra perdeu,são opções sócio do norte,não percebes o que te estou a dizer pois não...OPÇÕES...em democracia funciona assim,queres voltar ao salazarismo amigo?ou ás práticas de partido unico das ex.urss e países da ex.cortina de ferro...mas tu , edu e sus muchachos não percebem o que nós colegas democráticos vos estamos a querer dizer,pois não?OPÇÕES...ESCOLHA MULTIPLA...DIVERSIDADE DE OPINIÕES...PENSAMENTOS DIFERENTES...vá lá amigo do norte,reconheçe tu...edu e sus muchachos ,NUNCA VÃO PERCEBER ISTO,VÁ LÁ SABER-SE PORQUÊ...ABRAÇO DOS COLEGAS DO SUL PARA TI...

22/2/09 09:16

 
Anonymous Anónimo said...

Para o smaq, gente com sangue novo é preciso.

Esperar pela reforma dos "patrões" que lá se instalaram pode ser tarde.

22/2/09 10:57

 
Anonymous Anónimo said...

Parabéns, sócio do Norte e outros colegas que por aqui têm passado a denunciar a podridão. Tivesteis o condão de incomodar o rebanho que já de si andava atazanado com as estrondosas vitórias dos pastores que já nem conseguem motivar as ovelhas que eram tidas como as mais fieis. Urge contudo desmistificar algumas coisas:

1- O desespero dos pastores leva a que mandem ovelhas ranhosas vir aqui invocar a legalidade da sua direcção manifesta em voto e com alusões políticas pelo meio. Curioso, Salazar fez o mesmo e Humberto Delgado foi assassinado. As eleições foram inquinadas desde o início por desonestidade intelectual e material, a saber:
-Enquanto a lista A se entreteve pelos seus dirigentes a fazer campanha e borrifando-se nos problemas prementes, os elementos da lista B tiveram de prescindir do gozo de dias de licença e sacrifício pessoal para divulgar a sua lista.
-Enquanto a lista A utilizou recursos do sindicato, nomeadamente telefones, impressoras e papel para fazer propaganda e arregimentar ovelhas, os elementos da lista B tiveram de utilizar de forma altruísta os seus recursos para a campanha, e olhem que a factura não ficou barata.
- Enquanto não houve lista oponente a esta fossilizada direcção, nunca se lembraram de constituír algo de previsto nos estatutos, isto é, comissões locais nos centros de trabalho. Lembraram-se nessa altura e ,por coincidência, eram todos manifestamente adeptos da lista A! Quanto foi gasto em tempo e telefones pelos dirigentes para arrebanhar esta gente?
- A ideia de incorporar agentes da Transdev no sindicato em dia de eleições e , simultaneamente, lhes conferir direito a voto após as promessas de paraíso, é digna de Maquiavel e confere uma aura de honestidade à direcção. Engraçado é que, após terem descido aos infernos na Transdev com uma política negocial agressiva sem paralelo na CP, acabaram por assinar o mesmo acordo do SNTSF a fim de estancar a hemorragia de associados! Todavia, quem ler os comunicados desta gente, fica com a percepção de uma grande "vitória"!
-Enquanto que os dirigentes e delegados afectos à lista A foram aos Depósitos e postos de tracção dizer o que os maquinistas queriam ouvir e anuír a tudo (política recorrente desta direcção; aconselho todos os associados a muniren-se de gravadores em conversas futuras a fim de preservar a memória!), a lista B manteve o discurso em todos os centros de trabalho, pois trabalhou para fazer vingar um programa e não lutou desesperadamente pela sobrevivencia.
- Há ainda que lembrar que em pretéritas eleições um guru desta direcção fingia zangas com o pastor e "formava" putativas listas oponentes arregimentando as mais proeminentes figuras opositoras dos diversos centros de trabalho. Depois, as "pazes" entre ambos sucediam e a bem da unidade sindical lá estavam o pastor e o guru mais os boçais do costume (lembram-se dos vias ascendentes e comunicados avulsos do guru?).

Democracia? Vir para aqui buscar política e história para branquear tudo isto? Tenham juízo!

2- Não tenham medo de mim! Já não pertenço ao SMAQ e toda a gente no Norte sabe quem eu sou. Sabem pela minha boca que não fiz uma greve em protesto pelas mentiras da direcção na altura e por saber haverem "reuniões de trabalho"com a USGL para preparar as greves na linha de Sintra, o que levou ao absurdo de trabalhar mais em "greve" que em pnt! Sabem que na USGL o SMAQ usou de dois pesos e medidas com os colegas do módulo Azambuja, quer em greves, quer em condições de trabalho! Sabem que o SMAQ do Norte é diferente do Sul, pois o que num lado é assim, no outro é assado e vice-versa! Sabem pela minha boca que essa direcção em quem tanto ainda hoje se malha sem se ter provado nada (por incúria nas diligências) e que supostamente fez trinta por uma linha tinha lá um indivíduo de nome...Medeiros! Sabem que um guru da direcção foi antes revisor associado da extinta federação que se entretia a fazer propaganda da classe operária e contra os elitismos dos maquinistas e após vir para a carreira ostentou o cartão de ambos os sindicatos para malhar em quem dava jeito! Sabem também que a máfia tentacular tentou impedir-me de dar formação no Porto não por questionar as minhas aptidões profissionais mas por ser assumidamente opositor desta gente! Querem ainda mais alguma informação?

3 - Nenhuma ovelha está legitimada para falar em nome dos maquinistas do Sul. Aqui, como no Norte, ainda há profissionais sérios e descontentes com este estado a que chegamos. Não queiram dividir ainda nais os maquinistas em prol da vossa sobrevivência, pois estareis a abrir uma caixa de Pandora. Louvo a atitude de todos aqueles, independentemente do local de trabalho que questionam e exigem ser ouvidos porque isso é democracia plena. Talvez o Norte venha a servir de charneira para lutar por um futuro melhor e disso me orgulho enquanto maquinista, e do Sul. Não tentem menorizar e achincalhar quem vai demonstrando ter a coluna vertebral muito mais erecta que a vossa!

22/2/09 12:01

 
Anonymous Anónimo said...

ESCOLHA MULTIPLA;DIVERSIDADE DE OPINIÕES;OPÇÕES DIFERENTES;IDEAIS DE VIDA DIFERENTES;ESCOLHA POLITICA DIVERSA...continuas sem perceber nada disto,não é camarada Edu chávez!!?fazer o quê?Deus nosso senhor te ilumine mais aos teus muchachos.está-te na massa do sangue DIZER MAL,DIZER MAL E DIZER MAL...não trazes nada de novo e util,sem ser provocações,ofensas,inverdades e calunias á discussão...

Quando no comentário anterior finalmente dizes porque furaste a greve dos teu sindicato e dos teus colegas de trabalho,finalmente mostraste a tua ALMA e a tua FIBRA...ou seja quando as coisas não se processam como tu queres, perdes a decência,a compustura,o brio,a amizade,a honestidade,a unidade,a solidariedade e só fazes asneiras das grossas.
a tua essência e a teu carácter tem resquicios nessas alturas do mais puro bafio salazarento e uma intolerãncia assaz fascista.
a partir de agora vais ficar a falar sózinho,porque me falta a paciência para discussões com pessoas da tua fina estirpe.

22/2/09 12:25

 
Anonymous Anónimo said...

É pungente ver uma ovelha danada. Não argumenta, não desmonta , não aponta, apenas repete a oração de fidelidade ao pastor. Muita gente que leia este blog pode aferir do meu mau-génio mas vê facilmente quem tem argumentos. Caireis um dia, nem que seja como os frutos podres da árvore caduca!

22/2/09 12:37

 
Anonymous Anónimo said...

Smaq convoca uma greve, nem é bem uma greve... Va lá SMAQ uma manifestação de desagrado dos maquinistas pela politica seguida pela CP sempre em nosso desfavor, que tal a não colaboração dos maquinistas a trabalho em dia descanso. Não é greve portanto não está sujeita a requisição cívil, ainda não é obrigatório trabalhar no descanso, e ao mesmo tempo viamos a dureza da tomadada dos maquinistas que muito falam nas cabines/salas e aqui escrevem. Vamos ver se afinal os tem no sítio para embarcarem nesta luta sem data de limite á vista para defenderem as suas hostes. Penso que a fraqueza do SMAQ é antes demais a fraqueza dos maquinistas, é verdade nem uma greve conseguem fazer, desculpam-se com a requisição cívil, tretas meus amigos tendes é a corda ao pescoço de atolados em dívidas, fizesteis contas à vida com os Pb`s, e se não colaborais não mamais. Agora queixem-se do SMAQ, cambada de corruptos, pensais que sois mais que todos os outros trabalhadores nem abstinência a pb`s conseguis fazer. Quando o SMAQ descambar ( os maquinistas estão a fazer por isso ) até a mulher da limpeza vós vai dar ordens cabada de miúdos arrogantes sem educação, que nunca lutastes por nada a não ser jogos de travian e outros tais.
SMAQ vamos ver se existem maquinistas a sério?

22/2/09 14:57

 
Anonymous Anónimo said...

Signori Mederos, si 10% di personne qui ha parlato aqui son veras, me despiacce. Comme sai, soi il cappo di tutti cappo e si voglares ti mando fermar la bocca di tutti lei. Un giorno (que nunca arriverá) le rogarei un favor. Un grato anque a cordato Don Crocce di Loulé.

22/2/09 17:52

 
Anonymous Anónimo said...

"Vivo com um AE espetado nas costas, ai!
Que bom que é
que bom que é
que bom que é
Sentado à espera que venha o Medeiros
A cadeira nem é minha, é dos engenheiros
que bom que ele é,
que bom que ele é,
- Um, dois, um-dois-três, paciência, fica pra outra vez

Vivo com a traição entalada na garganta
Que bom que é
que bom que é
que bom que é
Sentado à espera que o céu me dê luz
A cadeira, emprestou-ma o sacristão Cruz
que bom que ele é
que bom que ele é
- Um, dois, um-dois-três, paciência, fica pra outra vez

Vivo com a luta a bater à minha porta
que bom que é
que bom que é
que bom que é
Sentado à espera de ver alguém ao meu lado
A cadeira, emprestou-ma o advogado
que bom que ele é
que bom que ele é
- Um, dois, um-dois-três, paciência, fica pra outra vez

Vivo a trabalhar nove dias por semana
que bom que é
que bom que é
que bom que é
Sentado à espera da requisição
A cadeira, emprestou-ma o meu patrão
que bom que ele é
que bom que ele é
- Um, dois, um-dois-três de SMAQ & quatro

Vivo com um AE enterrado nas costas, ai!
que bom que é
que bom que é
que bom que é
Sentado à espera de ver se me amanho
a cadeira nem é minha, é do rebanho
que bom que ele é
que bom que ele é
- Um, dois, um-dois-três, esta agora vai de vez!"

Adaptado (Sérgio Godinho já teve de se exilar uma vez)

22/2/09 18:30

 
Anonymous Anónimo said...

Isto está tudo controlado. Por favor não venham para aqui com tonterias que apenas servem para dividir os maquinistas.
Eu acho que na carreira não há motivos para grandes chatices.
Não há salários em atraso.
Todos os anos tivemos aumentos salariais.
Mudanças de nível remuneratório.
O resto pouco ou nada interessa.

Acredito que a informação sindical é muito escassa, mas isso não é importante porque quanto menos se souber melhor para os dirigentes sindicais. A malta pagante assim chateia menos.
Também acredito que se forem poucos às assembleias melhor, porque assim terminam mais cedo e levantam-se menos problemas. Os dirigentes merecem o máximo tempo de descanso porque a vida sindical é muito cansativa.
Para terminar faço um apelo aos maquinistas: utilizem o telemóvel, mail ou fax para resolver qualquer problema.
Essa coisa dos dirigentes sindicais estarem presentes nos locais de trabalho passou à história. Além de ser muito cansativo, os maquinistas chateiam os dirigentes com assuntos sem importância. É que a idade dos "donos" do sindicato já é avançada o que leva a perder a paciência.

Nota: um tal Eduardo disse que o Smaq assinou um acordo na Transdev igual ao anteriormente assinado pelo SNTSF (o que é isto?)? Foi verdade?

22/2/09 18:42

 
Anonymous Anónimo said...

Ao colega anonimo que diz ser um colega democratico, vou lhe demonstrar a democracia que houve no Smaq há uns anos.
Telefonou um representante do Smaq a um depósito para um inspector (que por acaso foi também dirigente) e diz-lhe: olha lá "fulano" ficas como delegado sindical dos inspectores aí do Porto.
Penso que em democracia o eleição de um representante é um direito, tal como nos assiste a nós escolher o delegado que nos representa, porque não fizeram uma eleição desse representante???? Porque foi escolhido via telefone??
Meu caro anónimo, estou revoltado com o rumo que o sindicato tomou, prontifiquei-me e prontifico-me a efectuar parte de qualquer lista que tenha um programa com ideais que se coadugne com a nossa função e não com merdices como já referi.
Quer um outro exemplo de democracia meu caro tem esta, sabe porque o anterior delegado sindical de S. Bento deixou o cargo??? Não, eu lhe digo, que numa reunião só lhe faltou por fita adesiva na boca para o calar porque a matéria de interesse dos colegas maquinistas de S. Bento não interessava ser debatida e á que seguir em frente e o delegado voltou para o Porto sem nada para transmitir aos outros colegas. O Smaq não se lembrou dos colegas do depósito da Trindade para os ajudar, mas lembrou-se das moradas dos mesmos quando foi para as eleições (bem interessante, não é?). Mais ainda o Smaq negou por uma acção em tribunal a pedido dos maquinistas da Trindade, (aquando da transição para o Metro), alegou que não tinha base de sustentação, iria demorar muito, não havia certeza de ganhar, e houve um maquinista que pôs a acção em tribunal cobrindo as custas do seu bolso e GANHOU, está bem escrito GANHOU a acção no tribunal e as outras dezenas de colegas maquinistas da Trindade que não puderam fazer o mesmo???? Como fica o Smaq (ou os seus dirigentes) nesta fotografia?????
Como vê caro colega são estas
algumas das amarguras que me revoltam de um sindicato que discrimina os seus próprios associados, não sou sazalarista nem defendo as politiquices da urss como diz, nem politiquices quer de onde sejam, nem venho com conversas de chacha, mas pelo vistos o colega que tanto defende o rumo do sindicato, diz-se democratico e não aceita a critica sindical de um colega seu, ataca colegas que discordam, para mim, já espera alguma coisa (e não sei se já tem o lugar assegurado, para ser mais um interesseiro), eu pura e simplesmente espero por um sindicalismo sério e directo na defesa dos interessses da carreira da tracção sem contorcionismos. Não estou á espera de um poleiro, tenho muito gosto no que faço.
Cito um inspector no Porto que diz que o Smaq escreve em português e quando lê, lê em smaquês que é algo que ele ainda não compreendeu.

Não venho para aqui com o intuíto de dividir, atacar, menosprezar e muito menos ofender quem quer que seja, venho simplesmente mostrar que a entidade Smaq de uns anos para cá, está a perder o rumo traçado quando foi constituido (caso não saiba anteriormente os maquinistas eram representados por uma guarda de PN). É necessário por a nu as diferenças que se notam sejam do sul, centro ou norte. Lutemos por ideais que nos tragam futuro, convicções marcantes para a carreira, e não interesses de alguns.
Já agora, tem conhecimento do que se passa em S. Bento com a famosa clausula 20-A do AE? Não, pois não, é pena, senão poderia sentir na pele do que se queixam alguns colegas (mas não tem interesse...).
Cumps., sempre na linha e grandes apitadelas.

22/2/09 18:47

 
Anonymous Anónimo said...

Não façam pb's, assim descontam menos para o SMAQ.

Zé Carlos ( maquinista dos anos 70)

PS:o post das 14h57 também é meu. Esqueci assinar.

22/2/09 21:40

 
Anonymous Anónimo said...

Ofereço-me para tratar do sebo aos morcões de Norte a Sul que se metam com um possível empregador. A verba pode vir do fundo de greve, já que o mesmo não é usado!

22/2/09 22:08

 
Anonymous Anónimo said...

Ofereço-me aos mesmos propósitos. Ainda sei dar umas mocadas!

22/2/09 22:12

 
Anonymous Anónimo said...

Os Srs. Dirigentes do SMAQ que façam o favor de divulgar os maquinistas que não cumpre com o actual AE que é tão mau. O SMAQ divulgue os maquinistas que entram com falta de repouso, que divulguem os maquinistas que entram após o descanso antes das 5h, divulgue os maquinista que diariamente fazem pressão para defenderem os seus interesses pessoais fora do AE. Que o SMAQ tenha a coragem de divulgar os maus maquinistas, os egoístas que apenas veem os seus interesses diários. O SMAQ que fale, está na hora de pesar o valor daqueles que estão no SMAQ.

Zé Carlos ( maquinistas dos anos 70 )

22/2/09 22:15

 
Anonymous Anónimo said...

maaaas a..a..a.fi..fi..fi.nal iiiisto aaaaqui é o Faaar-Weeeest ou o iiiiira..ira..ira.iraque, ooooou o quêêê?
hááá que teeer um mí..mí..mí.nimo de ca..ca..ca.lma, ao me..me..me.nos para sal..sal..sal.var as a..a..a.parências.
fi..fi..fi.zeste a bo..bo..bo.nita, óóóó vi..vi..vi.rilão, sóóó eeeestás bem a des..des..des.fazer em nós, e de..de.pois ééé este o re..re..re.sultado.

22/2/09 22:29

 
Anonymous Anónimo said...

O sr Zé Carlos nunca fez pb´s enquanto por cá andou nem em benefício próprio contornou o AE; nunca foi pressionado porque tinha os melhores chefes do mundo, o melhor AE e os melhores sindicalistas; nunca esteve anos seguidos sem lutar por algo de positivo pela carreira porque vivia no paraíso. No seu tempo nunca um chefe poderia aplicar certas cláusulas do AE ao coberto da legalidade porque o SMAQ andava atento ao que assinava. No seu tempo bastava uma tv em casa, comia-se rodovalho de vez em quando, carne em dias de festa, trazia-se a marmita com os lençoís, o sogro dava umas batatas, a sogra cuidava dos putos e se estes chateassem no supermercado levavam um estalo. Todo o tostão ganho e bem ganho nesses tempos pós-prec em que o malfadado Vasco lhes fez subir o nível de vida foram aplicados em construír uma casita para a velhice e comprar um carrito sem luxos como ar condicionado porque gastava mais gasolina; que bucólico o seu mundo de então! Não entende que o ser humano evolui e ambiciona o melhor para si e os seus e que quem está a construír a vida não pode ser nostalgicamente miserabilista. Veja e compare o sindicato de então com o de hoje e deixe de escarnecer os seus colegas jovens que lhe pagarão a reforma!

22/2/09 22:59

 
Anonymous Anónimo said...

Eduardo vai lá para a CGTP que aqui não metes o bedelho, assuntos do SMAQ já não são teus. Foste embora por iniciativa própria e não fazes falta aqui e até digo mais devias levar mais alguns maquinistas contigo. Existem ainda muitos Eduardos Gomes por aí que mancham a força dos maquinista com o seu egocentrismo, sabes lá o que é união, trabalho de grupo, devias ter andado 4 anos como eu na tropa e viveres á tua conta desde os 18 anos. É só miudos de garganta mole mas que na altura de medir forças mandam a toalha ao chão por dá cá aquela palha. Fugiste como 1 cobarde, porque é isso que és. Não te vejo direito de falar de um sindicato que não é teu. Mexeste muito bem dentro da CP, tens os conhecimentos necessários para no futuro muito próximo vires foder os maquinistas como chefe de depósito quero ver nessa altura se ainda falas em condições de trabalho. És 1 fala barato, gostas de público mas estás isolado, semeias o veneno para arregimentar fracos como tu.
Sim SMAQ em último caso, como luta pelos nossos direitos convoca o fim dos pb´s, quem não sabe se governar que faça como o Eduardo, FUJA!

22/2/09 23:11

 
Anonymous Anónimo said...

Zé Carlos ( maquinistas dos anos 70)

esqueci de assinar o último post

22/2/09 23:12

 
Blogger Pena Escarlate said...

Há dias em que o melhor que um indio tem a fazer é ficar na tenda em vez de vir cá para fora atirar ao alvo!...Não é sistema andar por aí à flechada em pleno defeso.

23/2/09 01:22

 
Anonymous Anónimo said...

Caro Zé Carlos, pela caricatura de pessoa que mostras ser deves ser do "gato fedorento", tanta burrice junta sem ser ironia(embora de má qualidade) não é humana. Mesmo se sabendo que os burros também morrem de velhos. Olha, também desde os 18 anos que me governo e ainda ajudei os meus pais em fim de vida e fui eu quem acabou de criar o meu irmão. Não fui à tropa nem precisei, evitei levar nas ventas por psicóticos e não aprendi a me por de cócoras como tu. Deves ser um colega traumatizado por nunca teres conseguido nada dentro da empresa e nunca terem reconhecido os teus méritos, denotas uma azia monumental. Para que saibas, quer dentro da CP, quer fora dela eu já fui convidado a chefiar e não o quis para poder continuar a defender em permanência os meus princípios. Já tive de lutar sozinho contra arbitrariedades laborais pois o SMAQ sempre protelava no terreno. Fraqueza é só fazer qualquer coisa quando inserido no rebanho, mostra-los no sítio isso já é coisaque nunca fizeste desacompanhado, e sim, tenho legitimidade para falar de quem me lixou quase 14 anos e continuarei a denunciar tudo o saiba, por muito que te custe a ti e aos pastores. Deixa de morder os teus colegas que lutam por um futuro melhor e querem um sindicato honesto e não cuspas no prato que te dá de comer, se não fosse a luta de certas correntes sindicais e políticas os direitos que agora auferes (e não mereces) seriam miragem. E, já agora, se nada tens a esconder como eu, identifica-te, que é para todos podermos tirar a tua fotografia e comparar com o reflexo que vês ao espelho. A que ponto isto chegou! Agora os pastores até já vão buscar ovelhas pré/pós-aposentadas!

23/2/09 08:08

 
Anonymous Anónimo said...

eu tomo depuralina logo pela manhã.

Jimi Hendrix(guitarrista dos anos 70)

23/2/09 09:55

 
Anonymous Anónimo said...

Em vez de andarem para aqui com bocas que não conduzem a nada, comecem mas é a construir uma alternativa para concorrer às próximas eleições do smaq.

Bem sei que é muito difícil vencer a máquina ferrugenta instalada há muitos anos no smaq, mas chegará o momento em que uma luz iluminará os maquinistas para arranjarem coragem e apostarem na mudança.

Os últimos anos desta direcção foram um verdadeiro vazio sindical.
Andarem ao sabor das ondas, não fizeram ondas nenhumas.
Para mostrar que estavam vivos recuperavam, estrategicamente, as ameaças de sempre.
Sempre com as mesmas questões de outrora.
Sempre a sair das lutas com uma mão cheia de nada.

Neste mandato nada de novo.
Pior informação sindical, ou melhor, nenhuma informação.
Nenhum debate de ideias.
Nenhuma mobilização.
Pouco ou nenhum acompanhamento dos problemas no terreno.
Nenhuma ideia nova.
Enfim, um marasmo completo.

Bem sei que é muito difícil vencer a máquina ferrugenta instalada há muitos anos no smaq, mas chegará o momento em que uma luz iluminará os maquinistas para arranjarem coragem e apostarem na mudança.
Será agora?

23/2/09 12:41

 
Anonymous Anónimo said...

pois é sócio do norte, foi quando eras representado pela guarda de p.n.(o que não é verdade) que os ferroviários lutaram e obtiveram grandes conquistas e direitos que os dirigentes do teu sindicato e outros pomposamente chamados de classe entregaram por um prato de lentilhas. lê e compara!

23/2/09 13:16

 
Anonymous Anónimo said...

Rufino, isso não é verdade.
A criação do smaq foi um acontecimento nobre para o futuro dos maquinistas e, quiçá dos ferroviários em geral.
Sei, porque vivi intensamente os meandros que levaram à formação do smaq, o que forçou os maquinistas a sairem do espartilho da federação comunista.
Sei, porque vivi esses períodos, o quão importante foi deixarmos de ser usados para combates partidários para passarmos a lutar por interesses da carreira.
Muito havia a dizer relativamente às nossas conquistas após a criação do nosso sindicato. Muito tinha a dizer acerca dos motivos que nos obrigaram a fundar o smaq.
Mas uma coisa tenho de dizer: mereceu bem a pena a criação do sindicato nacional dos maquinistas.
Um grande bem haja a todos os companheiros da tracção que tiveram a coragem de criar o smaq.

23/2/09 15:40

 
Anonymous Anónimo said...

foi para isto que criaste o blog viril?isto está empestado de arruaçeiros,gargantas fundas e o mais grave, furas greves que não pertencem ao SMAQ andam por aqui a vegetar.já te estragaram este espaço agradeçe ao fura e seus companheiros de trilho.vou fazer companhia ao pena rosa e dou por terminado as minhas visitas ao teu blog.
certas pessoas têm o condão de estragar tudo o que mexem,até dá vómitos.agradece ao fura greves,o estado a que chegou o teu espaço que se queria ludico...

23/2/09 16:29

 
Anonymous Anónimo said...

Completamente de acordo quanto aos fura-greves, especialmente aqueles que furam de colegas do mesmo depósito e módulo diferente como nas entradas em Entrecampos, a dos revisores sabujando a empresa e a dos colegas de sindicato E Gomes, Rui Costa e Roque quando estes alegavam não ter condições para efectuar marchas em vazio (curiosamente prevalece entendimento oposto da matéria no Porto, pelo mesmo SMAQ). Até um dia, cara ovelha!

23/2/09 19:04

 
Anonymous Anónimo said...

Não fui para aqui chamada, deixem-me em paz na minha passagenzita de nível enquanto não fazem um qualquer viaduto que me lixe o trabalho. Os maquinistas que se arranjem com o melhor sindicato do mundo !

23/2/09 22:44

 
Anonymous Anónimo said...

Não passas de 1 arruaceiro com pele de cordeiro.

Zé Carlos ( maquinistas dos anos 70 )

24/2/09 11:28

 
Anonymous Anónimo said...

quem quiser espaços lúdicos vá a uma sexshop, às casas de alterne ou ao Parque se for o caso.

24/2/09 12:52

 
Anonymous Anónimo said...

os cordados...blá...blá...blá...o rebanho...blá...blá...blá...blá...o pastor...blá...blá...blá...eu sou muita bom...blá...blá...blá...as ovelhas...blá...blá...blá...nunca furei nenhuma greve...blá...blá...blá...a máfia tentacular...blá...blá...blá... gente arrebanhada...blá...blá...blá...Maquiavel (Oh céus, Maquiavel!)...blá...blá...blá... o Príncipe (oh céus, o Príncipe!)...blá...blá...blá...a coluna vertebral...blá...blá...blá...as minhas costas, esta hérnia que me mata, o benfica que não ganha, a minha unha encravada e, Oh céus, o meu UMBIGO, tenho um umbigo do tamanho do mundo.


ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

24/2/09 12:56

 
Anonymous Anónimo said...

Compaixão deste humilde bardo por todos os disléxicos em smaquês e com falta de tento na língua

"E
Ainda que lutas, fraquezas e pressões
Abalem a estrutura do meu ser.
Mesmo que cadeias venham me prender
E a escuridão ao meio-dia aparecer
Posso crer e te dizer
Posso crer e te dizer

Que o presidente é o meu Pastor
E nada me faltará

Que o tesoureiro é o meu Profeta
E nada me faltará

Não temerei AE algum

Eles estão comigo

Ainda que os vícios, o passado e a vergonha
Venham me trazer condenação
A pena será cumprida a mão está estendida
É a greve só será uma ilusão!"

Adaptado ( quando o grupo G3 foi contactado e lhes foi dito o propósito, quiseram trocar o culto evangélico pela adoração de Satã...)

24/2/09 20:50

 
Anonymous Anónimo said...

Virilão, este teu blog é o máximo!

24/2/09 21:35

 
Anonymous Anónimo said...

Acudam!...Acudam!...Enganaram-se no rebanho! Querem-nos cortar a pinha para servir de repasto na próxima 6ªfeira. Acudam!...Acudam!...

24/2/09 22:07

 
Anonymous Anónimo said...

An-an-anda por aí muita gente que nã-nã-não tem problemas com a escrita co-co-como eu! vi-me aflito para con-con-conseguir comentar aqui. Nem sabia que o meu computador ti-ti-tinha sub-cave, tive que descer mt para po-po-poder dizer o que queria. que é:
Quanto mais desce o Nível ma-ma-mais sobe o interesse!
Com o cam-cam-campeonato mais longe e já sem o Fado da Amália resta-nos o 3.º "F" que é virmos para aqui Falar mal de nós pró-pró-próprios.
Virilão, fazes mal em andar a pé...porque se te começamos a ver andar de ca-ca-carro já sabemos que estás a ser pago "ao comentário". se bem te conheço ris-te sozinho com es-es-esta "gritaria" toda...mete mas é filmes indianos, para nos rir-mos também!
Não deviamos dar folga ao turco!

25/2/09 01:13

 
Anonymous Anónimo said...

por mim pode ser turco ou marroquino desde que seja para dizer mal contem comigo.

25/2/09 09:31

 
Anonymous Anónimo said...

Não entendo o que querem dizer com falar mal dos colegas? Venho apenas para dar o meu melhor contributo ao espaço do Sr. Víril.
O Turco é bom demais para a geração rasca que nasceu nos anos 60/70/80, devia apertar mais com estes miúdos, que não sabem o que é defender e lutar pelos seus direitos, pensam que o actual AE nasceu com os caminhos de ferro. Estes miúdos estão a destruir aquilo que deu muito trabalho a concretizar, já não lutam por melhores dias, apenas se limitam a defender deixando cair sempre algo. Aguardo que essa miudagem pegue no SMAQ; estou expactante, só espero a reforma, antes que acabe a conduzir com algalia e muletas.


Zé Carlos ( maquinista dos anos 70 )

25/2/09 12:31

 
Anonymous Anónimo said...

óóóóh co..co..co.lega gá..gá..gá.go, ti..ti..ti.raste-me as pa..pa..pa.laaavras da bo..bo..bo.ca.
a cu..cu..cu.lpa éééé do vi..vi..vi.ril que sóóóó fa..fa..fa.la dos sete maaaagníficos na aaaassseeeembleia e de..de..de.pois a mal..mal..mal.ta mesmo que nãããão queeeeira e..e..e..e.nerva-se. depois fal..fal..fal.tam os in..in..in.díos a comeeeentar, o eeeescar..car..car.late e prin..prin..prin.cipal..pal..pal.mente o peeeena ro..ro..ro.sa!

25/2/09 15:08

 
Anonymous Anónimo said...

Esses miúdos da geração rasca lutaram desde 95 (ano em que entrei na CP) por condições de trabalho dignas, tr´s a horas decentes e com duração adequada, horários de trabalho humanizado sem dobras, AE´S globalmente positivos e tem sido a geração traidora de anos idos que os tem vendido por um prato de lentilhas, isto porque só dois mandam e os outros são meros figurantes terciários. O que o sr Zé Carlos precisa é de óculos para ver melhor e um babette para lhe aparar as baboseiras. Se formos os dois vivos quando se retirar, prometo em nome da geração rasca organizar um almoço em sua despedida mas sem o convidar. É a homenagem merecida dos que escarnece.

25/2/09 19:16

 
Anonymous Anónimo said...

Depois de ler todos os comentários, cheguei á conclusão porque ninguém se entende em relação ao sindicato.
Em lugar de estarmos unidos vê-se que a desunião avança em passos largos.
Será culpa de quem? Dos dirigentes? Dos associados? Da crise (ahahah)????
Penso que a culpa é de nós todos que não sabemos unir-nos e lutarmos como um todo.

25/2/09 19:38

 
Anonymous Anónimo said...

És tu o D.Sebastião Eduardo? Volta para os maquinistas, pede desculpa e filiate no SMAQ. Nas próximas eleições contamos contigo, és aquele que sempre aguardamos, não há mais dúvidas o salvador chegou. Peço-te desculpa Eduardo, sem ti os maquinistas definham. Abram ala para o Eduardo, escutem, aprendam, ele sabe, ele guia, ele é a luz, o nosso mártir.

Zé Carlos ( maquinista dos anos 70 )

25/2/09 19:51

 
Anonymous Anónimo said...

Não tenho pinta para pastor, muito menos D.Quixote. Já fui escarnecido, ameaçado e alvo de delitos de opinião. Quem fomenta o aparecimento de pastores que se amanhe com eles. Vão para o matadouro convencidos que vão ver um filme. Adeus, Zé Carlos!

25/2/09 21:16

 
Anonymous Anónimo said...

não tens pinta para pastor mas tens para carneiro traidor

25/2/09 21:44

 
Anonymous Anónimo said...

Esse eduardo gomes que se demitiu de socio do Smaq tem alguma legitimidade para se prenunciar sobre um sindicato ao qual não pertence? Devias era de estar calado e ter vergonha. Para ti quem não é comunista é contra os comunistas. És mesmo pequenininho e estupido assim como todos aqueles que te dão tempo de antena

25/2/09 21:56

 
Anonymous Anónimo said...

Pode-se lutar contra muita coisa, desde infortúnios a Adamastores, o que não se pode é lutar contra neurónios solitários que existem em certos cérebros, nem com a cabeça crivada de balas conseguiríamos acertar no garboso resistente. Enquanto sócio do SMAQ não podia falar por amor ao rebanho, fora do SMAQ não posso falar por não pertencer à estrutura; a lista B que orgulhosamente apoiei era constituida só por comunas, dasde o Gusmão ao David Almeida; o que vale é que estas bestas são anónimas, senão seriam putativos candidatos a estadias no Júlio de Matos!

25/2/09 22:18

 
Anonymous Anónimo said...

BASTA DE INJUSTIÇAS

Sim, é possivel
Uma vida melhor

www.pcp.pt
www.avante.pt

26/2/09 10:00

 
Anonymous Anónimo said...

Valha-me Nossa Senhora dos Caminhos de Ferro.
Onde é que isto vai parar!?!?!?!?

26/2/09 17:19

 
Anonymous Anónimo said...

http://www.grapheine.com/bombaytv/index.php?module=see&lang=uk&code=9fa92d3a76ac6d77cd721a7840864c3f



companheiro este filme e de colegas da cpporto nos intitulamo nos os ILUMINADOS

26/2/09 23:31

 
Anonymous Anónimo said...

quem é o ho-ho-homem aranha?

27/2/09 08:48

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!