Conduzir comboios, é um trabalho que exige concentração, dedicação, profissionalismo. Este tenta ser um espaço de prolongamento lúdico das salas de convívio dos maquinistas, com as brincadeiras, as lutas e os problemas dessa classe "elitista", de grevistas (reformados), e que não tem direito a "pontes", nem férias no Verão. Nada do que aqui se passa existe, de facto, embora muitas vezes seja demasiado próximo da realidade.

sábado, julho 30, 2005

Documento "Z"

Eu sou o TURQUAZ. não sou da Lourinhã,já ando nisto há muitos anos, já vi muitas coisas e conheço as metamorfoses dos camaleões e dos bufos reais,ao fim e ao cabo,sempre tive aves em casa...Os objectivos destas moderniçes(blogues),acho que são bons, e são um espaço em que se pode falar de coisas serias, sem medo da repressão, em suma, um espaço sem tabus, onde também há espaço para os homens da "night"falarem das modas, e dizerem de sua justiça!!?Para os colegas(ou camaradas),que se referiram á minha pessoa no sentido depreciativo,espero que encarem a minha intervenção como séria e construtiva...Para aqueles que continuamente criticam por criticar,ou por cobardia de apresentar nos sitios certos,as soluções milagrosas que apregoam,cuidado, pois a paciência tem limites!Eu conheco-os e a vossa conduta è duvidosa e ainda para aqueles que acreditam no Pai Natal e falam como accionistas da nossa empresa ou da concorrência,para esses "BOA SORTE",pois estou convencido,que ainda vão ser ricos e patrões das empresas de transportes...Companheiros,eu estou aqui na vanguarda,na defesa dos nossos direitos e a as máximas que para mim contam são:"VALES POR AQUILO QUE DÁS,E NÂO POR AQUILO QUE TENS"e "MAL DO POVO QUANDO OS CÂES,COMEM JUNTO AOS LOBOS"...Saudações e boas intervenções,nós estamos aqui e juntos...
ass:O TURQUAZ

terça-feira, julho 26, 2005

A chave

Não seria importante, os senhores ORV’s, terem também as chaves da cabina?
Imaginem que vão numa 3500 e se sentem mal, desmaiam…o senhor ORV ao fim de uns 5 minutos acha estranho e tenta entrar em contacto com a cabina, ninguém responde, telefonemas para os sítios do costume mais 5 minutos, (não esquecer que o HM actuou…não há ar condicionado), vai lá à frente a cabina está, naturalmente fechada…chama os bombeiros? (sim…chama!) chegaram os bombeiros….quem abre a porta da cabina? Será fácil partir um vidro? Entrar pela janela? Já lá vão 30 minutos e não há ar condicionado (para os clientes - isto é que é importante)….

No dia seguinte nas notícias: “houve um morto”…por falta/(tardia) de assistência.
Pergunta: quem é que não quer que os homens tenham “oficialmente” a chave?

organização do 1.º almoço da tanga

Carissimos:
está a ser criada a comissão de organização de um almoço convívio do pessoal.
A ideia, é tornar esta reunião uma coisa tipo “almoço de curso” mas em “grande” e se correr bem, torná-lo um almoço anual.
Para já agradeço que reservem um dia ou a clausula, para fins de Outubro, princípios de Novembro e já agora vejam se conseguem juntar uns 20/25 € (sei que é difícil).
Aceitam-se sugestões de local, artistas convidados, marcas de vinho, etc…

Aproveito para avisar, que está para muito breve a apresentação, neste blog, do “documento Zagacho”, escrito pelo próprio (sabe-se que está já em fase de encadernação) e patrocinado pela rã – a ADSL (Alentejano Desta Sintra Line) mais leeeeeenta do mercado!

sábado, julho 23, 2005

Regulamentação

Falemos hoje de regulamentação.
Será que o INTF ainda não percebeu, que para além das inumeras formas regulamentares (IET, RGS, Comunicações, O.S., ICET, IGS, etc) , ainda mais os aditamentos e os anulamentos, mais as várias formas para o mesmo documento (ora vem em A4 ora em A5, ora frente e verso, ora só frente e ás vezes - pasme-se - só verso, frente pag N.º 3 verso Pág. N.º 18, etc), mais a falta de capas para os referidos regulamentos, salve-se o RGS V (que tem capa), torna-se impossivel ter os regulamentos organizados e arrumados de forma a uma fácil e rápida consulta.
Gasta-se tanto dinheiro com brochuras (o termo é intencional), nesta casa, que bem se podia apostar numa regulamentação re-arranjada em Capas decentes e resistentes e que possam facilmente guardar-se e organizar-se.
Não há nenhum chefe de depósito que veja isto?

Fotos espia - quem será?

sexta-feira, julho 22, 2005

Buzinar ou não, eis a questão

(sugestão do PJ)
vantagens e desvantagens de buzinar.

já agora se quiserem que post aqui um algo vosso mandem por mail que eu copio para aqui com o nick do autor.
O mail está num link aqui ao lado direito da página...mas para quem não encontrar é virilcp@gmail.com se quiserem o anonimato, basta fazerem referencia.
está também o mail do novo(?) delegado sindical do Rossio - olhem com atenção.
Obrigado a todos
obrigado PJ

A internacionalização!

Obrigado, amigos!!!
Mais uma vez, ultrapassámos as barreiras!
Depois das negociações com o sapo e o clix (ainda não terminadas), eis que alcançamos a internacionalização!!! Já podemos dar erros em inglês... também.
Continuemos a ser construtivos (alguns não conseguem…mas é o País que temos…)
Aquele abraço e aproveitem este post para deixarem sugestões de debate.
Dia de brincar!

quinta-feira, julho 21, 2005

para ficarmos a saber...ou não


http://www.zonaweb.pt/hjcl/files/convel.htm
e depois admiram-se dos terroristas, perceberem das coisas
http://homepage.esoterica.pt/~hjcl/pt/index.htm
http://homepage.esoterica.pt/~hjcl/pt/pt_cp_o.htm
tem mais informação útil aqui que no meu cacifo. RGS II

http://psferroviario.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_06.html
informações dos quadros

http://www.sindefer.pt/nanoticia.asp?NoticiaID=1304
http://www.sindefer.pt/cnoticia.asp?NoticiaID=323
para sindicato com 7 sócios, não está mau...até sabem uns truques...provavelmente fazem isto no hórario de expediente, com o patrocinio: grupo CP...O Fortunato se calhar é mais inteligente do que o que parece...(gosto de sobrevalorizar estes cromos...eles ficam contentes e a malta ri mais alto)

Manobras em Sintra


Gostava que se discutisse aqui a manobra da linha 4 de Sintra.
Segundo a comunicação N.º 5/05 - segurança nas manobras, e passo a transcrever:
“ Insiste-se, assim, para a necessidade de cumprimento da Regulamentação em vigor, em particular os procedimentos constantes na Instrução Geral n.º4.
Nenhum movimento de manobras, mesmo com a U.M. isolada, se pode efectuar sem um agente que a dirija, orientando a movimentação do material
Nenhuma manobra se pode iniciar sem que o agente de condução seja previamente elucidado da manobra a levar a efeito.

No caso de utilização de equipamento de radiocomunicações, as manobras podem ser executadas apenas com intervenção do agente que as dirige devendo ter-se em atenção o seguinte:
O sistema deve permitir ao agente de condução, confirmar as indicações recebidas, isto é, ouvir e repetir a mensagem;…..”
Mas não há qualquer coisa sobre encravamento com sinais?
E a manobra em Monte Abraão?
ajudem-me

quarta-feira, julho 20, 2005

O caracol sem casa

Á atenção do pessoal da tracção:
Há um caracol da casa, que entra todos os dias em Alcântara, no das 8h17 e sai em Entrecampos e rasteja sempre na direcção do Areeiro. Na casa dos fifty’s, entra sempre na primeira e tem por habito “provocar” o pessoal em serviço (especialmente meter-se com o pessoal da cabina, sabe contar até 2 e implica sempre com isso).
Alguns companheiros já tiveram encontros imediatos com o dito rastejante.
Não facilitem, eduquem-no, com o nível que se nos reconhece. E não esqueçam “sugestões, reclamações, estação de Entrecampos, das 9 ás 20”

terça-feira, julho 19, 2005

O "Break-Even"


Com uma cobertura operacional (proveitos /custos), de 91%, a nossa unidade de negócios está quase a não dar prejuízo.
Isto está a melhorar, agora imaginem que não tinha que se pagar a empresas que limpam grafitis, nem a empresas de segurança (bom se querem pagar-lhes ao menos que ponham os seguranças a não deixar que façam grafitis) e isto já estava em casa (break-even).
Imaginem também que as bilheteiras estavam abertas (muito das receitas entra por aqui..digo eu…digo eu), que se cobravam mesmo as multas (bem, então por aqui...) – já estamos a entrar no lucro!
Dou mais 15 dias e a Barraqueiro quer isto…

segunda-feira, julho 18, 2005

Carta do recém eleito Delegado sindical

cópia integral do texto original (com autorização)

"Companheiros,

Muitos já me conhecem, Rui Mendes, há já quinze anos, que conduzo na L.S.
Acima de tudo, tem sido uma honra e um privilégio, conviver convosco ao longo de todo estes anos, com todos vós, ao longo dos dias, semanas, meses, anos…
Escutá-los e escutar-me em vós e nos vossos gestos que são também os meus.

E foi por isto que decidi concorrer a Delegado Sindical.
Para além de uma nova experiência, que em qualquer caso considero ser sempre positivo, perceber através do sindicalismo, como se conduz também esta unidade motora.
Graças à confiança que depositaram em mim, aquando das eleições para Delegado
Sindical, que ocorreram no passado dia 4 de Julho, aconteceu um empate entre mim e o companheiro Farinhas, que como todos sabem era até esta data o Delegado Sindical do Depósito de Lx. Rossio e que segundo a sua vontade, decidiu desistir de um novo mandato em meu favor. Diz a Direcção do SMAQ, que este é o procedimento normal em caso de empate. Seja…

Mas já se passaram oito dias e não há nenhum sinal da Direcção…!??

Diz o companheiro Cruz, que serão enviadas cartas a todos os que intervêm neste processo a fim de efectivar os resultados eleitorais.
Muito bem, mais uma vez; - Seja…
Mas aquilo que me admira, é que sendo esta função sindical o verdadeiro elo de ligação entre a Direcção e o Sindicato, (sim o Sindicato, o SMAQ, as quatro maiúsculas do nosso abecedário que são a representação de quase dois mil maquinistas portugueses), ter de esperar por umas “cartas” que tardam em chegar. Pois bem; - Seja…

Perdoem Companheiros, quinze anos, não é assim tanto tempo e a minha experiência sindical, não é nenhuma, mas aquilo em que acredito tem já quinze anos…

Talvez por isso, eu estranhe, que algo em que sempre acreditei esteja a ser tratado com desamor, afinal a imagem que hoje todos transportamos…
È afinal, por esta razão que me propus a Delegado Sindical, que a própria inexperiência aliada à vontade de fazer, me permita mudar o que hoje transportamos.

E é também o motivo desta carta que vos dedico, descobrir que todos vós, tal como eu, esperam mudanças que tardam em chegar, mas que a Esperança e a Crença na Unidade da Carreira e na Força que esta representa para a sociedade e para o nosso país nos possa fazer sorrir e nos faça acreditar de novo…

É por estes motivos que o processo se encontra atrasado e que por uma questão de princípio e de respeito pelo SMAQ, que ficarei a aguardar a tal “carta”, assim como, pelo Farinhas que merece todo o nosso respeito e que afinal, até o contrário, é o Delegado Sindical do Depósito de Lx. Rossio, em funções. "

sábado, julho 16, 2005

Editor de Moda (Geraldes)

Dia de brincar
aqui podem aproveitar para dar sugestões sobre as modas, roupas, plásticas, peeling's, ortodoncia, lentes de contacto, ócularia raybante, perfumaria, etc.
Já agora, aproveito também para iniciar o lobbie do calção e aproveitar para afirmar que tb sou membro honorário do lobbie "heteró".
VIVA A PATILHA Á HOMEM!!!!

quinta-feira, julho 14, 2005

eleições de delegados sindicais II

Face ao sucesso do primeiro Post sobre este assunto, e como o primeiro já está lá para baixo, vou dar-vos uma ajudinha e puxar de novo o assunto para o topo da actualidade.
Já viram a carta que o R. M….s afixou no painel à entrada?
Se conseguir uma cópia, coloco-a aqui para a malta debater.
Já agora, umas sugestões: não ofendam ninguém e especialmente não nos vamos ofender uns aos outros.
A ideia é partir de tópicos (opiniões minhas, correctas ou não, abrangentes ou não, melhor ou pior elaboradas, melhor ou pior escritas), para debates construtivos, lançamento de ideias, descoberta de carecas…e cabeludos.
Claro que se admite a brincadeira, mas cordial…. E sobretudo mostrar ás “visitas” que somos seres pensantes, com pontos de vista certos e errados, mas com opinião e continuamos a ser unidos, não podemos é concordar com tudo.
Desculpem este chá!
Aquele abraço

quarta-feira, julho 13, 2005

Trabalho em dias de folga

Muitos de nós, eu incluído, estamos a dar couro e o cabelo pela nossa empresa fazendo muito trabalho extraordinário.
Num mês normal descontamos para IRS cerca de 9,5% a 12,5%
Num mês de trabalho extraordinário intenso conseguimos descontar entre 16,5% a 20,5% para IRS.
Ou seja a relação Trabalho/encaixe liquido não é proporcional ao esforço desta mão de obra barata (do ponto de vista do assalariádo maquinista)
Que tal, no próximo Natal, sermos presenteados com um OMEGA , pelo nosso esforço e dedicação? ou em último caso, com um Tissot (aposto que ainda ninguém tinha pensado nisso!)
É que uma prenda destas entra bem no espirito de conquista e de evolução destes profissionais, passa ao lado do IRS, é uma mais valia para o património do empregado, é um tributo merecido e honrado e mais que isso, no caso de ser um OMEGA (já que estou a sonhar...) um excelente objecto de inquestionável utilidade laboral!
Pensem nisso
PS: tb podiam dar um aos reformados

Sala de Entrecampos

Para quando uma solução?
Sala sem ventilação, sem iluminação natural, de espaço reduzido!
Estamos provisóriamente ali vai para 3 anos.
Felizmente temos o computador, que enfeita muito bem o condominio, porque se não era mesmo mau. Agora imaginem que o computador até trabalhava...era a loucura...cor, luz, som...punhamos uma musica dos ABBA, um wallpaper das Seichelles, e aquilo parecia uma sala quase como as dos Espanhois (nossos principais concorrentes ao grandioso objectivo LIDER 2010), só que com musica internacional...ó lá se era!!!
Bom para atenuar a coisa alguns amigos nossos deixaram de fumar, e outros fazem ponto de cruz (beijinho Ceci).
não há por aí um sindicato que veja isto?...
uma tomada de rede para o pc...uma floreira...no minimo uma janelita para as traseiras...é pedir muito?

terça-feira, julho 12, 2005

afrouxamentos via rádio solo

Hoje deparei-me com mais uma daquelas que um tipo, fica na dúvida se está a par da regulamentação toda....
"Ó companheiro, posso dar-lhe aqui um afrouxamento via rádio-solo?" e isto num dia em que um colega nosso foi julgado e condenado a 3 anos por homicídio por negligência!!!
Eu pergunto, depois de me perguntarem isto (que mostra logo que não têm homem para me dar o modelo e sua copia, para eu, Maquinista do comboio, assinar), que vou eu responder?
A ) -"cumpra com os regulamentos" seria igual a: o comboio ter que esperar que algúem viesse da sua hora de refeição para me dar o modelo, ou viesse de Campolide de táxi (ás 21h e eu estava em Massamá).
B ) - Pode, pode para ver se somos LIDERes em 2010!!!! (até fica registad via rádio...fica gravado GARANTO!) e se alguém se esqueceu de por o CD/DVD/CASSETE ?
E se Há um Acidente? "é pá...atão o gajo nem respeitou os 30 á hora" (empreiteiro da Obra)
"tudo indica para erro humano do maquinista, mas vamos aguardar inquérito" (porta-voz dos futuros lideres em 2010).
Resumindo...arrisquei a negligência (de me poder esquecer passados 5 minutos...tenho tanto para onde olhar - ele é camaras, espelhos, manómetros, luzinhas, conta-voltinhas, portas que não fecham, sinais, etc)...correu tudo bem...fiquei bem visto!!! acho até que sou o maior...

segunda-feira, julho 11, 2005

O enforcado!


Reza a lenda do depósito mais central da capital, que um dia apareceu um boneco enforcado numa das salas de convivio.
Segundo a mesma lenda, foi colocada uma folha, por baixo do boneco, com a seguinte pergunta: "porque se enforcou este coitado?"
Com o passar do tempo, foram aparecendo frases interessantes (outras nem tanto) , de possiveis causas para tamanha atitude.
Sugiro, que façamos neste blog e de forma inteiramente anónima (não se identifiquem mesmo..de todo!!!), uma re-criação da lenda!
Nos comentários a este "Post" vamos escrever uma frase, que nos pareça a razão do enforcamento.

Sou egoista!!!

Não é minha intenção ir para o sindicato.
A minha questão aqui, é puramente egoista...quero trabalhar e produzir muito mas em condições de higiene e segurança, e com humanismo, para ser lider em 2010!
Mas para ser lider, tenho que ser bem pago, bem tratado, e incentivado positivamente (acho que 10 dias de casqueiro não incentivam a melhorar).
Eu só penso em mim, e como quero boas condições de trabalho e sozinho não consigo nada, tento (ajudar a) mobilizar os meus companheiros de trabalho para que juntos consigamos isso e outras coisas.
Eu adoro trabalhar, adoro o meu trabalho, enfrento o dia a dia com um sorriso nos lábios...mas deem-me condições!!!
Todos os maquinistas portugueses querem ser lideres em 2010!!!!
pensamento do dia:
"se eu quiser um bom pedreiro, tenho que pagar um bom pedreiro! "

sábado, julho 09, 2005

fim de semana


dia de brincar

Uma homenagem a um dos mais sérios (eu disse sérios?) defensores dos fracos e oprimidos.

Usa normalmente camisa com peito desabotoado, (qual Allan Delon) e calças de ganga um palmo abaixo da linha de cintura, quase deixando revelar ...

O documento "CRUZ"

Quem já viu a instrução de gestão n.º 3 "tempos de preparação das U.M." (DOCUMENTO CRUZ - homenagem a um dos outorgantes do fabuloso acordo de Agosto de 2003), deparou-se com partes ilegiveis....logo por azar (ou sorte) as partes que realmente interessavam do documento.
Segundo uma teoria, isso aconteceu porque essas partes interessantes foram escritas a azul claro (excelente para ser fotocopiado a preto!!!).
Segundo, outra teoria, mais elaborada, seria devido a um centro de pressão sindical, que conseguiu infiltrar-se no gabinete de fotocópias e trocou os toners da fotocopiadora, por uns mais baratos, da concorrência...
Agora fica a questão...quem irá pagar pelo erro? Como será esta empresa Lider em 2010 com um desperdicio de papel deste nivel?
Se fossem 2 minutos de atraso a um comboio, encontrar-se-ia rapidamente 1 ou 2 culpados...mas isto? É certamente um caso, em que o prejuizo é bem menor que um comboio com 2 minutos de atraso e que passadas 2 estações já está dentro do seu horário, como tal rápidamente ultrapassavél sem efeitos colaterais.
Eu já informei, por escrito, quem de direito que o meu "documento Cruz"está ilegivel..fazes o mesmo?
Aquele abraço

sexta-feira, julho 08, 2005

reformas


Entrei para a "nossa" casa há 10 anos.
Por essa altura, colegas para a reforma, levavam de indeminização, o mesmo que os que se estão a reformar por agora levam...
Bem sei que a Lei mudou, e que a partir de determinados valores as contas não sei o quê...mas não haverá meio de se estudar maneira de se contornar, legalmente claro, essa questão? ; de acrescentar "valor", ao "valor" da reforma?
Hoje telefonei ao reformado mais famoso da ultima (penultima) fornada. -manda um abraço a (quase) todos!
Aproveito e deixo uma foto do rapaz, que foi dar uma volta (leia-se TOUR)já tem patrocinios e tudo...
Aquele abraço

quarta-feira, julho 06, 2005

eleições para delegados sindicais

Parabéns
Nestas eleições para delegados sindicais,
a nossa classe demonstrou o quanto é unida!
Pelo menos aqui em Entrecampos, que somos cerca de 100 na escala, houve cerca de 50 votantes, se lhe retirarmos os que estão de férias (esses sortudos..férias no Verão...um luxo), mais os que estão no turno da noite, verificamos que votaram cerca de 100% dos que podiam votar!!
Resultado da votação:
11 votos para esse grande icone do "delegadismo" sindical, sr F (um abraço para ti amigo).
11 votos para essa grande esperança do sindicalismo regional, sr. R. Ms.
10 votos para esse sempre insatisfeito e conhecedor dos tramites gerais e promenorizados das questões, sr. P. P_o.
8 votos para esse "mestre" do discurso em recintos fechados, que sou eu
e mais 10/12 votos , "dispersos" por ilustres companheiros.

Para já, há ilações a tirar:

  1. ninguém votou no T*-/o (nas eleições anteriores teve 1 voto, contra 4 ou 5 do F_s, que ganhou com esses votos)
  2. votou muita malta, em muita malta que está pouco do lado desta direcção sindical
  3. o SMAQ está vivo, esta direcção é que talvez já não (eu pelo menos há muito que não os vejo)
  4. foram eleitos noutros depositos, pouco "bem vistas", por parte destes 7 (SETE) dirigentes sindicais.
  5. vai ser bonito vê-los todos juntos á mesa..a terem que se explicar...sem fugas..

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com!