Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

terça-feira, janeiro 29, 2008

Greve no Metro do Porto

Um abraço de solidariedade e de força ao pessoal do Metro do Porto.

A principal reivindicação do sindicato, que a Transdev ainda não aceitou, é o pagamento de subsídio de transporte aos trabalhadores que têm de utilizar automóvel próprio para se deslocar para o trabalho.

«Há maquinistas que têm de se deslocar às 03h30 ou 04h00 de sua casa para o local de trabalho utilizando o carro próprio, porque não têm transporte público»

Ler +

e mais

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 22, 2008

Atenção ao gabarit

Quando conheci os novos comboios para a linha de Sintra (há uns anos) perguntei-me, como tanta gente, porque não nivelavam os comboios com as plataformas como no Metro ou na Linha de Cascais. Na altura alguém deve ter reparado que havia unidades motoras que pelas suas dimensões não permitiriam tal facto.
É natural que com o tempo, tal pormenor tenha sido "apagado" das nossas memórias...O problema é quando tentamos reviver o passado.
Penso que este é um daqueles casos em que não há verdadeiramente culpados, pois nunca mais ninguém se lembrou de uma plataforma para deficientes, já de si, sempre tão esquecidos quando toca a infra-estruturas e a estruturas.

Ficam as imagens e textos aqui, aqui, aqui e aqui.

Que comecem a passar a seguinte mensagem à entrada dos comboios: "à entrada do comboio, atenção à distancia entre o comboio e a plataforma" (mind the gap) olha..até já dizem..pois é...ó catano.

Já agora lembro que no Túnel do Rossio, outro "recuerdo histórico", ultrapassou-se largamente o orçamento e até entrou nova empresa para conclusão dos trabalhos, logo, à cautela, é bom que alguém vá medir o gabarit, não vá haver cimento a mais nas paredes do túnel e aquilo estar estreito demais e toda a gente sabe que o primeiro maquinista a passar tem as costas largas.

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Túnel Completo

Falta um mês para a re-inauguração/entrada ao serviço/ novo adiamento (ler de acordo com a fé pessoal) do Túnel do Rossio.

Corre um "zum-zum" que será o maquinista mais completo de "Lisboa-Rossio-Azambuja-Sado-Futuras conquistas Castelianas" (qual www.travian.pt) o primeiro a passar com o comboio pelo "buraco", acompanhado das mais altas "personalidades" do burgo portucalense.

Aqui a malta apoia a escolha

Um mês...

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Os 3 Reis Magos


Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus:

- Ouro (oferecido por Belchior): este representa a Sua nobreza;

- Mirra (oferecido por Baltasar): a mirra é uma erva amarga e simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, também simbolizava Jesus enquanto homem.

- Incenso (oferecido por Gaspar): representa a divindade de Jesus;
*
Este Blog é contra a violência injustificada!

Este Blog é também contra a violência por excesso de justificação!

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 11, 2008

A ter em atenção

A SIEMENS ganhou o concurso lançado pela CP – Caminhos-de-ferro Portugueses (CP) para a implementação de um sistema de controlo de acessos através de bilhética sem-contacto (Calypso), nas suas estações de Lisboa.
O valor contrato ascende a de cinco milhões de euros. A Siemens referiu ainda que “com a instalação deste sistema, desenvolvido no âmbito do projecto Bilhética Sem Contacto para a região de Lisboa, a transportadora dá mais um passo importante para vir a
garantir a interoperabilidade plena com os restantes operadores de
transportes da área metropolitana de Lisboa”.
Em simultâneo, a CP adjudicou à Fujitsu e à Sadamel os restantes contratos
que fazem parte do Projecto global de bilhética sem contacto, em que a transportadora irá investir 17 milhões até 2008, de acordo as informações publicadas pelo Jornal de Negócios.

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 08, 2008

Atenção à convocatória Nacional


Os Maquinistas de todos os locais de trabalho e Unidades de Negócio que tenham formulado pedidos de transferência, devem, com a maior urgência, confirmá-los com vista à elaboração do plano 2008, junto da Empresa e com informação/cópia do documento ao SMAQ.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 02, 2008

O que vocês querem sei eu...final

Para o ano há mais?

Etiquetas:

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!