Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

quarta-feira, abril 28, 2010

GREVE

50 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por certo não "falo" o que a maioria queria ouvir. Estarei até sózinho. Mas como é a minha consciência que me comanda aqui vai.
Não concordo com as greves do Smaq decretadas nesta altura em particular.
Sempre tivemos aumentos salarias. O ano passado, com inflação negativa, levámos cerca de 3%. Nunca foram congeladas as subidas de escalão.
Os prémios sempre subiram e sempre foram pagos.
Ao fim do mês o ordenado apareceu sempre no banco.
Não tivemos despedimentos.
As regras de trabalho foram acordadas entre as partes e são favoráveis aos trabalhadores.
As condições de trabalho, com algumas excepções, são satisfatórias.
Há, aqui e ali, algumas lacunas nas escalas de serviço (para alguns, porque para outros estão boas).

Portanto, acho que fazer greves nesta altura para conseguir 1% de aumento não me parece razoável. Bem sei que é dificil à Direcção do Smaq resistir a "ataques" tão viris e "cerebrados" de uns tantos fazedores de opinião, mas um bocadinho de ponderação não fazia mal a ninguém. Também sei que é complicado não seguir esta onda de lutas que profissionais do sindicalismo partidário já vinham a preparar à longo tempo.
Por mim não gastava forças agora, e por causas menores, porque amanhã quando começar o atraso no pagamento dos ordenados, quando se verificar a redução dos salários, etc, serão precisas todas as forças para fazer inverter a situação.

Desculpem lá, mas é a minha opinião. Era mais fácil e tinha todo o apoio se dissesse "os ricos que paguem a crise"; abaixo o capitalismo; fora com o Sócrates; fora com o Pasos Coelho; viva o Jerónimo e o Louçã; viva a greve.
Mas olhem, não foi isso que a minha consciência ditou.

Vamos ver quem tem razão...

29/4/10 01:11

 
Blogger Pena Escarlate said...

Ugh!!

29/4/10 01:23

 
Anonymous Cardeal said...

Como diz o Gordo, anónimo das 01.11 ... já foste!
Vai a Fátima ver o Papa vai,pode ser que ele te faça ver aquilo que não queres ver,e te ponha lucidez na consciência tão baralhade nestes conturbados momentos da nova vida profissional/social.

29/4/10 10:14

 
Anonymous Cardeal said...

no comentário anterior:
onde se lê "baralhade"deve ler-se baralhada.
onde se lê "nova vida"deve ler-se nossa vida.

29/4/10 10:17

 
Blogger eduardo gomes said...

Caro anónimo da 01:11, por mais lacaia ao poder que seja a tua opinião, a democracia e o civismo dos teus interlocutores dão-te o direito de a expressares sem constrangimentos. Todavia está ferida de erros grosseiros de avaliação e análise, a saber:

- os aumentos salariais de que falas, em especial de 98 para cá, nunca foram de modo a suprir a inflação, pelo que , de facto, perdemos poder de compra nesse período. Apenas em vésperas de eleições o teu partido (sim, porque as lutas de quem trabalha, ao contrário do poder instituído, são apartidárias, por muito que hipócritas como tu o desmintam) aumentou efectivamente ordenados sem saber que a bolha especulativa estava prestes a rebentar.
- os prémios continuam a ser uma falácia, pois à excepção dos que são parte integrante do vencimento, continuam a ser variáveis do ordenado que certas situações podem fazer diminuír. Vergonhoso é o nosso ordenado-base.
-Só faltava trabalharmos, haver receita bruta e não recebermos,voltámos à escravatura? Sabiam que apesar de erros grosseiros de gestão (com responsabilidade directa dos boys nomeados) a CPLC e CP-carga tiveram resultados operacionais positivos? E que as outras unidades os não têm porque os últimos governos lhes têm sonegado os subsídios compensatórios que por lei lhes devem (curioso que o estado tem sido escrupuloso e pontual nesses mesmos pagamentos à fertagus, que recebe mais pelos cerca de 50 km que explora que a CP por 3000! E isto vem de um contrato lesivo aos intersses do país assinado pelo PS e pelo impoluto Cravinho!).
-não tiveste despedimentos mas uma diminuição do número de efectivos sensível em muitas áreas de exploração. Sectores operacionais há da empresa que se debatem com escassez ou inexistência de recursos humanos. O recurso ao trabalho extraordinário aumenta na globalidade e a polivalência galga em muitos sectores. Todavia, multiplicam-se cargos de gestão de tal forma que chegamos ao cúmulo de haver um quadro por cada nove trabalhadores, boys e laranjinhas que parasitam esta casa.
- as regras de trabalho, acordadas pelas partes são alvo de constante atropelo pelo patrão, pois já não falando nalgumas que nascem coxas por inépcia dos sindicatos, as restantes são interpretadas sempre segundo a lógica da parte mais forte. Não venhas hipocritamente a falar em correlação de forças que sabes não existirem.
-As condições de trabalho melhoraram na globalidade, é certo, mas por via da luta e protesto dos trabalhadores e seus representantes, não de passivos como tu. Todavia ainda muito há a fazer e quem andar em cima do material e a caminho de certos depósitos e postos sabe do que eu estou a falar.

Resumindo, caro "anónimo", partidarismo sectário e cego é defender este (des)governo que tal como os anteriores tem culpado os trabalhadores pelas suas errôneas opções estratégicas e sempre a estes exigindo mais e mais sacrifícios. Se do outro lado da barricada vês sempre os mesmos, significa que estes não são vira-casacas que para ascenderem ao poder vendem o seus ideais, princípios, convicções e apoiantes. Procura no teu maniqueísmo conceptual o paliativo de defender o indefensável, mesmo que te reduzas a um vulgar papa gaio. Continua a ser um direito que te assiste. Aproveita o 1º de Maio que está à porta e faz uma profunda introspecção. Serás sempre bem-vindo de volta à luta.

29/4/10 10:25

 
Anonymous Anónimo said...

Eduardo Gomes vou fazer um esforço enorme para tentar, com a verdade, explicar que as suas respostas são simples manhas de ocasião.
Abra os olhos e veja isto:
Não digo que os aumentos salariais foram de modo a suprir a inflação. Apenas escrevi, e mantenho, que sempre tivemos aumentos, isto é, nunca houve congelamentos. Nunca fiz as contas, mas seria interessante que o Eduardo as apresentasse visto ter acesso fácil a muitos documentos (mas se apresentar a TOTALIDADE dos aumentos dos maquinistas terá por certo surpresas).

Como é que o Eduardo sabe qual é o meu partido? É vidente?

Admito que os aumentos do ano passado foram exagerados, porque, como diz, a bolha especulativa estava prestes a rebentar. Porém, agora, a bolha rebentou mesmo, e com grande estrondo, pelo que, quanto a mim, justifica alguma ponderação. Mas são opiniões.

No meu artigo apenas digo que os prémios sempre subiram e sempre foram pagos, ao contrário de outras empresas que suspenderam o pagamento de alguns prémios. Se para o Eduardo os prémios são uma falácia não posso fazer nada. Em todo o caso concordo que todos os prémios deviam fazer parte integrante do vencimento e que o nosso ordenado-base é baixo, mas não é vergonhoso.

Ao dizer que ao fim do mês o ordenado apareceu sempre no banco apenas queria aludir que se tal não acontecesse era MOTIVO para greve. É que sou do tempo, em anos idos, em que nem sempre o nosso ordenado foi pago a horas e contra isso lutei. Só isto!... Percebeste?

Ao anotar que não tivemos despedimentos era apenas para referir que caso tivessem ocorrido era motivo forte para FAZERMOS greve. É que sou do tempo em que tivemos despedimentos e contra isso lutei com força. Só isto!... Percebeste?

Quanto a mim as regras de trabalho dos maquinistas vertidas no AE próprio da tracção são favoráveis aos maquinistas. Em relação a outro sindicato, o do Eduardo, apenas sei que assinou um AE com matérias muito polémicas que obrigaram a alguns dirigentes a tomar uma posição de firmeza, inclusive a demissão. Esse acordo não era favorável aos maquinistas.

As condições de trabalho melhoraram na globalidade devido à luta dos trabalhadores. Era mais correcto dizer: “em esmagadora parte à custa da luta dos maquinistas”. E eu também lutei e fortemente por melhores condições de trabalho ao contrário de alguns que fazem da escrita a sua forma de lutar.

Eu lutei sempre, em todas as circunstâncias e em todos os momentos, desde a criação do Smaq. Estou envolvido na luta dos maquinistas desde a 1ª hora, nunca furei nenhuma greve, mesmo em situações em que discordei com a sua marcação e/ou propósitos.
De passivo tenho muito pouco e de cobarde não tenho nada.

Por fim, o Eduardo faz juízos de valor que são uma perfeita criancice.
E a criancices costumo apenas sorrir.
Mas, mesmo assim, diga:
Em que partes do meu comentário defendo o Governo?
O que pretendi dizer, e reafirmo, é que, QUANTO A MIM, neste momento particularmente grave que o PAÍS atravessa, e tendo em conta o juízo que fiz dos objectivos concretos destas lutas, não vejo razões para se fazer greve. Só isto, Eduardo, nada mais.

Eu voltar à luta. Apenas digo: estive sempre em luta (cada vez mais), nunca furei nenhuma greve decretada pelo meu sindicato, mesmo que não concordasse com a oportunidade e/ou motivos. E farei sempre assim.
Suponho que nem todos podem dizer o mesmo, não achas Eduardo.

29/4/10 14:00

 
Blogger eduardo gomes said...

Caro "anónimo" já antes afirmei que cada um tem o direito de ter as suas opiniões, independentemente da sua justeza ou oportunidade. Todavia ao ler-te apenas me lembro do Emídio Rangel que sacrifica o seu intelecto à defesa do seu coração. Concordas que perdemos poder de compra, concordas que os prémios não disfarçam um ordenado que peca por escasso; omites a arbitrariedade recorrente da entidade patronal, e ainda achas que nos devemos pôr de cócoras por a CP ser obrigada a agir dentro dos limites da legalidade.

Aludes ainda a "guerras" passadas sem perceber que a coragem demonstrada então colide violentamente com a passividade e submissão de agora. As conquistas laborais foram feitas com luta, não com conversa fiada. Fica-te mal usares aqui esse argumento presencial.

Digno do teu maniqueísmo dicotómico surgem antagonismos tais como - responsabilidade(governo)/oposição(comunistas); nós(maquinistas e SMAQ/ eles (federação e restantes), negando ao restante universo dos trabalhadores desta casa o direito e competência de intervir no futuro da sua empresa. A propósito de sindicatos ainda bem que há alguns em que quando se erra se tiram consequências e se assumem responsabilidades dos actos praticados. Esse acordo que te referes teve a consequência de demissões imediatas e à posteriori obrigando a reformular um elenco e uma estrutura que se encontrava desgastda e semi-viciada. Em certas monarquias, perdão, sindicatos, não se assumem erros e blinda-se a oportunidade de renovar e inovar para manter tudo na mesma. Por esse enquistamento de poder responde toda uma carreira que paga bem caro na mesa das negociações vendendo-se os poucos aneis que se tem para anestesiar as hostes. Curioso ainda que quase todos os ex-dirigentes do SMAQ acabam em inspectores ao passo que em outros sindicatos...

Lamento que à falta de argumentos racionais venhas também com essa das greves, assunto já estafado demais. É verdade que enquanto associado do SMAQ houve uma greve que não cumpri em protesto contra manipulações e mentiras da direcção que nunca teve como me desmentir. Atitude imprudente, talvez, tendo em conta as características do rebanho, tenho contudo a consciência tranquila que todas as greves que fiz foram por convicção sem ir buscar um tostão ao SMAQ, que nunca furei uma greve para apanhar o barco mais cedo ou não deixar de pedir favores ao chefe. Mais importante ainda, nunca furei, a mando ou mandado, a greve de outras carreiras profissionais da empresa desempenhando funções para as quais não estou qualificado, desonrando-me a mim e à minha categoria profissional.

Coragem é coisa que não me falta, assino por nome e faço públicas as minhas opiniões sem me esconder no anonimato. Consegui enquanto maquinista e sem ajuda de sindicatos mudar regulamentos nesta empresa e obrigar ao cumprimento de normas de segurança. Consegui enquanto formador defender melhor os meus colegas que as suas chefias ou sindicatos, lutando pela sua dignidade.Posso enquanto profissional passar de cabeça erguida em todo o lado.

Lamento que a minha escrita te incomode. Lamento que a razão te zurza a consciência sempre que te dignes raciocinar. Lamento que deites o teu passado pela sarjeta em nome de uma obediência partidária acéfala. Lamento que sigas o rebanho por seguir, mesmo achando errado. Lamento que sintas tanto isto que critiques a luta de concidadãos e colegas por um futuro melhor e mais justo que nem sequer tenhas coragem de assumir a tua identidade.

Eu, com todos os meus defeitos (que são muitos!) assino Eduardo Gomes.

ps- uma última questão, sabes quanto representa a massa salarial dos operacionais no conjunto total de empresa? Ainda achas que quem trabalha e é mal pago deve assumir os custos de uma crise motivada por má gestão dos destinos do país e gula do grande capital?

29/4/10 15:19

 
Anonymous o ga-ga-gágo said...

"Digno do teu maniqueísmo dicotómico surgem antagonismos " - o que eu me es-es-esforcei para colocar aqui isto sem ga-ga-gaguejar!

Eduardo, já ba-ba-baralhas-te o homem. TROCASTE-o todo.
Tratou-te por você, depois por tu, depois por você outra vez.

Pa-pa-parecias o Di Maria a criar a-a-avenidas na defesa de OLHÃO.

Não há coração que re-re-resista.

"Com uma remuneração anual fixa de 384 mil euros (cerca de 77.000 contos) para 2008, à qual acresce uma contribuição para o plano de pensão e ainda um prémio anual e um prémio plurianual para períodos de três anos, cada um dos quais até uma verba máxima de 100% do salário base.
Ou seja, se todos os seus objectivos de desempenho forem cumpridos, Ana Maria Fernandes receberá mais de 1,1 milhão de euros (220.000 contos) no seu primeiro ano como presidente de EDP Renováveis. "

2008 foi o ano em que rebentou a bo-bo-bolha!!!

Não há mesmo co-co-coração que resista a um povo guloso como este!

29/4/10 16:21

 
Anonymous Óscar "Tacuara" Cardoso said...

Há greves que vêm por bem


Benfica-Rio Ave: Fila na Luz deu volta ao estádio


Muito antes da abertura das bilheteiras, marcada para

as 10 horas

desta quinta-feira, já era longa a fila formada por adeptos encarnados para garantir bilhete para o jogo com o Rio Ave, da 30.ª e última jornada da Liga.

A fila chegou mesmo a completar uma volta ao Estádio da Luz, que poderá ser palco, na recepção aos vila-condenses - ainda sem data e hora marcada -, da festa de consagração do título de campeão nacional.

29/4/10 16:24

 
Anonymous Anónimo said...

Essa dos dirigentes acabarem como inspectores é boa.
Faz lembrar o inspector Nove e Meio.

Eu explico: era dirigente no norte e na PAP (Prova de Aptidão Profissional) para inspector, teve 9,5 valores, o que numa escala de 0 a 20 é negativa, mas com a ajuda abençoada do Smaq lá chegou a inspector. E esta hem ?????

29/4/10 17:24

 
Anonymous alibába said...

" Rendeiro recebeu 3 milhões de euros no ano em que o BPP faliu / Em dez anos o banco pagou-lhe 12 milhões de euros, mas o ex-presidente só declarou uma pequena parte ao fisco"

(Título e pós-título de 1ªpágina, Expresso, 24.04.10)

29/4/10 18:14

 
Anonymous Anónimo said...

Cimeira extraordinária entre sócras trócas-te e passinhos de coelho correu muito bem ,e saíu de lá uma genial e grandiosa medida que vai debelar a crise económica e financeira de Portugal e quiça da Europa e talvez do Mundo...

Medida :OS SACANAS DOS DESEMPREGADOS QUE PAGUEM A CRISE...

extraordinária medida,não os especuladores da banca ,não os capitalistas sem escrupulos,não a ganãncia desenfreada da nossa classe politica e empresarial,não as operações especulativas da bolsa,não os lucros fabulosos da banca/seguros...

QUEM TEM QUE PAGAR A CRISE SÃO OS SACANAS DOS DESEMPREGADOS ESSES BANDIDOS QUE NÃO TINHAM NADA QUE SER DESPEDIDOS PARA VIR AGORA DAR DESPESA AO ERÁRIO PUBLICO...

mas que grande merda de País e de governantes em que eu vivo...

29/4/10 18:32

 
Anonymous Falaceiro-mor said...

É só falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias, falácias e mais falácias.

29/4/10 19:55

 
Blogger Macambúzio said...

As opinião são lindas... só demonstram as diferenças de pensamento e posições entre seres humanos identicos, nao iguais.

E digo não iguais porque se a crise existe é só para quem trabalha ou esta no desemprego. Porque no final depois de tanta demagogia deste anonimo, que tanto luta pelos maquinistaa, tanto deu a cara, simplesmente não assina o que escreve. Concerteza não o devo levar em conta quem não dá a cara! Ao contrario de outros.

Mais uma vez se pedem sacrificios ao mesmo para passar a crise!!! Sr Anónimo, está no seu direito emitir opinião e poderia ser válida. Mas será que o sr tambem circula no automovel do doutor Zeinal Bava? Recebe algum premio do sr Mexia? E o do concelho de administração da CP tambem recebe alcavalas ou novo automovel?

Depreendo que perante o cenario de crise economica o sr considere que todos devem fazer sacrificios. Tambem estou de acordo com a demagogia, na realidade eles recebem premios milionarios, ordenados milionarios, passam ao lado da crise e dão graças a deus que existem milhoes como o sr, que se contentam como formigas das migalhas e sobras do banquete. Tenho a certeza que todos eles lhe retribuem com um sorriso, mas so o sorriso mesmo. O resto fica pra eles.....

Pois, que se fo... LIXE mexilhão...

29/4/10 20:19

 
Anonymous liedson said...

Enquanto a gente não derreter um ou dois isto não vai ao lugar.

29/4/10 21:00

 
Anonymous Anónimo said...

O SMAQ deve imediatamente intensificar a luta, não podemos retroceder em nome de crise, ajuda nacional ou outra bandalhice capitalista. O sindicato que sonde discretamente os maquinistas para saber o calibre da tomatada, está na hora de apurar o molho. Proponho em último caso que seja tomadas medidas de ambito terrorista, acreditem amigos que estamos a ser adormecidos. A CP tem formado em concluio com a Fertagus maquinistas, sejam rápidos brevemente nas nossas lutas aparecerão maquinistas a fazer o nosso trabalho. Acreditem, a luta tem que ser dura e se necessário com medidas ferroviárias como as que foram tomadas pelos grevistas da década 10 e 20 do século passado. Olhe o passado, nele se encontra os procedimentos para lutar pelo presente e futuro.

29/4/10 21:42

 
Blogger Macambúzio said...

E pah.... ambito terrorista? Sr Anónimo não será um pouco forte? Pouco exequivel?? Se nem as greves a malta está de acordo... E quem tem formação para levar esta acção a cabo? O material não se compra numa drogaria...

Vamos lutar... sem armas!!

29/4/10 22:13

 
Anonymous Anónimo said...

Quais armas pá! Um jerricã de 5l faz mais que muitas armas. Mandem maquinistas de outras facções foderem a minha luta que eu rego o train com petróleo.

29/4/10 22:19

 
Blogger Pena Escarlate said...

Continua haver pessoas que em vez da humildade e da submissão, anseiam por essa utopia da igualdade que está na base na degradação dos bons costumes e da regressão da nossa Sociedade...

Para que melhor me entendais, dou-vos um exemplo.

O Eng.José Cardoso é presidente de administração de uma grande empresa e José Agapito, desempregado, a auferir 75% do salário minimo...
Enquanto o primeiro habita uma magnífica moradia de vinte e uma assoalhadas e piscina, ali para os lados de Cascais, ao segundo chega perfeitamente o T0 abarracado na "Quinta" do Mocho nos suburbios da capital.

O Sr. Eng. é casado com um autentico pastel de nata, 30 anos mais nova, com que passa os fins de semana nos vários hectares do monte alentejano. Durante a semana acompanha e sustenta várias senhoras ligadas às artes...

O desempregado vive amigado com um coirão, um autêntico "canivete", empregada de limpeza nas horas em que não o anda a enganar com o Libório, arrumador de carros nas Avenidas Novas.

O Sr. Eng. come caviar, faisão, lagosta e mais o que lhe apetecer, bebe Barca Velha e fuma Montecristo...

O Agapito come batatas com arroz, bebe água com o rótulo de Camilo Alves e fuma "mata ratos".

O Sr. José Cardoso anda de Mercedes com motorista, passa o verão em Nice, joga bridge e golf, caça no seu couto privado, pesca no seu iate particular e lê o "Diário Económico" e o "Expresso" e acredita no sistema.

O Agapito anda a pé, vai à tasca e ao jardim da Estrela ao domingo ver as sopeiras, joga à sueca, pesca no Cais do Sodré e lê "A Bola" e diz que isto tudo é uma sacanice...

Que pode haver de comum entre estes dois seres, se tudo os separa e nada os aproxima, a não ser, precisarem um do outro para continuarem a ser o que são?
A resposta brevemente...

29/4/10 22:55

 
Anonymous Anónimo said...

Ora cá vão uns salariozitos de remediados:
(PODE NÃO PARECER, MAS SÃO VALORES MENSAIS!!!!....)
-Mata da Costa: Presidente dos CTT, 200.200 Euros
-Carlos Tavares: CMVM, 245.552 Euros
-Antonio Oliveira Fonseca: Metro do Porto, 96.507 Euros
-Guilhermino Rodrigues: ANA, 133.000 Euros
-Fernanda Meneses: STCP, 58.859 Euros
-José Manuel Rodrigues: Carris 58.865 Euros
-Joaquim Reis: Metro de Lisboa, 66.536 Euros
-Vítor Constâncio: Banco de Portugal, 249.448 Euros (este é que pode pagar mais IRS)
-Luís Pardal: Refer, 66.536 Euros
-Amado da Silva: Anacom, Autoridade Reguladora da Comunicação Social, ex-chefe de gabinete de Sócrates, 224.000 Euros
-Faria de Oliveira: CGD, 371.000 Euros
-Pedro Serra: AdP, 126.686 Euros
-José Plácido Reis: Parpública, 134.197 Euros
-Cardoso dos Reis: CP, 69.110 Euros
-Vítor Santos: ERSE, Entidade Reguladora da Energia, 233.857 Euros
-Fernando Nogueira: ISP, Instituto dos Seguros de Portugal, 247.938 euros (este não é o ex-PSD que se encontra em Angola !! )
-Guilherme Costa: RTP, 250.040 Euros
-Afonso Camões: Lusa, 89.299 Euros
-Fernando Pinto: TAP, 420.000 Euros
-Henrique Granadeiro: PT, 365.000 Euros

E ainda faltam as Estradas de Portugal, EDP, Brisa, Petrogal, todas as outras Observatórios e reguladoras ... Vilanagem É um fartar enfim! E pedem contenção!!
Imaginem o que é pagar um Subsídio de férias ou de Natal a estes senhores:''Tome lá meu caro amigo 350.000 € para passar férias ou fazer compras de Natal''.
E pagar-lhes esta reforma ... É no mínimo imoral e no máximo corrupção à sombra da lei ... Até porque estes cargos não são para técnicos, Mas são de nomeação política .. É isto que lhes retira toda e qualquer credibilidade junto do povo e dos quadros técnicos.

TUDO NOSSO DINHEIRO QUE ALIMENTA ESTE BANQUETE, ONDE A CRISE NÃO BATE À PORTA E Onde há aumentos PARA SEMPRE Amigos
PODE NÃO PARECER, MAS ESTES SÃO VALORES MENSAIS!!!!....

29/4/10 23:09

 
Blogger Pena Escarlate said...

Aí de nós sem a "sombra" protectora da nossa aristocracia!...

-Quem receberia os lucros das grandes empresas, presidiria aos seus conselhos de administração e cuidaria de evitar as greves e assegurar a paz social necessária entre o patronato e o proletariado que o serve...por vezes tão mal?

Quem colocaria nos offshores e nos paraísos fiscais as nossas divisas, para que todos vejam o vigor da nossa economia?

Quem impediria sábiamente que os bens materiais vão parar às mãos dessa cáfila de assalariados que os não sabem estimar nem conservar?

Quem organizaria os Natais de caridade e outros actos comoventes de amor pelo próximo?

Quem protegeria e amparava as mocinhas do "Hipópotamo" e da "Cova da Onça", pondo-lhes casa, impulsionando assim o sector imobiliário, oferecendo-lhes carro, vestidos e amparo fisíco e moral?

Quem daria a imagem nas festas nas principais discotecas do país, com fotos maravilhoas que aparecem na "Caras" e outras revistas culturais?

Quem daria o impulso necessário ao comércio, fomentando a importação de produtos Chanel, Dior e outros artigos de primeira necssidade?

Quem daria o nome às nossas ruas e praças?

Quem?

Não me venham dizer que seria o José Agapito mais os da sua igualha...

29/4/10 23:40

 
Anonymous Anónimo said...

Grécia prepara novas subidas de impostos e cortes nas remunerações variáveis.

"O Governo grego está em negociações para voltar a subir o IVA, reduzir a componente de remunerações variáveis e ainda aumentar impostos. O objectivo é o de implementar medidas mais duras numa altura em que as autoridades europeias e o FMI estão a acelerar o processo ajudas financeiras".

NOTÍCIAS DE HOJE.

Mas já sei que por cá tudo bem.
Até quando??

29/4/10 23:45

 
Anonymous che.............. said...

Caro eduardo
ainda não viste que não vale a pena(escarlate) rssss o defeito de certos teóricos não é (não) saber mas sim não querer saber porque afinál o que a maralha quer é continuar a viver á conta do orçamento , isso sempre foi mais fácil do que lutar e conquistar aquilo que se tem , acho piada aos saudosistas das grandes (lutas) pelos coitadinhos que foram despedidos que como hoje se constata nada aprenderam com isso pois não valem um centavo , alguns nem tiveram a dignidade de reconheçer o quanto foi importante a luta de outros nas suas vidas e assim cuspiram no prato em que comeram , é com estes exemplos que alguem quer desmontar a razão do E.Gomes? fracos argumentos , não sou nem nunca fui advogado de defesa deste companheiro aliás nem ele precisa pois tem do seu lado a força da razão enquanto outros só lá vão com a razão da força , como ele diz e bem tem muitos defeitos , mas quem não os tem? pelo menos tem coragem de dar a cara , assumir os seus erros e isso para mim basta para dizer:GANDA EDUARDO GOMES digo isto porque quem não concorda com ele que entre na batalha com as mesmas armas ,só assim se legitima mesmo que não se identifique com esse principio

30/4/10 00:10

 
Blogger virilão said...

ACABOU A CRISE!

DE UM DIA PARA O OUTRO!

BOLSA PORTUGUESA SOBE 4,59% NUM DIA!!!

JÁ NÃO HÁ RISCOS FINANCEIROS, NEM FALTA DE LIQUIDEZ, NEM FALTA DE MANGAS DE (POR) AVIÃO!

DE UM DIA PARA O OUTRO ( E SEM LIQUIDEZ) bpi SUBIU 12,53%!!!!

MEUS AMIGOS...SOU TÃO IGNORANTE COMO DEMAGOGO!
A MINHA COTAÇÃO ESTÁ EM BAIXA HOJE (IGNORANTE E DEMAGOGO) AMANHÃ QUEM SABE ESTARÁ EM ALTA DEPOIS DO ALMOÇO!

30/4/10 01:21

 
Anonymous lagarto said...

Enquanto não derreter-mos um ou dois isto não vai ao sítio...

30/4/10 07:58

 
Anonymous Anónimo said...

Para mim assinar Macmbùzio ou anónimo é a mesma coisa. São ambos "anónimos".
Não achas Macambúzio?
Também não sei quem és!...

30/4/10 09:28

 
Anonymous Anónimo said...

Virilão, não há almoços que resolvam o problema da ignorância. É que, pelos vistos, e tendo em atenção o último post, a tua demagogia veio para ficar. E, digo eu, com tendência para subir.
Como nos dias que correm dá frutos ser demagogo receio que jamais consigas libertar-te dessa faceta.

Sem ver e ouvir digo,venha a greve.

Sem demagogias, com os olhos bem abertos e a ouvir digo, cuidado com as greves neste momento.

30/4/10 09:38

 
Anonymous Anónimo said...

A BOLSA GREGA NO DIA DE ONTEM SUBIU 9%.

Nesse sentido para o Virilão deixou de haver crise na Grécia.

Porém, notícias de hoje:

"O Governo grego acordou com o FMI e a Comissão Europeia medidas de austeridade adicionais avaliadas em cerca de 23 mil milhões de euros.

Ainda não há confirmação oficial da parte do executivo grego, mas o anúncio das medidas de austeridade deve ocorrer ainda durante este fim-de-semana".

As medidas serão: aumentar o IVA de 21% para um valor entre 23 e 24%, aumentar outros impostos, abolir os prémios da Função Pública e congelar salários durante três anos são algumas das medidas que estão a ser ultimadas.

Mas já sei que muitos desta praça vão argumentar que isto não interessa nada. Que os ricos que paguem a crise, etc.
E vão dizer, agora sim é o melhor momento para se recuperar poder de compra. Isto é, andamos durante anos e anos praticamente sem greves, para neste momento de grave crise financeira tentar recuperar o tempo perdido.
Mantenho o que disse: não estamos em tempos fáceis, não devemos cair na tentação de alinhar em demagogias baratas e viris.

30/4/10 10:00

 
Blogger eduardo gomes said...

«O FMI acabou de divulgar as "Perspectivas da Economia Mundial: Reequilibrar o crescimento", onde apresenta previsões até 2015. Apesar da fragilidade dessas previsões elas revelam uma tendência clara de declínio da UE e de Portugal. Segundo o FMI, no período 1992-2001, a taxa anual de crescimento económico na Zona Euro foi de 2,1% e, em Portugal, de 2,9%. Mas a partir de 2001, certamente como consequência dos Pactos de Estabilidade, preocupados apenas com a redução do défice orçamental, a quebra no crescimento económico foi acentuada. Entre 2002 e 2009, a média das taxas anuais de crescimento na Zona do Euro baixou para 1%, e em Portugal para apenas 0,4%. As previsões do FMI para o período 2010 -2015 revelam que o declínio vai continuar, já que a média das taxas anuais de crescimento neste período será apenas 1,4% na Zona do Euro e de 0,8% em Portugal (quase metade).

Se compararmos as taxas de crescimento económico previstas pelo FMI para o período 2010-2015 para a Zona do Euro (1,4%/ano) e para Portugal (0,8%/ano), com as previstas também pelo FMI para as "Economias Avançadas" (2,3%/ano) e para os EUA (2,7%/ano), conclui-se que os desequilíbrios mundiais vão-se acentuar. E isto porque as taxas de crescimento económico das "Economias avançadas" e dos EUA são quase o dobro das previstas para a Zona do Euro, e o triplo das previstas para Portugal. E isto já para não referir a China com taxas anuais de crescimento que se situam entre os 9% e os 10%. O declínio da U.E. e, com ela, de Portugal é evidente no mundo actual e vai continuar a um ritmo acelerado se persistir na mesma politica.»

Conclusões fundamentadas em dados concretos pelo economista/sociólogo (já agora demagogista, a julgar pelo comentário anterior) Eugénio Rosa. Ainda a propósito das tenebrosas agências de "ratting", duas pérolas, dois dias antes da Islândia afundar tiveram a classificação "AAA+", ou seja, a melhor possível. Os EUA, com o seu monstruoso déficit e dívida externa obtêm "AA+". Sem demagogias, é este o mundo e sistema político que queremos?

30/4/10 10:50

 
Blogger eduardo gomes said...

A proposta do chamado Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) foi concebida com o objectivo de impor uma redução do défice para um valor inferior a 3% até 2013. Primeira grupo de perguntas se impõe: porquê o limite de 3% do PIB para o défice das contas públicas em três anos? Qual é a lei económica que dita tal barbaridade? Que justificação têm PS, PPD/PSD, CDS/PP e tuti quanti para esta opção de redução drástica do défice em tão curto espaço de tempo? Estarão os 16 países da Zona Euro, com a sua obrigatoriedade do défice abaixo dos 3%, certos? E será que todos os restantes 180 países do Planeta (EUA, Inglaterra, Suiça, Japão, Brasil, China, Rússia, Índia, etc.) onde tal obrigatoriedade não se coloca, errados?

Este Programa prevê a manutenção de altas taxas de desemprego e em 2013 uma taxa de 9,3%. A perspectiva mais optimista que tem de crescimento económico é um valor de 1,7% nesse mesmo ano. É um PEC de credibilidade zero porque ninguém acredita que seja possível passar de 9,3% de défice em 2009 para 2,8% em 2013. A menos que se queira comprometer o futuro do país e destruir a vida de muitos milhares de portugueses.

O PEC constitui uma repetição de agravadas receitas, medidas e orientações que tantos sacrifícios, desigualdades e injustiças, têm imposto à maioria do povo português. O congelamento dos salários reais. A continuação da destruição do emprego no sector público. A imposição do aumento da idade da reforma na administração pública, dos 62,5 para os 65 anos. Novos cortes nas prestações sociais. Alterações no subsídio de desemprego. Novos cortes também no investimento público. Novos aumentos dos preços. Novas limitações das deduções à colecta com despesas de saúde e educação.

Um PEC com um perverso programa de privatizações que atinge sectores estratégicos e monopólios naturais onde intervém o Estado. Para um valor que esperam realizar de 6 mil milhões de euros, falam em 32 privatizações, e vão para lá de tudo o que algum dia tinham admitido na REN, EDP, GALP, TAP, ANA e CTT. A presença do Estado é assim eliminada em empresas estratégicas. Isto quando se sabe que cerca de 50.000 milhões de euros entraram nos últimos 25 anos para os cofres do Estado, oriundos das privatizações. E a verdade é que o país está mais injusto, mais desigual e mais dependente.

O Governo fala de «distribuição equitativa do esforço de consolidação orçamental». Este PEC anuncia a «tributação das mais-valias mobiliárias». Mas só quando for oportuno!

Este é um programa que agrava os sacrifícios para os trabalhadores e o Povo português, mas traz novas benesses e privilégios para o grande capital. Este não é um programa de estabilidade, nem de crescimento, mas sim um programa de instabilidade, de retrocesso e declínio nacional. Este chamado Programa de Estabilidade é sobretudo uma opção pelos mais ricos e poderosos, contra o Povo e o país. Ao contrário do que dizem PS, PPD/PSD e CDS/PP, este caminho não é inevitável.

Este é um Programa que hipoteca o futuro do país. Que não responde à principal questão estrutural da economia portuguesa: o brutal nível do endividamento externo. Não se responde ao endividamento travando o crescimento do produto nacional. Não há futuro sólido, sustentado e soberano sem uma aposta na produção nacional, na industrialização do país, no desenvolvimento da agricultura e das pescas.

Eis mais uma "tonelada" de demagogia para os lacaios do PS. Com a colaboração de António Vilarigues.

30/4/10 12:11

 
Anonymous Anónimo said...

O SMAQ já apresento queixa da CP-Lx, por esta por em causa a segurança da circulação ao infringir os regulamentos de segurança? Os maquinistas foram levados e ameaçados a infringir o regulamento (sim são ignorantes e de bolas descaidas), as chefias devem sentar o rabo em tribunal, comboios circularam transportando milhares de passageiros sem agente juramentado e com formação comercial. A partir de agora podemos esquecer o revisor quero ver se o suposto 26º aditamento da IG7 serve de atenuante. Eram todos queimados vivos.

30/4/10 15:36

 
Anonymous flashCP - Edição 327 said...

Um exemplo a seguir

Assunto: Sugestões RHS

Exmos. Senhores Venho por este meio solicitar que seja cancelado o envio do extracto de vencimento em formato de papel, visto já me ser possível a consulta a partir do meu domicílio, e assim espero também dar o meu contributo para um Ambiente melhor para o futuro de todos. Obrigado!

Tracção Sintra/Azambuja

30/4/10 16:01

 
Anonymous Anónimo said...

Antes de mais, eu sou maquinista, concordo com esta greve e cumpri-a de uma forma rigorosa, ao contrario de certos "alguns" que a cumpriram assim mais ou menos quiça por comidismo próprio ou até a pensar que futuramente lhes vão faltar pbs, trocas e outros favores... Mas adiante...

O SMAQ tem e continuará a ter bons trunfos na manga, caso continue com a posição de conflito laboral. A CP já bradou aos céus que não não estava disponivel para aumentos e se assim foi, acredito que não os dêem.
Sejamos realistas, 1% de aumento não fará grande diferença ao fim do mês!
O SMAQ deverá sim aproveitar o facto de a empresa não dár aumentos, levando para a mesa de negociações questões sobre as condições de trabalho, escalas, etc, obrigando a empresa a FAZER, não é a "formar equipas de trabalho com vista a analizar e implementar os acordos firmados blábláblá" que depois não dão em nada como se tem visto nos últimos anos...
Essas questões deverão beneficiar todos os maquinistas, não apenas os que repousam fora da sede ou que se querem reformar,etc. Falo em ganhos e melhorias para todos!

30/4/10 16:18

 
Anonymous che............. said...

Ele á cada lirico , então alguem ainda acredita que o sindicato trocando os aumentos salariais por avanços nas otras clausulas resolve o problema? ainda não viram que essa via (livre) já deu o que tinha para dar , como alguem já frisou e muito bem esse foi um erro tremendo pois das poucas clausulas pecuniárias garantidas é o vencimento base e esse é uma merda , ok vamos partir do principio que isso é uma solução aceitável : srá que não viram nem ouviram a cp ser bem clara que não cedia em nada que tivesse custos monetários para a empresa , ou tambem existe alguem que acredita existirem clausulas que melhoradas não corresponde custo financeiro , bem a não ser que queiram aumentar o horário de trabalho rssssssss afinál a culpa até nem é nossa como é costume mas sim dos sacrosantos mercados que estão a atacar , então não era essa a nossa salvação?
apeteçe dizer á grande maioria que glorificou esta tese agora deviam ser vcs a pagar a suposta crise , afinál existem inimigos piores do que os comunas que comiam criançinhas e matavam velhinhos , é que agora o ps come as criançinhas e pareçe ter barriguinha para comer o resto.
Pois eu sei, isso é politica não interessa , ou será que finalmente vamos abrir os olhos para a realidade e concluir que afinal temos de nos interessar , opinar,ter espirito critico , enfim ser cidadãos de corpo inteiro depois disso talvez não seja preciso fazer greves .
abraço a todos

30/4/10 19:43

 
Anonymous Anónimo said...

Vou apenas clarificar um assunto que o Eduardo Gomes referiu no seu comentário de 29/04 às 15:19.

É verdade que em 1999 quando dirigentes do tal sindicato fizeram admiráveis “manobras” para assinar o terrível acordo teve como consequência a demissão imediata de alguns dirigentes. Mas ironia das ironias, quem se demitiu de imediato foram os dirigentes que não concordavam com o maléfico acordo. Além de não concordarem também se sentiram traídos. Portanto a reformulação do elenco e da estrutura fez-se à custa de quem discordou da assinatura do acordo. Estes vieram para a “linha”. Os outros ainda lá estão e aparecem com pompa e circunstância na rádio e na televisão. E por falar na televisão: o que dizer daquela conferência de imprensa em que esse sindicato com o risonho Fortunato ao lado informaram o povo de que os maquinistas ganhavam muito e que se sentiam no direito de acompanhar as regalias da tracção.

Em conclusão: para o Eduardo aquele bater com a porta dos dirigentes que se mostraram horrorizados com a assinatura do tal acordo foi uma reformulação para evitar o enquistamento de poder.

30/4/10 20:23

 
Anonymous Anónimo said...

Á Besta que escreveu:
" comboios circularam transportando milhares de passageiros sem agente juramentado e com formação comercial. A partir de agora podemos esquecer o revisor quero ver se o suposto 26º aditamento da IG7 serve de atenuante"

Escalereço o iletrado que não é preciso os maquinistas terem formação comercial porque isso é só para incapazes e mais os maquinistas não precisam serem AJUMENTADOS, são pessoas credíveis. Quanto á IG 7 ó anormal para que é preciso um ORV, se o pessoal já pode andar em agente único???? Está regulamentado.

É dor de corno ???????

30/4/10 21:08

 
Anonymous Anónimo said...

A besta das 21:08 além de mal educado é ignorante, suponho que talvez nem seja maquinista, ou se for é daqueles que não o devia ser, se não fossem os padrinhos e amizades de presunto. Vai ler o regulamento alarve, e faz o teu trabalho não destruido as reinvidicações dos colegas. Os comboios de passageiros que circularam sem revisor, efectuaram-se foram do regulamento em vigor, e desafio-te a apresentar o documento que permite combois de passageiros da CP circularem se o revisor... aguardo besta.

30/4/10 21:31

 
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 21:08 se por acaso és maquinista és uma tristeza, eu como maquinista que sou, até tenho vergonha das tuas palavras, vais longe!!!

1/5/10 02:56

 
Anonymous Anónimo said...

"Anónimo flashCP - Edição 327 disse...

Um exemplo a seguir

Assunto: Sugestões RHS

Exmos. Senhores Venho por este meio solicitar que seja cancelado o envio do extracto de vencimento em formato de papel, visto já me ser possível a consulta a partir do meu domicílio, e assim espero também dar o meu contributo para um Ambiente melhor para o futuro de todos. Obrigado!

Tracção Sintra/Azambuja

30/4/10 16:01"

publicidade??
preocupam-se com o papel dos extractos mas não se preocupam com o papel do livro-horário e da regulamentação inútil que enchem os cacifos para a seguir irem para o lixo?

quando puder utilizar um livro-horário em formato digital e receber/consultar regulamentação em formato digital sem ter que andar carregado com o Jota eu prescindo de receber o extracto de vencimento em formato papel.

já agora aproveitem e aumentem o tamanho da caixa de correio da empresa. os míseros 20MB ficam gastos após algumas mensagens cheias de lixo de quem não conheço ou de outras enviadas por uma publicação chamada flashCP que enchem a caixa e fazem com que não se consiga receber alguma coisa mesmo importante

1/5/10 11:04

 
Anonymous trabalho da silva said...

todos ao 1º Maio da CGTP, na luta contra a política deste governo.
na grécia, os trabalhadores já estão na rua a dar devida resposta aos opressores capitalistas.
VIVA O 1º DE MAIO

1/5/10 15:08

 
Blogger virilão said...

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=5EDDD14F-AECC-4E55-98A3-50243A05730A&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021



13% de aumento na REFER!!!
Parece que para os gestores não há crise..porque além de não serem competentes e não conseguirem por aquilo a dar lucro, conseguem aumentar-se a eles próprios 13%...

Anónimo que defende o indefensável...e esta demagogia?

13% de demagogia...e nem precisaram fazer greve...

Já te disse...comecem por cima...e depois venham bater aqui à porta do menino..até lá vou fazer valer os meus direitos de reivindicação e como te disse nem peço tanto...dêem-me 11% desses 13% e já fico contente!

mais 13% de demagogia!!!!!

1/5/10 17:54

 
Anonymous Che....... said...

desisto desta coisa dos blogs , e vcs desistam tambem ou então vejam se têem coragem de passar da fiçcão dos blogs para a realidade, pois é com essa que temos de viver , se calhar os herois que se apelidam de bestas e ignorantes consigam tudo o que não conseguimos até agora isto se conseguirem manter o discurso nesse patamar ou melhor: direcionem a bilis para quem mereçe ser digno desse tratamento , é triste concluir que afinal somos alguns de nós , O PATRÃO AGRADEÇE.

1/5/10 21:23

 
Blogger eduardo gomes said...

Estimado "anónimo" do dia 30 às 20:23, o teu mandante instruiu-te muito mal. Os dirigentes que estavam em dasacordo efectivamente saíram em protesto perante aquele malfadado acordo. Os responsáveis pela sua assinatura responderam pelos seus actos e já lá não está nenhum (o Zé Manel Oliveira votou vencido). Confronta isto (o elenco da Praça dos Restauradores, 78 - 3º ) com o que se passa com aqueles que atraiçoaram a carreira de tracção em 2003 (o elenco da AVENIDA DUQUE DE LOULÉ, Nº 104 - 4º ANDAR) e se tiveres uma réstia de vergonha abstem-te de fazeres mais comentários imbecis.

1/5/10 23:00

 
Blogger Pena Escarlate said...

Também reconheço que esta gaita já passa das marcas!...13% ?!!...

Na tribo, no tempo do meu bisavô, o feitiçeiro em funções passou à história com o nome de "Educador"...
Educado primorosamente pela ala radical, cedo se tornou um sustentáculo da tribo. É nomeado chefe dos serviços secretos e da contra-espionagem, que remodelou magistralmente o que posteriormente foi fielmente copiada pelos soviéticos na formação da KGB.

Mas é como membro do Tribunal da Justiça de Manitou, que ganha fama e admiração, por ter introduzido, entre os suplícios, os famosos churrascos de "caras-pálidas" com massa de pimentão.

Uma das novidades que introduziu no cerimonial que precedia a queima no Totem do "cara-pálida", foi uma tortura tão requintada com o fogo, que o próprio chefe da tribo veio, pessoalmente cumprimentá-lo e, mais tarde, foi proposto ao Conselho de Ritos das Tribos para beatificação!...

Com este eficaz método, inventou sem querer as chamadas "confissões totais", que muito vieram enriquecer o desenvolvimento das polícias dessa época e das seguintes. Depois das confissões devidamente escritas e assinadas pelos os "caras-pálidas", eram grelhados com lenha de pau santo, aspergidos com "elixir milagroso" e outras essências, para não serem incomodados com o cheiro da sua própria carne a assar, o que desde então, passou a ser a melhor forma de morrer, ajudado com o conforto das respectivas orações. Se fosse pessoa de condição, como por exemplo, presidente de empresa pública ou de uma respeitável instituição bancária, tinha direito a missa solene e cantochâo...

1/5/10 23:39

 
Blogger Pena Escarlate said...

...mas infelizmente, também existiu e existe no interior da "tribo" quem, de uma forma consciente, se venda à estratégia dos "cara-pálidas"...e infelizmente esses "chefes tribais", ainda perduraram muito tempo (e perduram) no nosso seio com a falsa designação de "bravos", por muito que se queira esconder e apagar a verdade histórica dos factos...

2/5/10 00:23

 
Anonymous Liedson said...

De repente tudo parou,tudo ficou calado e tudo ficou em pré estado de choque.
PORQUÊ ?????

BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA...

3/5/10 09:12

 
Anonymous Anónimo said...

Ninguém fica em estado de choque por a Naval ganhar ao Sporting em alvalade. E há razões para isso pois os lagartos já garantiram o
4º lugar.

3/5/10 09:43

 
Anonymous Anónimo said...

Os trabalhadores Gregos lutam por isto:

"Os sindicatos da Grécia protestam contra o amplo pacote de medidas que inclui o corte dos salários e pensões, o aumento de impostos sobre o tabaco, álcool e gasolina, bem como um novo aumento do IVA".

Por cá, e por agora, os nossos sindicatos lutam por aumentos salariais.
Acho que deviam guardar forças.

3/5/10 12:24

 
Anonymous domingos paciência said...

Força Rio Ave faz-nos uma surpresa boa!
Vamos a eles que estão todos mijados,em especial o menino jesus...

3/5/10 12:25

 
Anonymous Anónimo said...

Anda lá Domingos Paciência, aproveita que estás a ser levado ao colo.
Contra o Marítimo um golo com a bola fora mais de meio metro; com o Leiria um golo oferecido pela defesa; no jogo com o Guimarães nem falar e agora com o Paços Ferreira mais um golo irregular.
Isto só nos últimos jogos.
Aproveita Domingos.

3/5/10 12:57

 

Enviar um comentário

<< Home

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!