Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

domingo, abril 25, 2010

25 Abril 2010


Especial atenção ao minuto 9 do discurso:
Aguiar-Branco cita Lenine : " uma Organização morre quando os debaixo não querem e os de cima já não podem"

Não deixemos morrer a CP!!!
Nem O SMAQ!!!

Nem as organizações que nos defendem!!!
(a minha provocação por vocação ;-)




FINALMENTE UMA GREVE QUE MARCHA!

Sugiro que quem estiver a trabalhar para assegurar serviços mínimos use uma folha A4 branca no vidro frontal.


O País ESTÁ A MUDAR!

Até já os Patrões (camionistas) fazem greves.

Etiquetas: ,

71 Comments:

Anonymous estounaluta said...

que serviços minimos? o sindicato deu a conhecer aos maquinistqas os comboios assegurar? ou vai deixar na mão da empresa os chamados serviços máximos? durante o período da greve, todos os serviços indicados exclusivamente pela empresa, não devem ser considerados e não devem ser cumpridos. em frente com a greve.

25/4/10 16:22

 
Anonymous 25 de Abril sempre said...

abaixo a reacção! o que o viril quer, é ouvir-mos 9 minutos o PSD.

25/4/10 16:31

 
Anonymous o gá-gá-gago said...

Então va-va-vamos fazer gre-gre-greve e tu pões aqui o Aguiar?
Se é "a guiar", Pára ou não pára?
Tra-tra-trazemos cravos ao peito?
Eu tã-tã-também gosto muito do Lenine e do Marx já do Je-je-Jerónimo não gosto muito...acho-lhe a carne muito rija.

O pena Escarlate é que vai ficar azedo com os cravos ao pei-pei-peito dos Laranjas

25/4/10 17:38

 
Anonymous Anónimo said...

Este pessoal anda todo a dormir, são adeptos das novas tecnologias apenas para jogar e pornografia (sou fã desta última), porra não consultam a caixa postal, se não recebem email do SMAQ já há muito tempo que devia dar vosso endereço ao delegado sindical, também estão distribuidos panfletos com os serviços mínimos. Os serviços apesar de ilegais permitem fazer greve e lutar-mos sem nos imporem uma requisição cívil (que é ilegal, mas leva 2 anos a sair a resolução em tribunal), portanto o SMAQ aceitou e bem os serviços minimos e fez o que lhe compete divulgou aos associados. Alguns devem querer um telegrama ou chamada pessoal. Amigos estamos em greve não de férias, se querem noticias mexam o rabo e vão ao local de trabalho ou ao sindicato obter. Não há desculpas para furas e para quem não cumprir os serviços minimos com o argumento de que desconhecia. deixem de ser passivos, isto é como foder, quem tem tesão come quem não tem é comido.

25/4/10 21:41

 
Anonymous Neide a brasuca said...

não acredito não. seus moleques, não há trem prá ir trabalhá?

25/4/10 21:44

 
Anonymous maq. SIA/AZA said...

procedimentos pra a greve decretada pelo SMAQ:

1-Ler com atenção os comunicados
2-actuar em conformidade com as alíneas descritas
3-não inventar (MUITO IMPORTANTE)
4-não emprenhar pelos ouvidos
5-andar com numeros do SMAQ e em caso de duvida contactar dirigentes sindicais
6-NUNCA pedir esclarecimentos á chefia directa(turcos e sus boys)porque já sabemos o que a casa gasta
7-os comunicados vêm bem escritos em Português correcto e legível,quem tiver duvidas ao lê-los,nem devia ser maquinista,porque ou é iletrado ou anda a anhar a querer fugir ás responsabilidades na luta
8-boa luta a todos e todo o mundo sem stress,com muita calma,e nada de nervosismos bacocos e heroísmos futeis...entendido srs. maquinistas e sr.viril!?

ass:maquinista de SIA/AZA

25/4/10 22:42

 
Blogger Pena Escarlate said...

"Bravos" da tribo, coloquem pinturas de guerra!!...

25/4/10 23:53

 
Anonymous eu! said...

26 de Abril sempre!

25/4/10 23:58

 
Anonymous Doutor Freud said...

Deveras interessante a relação feita por maquinistas entre a greve e comportamentos sexuais. À luz da ciência isto apenas prova um complexo de coito interrompido com patologia traumatizante, tantas foram as greves prometidas e nenhuma realizada. Contem com o meu contributo médico.

25/4/10 23:59

 
Anonymous Óscar "Tacuara" Cardoso said...

Já não há heróis!!

dedico esta ao maq SIA/AZA

BENFICA ATÉ DEBAIXO d'ÁGUA!!!!

Vamos para a luta!!!!

tenham cuidado
ele é perigoso
é o Oscar Tacuara Cardoso

26/4/10 01:17

 
Anonymous che........... said...

finalmente uma forma de luta FINALMENTE é triste Se pensarmos no significado da mesma , mais abaixo deixa um apelo á sobrevivência do smaq , talvez este «finalmente» seja como que o estrebuchar de algo moribundo , tudo preocupado com os seviços minimos pergunto , é o sindicato que decreta serviços minimos? é triste chegar a esta quase conclusão mas tá bem quem quase se calou perante o código do trabalho agora só tem de se curvar , mesmo assim pergunto e terça feira tambem cumprem serviços minimos? ok isto começa a ser complicado porque sei que afinal existem muitos companheiros que nem querem saber , até já chegámos ao cumulo de ouvir liçoes de leninismo de aguiar branco nem preciso de dizer mais nada fica um apelo SE NÃO SOBRAR MAIS NADA APELEM Á DIGNIDADE DE QUEM TEM NOÇÃO DO LUGAR A QUE PERTENÇE E LUTEM POR AQUILO QUE É NOSSO POR DIREITO.

26/4/10 01:54

 
Anonymous Anónimo said...

fodem a vida a quem ganha menos que vocês !

26/4/10 10:38

 
Anonymous Anónimo said...

Greve dos maquinistas : 100 % de adesão!só rolou comboios estipulados pelos serviços minimos exigidos por lei!

camarada che se formos pensar pelo coração e pela emoção parávamos tudo,não passávamos cartão aos serviços minimos e depois vinha por aí uma requisição civil em que tinhamos 2 opções a saber:ou a acatávamos e só quem tirava dividendos politicos dessa acção governativa eram os partidos da oposição e as centrais sindicais(mais a CGTP)nós só perdiamos.
ou tinhamos a outra opcção que era a de não acatar a requisição civil e estávamos sujeitos ás penalizações da lei(despedimento puro e duro com justa causa)
e os mais novos talvez não mas os mais velhos recordam-se bem ,ainda andam por aí alguns os maquinistas já tiveram cento e tal homens despedidos durante vários meses por recusarem uma requisição civil em 78),e tiveram de lutar sózinhos pela reentregação desses companheiros na empresa,não tivemos ajuda das centrais sindicais nem de outros sindicatos de trabalhadores da CP
por isso amigo che vamos lutar com a nossa razão,vamos pensar fria e raciolnamente,vamos lutar dentro da legalidade democrática e devagar vamos levar a água ao nosso moinho.
só mais uma achega fartei-me de pensar e pensar e pensar e não encontro 1 unico trabalhador seja revisor,seja da EMEF,seja dos escritórios ,seja da UGT,seja da CGTP,seja da FEDERAÇÃO,seja dos quadros da CP e da REFER que estivesse despedido ou algo parecido devido a lutas laborais como os maquinistas já estiveram,por aí se vê também de que massa são feitos os maquinistas do SMAQ.
abraço a todos os colegas em luta e abraço para o che.

POR FAVOR NÃO PEÇAM AOS MAQUINISTAS PARA LUTAR PELOS SEUS COLEGAS DE OUTRAS PROFISSÕES PARA ATINGIREM OS SEUS LEGITIMOS DIREITOS SÓCIO/PROFISSIONAIS.
PODEMOS E DEVEMOS LUTAR "COM" E AO "LADO" DELES!AGORA "POR ELES"...NÃO OBRIGADO.

26/4/10 11:35

 
Anonymous a luta continua said...

Alguém fica sempre prejudicado com as lutas de outros sempre assim foi sempre assim será. O comentário anterior demonstra a tacanhez de quem o escreveu, quando somos todos espezinhados pelos poderosos deste país todos os dias uma observação destas só revela a ignorãnçia de quem o pronuncia. Amigo acorda, abre os olhos e deixa de ser bruto......

26/4/10 11:38

 
Anonymous a luta continua said...

devido a inserçao do comentário fora da sequençia faço referençia que o anterior é dirigido para o anónimo das 10:38

26/4/10 11:51

 
Anonymous MESSI said...

pró anónimo das 10.38 digo-te o que Maradona disse numa conferência de impresa a alguns jornalistas:

anónimo das 10.38 ,a ti e muitos como tu: CHUPEM E CONTINUEM CHUPANDO,
(se bem que alguns gostem mais de levar na peida)...

26/4/10 12:26

 
Blogger lmm said...

Antes do 25 de Abril não eram permitidas greves, e o descontentamento dos trabalhadores era demonstrado atravez de uma faixa preta, adorno simbolico de luto.
Penso que era neste momento é a atitude mais correcta, para substituir o acto da greve.
Pertenço chamada à classe operaria, e por motivo, ora de requisições, ora de seviços minimos, ora de paralizações parcias, na minha memoria e eu já tenho 20 de Maquinista, não me lembro a ultima vez que fiz greve.
25 de Abril "O que é isso?"
Viva a faixa preta.

26/4/10 12:27

 
Anonymous ferroóbico said...

os poderosos deste país que constituem a casta superior que determina os nossos destinos, não necessita de greves para continuar acumular cada vez mais riqueza à custa do suor dos trabalhadores. não vacilemos nos nossos objectivos que não se devem esgotar naluta por reivindicações meramente economicistas e lutemos por uma sociedade mais justa. é tempo de dar cabo do canastro ao capitalismo.

26/4/10 13:48

 
Anonymous Fidel said...

Este blog é de, e para maquinistas,
porque é que está sempre a aparecer por aqui cagalhões e outras broches traidores.

26/4/10 14:16

 
Anonymous Anónimo said...

O comentário do dia 26/4/10 as 11:35 disse tudo o que havia para dizer, assim é que se fala.
Os cães ladram e a caravana passa.

26/4/10 16:03

 
Anonymous che......... said...

ok companheiros vamos deixar de falar com o coração e começar pela razão.
1-requesição civil , primeiro isso não se decreta por um qualquer xico esperto , é discutido e aprovado na AR o que quer dizer que pode ser ou não aprovada , quer dizer tambem que a nossa causa tem tempo de antena na casa da democracia o que até podia ser uma vantagem .
2-eu não me interessa quem tira vantagem é a oposição é a cgtp é o papa mais os pedófilos kkk desde que eu consiga defender os nossos direitos toda a gente pode tirar vantagem talvez até chegue aos nossos filhos esse é o objectivo .
3-claro que concordo contigo anónimo das 11.35 não vamos nem devemos lutar por ninguem vou até mais longe isso é um erro crasso mas lutar ao lado deles sim estou contigo mas tens de concordar comigo se eu disser que nada temos a ganhar quando aceitamos «FAZER DE REVISOR» com pelo menos 8 maquinistas a semana passada eu chamo a isso FALTA DE DIGNIDADE , ou será que fazendo um balanço de 30 anos de experiência desta forma de estar no mundo do trabalho no que diz respeito aos sindicatos foi uma mais valia assim tão evidente? penso que não entrei para a cp no mesmo patamar do chefe de estação passados 20 anos estou assim tão acima dele? é fazer contas e apresentar um balanço final.
4-GRANDE ABRAÇO A TODOS OS COMPANHEIROS DE LUTA EM ESPECIAL O ANÓNIMO DAS 11.35 POIS FOI UM EXEMPLO DA FORMA CORRECTA DE PRÁTICAR O DEBATE DE IDEIAS QUE TANTA FALTA NOS FAZ ENQUANTO MAQUINISTAS FICA BEM COMPANHEIRO

26/4/10 16:33

 
Blogger Pena Escarlate said...

Francamente, ó ferroóbico, continuamos a bater nos desgraçados dos "caras-pálidas" que graças a Manitou defendem corajosamente a raça humana do canibalismo e do materialismo ateu para alegria de todos quantos amam a harmonia do Universo. Gaita!...

O 25 de Abril de 1974, com todo o seu percurso de horrores e de misérias, deixou a nossa classe dirigente(capitalistas, classe política dirigente e seus homens de mão) muito mal tratada e, por pouco acabava com tão lídima e prestimosa classe. Se os barbaças do MFA tivessem ido mais longe e levassem ao derramento de tão precioso sangue, pergunto, o que teria sido de nós, sem a protecção da nossa "casta", da grande e poderosa aristocracia?

Muitas têm sido as calúnias e vis atoardas ultimamente levantadas contra, por exemplo, os gestores das empresas e sua riqueza acumulada, vinculada pelos orgãos da subversão e do ateísmo nacional e internacional, querendo fazer crer que o sangue azul os torna imbecis, débeis mentais, mentecaptos, ignorantes e alarves.
Grande calúnia, como fácilmente se comprova, pois todos sabemos que são pessoas de altíssimo nascimento, algumas até conseguiram diplomas universitários por processos bastante honestos, sabem ler e escrever e mais importante, sabem fazer fazer contas, o que significa que sabem, somando as alcavalas que auferem mensalmente mais os 0% que nos querem "oferecer" que aumenta perigosamente o desgraçado do défice...

26/4/10 16:33

 
Anonymous che......... said...

PARA O FIDEL:O TEU DISCURSO É UMA OFENSA AO HOMEM QUE PENSO TERES RETIRADO O NICK SE QUERES SER MÁL EDUCADO ÓU DIZER BABOSEIRAS POSSO TE PROPOR OUTRO NICK SÓCRATES POR EXEMPLO KKKKKKKKKKKKK

26/4/10 16:38

 
Blogger Macambúzio said...

Para quem escreve em anónimo deveria pensar em ficar calado ou neste caso não escrever. Esconder a sua cara e ideias num blog demonstra bem a falta de tomates (colhões em português) Se de facto acreditam no que dizem porque não assumem? Dêem a cara! Doi? O blog é publico e para todos. Comentários são bem vindos. Anónimos podem se deitar no carril e la ficar a esperar um comboio.. com sorte os maquinistas fazem greve. A LUTA CONTINUA!!! "ELES COMEM TUDO E NÃO DEIXAM NADA, A TODA PARTE CHEGAM OS VAMPIROS..."

Pena, peninha que poucos consigam ir tão longe nas palavras descrevendo o que lhe (es)corre da alma...

Ps: Neide quero o teu numero...

26/4/10 17:29

 
Blogger Pena Escarlate said...

De onde vem tanto poder dos homens desta "casta", se são pessoas como os outros?
Como conseguem superar as suas próprias capacidades naturais alcançando a glória e os bens materiais deste mundo que fogem à grande maioria dos restantes mortais?
Como conseguem enrolar o próximo, enfiando-lhes barretes até às orelhas(vejam as eleições) e deixando o pagode ainda agradecido e envaidecido?
Só Manitou sabe...

Aqueles, cujo cérebro está, provávelmente, conspurcado por leituras abjectas de Marx e de Lenine poderão contrapor que esta "casta" dirigente está eivada de de vícios e metodos degradantes, que tem possibilitado a perpétuação do sistema e que muitos dos títulos e honrarias nos Conselhos de Administração de empresas e Bancos, cargos públicos e privados, nomeações politicas, deputados, governadores civis, governantes e afins, foram concedidos em troca de serviços e de favores nem sempre respeitáveis, como sejam entre outros, influencia política, uma mala de notas, carteis criminosos, influência nos concursos públicos e mesmo ás vezes, à custa de um par de cornos...

Se assim pensais, terei de responder que não sois justos na vossa análise e que a turva inveja vos cega, pois só um cego não distingue um distinto "cara-pálida" de um mísero indio como nós...

26/4/10 17:39

 
Blogger Macambúzio said...

Ooolééééé este não é espanhol. Arrefinfa-lhes peninha....

26/4/10 17:42

 
Anonymous anónimo das 11.35 said...

Camarada che estou de acordo contigo em especial no ponto 3 "maquinistas a fazer de revisor",mas só fez quem quis tendo em conta os preceitos regulamentares em vigor,senão vejamos...
maquinistas não estão de greve,ok tudo bem,há um maquinista titular na cabina de condução pronto a andar assim que lhe for dado o serviço concluido de passageiros. é dada ordem a um maquinista por um superior hierárquico para acompanhar comboio de passageiros como segundo agente,o maquinista vai na boa até ao citado comboio e diz ao colega titular:companheiro venho nas minhas atribuições profissionais acompanhar o comboio,O SERVIÇO CONCLUIDO DE PASSAGEIROS E RESPECTIVO FECHO DE PORTAS E A SEGURANÇA DOS MESMOS NA ENTRADA E SAÍDA DO COMBOIO não faz parte das minhas atribuições técnicas e profissionais ,como fazemos??
como também não compete ao maquinista titular DAR O SERVIÇO CONCLUIDO A SI MESMO E FECHAR PORTAS,só tem é que dar conhecimento ao posto de comando que não tem condições de segurança para fazer esse comboio e vão na boa os dois pra sala aguardar novas ordens.
NESTA SITUAÇÃO NÃO HÁ PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES PARA NINGUÉM e pronto esses comboios nessas situações nuca se fazem e assim não se substitui nenhum colega revisor em greve.
se alguém(maquinistas) fez comboios nessas situações é porque ou é bronco,ou irresponsável,ou ignorante acerca dos procedimentos regulamentares em vigor,qualquer uma das opções é extremamente nefasta para o maquinista em causa e até põe a imagem da carreira de condução pelas ruas da amargura.
por isso na próxima vez meninos rabinos FAZER DE REVISOR,NUNCA.

che só estou em desacordo contigo no 1º ponto(não és obrigado a saber de leis,tudo bem).
a requisição civil compete somente ao governo em funções,não é discutivel nem vai á assembleia da republica,é tão sómente aprovado não por um chico esperto mas por vários em simples conselho extraórdinário de ministros,por proposta do ministro que tutela os transportes ou pelo 1º ministro sócras trócas-te.essa situação compete exclusivamente ao governo em funções ,nem assembleia ,nem deputados ,nem sequer o presidente da republica tem nada a ver com o assunto.
pode haver depois é consequências politicas/administrativas/tribunais etc. decorrente de tal acção,mas todos estamos recordados da ultima requisição civil decretada pelo guterres/jorge coelho ,só passados 5 ou 6 anos é que nos deram razão nos tribunais,por isso amigos não podemos dar o flanco nem razões para uma tomada de posição deste nível PELOS CHICOS ESPERTOS QUE NOS GOVERNAM NESTE MOMENTO,e não tenhas duvidas amigo che que bastam 1 ou 2 destes chicos espertos para nos entalarem ...pelo menos por uns tempos...
abraço che e a todos os colegas em luta.

26/4/10 17:57

 
Anonymous Anónimo said...

Não me fiz entender da forma correcta meu caro anónimo das 11.35 kkkkkkkkkkk é claro que é um despacho do conselho de ministro que legitima uma requesição civil estamos de acordo mas é por essa razão concreta que normalmente baixa ao plenário para ser analisada , eu não sei de leis é verdade mas sei pelo menos quais são os mecanismos legais que posso dispôr para garantir na medida do possivél que não sou atropelado pelos caras palidas do pena kkkkk o governo faz as leis e decretos que bem entende mas existem orgãos para fiscalizar a legitimidade legal desses decreto e isso compete á assembleia ao presidente e aos tribunais , sem querer ter a pretensão de ser jurista longe disso só pretendia dizer que essa pode ser uma forma de por os nossos problemas na discussão o mais ampla e publica possivél ok?
sobre os maq/revisores não interessa quem faz o quê porque se não é o acompanhante a meter os pés então fica o maquinista do comboio nos cornos do boi aliás é de uma iresponsabilidade atroz , fica bem grande abraço por mim podes deixar de ser anónimo porque só quem tem necessidade de se esconder usa essa forma e tu não me pareçes ter essa necessidade basta respeitar para ser respeitado HASTA SIEMPRE

26/4/10 18:53

 
Anonymous brejniev said...

é láaaaaaaaaaaaaaaaa...o pena tá em grande é isso aí dá-lhes com alma que os capitalistas/imperialistas/latifundiários vão ao tapete que é uma beleza e depois ainda levam uns pontapés nas cabeçorras que se cagam todos.
só não acho bem estares a citar as obras de Marx e Lenine,porque para a maralha manhosa que vem a este blog salvo raras excepções dá-lhes com Marx e Lenine e eles sacanas contrapõem logo com um sorriso manhoso na tromba que a Capital e o Kremlin são discotecas muito melhores e com sirigaitas bem grossas e musica muito mais fixe.
tás a dar pérolas a porcos é o que é!

26/4/10 19:42

 
Blogger Macambúzio said...

O anónimos assim continuarão pois coragem lhes falta. Estou em vigilia no blog, sou apenas pasteleiro. Eu é mais bolos! Ja estou sem tanga há muito tempo. Agora que estamos no fundo, que até as laranjas vêm apelar ao povo, social, a união e sentido de pátria dizendo que as baratas que comeram até não poder mais já não aguentam, que será de nós?

O sindicato poderá estar na situação que os senhores apresentam, mas uma opinião deixo aqui se me é permitido. Se não se unirem no momento de luta quando irão demonstrar a força? Depois dos parasitas espoliarem tudo? Quando nada sobrar?

Em frente, TODOS! A união FAZ realmente a força!!

Ps: Alguem tem o telefone da neide?

26/4/10 20:02

 
Anonymous neide said...

Macambúzio seu pilantra qui ocê quer comigo ó peste du campo, vagabundo di praia,vai ver si eu tô na esquina vai ó veadão.
sou minina de um hôme só ,ou dois vá,na boa.
só quero lero lero com virilzinho ou com lagartao tô morrendo di paixão desse dois caras aí.
vrilzinho lagartao gatões mi liguem vai ,neide poderosa tá esperando õcês pra fazer cafuné nos meus amores.
beijo pros dois.
e tu macambúzio vai te catar ó bicha vai engatar crioulo na favela vai.

26/4/10 20:42

 
Anonymous vai tu said...

A luta tá na rua companheiros ergamos a bandeira da justiça e respeito pelos trabalhadores deste país, amanhã vamos contribuir para dignificar a classe trabalhadora em Portugal. Unidos vamos conseguir..... Demontraremos á ralé que somos diferentes........

26/4/10 22:01

 
Anonymous Neide a brasuca said...

a porca das 20-42 não sou eu, não.
cuidado com as imitações, seus moleques. tem trem amanhã prá ir trabalhá? alguem ´mi dá carona?

26/4/10 23:36

 
Anonymous jornalista on line said...

estação do rossio ao rubro...
vejam as noticias

26/4/10 23:52

 
Anonymous eu! said...

Revolução já nesta tanga de país. Contra todos os chulos que comem tudo e não deixam nada greve hoje e sempre, com a certeza que por este andar um dia também se vai acabar a mama para eles e uma nova sociedade renascerá das cinzas, mais solidária e com justa distribuição de riqueza. Só assim um país progride!

27/4/10 01:26

 
Anonymous Anónimo said...

Caros camaradas acho muito bem esta pluralidade de ideias, no entanto acho que se devia moderar a linguagem, dá mau aspecto. Em relação à greve, GREVE GERAL, pois é a única maneira que eu tenho de demonstrar a minha revolta e indignação em relação a muitas situações que se passam na nossa empresa e no país, ou seja, somos um país onde a classe média é que paga toda a crise, sempre. Saudações a todos.

27/4/10 08:47

 
Anonymous Anónimo said...

os furas paneleiros do costume estão a laborar ( fertagus ) nunca me enganaram escumalha de merda.

27/4/10 09:39

 
Anonymous Anónimo said...

Viva!... estamos em greve.
Mas que aconteceu ao Smaq? Durante tantos e tantos anos a marcar e a desmarcar greves e agora, que o país se afunda, força com elas.
Eu fiz greve porque sempre fiz todas as greves, mas podem crer que discordo da oportunidade desta luta. Por quê?
(1) Sei que os resultados que, eventualmente, se venham a conseguir não resolverão nenhum problema dos maquinistas. Qualquer coisinha que se consiga será sempre muito pouco porque não há condições para grandes aumentos. E o smaq nunca usou as greves para fazer política, mas sim retirar dividendos salarias.
(2) Nunca gostei de envolver as minhas lutas com as de organizações sindicais que aplicam no terreno as decisões políticas de "comités centrais". (Vejam o exemplo dos autocarros dos Serviços Municipalizados do Porto em que um elemento do sindicato afirmou que a fraca adesão se ficou a dever ao facto das negociações dessa empresa ainda estarem a decorrer. Pois é, mas talvez, o "comité central” lhes tenha dito para fazerem greve).
(3) O momento de crise, particularmente grave, que o país atravessa não convida a dar argumentos para que amanhã nos vejamos obrigados, por quem nos empresta dinheiro diariamente, a tomar medidas "irlandesas" ou "gregas".

Apesar de tudo, fiz greve.

(É escusado ao Kamarada Eduardo Gomes vir para aqui com a “cassete” do costume porque as suas opiniões “sabujas e acerebradas” batem na couraça da minha indiferença)

27/4/10 11:05

 
Anonymous Anónimo said...

Pena R. és tu amigo!!??
voltaste ao activo no blog!??
aperta com eles,abraço do liedson...

27/4/10 11:38

 
Anonymous Adosinda N Graxa said...

Bom dia,
Nem tudo é mau nestas coisas das greves.
Apanhei como de costume o comboio no Cacém hoje de manhã e a viagem correu lindamente.
Fui um pouco na base da fé para a estação e ao fim de 20 minutos de espera apareceu o comboio que nem sequer ia muito cheio.
Gostava de salientar que a CP teve uma boa ideia ao mandar aquela senhora com a farda cinzenta clarinha como a que estava no Cacém.
Perguntei-lhe se valia a pena esperar pelo comboio ao que me garantiu que apareceria um comboio dentro de 20 minutos e não errou na informação.
Não sei se na CP se usa alguma forma de elogiar os seus empregados como por exemplo os louvores ou as gratificações, ou cheques brinde para o cabeleireiro por exemplo mas julgo que esta senhora merece pela sua simpatia e pela acertividade demonstrada.
O seu nome no crachá era Cláudia Freitas. Um bem hajam

27/4/10 11:45

 
Anonymous o gá-gá-gágo said...

Di-di-diz que o Ca-Ca-Castelo já fa-fa-faz horas ex-ex-extraordinárias ou-ou-outra vez.
O Ma-Ma-Massano bai-bai-baixou de posto agora está no rés-do chão.
O Pena Rosa já-já já está melhor felizmente mas ainda não consegue se-se-separar a veia que tem da artéria que somos.

27/4/10 11:51

 
Anonymous Anónimo said...

Alguem me sabe explicar porque uma greve de 4.30H tem serviços minimos e uma greve de 24H não tem o mesmo criterio? Porque por sempre aos maquinistas serviços minimos e Requisição civil, então a lei da greve não é para todos?

27/4/10 12:04

 
Anonymous margem sul said...

A Internacional

De pé, ó vitimas da fome
De pé, famélicos da terra
Da idéia a chama já consome
A crosta bruta que a soterra

Cortai o mal bem pelo fundo
De pé, de pé, não mais senhores
Se nada somos neste mundo
Sejamos tudo, ó produtores

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

Messias, deus, chefes supremos
Nada esperamos de nenhum
Sejamos nós que conquistemos
A terra mãe livre e comum

Para não ter protestos vãos
Para sair desse antro estreito
Façamos nós por nossas mãos
Tudo o que a nós diz respeito

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

Crime de rico a lei cobre
O Estado esmaga o oprimido
Não há direitos para o pobre
Ao rico tudo é permitido

À opressão não mais sujeitos
Somos iguais todos os seres
Não mais deveres sem direitos
Não mais direitos sem deveres

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

Abomináveis na grandeza
Os reis da mina e da fornalha
Edificaram a riqueza
Sobre o suor de quem trabalha

Todo o produto de quem sua
A corja rica o recolheu
Querendo que ela o restitua
O povo só quer o que é seu

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

Nós fomos de fumo embriagados
Paz entre nós, guerra aos senhores
Façamos greve de soldados
Somos irmãos, trabalhadores

Se a raça vil, cheia de galas
Nos quer à força canibais
Logo verás que as nossas balas
São para os nossos generais

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

Pois somos do povo os ativos
Trabalhador forte e fecundo
Pertence a Terra aos produtivos
Ó parasitas deixai o mundo

Ó parasitas que te nutres
Do nosso sangue a gotejar
Se nos faltarem os abutres
Não deixa o sol de fulgurar

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

27/4/10 14:18

 
Anonymous ferroóbico said...

viva a greve dos ferroviários!atenção
povo português, incluindo o chefe de depósito, juntem-se a nós para a tomada do poder!
viva a revolução popular e socialista!

27/4/10 14:42

 
Anonymous Anónimo said...

*SMAQ INFORMAÇÃO*
COMUNICADO Nº 09

27 ABRIL 2010


DUPLA TRIPULAÇÃO DA TRACÇÃO NAS CABINAS DE CONDUÇÃO


Os Maquinistas e o Sindicato têm sido confrontados, quando em situações de greve ou paralisação de outros trabalhadores de sectores comerciais e acompanhamento de comboios, com a nomeação por parte da Empresa de dois Maquinistas para a tripulação da condução (dois Maquinistas ou um Maquinista e um Inspector de Tracção).

Esta posição da CP deveria ser precedida de informação em documento específico a distribuir pelos serviços interessados e assumido pelos responsáveis onde definam as condições técnicas e de segurança das respectivas marchas dos comboios.

Uma vez que estes órgãos se demitem de tais funções, o SMAQ não pode aceitar, sem que o Conselho de Administração defina a sua posição sobre esta situação concreta, a nomeação de dois Maquinistas para a tripulação dos comboios como forma de pressionar e intimidar estes a resolver situações laborais a que são alheios. Assim, não poderão considerar reunidas todas as condições de segurança para a condução/circulação dos comboios.

Esta posição dos trabalhadores e do Sindicato será tomada a partir de hoje, 27 de Abril de 2010, dia de greve convocada por diversas organizações sindicais, e dela dada conhecimento ao Ministério dos Transportes, Secretaria de Estado dos Transportes, IMTT e Ministério do Trabalho.



A Direcção do SMAQ


O IMTT já nos respondeu sobre a possibilidade da tripulação dos comboios ser garantida exclusivamente por dois maquinistas, porém não diz em que condições os comboios podem e devem circular, igual informação foi-nos transmitida pelo Conselho de Administração da CP-EPE. Nestas condições os maquinistas e todos os trabalhadores da tracção, sem a definição prévia das condições de circulação dos comboios, designadamente, segurança no serviço de passageiros e mercadorias, consideram não estarem reunidas as condições para a condução de comboios neste regime – apenas com a dupla tripulação da tracção.

27/4/10 15:07

 
Anonymous FAN A. Tico said...

Fez-se LUZ!
Terá sido JESUS?
O lugar comercial do comboio está RESERVADO.
Maquinista quando acompanha comboios só tem responsabilidade da cabina para a FRENTE!
E então quem dá a partida em BENFICA?

Tenham cuidado!
Ele é perigoso!
Ele é o Óscar "tacuara" Cardoso!

27/4/10 15:35

 
Anonymous AVANTE said...

Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.

Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.

Uma gaivota voava, voava,
assas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo cualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.

A LUTA CONTINUA , A LUTA CONTINUA...

27/4/10 16:25

 
Blogger Macambúzio said...

Ó Neide... neste dia de greve queria ir tomar um cafezinho con ocê. Mai tu não qué?

Eu seria um homem de uma Neide só.

Vamos em frente com a LUTA. Hoje pouco amanhã será mais, sem luta é certo que nada ganhamos. Por isso...
A LUTA CONTINUA

27/4/10 17:03

 
Anonymous Anónimo said...

Mais uma greve do Smaq para nada.
Bastou ouvir os dirigentes na TV para perceber que esta greve foi só para acompabhar outrs greves que se efectuavam. Não venha agora a direcção do Smaq dizer que é apartidária pois das outras greves sempre se demarcou das mesmas.
Por outro lado quando VENDERAM os maquinistas para que estes possam acompanhar comboios não veio dizer que tinhamos sido vendidos por tuta e meia e agora vêm com a palhaçada de que não há condições de segurança ??? Mas também aceitou a regulamentação de agente único e onde estavam as ditas condições de segurança????
Além do mais quem não sabe ler não vê que no regulamento da I.G.7, não atribuí ao maquinista funções de revisão só de chefe de comboio, mas como existe muitos "letrados" ... ... ...

27/4/10 21:08

 
Anonymous Anónimo said...

CP, Refer, Carris, Transportes Sul do Tejo (TST), STCP e Rodoviárias da Beira Litoral e do Entre Douro e Minho estão parados, assim como todas as travessias fluviais do Tejo e ainda o metro de Mirandela.

A CP chegou mesmo a fechar esta manhã as estações do Cais do Sodré, Cascais e Oeiras, por motivos de «segurança». A responsável pela comunicação da empresa disse à Lusa que a CP não está a conseguir assegurar a circulação de comboios na linha de Cascais pelo que foi tomada a decisão de encerrar as estações que podem ser fechadas «por motivos de segurança», para evitar a acumulação de pessoas nas plataformas.

27/4/10 21:09

 
Anonymous Anónimo said...

A Refer, no entanto, considera que a greve não prejudicou os operadores privados. "Não se registaram prejuízos para os operadores ferroviários privados", disse hoje a porta-voz da Refer, Susana Abrantes.

27/4/10 21:16

 
Anonymous Anónimo said...

Segundo referiu, na CP a adesão situou-se nos 95 por cento a nível nacional, na Soflusa 100 por cento e na Transtejo circulou apenas um barco entre Cacilhas e o Cais do Sodré, o que torna a adesão também próxima dos 100 por cento.

27/4/10 21:17

 
Anonymous Anónimo said...

O secretário de Estado dos Transportes disse que os impactos da greve desta terça-feira foram «de uma forma geral mínimos», frisando que entende o direito à greve dos trabalhadores.

«A maior parte dos sistemas de transporte funcionaram sem grande perturbação, excepto os comboios da CP», acrescentou Carlos Correia da Fonseca.

27/4/10 21:18

 
Anonymous Anónimo said...

O secretário de Estado dos Transportes reconheceu hoje que a greve no sector provocou "incómodos", mas ressalvou que o Governo não cederá às reivindicações dos sindicatos alegando que o Orçamento do Estado "não comporta crescimento de custos".

Em declarações à agência Lusa, Carlos Correia da Fonseca admitiu que a paralisação de hoje gerou "obviamente incómodos" nas ligações ferroviárias suburbanas da CP e fluviais entre Lisboa e a Margem Sul do Tejo, com níveis de adesão na ordem dos 90 por cento.

No caso das ligações fluviais realizaram-se apenas quatro das cinco carreiras de serviços mínimos, precisou o governante.

O secretário de Estado dos Transportes assegurou que o Governo mantém a sua postura de "diálogo" com os sindicatos, com reuniões agendadas, mas não abre "excepções", lembrando que o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) estipula um "crescimento de zero por cento nos salários" do sector público.

Além disso, alegou, "o Orçamento do Estado não comporta crescimento de custos, como é desejado por muitos sindicatos".

Questionado sobre se o Governo equaciona a possibilidade de recorrer à requisição civil perante a ameaça de novas greves nos transportes públicos, o secretário de Estado respondeu apenas que o Executivo vai acompanhar a situação.

Apontando elevados níveis de adesão à paralisação de hoje, os sindicatos ligados ao sector dos transportes de passageiros, que reclamam aumentos salariais, ameaçam com novas greves.

27/4/10 21:19

 
Anonymous Anónimo said...

Muitas mães escocesas devem ter utilizado o ameaçador Monstro de Loch Ness como incentivo para forçar os filhos a comer a sopa ou arrumar os brinquedos. Quem é que não se lembra das histórias e imagens da curiosa criatura? O que não se sabia é que a existência do «Nessie» foi seriamente considerada pelas autoridades, que estavam preocupadas com a segurança do monstro, noticia a Sky News.

De acordo com um relatório, de 1930, agora divulgado pelo Arquivo Nacional da Escócia, a segurança da criatura era uma preocupação. O chefe da polícia de Inverness-shire referiu que era «duvidoso que a polícia tivesse poder para proteger» o Nessie.

No seguimento de várias publicações de fotografias, em 1933 foi pedido ao Instituto escocês que confirmasse a existência da serpente marinha no lago. Os ministros propuseram a colocação de «observadores de confiança» nas margens do lago, esperando alguma aparição.

Se a existência tivesse sido provada, o passo seguinte passaria por prender o Nessie sem o ferir, algo complicado tendo em conta a profundidade e tamanho do lago.

No entanto, o mito continuou até aos dias de hoje e qualquer eventual prova que tenha havido relativa ao caso foi arquivada.

27/4/10 21:21

 
Anonymous Anónimo said...

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Primeiro-dia-da-greve-dos-maquinistas-da-CP.rtp&headline=20&visual=9&article=339083&tm=6

27/4/10 23:46

 
Anonymous Anónimo said...

Hoje estamos em greve por um "aumentozinho" que nem dá para a bica. Amanhã estaremos de greve contra as medidas drásticas que qualquer Governo terá de tomar para fazer face à crise e ao aumento dos juros da divida pública.
O primeiro e brutal sinal foi dado ontem por uma empresa de rating. Dirão alguns Kamaradas, mas o que tem isso de importante. Nada, nadinha direi eu. Mas quem diariamente nos empresta o dinheiro não pensa assim e vai obrigar o País a tomar medidas de austeridade bastante dramáticas.
Porém, o que interessa agora é o "aumentozinho".
Viva as greves de hoje, dirão os Kamaradas. E eu digo também.

28/4/10 01:12

 
Anonymous Anónimo said...

Isso é uma falácia mas qual bancarrota ,qual crise ,um País que dá bónus de 3 milhões de euros a gestores de empresas participadas pelo estado e congela aumentos de salários tendo em conta a inflação registada só tem o que mereçe.
só haver greves ainda é pouco.
a sorte destes vigaristas é que somos " mansos ".
Mas a malta devagar vai acordando.
ESCRAVOS nunca mais,é lutar e lutar e lutar,não há para quem trabalha ,também não há para os chulos que nos (des(governam.
se há pessoas ou trabalhadores que querem continuar a ser explorados e a ser escravos e capachos dos senhores do dinheiro estejam á vontade,mas não criticem quem quer lutar pela sua dignificação como trabalhador e ser humano.
disse.

28/4/10 08:56

 
Anonymous Zeca said...

Vampiros
José Afonso
Composição: José Afonso

No céu cinzento sob o astro mudo
Batendo as asas Pela noite calada
Vêm em bandos Com pés veludo
Chupar o sangue Fresco da manada

Se alguém se engana com seu ar sisudo
E lhes franqueia As portas à chegada
Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada [Bis]

A toda a parte Chegam os vampiros
Poisam nos prédios Poisam nas calçadas
Trazem no ventre Despojos antigos
Mas nada os prende Às vidas acabadas

São os mordomos Do universo todo
Senhores à força Mandadores sem lei
Enchem as tulhas Bebem vinho novo
Dançam a ronda No pinhal do rei

Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada

No chão do medo Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos Na noite abafada
Jazem nos fossos Vítimas dum credo
E não se esgota O sangue da manada

Se alguém se engana Com seu ar sisudo
E lhe franqueia As portas à chegada
Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada

Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada


CANÇÃO IMTEMPORAL
E AGORA MAIS QUE NUNCA ,APLICA-SE AOS POLITICOS QUE GOVERNAM ESTE POBRE PAÍS.

28/4/10 10:09

 
Anonymous Anónimo said...

O anónimo das 8:56 falou muito bem. Assim é que é falar. Estou de acordo com as suas palavras.
Contudo, quem todos os dias nos empresta o dinheiro está-se nas tintas para as lindas palavras. Eles põem cá o guito e nós temos de tomar medidas drásticas.
Hoje fazem-se greves para aumentar os salários. Amanhã far-se-ão para não baixarem os salários, para baixar os juros, para evitar despedimentos, pois é a isso que leva as medidas draconianas que qualquer Governo tem de tomar.
Eu sei que não gostam destas palavras, gostam sim de quem "fala" como o anónimo das
8:56, mas quem põe cá o dinheiro não vai em palavras bonitas.
Viva as greves.

28/4/10 10:37

 
Anonymous Anónimo said...

viva as greves e no teu ponto de vista anónimo das 10.37 viva também o mexia o granadeiro o zeinal bava o rui pedro soares os sucateiros os freeports as universidades manhosas os curriculos aldrabados os penedos e mais toda essa cáfila de ladrões que praticam tráfico de influencias negócios criminosos acumulam benesses e riqueza ilicita mas para ti tudo ok o problema é o aumento dos tipos que ganham 500 ,550 1000 euros por mês que trabalham dia e noite para sustentar a familia esses os chamados "trabalhadores" é que levaram este País para o meio da merda onde está neste momento.a tua grande preocupação é o ranting é as acções da bolsa é os spreeds é os juros.
amigo cada um faz a sua opcção eu tento lutar contra este estado de coisas,tu não...fazer o quê contra isso.
aguenta coração que melhores dias virão para mim para ti e para todos aqueles seres humanos honestos limpos e trabalhadores e se não vierem para nós virão para os nossos filhos e netos.
amém (que vem aí outra chuliçe...o papa)dassssssssssssss faltava cá este ainda.

28/4/10 12:34

 
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 10.37 vê ,lê ,canta a canção do Zeca sobre os vampiros e deixa de ter uma posição acobardada ,a chamada posição de cócoras perante outros teus semelhantes,eles não são mais inteligentes e trabalhadores do que tu e teus colegas,eles são é mais gananciosos,criminosos,trafulhas,desonestos do que NÓS!

28/4/10 14:02

 
Blogger virilão said...

NÃO HÁ DINHEIRO!

BANCARROTA!!


e isto é o QUÊ?

http://www.dragteam.info/forum/economia-e-financas/78066-finantia-emite-100-milhoes-com-garantia-do-estado.html

QUAL É O GRUPO ECONÓMICO QUE MAIORES LUCROS APRESENTA?
QUAL FOI O GRUPO ECONÓMICO QUE OS PORTUGUESES ATRAVÉS DO ESTADO TIVERAM QUE GARANTIR?

VÃO MAS É TENTAR MORALIZAR O TOTTA!!!

Somos sérios e honestos "pedimos" o que realmente precisamos!!!

VEM LUTAR CONNOSCO!!!!

28/4/10 17:16

 
Blogger virilão said...

Para além da CGD, BES e BCP, também o Banif pediu e obteve uma garantia de 50 milhões de euros. Por fim, o Banco Invest, do Grupo Alves Ribeiro, recorreu à Lei nº60-A/2008 ( que estabelece a possibilidade de concessão extraordinária de garantias pessoais pelo Estado, no âmbito do sistema financeiro) para uma emissão de obrigações até 25 milhões de euros nos mercados financeiros.


Com a concessão de garantias ao Banco Finantia, sobe para 5.175 milhões de euros as garantias concedidas aos bancos nacionais, ao abrigo da lei que lhe permite a concessão extraordinária de garantias até 20 mil milhões de euros.



20 MIL MILHÕES DE EUROS !!!!!!!

DIVIDE ISSO PELOS 10 MILHÕES DE PORTUGUESES!!!!!

VÃO GOZAR COM O ESPÍRITO SANTO!
VÃO LEVAR NO BANIF!
VÃO APANHAR NO BANCO E BANCO É CAIXA!

28/4/10 17:20

 
Anonymous Anónimo said...

Virilão, se fores avalista de alguém estás a dar dinheiro a esse alguém?
O que o Estado Português fez, como muitos outros e muito bem, foi ser avalista de alguns bancos para que lhes emprestassem dinheiro. Caso não se fizesse isto poderia haver uma crise bancária sem precedentes. Era a corrida desenfreada aos bancos para cada um lavantar o seu dinheiro, enfim uma série de problemas sem paralelo.
Os bancos que utilizam o aval pagam juros ao Estado.
Portanto Virilão, a coisa não é tão aberrante como queres fazer crer.
Mas sei que te fica bem dizer essas coisas porque a plateia bate muitas palmas ruidosas.

29/4/10 00:18

 
Blogger virilão said...

"era a corrida aos bancos para cada um levantar o seu"....

heheheheh

estás mesmo desfasado da realidade ....

a maior parte dos portugueses é devedora aos bancos.,.não é credora!!!

podem ter lá 5000€ "guardados" mas devem 10 vezes mais que isso...de certeza!!!

OS pobres dos portugueses garantiram com aval do estado e os seus "poucos " impostos, o dinheiro de 5%(?) dos portugueses...que jamais ficariam mal pois têm outro tanto ou mais em off-shores.

quantos (e quais) portugueses têm conta no finantia, bpp, etc?

areia nos olhos? só na praia quando está vento

29/4/10 09:33

 
Anonymous O das Caldas said...

"era a corrida aos bancos para cada um levantar o seu"....

De tanto ouvir falar em crise e mais crise, e ter visto o que aconteceu àqueles do BPP, por acaso é coisa em tenho pensado em fazer ultimamente.
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar!

29/4/10 17:34

 
Blogger Macambúzio said...

Virilão a presidente!!! Eduardo Gomes braço armado e a Neide assistencia aos maquinistas!!!!

Eis a nova lista.... Eu voto e TU????

A LUTA CONTINUA

29/4/10 20:40

 
Anonymous lagarto said...

E o gago a PORTA VOZ porque é fluente e não se engasga...

29/4/10 20:55

 
Anonymous Anónimo said...

Virilão, eu sei que vendes demagogia às toneladas, mas nunca pensei que tal se devesse à ignorância.

30/4/10 01:00

 
Anonymous o gá-gá-gágo said...

Ten-ten-tens dú-dú-dúvidas?

30/4/10 01:02

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!