Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

segunda-feira, novembro 28, 2005

Segurança de 10€




Descobriu-se recentemente, que as notas de 10€, não são muito seguras...
O Marcelino procura, a sua, que era igual a esta da imagem.

Para mais informações sobre como manter estas notas seguras ver aqui

sexta-feira, novembro 25, 2005

J.C. Superstar

J.C.



ELE esteve no almoço

quinta-feira, novembro 24, 2005

Duplo Deck


Também há em versão FerGaTus...

mas tem que se pagar para ver.
Se eu quisesse incendiar isto, mandava um abraço para a malta do meu curso que está nessa grande casa, mas como não quero (incendiar) , não mando ;-) .
Espero que gostem, abraço geral

SEM PALAVRAS

quarta-feira, novembro 23, 2005

Escala nova antes do Natal


Amigos, corre o boato de que vai sair uma escala ainda antes do Natal, com as inerentes vicissitudes que isso pode trazer para a alteração da vida de cada um de nós, nomeadamente no próprio Natal e passagem de ano.
Aviso já que me recuso a comentar ou a opinar sobre o facto, uma vez que estou de serviço a indicar no Natal e não quero sofrer represálias pelo meu acto (estás mesmo a pedir chuva).

sábado, novembro 19, 2005

Documento enviado por Ferreira LSA


Nota do "blogueador":
Não se preocupem em ofender o autor deste post, preocupem-se mais a discutir o que lá está escrito. (que me perdoem os que vêm com boas intenções - abraço geral)
"Certificação do pessoal de bordo.
A proposta de directiva analisada no relatório de Gilles SAVARY (PSE, FR), visa estabelecer condições harmonizadas para a certificação dos maquinistas.
Prevê um sistema de certificação a dois níveis para todos os maquinistas e o pessoal associado à condução, em toda a rede ferroviária europeia.
O primeiro nível é constituído por uma carta de condução emitida pelas autoridades competentes dos Estados-Membros, com base em critérios profissionais, médicos e linguísticos harmonizados. A carta de condução obedece ao sistema geral de reconhecimento das qualificações profissionais do direito europeu (directiva 92/51).
O segundo nível é constituído pelo certificado complementar harmonizado para as infra‑estruturas e o material circulante específicos que os maquinistas são autorizados a conduzir. Este certificado é emitido pela empresa ferroviária com base em procedimentos que lhe são próprios, e é submetido a uma verificação periódica e à possibilidade de modificação e de retirada.
A Comissão Europeia propõe aplicar este sistema de certificação a toda a rede ferroviária com uma aplicação progressiva (artigo 34º): entre 2008-2010, apenas os condutores afectados a serviços transfronteiriços deverão ser certificados de acordo com os termos previstos na directiva. Os outros maquinistas (nacionais) deverão ser certificados entre 2010 e 2015.
Gilles SAVARY propõe que este calendário seja simplificado e adaptado aos prazos europeus estabelecidos para a abertura das redes ferroviárias. Assim, a partir de 2007, um primeiro grupo de maquinistas deverá ser já certificado em conformidade com a directiva: trata-se dos maquinistas que conduzem locomotivas e comboios que prestam serviços internacionais. O pessoal de bordo deverá ser certificado a partir de 2009 e os outros maquinistas a partir de 2010 (alteração 40)."

sexta-feira, novembro 18, 2005

STREET RACING


São já do conhecimento geral, as corridas diárias ao lado da IC-19 entre os comboios e os automóveis.
A nossa empresa, que pretende ser líder em 2010, contratou a Viril Tuning (líder mundial no tuning ferroviário), a fim de actualizar a sua grafittada frota.
Sendo assim, encomendou 2 protótipos, que já bateram sucessivos recordes de velocidade em testes realizados na França e no Japão.
È agora, através deste portal, sério e inigualável, revelada ao mundo, a primeira foto dos protótipos em questão, durante uma corrida ilegal de street/rail race, "na" ic-19, em que os automóveis concorrentes levaram tal “ratada”, que os seus proprietários, nem apareceram com os automóveis a tempo da fotografia de grupo.
Principais transformações:
Chip “TGV / ICE / AVE” versão “2.010 Lider PLUS”
Suspensão rebaixada com pendulação desactivada automaticamente…ou não
Vidros frontais à prova de bala e de riscos
Jantes especiais - liga pesada (assistência – revisões: de milhão em milhão)
Travões eléctricos, mecânicos, digitais, analógicos, à prova de casqueiros
Tracção a todas (não aceita força pela cauda!)
Pantógrafos de rendimento (duplo patim abafado a ouro)
Filtros de ar em carbono (limpeza automática)
“Volantes” em pele e pedaleiras momo em alumínio
Bancos – baquetas em pele vermelha (tipo banco de suplentes do CAMPEÃO NACIONAL)
Ailerons Matias (dos tais que cortam o vento ás fatias)
Pintura metalizada anti-grafiti e anti-traça.
Portas blindadas de dupla camada
Convel com auto-selagem

quinta-feira, novembro 17, 2005

Documento de um "Vigilante" Único

"Sem ter factos devidamente comprovados e sem querer fugir à verdade, é do conhecimento que na década de 80 o SMAQ dirigido pelo senhor V. C. L. negociou com a empresa, a colocação de maquinistas, que por variadas razões dentro delas as de saúde, viessem a ser retirados da condução temporariamente ou definitivamente, como tal foram criados os postos de tracção e igualmente a categoria de Vigilante de Tracção para os definitivamente retirados, frequentando um curso especificamente criado para o efeito e que auferia dos mesmos direitos e regalias da categoria de maquinista técnico, acontece que mais tarde e desvirtuando o ideal atrás mencionado, houve indivíduos que sem quaisquer restrições frequentaram esses cursos na mira de mais tarde chegarem a inspectores de tracção sem passar pelos critérios de selecção a que os maquinistas estão sujeitos, pese embora que duvido do rigor e isenção desses critérios, e esta é a história que conheço em relação à criação da categoria na qual eu me incluo mesmo no rigor da sua essência ou seja por restrições médicas.
Depois desta introdução cabe-me dar-te a conhecer um pouco mais de mim nesta empresa, onde me iniciei como Maquinista no Depósito do Cais do Sodré, posteriormente sou acometido por essa malvada doença que me levou ao internamento, entretanto sou transferido para o Depósito do Barreiro, onde tirei o curso do material motor existente do respectivo depósito, e após ter sido intervencionado cirurgicamente sou retirado da condução e convidado a vir destacado para o Depósito do Rossio a exercer a função de Vigilante de Tracção, categoria essa que mais tarde viria a ser classificado juntamente com o nosso saudoso José Rodrigues, sem no entanto passar pelo respectivo curso de Vigilante de Tracção a partir daqui já tu sabes, agora que tu e a maioria da carreira talvez desconheça, é que aquele princípio dos mesmos direitos e regalias da categoria de Maquinista Técnico se perderam, porque ao longo deste tempo tem sido negociado algumas matérias que favoreceram os maquinistas nalguns pontos o Vigilante de Tracção estagnou e actualmente devido à extinção do sua categoria (daí o louvor para a direcção do SMAQ que conseguiu que doravante todos os maquinistas que venham a ser retirados e continuem a exercer outras funções mantendo a sua categoria profissional e os seus respectivos direitos) assiste-se a funcionários a exercer tarefas iguais com regalias diferentes e como consequência salários diferentes, sim porque o Vigilante de Tracção, não aufere o subsídio de agente único, em vez de subsídio de escala tem um protocolo CP/SMAQ que são menos 28 € e tem o repouso de doze horas o que faz uma certa diferença nas dobras o que é apanágio da minha escala.Como reparaste mencionei minha escala, pois é, quando anteriormente era uma espécie em vias de extinção desde Junho que sou espécimen único pelo menos de Coimbra até Faro, e que me deixa igualmente na dúvida quanto ás minhas qualidades e capacidades, porque estando numa categoria para a qual não fui instruído, colocado num depósito cujo material motor me é desconhecido, (não me foi dado qualquer tipo de instrução das de Inox, Vermelhas ou das Verdes) e não conhecendo o perfil da Linha de Sintra nem da Linha da Azambuja leva-me pensar que estarei para aqui esquecido ou que grandes soluções/missões me estarão para ser atribuídas."

terça-feira, novembro 15, 2005

Após as Reuniões nos C.T.'S

sexta-feira, novembro 11, 2005

Um grande e verdadeiro amigo

GRANDE AMIGO


Confesso, neste momento ainda não tenho autorização deste grande amigo para usar a sua foto aqui, mas duvido que alguma vez a desse, sabendo o fim a que se destinava.
Como tal arrisco um processo (acredito que sumaríssimo), mas é por uma boa causa.
Já há tempos que lhe pedi para me fazer uma exposição da sua situação, mas até agora nada. Mesmo que nunca venha a expor (a situação), fica aqui este post para lhe lembrar, que não está sozinho, nem esquecido e que como grande Homem que é, de excelente carácter, e extraordinária empatia com toda a gente, estamos aqui para dizer a quem de direito, que devia ter um tratamento igual aos demais colegas e não ter um cartão de funcionário com a categoria: “extinguir”.
Já agora aproveito para lembrar os menos atentos, que um problema no coração, como FOI (parece-me que foi resolvido, e a prova-lo estão os 11 anos consecutivos de plena saúde) o seu caso, pode acontecer a qualquer um de nós e sermos rapidamente retirados das nossas funções com as percas obvias que isso acarreta e para as quais estamos muito pouco protegidos.

E como nem tudo é bom, aproveito para informar que não gosto nada de ir almoçar com ele, porque as “babes” só olham para ele, e parece que eu não existo!
Um “granda” abraço e continua a ser o Homem 5 estrelas que és.
Este teu fã, N.º 1, 2 e 3!

terça-feira, novembro 08, 2005

Nicks registados

A partir de hoje este blog só aceita comentários de nicks registados.
Continuas anónimo mas tens que te registar.
Queixas, reclamações e sugestões para virilcp@gmail.com
ou aqui, nos comentários, devidamente registados.
Evitei isto o mais que pude, mas infelizmente alguns não se sabem adaptar a novas coisas, mantêm velhos hábitos.
Já agora aproveito para informar que é possivel restringir ainda mais a participação anónima, mas espero não ter que chegar a esse ponto e fazer disto uma quinta pequenina, para uma classe tão grande.
Que me desculpem os colegas/companheiros/amigos, que não concordam com esta medida.
Um abraço a todos e não esqueçam que este blog tenta ser plural e democrático..pena que alguns não saibam o que quer dizer...mas podem ver aqui

segunda-feira, novembro 07, 2005

Documento de Nuno Gusmão

"Caros colegas

Penso que já é tempo de pararmos com calúnias, com insultos e com falsidades.
Tem sido com alguma tristeza que tenho assistido ao desfilar de todo o tipo de estratégias condicionadoras e de juízos de valor acerca de um colega que muito estimo.
A vergonha que tem sido para nós enquanto Maquinistas, com o constante desafio pelas mais elementares regras da boa educação e com as acusações gravíssimas em relação ao Eduardo Gomes.
Antes de continuar, gostaria de esclarecer que não tenho “procuração” para o defender mas, não consigo encontrar argumentos que expliquem o constante ataque e contra ataque e o constante assalto a questões de ignorância pouco documentadas, que mais não reflectem que um desvirtuar do que existe de mais fundamental.
Não seria melhor discutirmos ideias, falarmos de projectos, propor alterações que nos beneficiem, abordarmos questões como por exemplo a profissão de desgaste rápido ou até mesmo o enquadramento regulamentar da formação do Maquinista, tal como existe em alguns países europeus?
Ou o tipo e o modo estatutário como nós estamos organizados sindicalmente? Não estará completamente desenquadrado das alterações que o caminho-de-ferro sofreu e que irá sofrer nos próximos anos?
Qual é a posição sindical e que resposta poderemos nós dar face á liberalização do serviço de transporte de mercadorias já em 2006? Estamos preparados e sabemos em que contexto irá ficar?
Temos opinião acerca do projecto de alta velocidade e já sabemos como vamos actuar perante está contingência?
Devido ao imperativo comunitário de em 2010 haver lugar a uma liberalização do serviço de passageiros a outros operadores, estamos preparados para tal?
Seria de bom-tom abordarmos a questão da amplitude e do enquadramento de um regime mais alargado de agente único?
Haveria aqui tantos assuntos que poderíamos discutir e debater. Mas com consternação vejo que se prefere debater questões de mera culinária caluniosa, em que se vai escolhendo cirurgicamente os alvos. Primeiro foi o David Almeida depois o Sequeira agora chegou a vez do Eduardo Gomes, Quando é que chega a minha vez?
Aqui estou eu de peito aberto e de caminho completamento limpo sem nada que me possam apontar no meu percurso enquanto sócio do Smaq, mas venham de lá essas calúnias, cá estarei para responder (mas assinem).
Deixemo-nos de telenovelas, de questiúnculas e unidos trabalhe-mos para um futuro melhor.

PORQUE TODOS JUNTOS SOMOS MUITO MAIS FORTES
NUNO GUSMÃO"

sábado, novembro 05, 2005

Vidros? é na COviNA

Pedrada


Nem tudo vai mau, por cá. Se eu fosse como muita gente ficava contente e feliz, só por saber que há povos ainda piores que o nosso.
Vejam este exemplo:
Enviaram-me há dias, uma foto de um vidro frontal, de um equipamento de transporte de massas, de um país com língua oficial portuguesa. Todos sabem que não há nenhum país com língua oficial portuguesa, que esteja “bem na vida”, mas este de que vos falo é de bradar aos céus.
Consta que por lá, querem fazer uma linha para o Train à Grand Vitesse, mas o mais curioso, é que têm lá equipamento recente (8, 9 anos) que por acaso também é da mesma marca dos tais Train à Grand Vitesse, e que por acaso chega a andar mais de 2 meses no estado em que a foto anexa documenta.
Valerá a pena investir, numa coisa tão rápida, se depois a manutenção (por escassez de verba), será muito lenta?
È que não é só montar carril e comprar os bólides aos franceses, que constroem em Espanha, depois há que lhes dar tratamento adequado!
Faz lembra um que tem pendulação activa e demora mais meia hora ao Porto que o foguete de 1970…Panasquices!

quinta-feira, novembro 03, 2005

Onde estão?

Desapareceram de sua casa as meninas: 301, 310, 315, 337.
Sabe-se que quando desapareceram, vestiam top vermelho com calça metalizada canelada e sapatos redondos conhecidos como rodados, algumas encontravam-se tatuadas (leia-se grafitadas).
Quem delas possuir informações que possam ser úteis, deve informar a JUDITE (Junta das Uqe’s Desaparecidas Integralmente – Turno Esperto), ou contactar aqui pelo blog.
Obrigado.
(Ficção) – (pelo sim, pelo não)
Recompensa: 1,3Milhões cada uma, do bolso do contribuinte

terça-feira, novembro 01, 2005

Porque hoje é o dia...

Confesso, não tenho muito jeito para este tipo de coisas, mas também faz parte das nossas vidas.
Dedico este post aos companheiros falecidos, que sempre lutaram ao nosso lado e aos que morreram ao serviço.

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