Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

segunda-feira, abril 19, 2010

NOVO Acordo Ortográfico (verbo "parar" - maquinistas)



EU
paro comboios.
Tu paras comboios?
ELE pára comboios!

NÓS parávamos comboios!!!
VÓS paráveis comboios...
ELES param comboios.


Etiquetas:

33 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Viril. Demagogia barata. Só demagogia...

19/4/10 16:57

 
Anonymous posto de sinalização said...

Esse texto são sinais principais a falar com sinais permissivos??
ah, tá bom,pronto ok,já percebi...ou não,ou não!!

19/4/10 17:13

 
Anonymous Anónimo said...

Os dirigentes do smaq estão acabados.
É preciso um nova direcção para dar força á classe.
Eleições JÁ!!!!!!!!!!!!!!

19/4/10 18:46

 
Blogger Unknown said...

Hermeticamente fechados sem ideias nem raiva! Pensamentos submissos, o passado já lá está mas a vida continua....

19/4/10 19:28

 
Blogger eduardo gomes said...

Tem de ser a CP a marcar greves para isto parar, visto o sabujismo já estar tão impregnado nas carreiras laborais desta casa. Somos indignos, perante os congéneres europeus, de nos chamarmos ferroviários|

20/4/10 00:44

 
Anonymous Prof. Jesualdo F. said...

QUANDO SE QUER FAZER GRAÇOLAS INFANTIS COM ASSUNTOS SÉRIOS DÁ SEMPRE ASNEIRA DA GROSSA!
AGORA ATÉ JÁ SE CONFUNDE O PRESENTE DO VERBO PARAR COM O PRETÉRITO IMPERFEITO DO MESMO VERBO.
ESTÁ-SE A PRESTAR UM MAU TRABALHO AOS VISITANTES DESTE BLOG JÁ DE SI TÃO ESTUPIDIFICADOS E ABRUNHOS CONFORME SE PODE LER E VER NOS COMENTÁRIOS ANTERIORES.

20/4/10 23:22

 
Anonymous che........... said...

Realmente a grande lição a tirar desta aula de gramática é se o verbo está ou não bem conjugado kkkkkkkk será que o companheiro ainda não saiu ou julga que estamos na escola primária ? entendo não quer ver não vê ou tem raiva de quem consegue ver que a mensagem é outra , por isso não sei bem quem é o estupido que anda por aqui . abraço a todos para os estupidificados tambem

21/4/10 19:27

 
Anonymous che............ said...

Afinál o pessoal não deixou já a escola primária?pareçe que não porque afinál a ideia é saber conjugar verbos kkkkkkkk eu devo ser dos estupidificados pois me pareçe que a ideia ou mensagem a passar é outra , ou será que afinal não somos estupidos mas existe muito boa gente que bem tenta a metamoforse vou já comprar uma vacina contra esta corja quero dizer epidemia viral kkkkkkkkk
abraço a todos para os burros em gramática tambem

21/4/10 19:33

 
Anonymous Abro-te o OLHO said...

Estava há dias a falar com um amigo meu nova-iorquino que conhece bem Portugal.

Dizia-lhe eu à boa maneira do "coitadinho" português:

Sabes, nós os portugueses somos pobres ...

Esta foi a sua resposta:

Como podes tu dizer que sois pobres, quando sois capazes de pagar por um litro de gasolina, mais do triplo do que pago eu?

Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade e de
telemóvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA?

Como podes tu dizer que sois pobres quando pagais comissões bancárias por serviços e cartas de crédito ao triplo que nós pagamos EUA?

Ou quando podem pagar por um carro que a mim me custa 12.000 US Dólares (8.320 EUROS) e vocês pagam mais de 20.000 EUROS, pelo mesmo carro? Podem dar mais de 11.640 EUROS de presente ao vosso governo do que nós ao nosso.

Nós é que somos pobres: por exemplo em New York o Governo Estatal, tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes cobra somente 2 % de IVA, mais 4% que é o imposto Federal, isto é 6%, nada comparado com os 20% dos ricos que vivem em Portugal. E contentes com estes 20%, pagais ainda impostos municipais.

Além disso, são vocês que têm "impostos de luxo" como são os impostos na gasolina e gás, álcool, cigarros, cerveja, vinhos etc, que faz com que esses produtos cheguem em certos casos até certos a 300 % do valor
original., e outros como imposto sobre a renda, impostos nos salários,impostos sobre automóveis novos, sobre bens pessoais, sobre bens das empresas, de circulação automóvel.

Um Banco privado vai à falência e vocês que não têm nada com isso
pagam, outro, uma espécie de casino, o vosso Banco Privado quebra, e vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado. E vocês pagam ao vosso Governador do Banco de Portugal, um vencimento anual que é quase 3 vezes mais que o do Governador do Banco Federal dos EUA...

Um país que é capaz de cobrar o Imposto sobre Ganhos por adiantado e Bens pessoais mediante retenções, necessariamente tem de nadar na abundância, porque considera que os negócios da nação e de todos os seus habitantes sempre terão ganhos apesar dos assaltos, do saque fiscal, da corrupção dos seus governantes e autarcas. Um país capaz de pagar salários irreais aos seus funcionários de estado e da iniciativa privada.

Os pobres somos nós, os que vivemos nos USA e que não pagamos impostos sobre a renda se ganhamos menos de 3.000 dólares ao mês por pessoa, isto é mais ou menos os vossos 2.080€. Vocês podem pagar impostos do lixo, sobre o consumo da água, do gás e electricidade. Aí pagam segurança privada nos Bancos, urbanizações, municipais, enquanto nós como somos pobres nos conformamos com a segurança pública.

Vocês enviam os filhos para colégios privados, enquanto nós aqui nos EUA as escolas públicas emprestam os livros aos nossos filhos prevendo que não os podemos comprar.

Vocês não são pobres (ou são-no só de espírito), gastam é muito mal o vosso dinheiro!

Vocês, portugueses ou são uns estúpidos ou uns MANSOS!!!

21/4/10 20:47

 
Anonymous Dassss! said...

Este 'che............' é mesmo 'curto e grooooosso'! Dasssss!

21/4/10 22:03

 
Anonymous trócas-te todo said...

Manso é a tua tia, pá !

21/4/10 22:07

 
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/user/nucleoalgarve

22/4/10 12:26

 
Anonymous ferraóbico said...

para os gestores das empresas e bancos, vencimentos e pensões escandalosos, para os outros salários de miséria ou o desemprego. vamos para a frente com as greves!!!

23/4/10 11:59

 
Anonymous Anónimo said...

Então como é?o SMAQ marca uma greve a sério e não aparece por aqui comentários da canalha a mandar a tracção abaixo?
Mau,mau assim estão a falhar,agora é que vão ver o que é uma greve a sério esperemos que não haja maquinistas a substituir colegas como aconteceu á uns tempos.
Quanto ao autor do blog tão lesto a pôr posts acerca da luta de outros colegas da CP,agora a 3 dias da greve dos maquinistas está quedo e mudo!!!
Ou me engano muito ou estás a passar para outro rebanho não tarda nada,vais fazer companhia ao outro pastor que tem cajado e lingua afiada mas não tem o principal ,as ovelhinhas do rebanho da tracção

23/4/10 18:29

 
Blogger Pena Escarlate said...

Ugh!!

23/4/10 18:38

 
Anonymous Anónimo said...

Caros companheiros e amigos dia 27 GREVE GERAL como forma de mostrar a nossa indignação como nos têm vindo a tratar, ou seja somos constantemente atacados de todos os lados e pergunto onde pára o nosso sindicato, sindicato que somos nós todos. Desculpem não me identificar, pois infelizmente tenho algum receio de retaliações. Subscrevo-me maquinista desiludido e desmotivado.

23/4/10 21:59

 
Anonymous Duque de Loulé said...

anónimo das 21.59 a)andas a fumar coisas esquisitas ou b)a beber vinho estragado.
o sindicato dos maquinistas o SMAQ não só tem greve marcada para dia 27 ,como também para dia 26,28,29 e 30,por isso como vês ou não és maquinista e andas aqui á pesca á linha ou estás metido na alinea a) ou b) acima descrita.
o sindicato anda por aí e de olhos bem abertos, á é muita gente que não o quer ver por motivos inconfessáveis.
podes sempre indentificar-te porque somos todos pessoas de bem e de carácter.retaliações só se fores bufar da malta ao primeiro andar á direita ao fundo em frente,que deve ser o que costumas fazer pela converseta aqui produzida, seu piolho...

23/4/10 23:35

 
Anonymous Anónimo said...

é assim que o smaq marca posição, para tapar os olhos aos associados, marca uma grevezinha parcial, oferece á empresa 20% de serviços minimos, e a intenção de se privatizar a CP Carga e CP Lisboa vai passando do papel para a pratica, para não falar do congelamento dos salarios!!

24/4/10 00:03

 
Anonymous Anónimo said...

Lamentavel o último comunicado do SMAQ. É incrível tanta incompetência, num universo de tantos maquinistas e seus dirigentes sindicais, mas também não fica impune de forma alguma a chefia da CP-Lisboa pela atitude tomada de forma irresponsável e ilegal durante a greve dos revisores. Vou esclarecer. argumenta-se com o 26º aditamento da IG7...pois meus caros conhecem a IGT2 devia ler os documentos que recebem, é verdade o 26º aditamneto da IG7 nunca entrou ao serviço, podem também o constatar no colibri dos pc´s dos locais de trabalho. Portanto durante a greve alguns comboios circularam ilegalmente em virtude de maquinista ignorantes, de chefias da CP incompetentes. E agora tiveram o aval dos dirigentes do SMAQ num comunicado que em nada diz de como devem actuar os maquinistas e aceitaram um documento que não entrou em vigor. Meus amigos leiam os regulamentos.

24/4/10 01:27

 
Blogger eduardo gomes said...

O aditamento referido não é mais que a reedição da execrável ICET O2/98 que permitiu ao sr Medeiros furar a greve das restantes carreiras profissionais da CP em 98 a troco de um prato de lentilhas para a tracção. As desculpas bastardas continuam quando se tem o rabo preso. Já agora , sugiro ao Conselho de Administação a formação em condução a revisores de modo a haver equilíbrio nisto de se furar greves, para mais ficarão com uma polivalência (comercial/condução) que lhes permitirá ganhar mais que nós. Prontifico-me com todo o gosto a dar essa formação, caso a empresa o queira...

PS - o inenarrável "Duque de Loulé" entende haver tanta democracia no SMAQ que se possa criticar abertamente a direcção. Deve ser por isso que se muniram de guardas pretorianas e sabujos em cada depósito e ameaçam e concretizam processos em tribunal à revelia dos restantes associados contra quem lhes fizer frente. Entretanto, o contencioso da CP vai distribuindo casqueiro aos maquinistas e todavia...

24/4/10 10:00

 
Anonymous Anónimo said...

Anónimo 23/4/2010 21:59, resposta a Duque de Loulé 23/4/2010 23:35: a)1º não fumo, 2ºnão bebo bebidas alcoólicas, 3º sou maquinista à mais de 20 anos o que se calhar não acontece consigo, 4º sempre entrei em todas as lutas promovidas pelo Smaq, 5ºsempre respeitei e respeito os colegas, posso é não concordar, 6º as retaliações não é da parte dos colegas mas sim das chefias do depósito, pois vive-se um clima de perseguição e vingança, 7º a minha educação não me permite entrar em campos de má educação e ofensa, por respeito à minha classe, 8º no entanto nada me faz calar,pois existe liberdade de expressão, penso eu!!! Saudações a todos incluindo tu Duque de Loulé que és um espectáculo e sabes porquê? A classe só ganha com pessoas como tu!!!

24/4/10 11:30

 
Anonymous Anónimo said...

Novamente esta questão:
Foi apenas na última greve dos revisores que maquinistas acompanharam comboios?
Se não foi, e não foi mesmo, porquê tanto alarido agora?
Para mim é absolutamente legal, agora como dantes, os maquinistas ACOMPANHAREM comboios.

Estão previstas greves para os próximos dias na CP. O motivo principal é lutar contra a retenção dos salários. Deixo então esta pergunta: se por acaso a empresa avançar com aumentos de 1% as greves serão desconvocadas?
Se sim, este aumento resolve algum problema a alguém?

Acho que o smaq não se deve misturar com sindicatos PARTIDÁRIOS que usam estas greves para cumprir estratégias definidas nos comités políticos.
Se por acaso o smaq se envolvesse em acções conjuntas com sindicatos PARTIDÁRIOS jamais teria condições para sair dessas greves de forma pacífica, mesmo que daí resultassem benefícios para os seus associados. O smaq seria sempre visto como "traidor" à luta. É que há sempre alguns que fazem das greves a única razão de estar no sindicalismo, muitas das vezes, como agora, sem olhar para as condições do país e do mundo.

24/4/10 11:52

 
Anonymous Anónimo said...

Víril pública aqui o 26º aditamento aquele que ainda não está em vigor. Num país a sério todos aqueles que puseram em causa a segurança dos passageiros e desrespeitaram o regulamento em vigor deviam sentar o rabiosque num tribunal. Mas em Portugal é tudo a brincar, Turco que desilução então os maquinistas do teu depósito não conhecem o regulamento em vigor, como chefe és muito fraquinho, apenas serves para brincar a escaleiro, de comboios nada percebes, escumalha do PS tomou conta da tracção.

24/4/10 12:50

 
Anonymous ferroóbico said...

aqueles que vêm para aqui com o blá blá estafado dos sindicatos partidários são os mais radicais partidários do ps e do governo. não o conseguem disfarçar.
a hora deve ser de UNIÃO e não de divisão. a hora é de luta vamos para frente com a greve. os serviços minímos nos comboios de passageiros são ilegais. não batam mais nos maquinistas céguinhos que fizeram de revisores porque já foram ao oftmologista. FIRMEZA companheiros.

24/4/10 14:14

 
Anonymous Duque de Loulé said...

Sr. Eduardo Gomes por te prontificares com gosto a tudo e a todos é que os teus colegas te deram uma resposta veemente nas ultimas eleições para o SMAQ através da lista patrocionada por v. excelência,a resposta foi tão dura que tiveste de mudar de ares para outro sindicato.o teu ódio visceral a A. medeiros e a A.Cruz,já raia o absurdo e denota alguma patologia manhosa ainda não detectada nos serviços médicos da empresa.
vai-te curar imbecil.
ps1:o sr. Medeiros não fura greves pela simples razão de não estar ao activo na condução ferróvia.

ps2)se tens algum processo em tribunal não é por expressares as tuas opiniões ,é por ofenderes gratuitamente pessoas/estruturas no teu local de trabalho durante as horas de expediente normais da empresa que te paga o salário.

ps3)se tens algum processo em tribunal e se te for dada razão e fores considerado inocente a justiça se pronunciará de acordo com os mais elementares direitos constitucionais que te assistem no estado democrático e de direito em todos vivemos.
não podes é impunemente ofender pessoas/colegas de trabalho e depois assobiar para o ar como se nada fosse.
que saibamos não és inimputável,se bem que faças tudo por isso.

24/4/10 14:33

 
Anonymous Anónimo said...

Caro "Duque de Loulé" ainda bem que há "Eduardos Gomes" que têm a coragem de dar a cara (coisa que eu não tenho por medo ou covardia) e mostram o que lhe vai na alma e o seu desagrado, pois isto é que é democracia, isto é, se ainda existir. Se todos fossem como o Sr. estava tudo perdido, até espezinhados éramos, coisa que já acontece. Caro "Duque de Loulé" acho que lhe fica bem o respeito aos colegas que não concordam consigo. Saudações a todos e espero que a classe se mantenha unida apesar da divergência de ideias.

24/4/10 15:09

 
Anonymous Anónimo said...

LEI 7/2009
Artigo 535.º
Proibição de substituição de grevistas
1 — O empregador não pode, durante a greve, substituir
os grevistas por pessoas que, à data do aviso prévio, não
trabalhavam no respectivo estabelecimento ou serviço
nem pode, desde essa data, admitir trabalhadores para
aquele fim.
2 — A tarefa a cargo de trabalhador em greve não pode,
durante esta, ser realizada por empresa contratada para
esse fim, salvo em caso de incumprimento dos serviços
mínimos necessários à satisfação das necessidades sociais
impreteríveis ou à segurança e manutenção de equipamento
e instalações e na estrita medida necessária à prestação
desses serviços.
3 — Constitui contra -ordenação muito grave a violação
do disposto nos números anteriores.

Cabe a Procudoria da Republica identificar os infractores e levantar os autos!
Sempre que existam individuos a desrespeitar esta Lei da Republica devem ser denunciados...

24/4/10 20:23

 
Anonymous Anónimo said...

O que diz o regulamento acerca da tripulação de um comboio é, sintetizando, isto:
- A tripulação de um comboio é composta, no minimo, por dois agentes, em que um tem de ser forçosamente maquinista (salvo excepções, em que pode ser apenas o maquinista). Portanto...

25/4/10 01:45

 
Blogger eduardo gomes said...

Querido "Duque de Loulé";

Nunca me propus a votos numa lista para a direcção do SMAQ, apenas colaborei na elaboração de uma que reunia elementos de quem ainda hoje me orgulho de ter acreditado e defendido. São gente em tudo superior ao elenco fandango que brutalizou e estupidificou a carreira através de processos condenáveis do ponto de vista ético e moral e se perpetuam ao estilo fascista. Nada de pessoal me move contra os srs Medeiros e Cruz, nunca lhes movi processos em tribunal, apenas me reservo ao direito da crítica e escrutínio, práctica aprofundada na minha formação cívica, bem como me dou ao direito de responder na mesma moeda a cobardes que usam comunicados, "vias ascendentes", "locopiniões" e pasquins do género para me atacar. Obviamente que para um sabujo como tu, isto é ofensivo.

Informa-te ainda do que dizes sob pena de seres tomado como voz do dono. Como formador vi-me confrontado com uma coisa perfeitamente absurda, a saber, a apreensão da carreira dos regulamentos por via oficial e pelo "smaquês", sendo que este dialecto varia de depósito em depósito, de época, etc, conforme convém. Lançam-se colegas à fogueira que depois levam com a disciplina ou a direcção para salvar a face lá cede alguma coisa em futuras negociações. Impedi na sala que muitos colegas quando confrontados com a realidade objectiva dissessem dos srs Medeiros e Cruz o que lhes ia na alma em termos que chamariam a atenção dos tribunais. Se esclarecer alguém no exercício das minhas funções foi ofender esta direcção, compreendo agora porque é que à melhor maneira mafiosa tentaram impedir-me de a desempenhar. Obviamente que, para um ignorante crente como tu, isto é confuso.

Tens razão, o sr Medeiros não fura greves, manda furar. Também nunca vi um ditador sujar as mãos de sangue...até quando sacrificarás a última réstia de inteligência para defenderes o dono?

Por último, meu caro, saí do SMAQ nada tendo contra a instituição, apenas porque entendo que defende valores que não se coadunam com a minha formação e interesses da carreira.Descobri haver vida para além do SMAQ e pelo menos, desconto para uma instituição sem me dar vómitos. Não me tomes por inimputável que é coisa que não sou, sei o que quero e por onde vou, sei fundamentar as minhas convicções e , certo ou errado, dou a cara, ao contrário de cobardes como tu. Aconselho-te aproveitares a vinda de sua Santidade Bento XVI a Portugal para te confessares e tomares um banho de água benta e lexívia para voltares a fazer de revisor na próxima greve destes, a contento da direcção sindical e patrão, sem te doer esse vestígio de consciência que tens...

Com pena e asco...

25/4/10 11:07

 
Anonymous Anónimo said...

Quem souber que me diga uma coisa: porque motivo apenas os trabalhadores da Função Pública ou de empresas pagas pelo Orçamento de Estado fazem greve neste momento de grave crise'
Como sei que não terei nenhuma resposta objectiva deixo aqui a minha ideia: fazem greve porque têm as costas quentes, isto é, sabem que não perdem o emprego, que o salário está "sempre" garantido no dia certo, etc.
Com estas greves estão a dar, de mão beijada, argumentos para que amanhã funções agora da responsabilidade e pagas pelo Orçamento de Estado sejam privatizadas. E pode não faltar muito a ter presente as ideias do novo líder do maior partido da oposição. E nestas coisas de definir políticas tem mais poder um partido que recebe dos portuguesesem 30 ou 40% dos votos do que partidos que ficam abaixo dos 10%. Estes pequenos partidos, que os portugueses querem que sejam marginais, podem fazer muito barulho nas ruas, mobilizar muitos trabalhadores das empresas estatais para as greves, mas não têm mandato suficiente para fazer aplicar as suas políticas. É que essas políticas não foram sufragadas pelos portugueses.
Conclusão: neste momento de grave crise não sou favorável a greves em empresas pagas pelo Orçamento de Estado.

25/4/10 14:41

 
Blogger eduardo gomes said...

Não sabia que a CIP, a CAP, o PS/PSD/CDS mais os Belmiros deste país se davam ao trabalho de encomendarem a um sabujo acerebrado a conspurcação do blogue do viril. Parabéns, Joaquim, isto é que é fama!
(obviamente que escrevo em relação ao comentário anterior)

26/4/10 00:08

 
Anonymous perdão said...

..........Blá, blá,blá e o povo pá... O povo também têm direito a ganhar o suficiente para viver com dignidade, têm direito á saude, á educação pá......... Deixemo nos de intrigas palacianas os assuntos da carreira são tratados em lugar própio. Falamos muito mas acertamos muito pouco ..........

26/4/10 11:47

 
Anonymous che.......... said...

ganda eduardo gomes

29/4/10 00:26

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!